Nesta aula vamos no aprofundar um pouco sobre variáveis e constantes.
Definindo um contexto
Vamos imaginar que queremos implementar um movimento de um personagem. Primeiramente, vamos pensar nas coisas que compõem um movimento. Se pensarmos no que precisamos para descrever um movimento, podemos elencar algumas informações:
para aonde o personagem se moverá, o destino ou direção dele;
o quão rápido esse movimento é;
quem é que se move ou quem controla esse movimento;
a duração do movimento;
Assim, para que o personagem se mova, é necessário que ele contenha essas informações, ou seja, a ação mover só poderá ser executada caso o objeto tenha as informações listadas acima.
Essas informações dividem-se em dois tipos, variáveis e constantes, que já vimos suas definições.
Variáveis
Uma variável é como uma caixa que guarda um valor, e como uma caixa, é possível colocar algo dentro dela, tirar esse algo, e substituir por outra coisa.
No nosso exemplo de movimento, a velocidade de movimento representa ou guarda um valor matemático. Inicialmente um objeto pode começar a se mover com velocidade igual a 10, depois de algum evento (frenagem, por exemplo) esse valor pode mudar para 5, ou 3. Logo, velocidade define uma variável, pois representa ou guarda um valor que varia ao longo do tempo.
Constante
Uma constante representa, ou guarda, um valor também, contudo, esse valor é definido na criação da constante e permanece fixo ao longo do tempo (um valor que nunca irá mudar).
Se estivéssemos tratando de um movimento de queda livre, um valor constante nessa queda seria a gravidade, pois ao longo da queda a constante gravidade sempre guardaria o valor 9.81.
Declaração
Declaração é quando criamos uma variável ou constante, ou seja, quando dizemos que tal variável ou constante existe, qual seu nome e seu tipo.
Transportando esses conceitos para código, para escrever um código de movimento podemos declarar então duas variáveis iniciais, a velocidade, o quão rápido é o movimento; e a direção, para aonde o objeto se moverá.
Para isso, devemos seguir duas regras principais:
Regra do nome: variáveis e constantes em código não podem começar por números, não podem conter espaços e nem caracteres especiais (ç, acentos, símbolos); Nomes como "12speed", "@direction", "direção", estarão errados e o Unity dará um aviso de erro.
Regra do tipo de dado: o nome da variável ou constante deve indicar que tipo de dado/valor ela guarda, por exemplo se guarda letra, número, um objeto, uma informação de colisão, entre outros. Esses tipos jamais poderão ser trocados, ou seja, se você criou uma variável para guardar números, ela jamais poderá guardar letras, e se você tentar forçar isso o Unity dará um aviso de erro.
Veja que o nome de uma variável é de total escolha nossa - ainda que veloSidade esteja errado do ponto de vista do Português, é um nome que não quebra nenhuma regra da declaração de variável.
Abaixo, um exemplo de declaração de variável:
Código
Inicialização
Podemos, também, inicializar uma variável. Inicialização é quando, ao declarar a variável, atribuímos um valor inicial a ela.
Abaixo, temos um exemplo de inicialização:
Código
Na próxima aula veremos sobre operações com variáveis.