As estruturas de seleção são usadas em programação para permitir que o programa tome decisões baseadas em condições específicas. Elas permitem que o programa execute uma ação diferente dependendo do resultado da avaliação da condição.
If...Then, Else (Se....Então, Senão)
A estrutura de seleção mais comum é a estrutura if, que é usada da seguinte maneira:
Pseudocódigo
Neste exemplo, a condição é avaliada primeiro. Se a condição for verdadeira, a ação1 é executada. Se a condição for falsa, a ação2 é executada.
Veja outro exemplo, agora, utilizando notas de um aluno:
Código
Neste exemplo, a variável media_final é comparada com a variável media_aprovacao. Se a media_final for maior ou igual à media_aprovacao, a mensagem "Parabéns, sua nota está acima da média!" é exibida. Caso contrário, a mensagem "Infelizmente, sua nota está abaixo da média." é exibida.
Também é possível usar a estrutura if-elif-else para testar múltiplas condições:
Pseudocódigo
Neste exemplo, a condição1 é avaliada primeiro. Se for verdadeira, a ação1 é executada e o programa pula para a próxima instrução. Se a condição1 for falsa, a condição2 é avaliada. Se a condição2 for verdadeira, a ação2 é executada e o programa pula para a próxima instrução. Se nenhuma das condições for verdadeira, a ação3 é executada.
Agora, outro exemplo que verifica se um número é zero, positivo ou negativo:
Código
Neste exemplo, a variável numero é comparada primeiro com zero. Se for maior que zero, a mensagem "O número é positivo." é exibida. Se for igual a zero, a mensagem "O número é zero." é exibida. Se for menor que zero, a mensagem "O número é negativo." é exibida.
Na próxima aula, veremos o Switch-Case.