Repetição com Variável de Controle (For)
Na aula anterior vimos o While, a outra repetição, que veremos hoje, é a Repetição com Variável de Controle (For).
A estrutura de repetição For é utilizada para executar uma série de instruções repetidamente enquanto uma determinada condição é verdadeira. É muito útil quando você sabe quantas vezes um determinado trecho de código deve ser executado.
A sintaxe geral de um loop for em pseudocódigo é a seguinte:
Pseudocódigo
A imagem a seguir, apresenta uma explicação sobre cada termo do for, realizando o aumento da variável contador a cada repetição.
A inicialização é executada apenas uma vez, no início do loop. Ela geralmente é usada para inicializar uma variável de contagem.
A condição é verificada antes de cada iteração do loop. Se a condição for verdadeira, o código dentro do loop será executado. Se a condição for falsa, o loop será encerrado.
Por fim, a atualização (incremento ou decremento) é executada após cada iteração do loop e é geralmente usada para atualizar a variável de contagem.
Aqui está um exemplo de um loop for em pseudocódigo que imprime os números de 1 a 10:
Pseudocódigo
Neste exemplo, a variável i é inicializada com o valor 1 e é atualizada com o valor de i + 1 após cada iteração do loop. A condição i <= 10 é verificada antes de cada iteração e o loop é encerrado quando i é maior que 10.
Vale também lembrar que podemos tanto aumentar o valor da variável de controle, como diminuir (por exemplo uma sequência decrescente), bem como misturar com outras estruturas de controle (por exemplo usar um if-else dentro do laço).
Outro detalhe é que, mesmo com um loop dentro de outro, cada loop deve ser executado por completo para seguir o restante do código, ou seja, o loop interno deve rodar até o fim para dar continuidade ao loop externo, e a cada vez que isso ocorre, o loop interno recomeça:
Código
O loop interno (que tem o j) vai rodar inteiro para cada repetição do loop externo (i).
Refazendo o loop, quando o loop externo iniciar com i = 0, ele seguira para o loop interno.
O loop interno rodará até que o j seja maior ou igual ao limite (quando j < limite não for mais verdadeiro), no caso j = 9.
Quando j = 9, o loop interno terminará, e voltará para o loop externo, onde o i será incrementado, reiniciando o ciclo do loop interno.