Vagens (Pod)

Jequiriti (Abrus precatorius)

Fabaceae

Trepadeira perene e delgada. Folhas compostas, paripenadas. Folíolos com menos  de 1 cm. Flores papoliáceas, de cor violeta, reunidas em cachos. Vagens com 3 a 5 sementes vermelhas, brilhantes, com coloração preta no arilo, ovoides, com 0,3 a 0,8cm. Altamente tóxicas.

Olho-de-boi (Mucuna urens)

Fabaceae

Trepadeira vigorosa, de florestas úmidas. Folhas 3-folioladas. Flores violetas.  Favas com pelos urticantes, deiscentes, de coloração marrom quando maduras. Longo pedúnculo, que pode atingir 1,5 m. Sementes orbiculares de coloração marrom-caramelado.

Ébano oriental (Albizia lebbeck)

Fabaceae

árvore caducifólia, que pode atingir mais de 20m de altura. Flores amarelo-esverdeadas, perfumadas, com estames longos. Folhas bipinadas. Vagem plana, dura, quebradiça e fina quando madura, deiscente, inflada sobre as sementes. Sementes achatadas e marrons.

Ipê-de-jardim (Tecoma stans)

Bignoniaceae

Arvoreta ramificada. Folhas compostas, folíolos ovais-lanceolados, com borda serrilhada.Flores tubulares, amarelas, muito vistosas. Fruto em forma de vagem linear, comprida, deiscente, achatada dorsiventralmente, glabra, marrom ferruginosa quando madura e com muitas sementes aladas em seu interior.

Ervilha torta (Pisum sativum)

Fabaceae

Trepadeira de folhas compostas terminadas em gavinhas. Planta anual. Fruto em forma de vagem, verde, contendo várias pequenas e esféricas. Vagem e sementes utilizadas como alimento. Rica em fibras, proteínas, vitaminas e minerais.

Mussambê-miúdo (Cleome spinosa)

Cleomaceae

Herbácea com folhas digitadas e pequenas flores brancas de corola pouco vistosas. Vagens secas, com deiscência longitudinal, verdes quando jovens e bege quando maduras, contendo centenas de sementes. Superfície externa rugosa, com textura seca. Finas na base e no ápice.

Cruz-de-Malta (Ludwigia leptocarpa)

Onagraceae

Planta perene, ereta, herbácea, polimorfa. 

Caule cilíndrico. Folhas lanceoladas. 

Flores amarelas com 5 pétalas. 

Cápsula longa, tetra-angulosa. 

Planta invasora, que se desenvolve em solos úmidos.

Vagem-da-praia (Sophora tomentosa)

Fabaceae

Arbusto característico de locais com muito sol e pouca disponibilidade de água e nutrientes. Inflorescência com 2 a 5 flores de corola amarelo-brilhante. Fruto legume moniliforme, com 12 a 15 cm, curvos, indeiscentes, com fina pubescência, semelhante a um cordão de pérolas. Sementes globosas, lisas e brilhantes.

Vagem de ipê-amarelo (Tecoma sp.)

Bignoniaceae

Árvore de grande porte, decídua. 

Copa arredondada. Folhas compostas, margens serreadas. Flores amarelas, com 5 pétalas fundidas, reunidas em panículas terminais. 

Vagem cilíndrica, bivalvada, coriácea, castanhas quando maduras. Sementes aladas.

Sojinha (Cleome affinis)

Capparidaceae

Herbácea infestante anual. Caule verde. Apresenta espinhos na base dos pecíolos. Folhas compostas trifoliadas. Flores isoladas, axilares, cálice com 5 sépalas verdes e livres,corola com 4 a 5 pétalas branco-amareladas livres. Cada flor apresenta na base do pedúnculo uma bráctea, que se assemelha ao folíolo terminal das folhas compostas e que permanece durante a frutificação. Fruto seco do tipo síliqua cilíndrica.

Vagem de ipê-amarelo-cascudo (Tabebuia chrysotricha)

Bignoniaceae

Árvore de pequeno porte (de 4 a 10 metros de altura) e de forte apelo ornamental devido às sua bela floração amarela. Os frutos do ipê são vagens que se formam a partir de setembro. Possuem até 30 cm e são cobertas por pelos em toda sua extensão. Essas vagens abrigam muitas sementes, que a medida que amadurecem e as vagens se abrem, são dispersas pelo vento para alcançar um local apropriado para a germinação.

Leucena (Leucaena leucocephala)

Fabaceae

Leguminosa perene de porte arbustivo a arbóreo. Nativa da América Central. Folhas são bipenadas de 15 a 25 cm de comprimento, possuindo de 10 a 15 pares de folíolos oblongo-lineares. Flores agrupadas em uma cabeça globular, solitária e axilar. Frutos vagens finas e achatadas, acuminadas com 15 a 25 sementes de coloração marrom-brilhantes.Utilizada na alimentação animal. Os nódulos das raízes possuem bactérias fixadoras de nitrogênio, que ao morrerem enriquecem o solo com este elemento.

Trombeta-americana (Campsis radicans)

Bignoniaceae

Trepadeira semilenhosa, vigorosa, nativa dos Estados Unidos. Folhagem densa. Vistosas flores vermelho-alaranjadas, em formato detrompete. Planta ornamental muito popular. Os frutos são cápsulas lenhosas, lisas, alongadas, de coloração acastanhada quando maduras, de 10 a 15 cm de comprimento. Secam e abrem-se, libertando muitas sementes achatadas, finas e aladas.

Vagem de pata-de-vaca (Bauhinia variegata)

Fabaceae

Árvore originária da Índia, de copa arredondada e larga, e de rápido crescimento. Folhas caducas, bilobadas, com formato característico de casco bovino. Flores grandes e lilases. Frutos do tipo legume, deiscentes, achatados, longos e secos, com 15-30 cm de comprimento. Pardos quando maduros. Eles permanecem por meses na árvore, mesmo após a maturação. Sementes lenticulares.

Vagem (Phaseolus vulgaris) 

Fabaceae

A vagem ou feijão-de-vagem é uma hortaliça originária da América Central. É o fruto ainda verde de vários cultivos de feijão comum. É liso e de formato alongado. Rico em fibras, com boa quantidade de vitaminas B1 e B2. A planta possui caule volúvel e flores hermafroditas esbranquiçadas.

Peninha (Chamaecrista nictitans)

Fabaceae

Herbácea perene que se desenvolve em todo o país, como daninha. Folhas alternadas, compostas penadas, curto-pecioladas, folíolos em número de até 20 pares. Flores axilares de coloração amarela, cálice com 5 sépalas, corola com 5 pétalas um pouco desiguais. Fruto do tipo legume, linear, achatado, híspido, 2 valvas e deiscente. 

Propaga-se por meio de sementes.

Lupino (Lupinus sp.) 

Fabaceae 

Herbácea anual ou perene. Folhas palmadas, verde-claras. Inflorescências vistosas em longas hastes, com muitas flores pequenas, de corola zigomorfa e de cores variadas. Fruto vagem com 2,5 a 4 cm de comprimento, coberto de finos pelos sedosos, de cor verde quando imaturo e marrom quando maduro. Cada vagem contém 5 a 9 sementes.

Tamarindo (Tamarindus indica)

Fabaceae

Árvore com aproximadamente 25 m de altura. Fruto vagem alongada com 5 a 15 cm de comprimento. Casca pardo-escura, lenhosa e quebradiça, Polpa, avermelhada e fibrosa, de sabor ácido e com muitos açúcares. Sua polpa pode ser consumida ao natural, utilizada no preparo de doces, bebidas, conservas, sucos e sorvetes. Rico em fibras, sais minerais, fósforo e em ferro. Sementes em número de 3 a 8.

Trevo-alice fruto ( Alysicarpus vaginalis)

Fabaceae

Herbácea de baixo crescimento, ramificada, anual a perene. Ampla distribuição geográfica. Muito variável em relação ao hábito, forma das folhas e cor da flor. Folhas unifolioladas. Flores zigomorfas arroxeadas, muito pequenas, em inflorescência axilar. Fruto levemente piloso, cilíndrico, linear, plurisseminado, do tipo lomento (fruto indeiscente, morfologicamente similar a uma vagem). Sementes vermelho-escuras com até 1,5 mm de comprimento.


x