Margaridas (daisy flowers)

Família: Asteraceae

.

Margaridinha (Senecio sp.)

Erva perene, com cerca de 90 cm de altura, comum na área do Parque Nacional do Itatiaia. Folhas membranáceas, oblanceoladas, adensadas na base. Margem denteada. Inflorescência em capítulos radiados. Flores alvas.

Margaridinha-do-brejo

(Erigeron maximus / Leptostelma maxima)

Erva grande, caule fistuloso. Folhas lanceoladas, sendo as basais pecioladas. Margem irregularmente denteada. Flores do raio são filiformes e flores do disco são tubulosas.

Margarida Branca

(Chrysanthemum leucanthemum)

Herbácea perene. Folhas verdes, macias, basais e caulinares. Inflorescência em capítulos simples, grandes, brancos com centro amarelo. Hastes florais longas, eretas e firmes.

Vitadínia (Erigeron karvinskianus)

Herbácea delicada e de crescimento rápido. Hastes eretas e delgadas. Folhas verde-escuro. Flores pequeninas e numerosas, brancas com centro amarelo. Muito semelhantes à margaridas.

Margarida gigante

(Chrysanthemum maximum)

Grande margarida branca com centro amarelo, suportada por uma única haste ereta. Flor com diâmetro que pode chegar a 18 cm. Nativa da Europa.

Margarida-do-mato (Erigeron sp.)

Espécie herbácea ereta. Folhas grandes na metade inferior da haste, diminuindo de tamanho ao se aproximarem das flores. Inflorescências em capítulos terminais. Flores brancas filiformes, delicadas e vistosas.

Crisântemo branco

(Dedranthema grandiflorum)

Flor de corte. Herbácea ereta, com até 1m de altura, obtida por hibridação e melhoramento. Flores semelhantes à imensas margaridas brancas. Flores centrais do capítulo de coloração amarela e flores externas com grandes pétalas brancas.

Margarida-glauca

(Argyranthemum foeniculaceum)

Herbácea de caule verde e flexível. Folhas opostas, verde-azuladas, finamente divididas. Inflorescência terminal em perfeita simetria, disposta em capítulo. Flores laterais brancas e centrais amarelas. Originária das Ilhas Canárias.

Gérbera (Gerbera jamesonii)

Herbácea originária da Africa.

Folhas em roseta. Flores reunidas em capítulos grandes e solitários. Cores variadas. Hastes longas e firmes.

Usada como flor de corte.

Margarida amarela folha-de-ervilha

(Chrysanthemum segetum)

Herbácea de hábito ereto, de 40 - 60 cm de altura. Folhas glabras, verde-azuladas, muito decorativas. Flores pequenas, reunidas em capítulos totalmente amarelos, solitários em hastes longas.

Crisântemo amarelo

(Dendranthema grandiflorum)

Herbácea ereta, com folhas alternas, partidas, oblongas a obovadas. Inflorescência em capítulos solitários, simples ou dobrados. Flor debeleza delicada, semelhante à margaridas. A palavra crisântemo significa "Flor Dourada".

Margarida-de-Paris

(Argyranthemum frutescens)

Herbácea ramificada, ereta. Folhas compostas, de cor verde-amarelada, decorativas. Inflorescência em capítulos. Flores sem perfume, com centro sempre amarelo.

Mini crisântemos

(Chrysanthemum multicaule)

Natural da Argélia. Planta com 15 a 30 cm de altura. Folhas verdes, divididas, com forte aroma. Floração intensa. Flores amarelas, graciosas e bem pequenas, que atraem abelhas e borboletas.

Calea phyllolepis

O gênero Calea contém aproximadamente 125 espécies que ocorrem em regiões tropicais e subtropicais do Novo Mundo, sendo que o maior número de espécies é registrado para o Brasil. Subarbusto de folhas opostas, inteiras, margem serreada ou inteira. Inflorescência em capítulos. Flores do raio pistiladas e pápus de páleas livres.

Pampilho-dobrado (Glebiones coronarium)

Variedade de jardim, também utilizada para corte. A forma original possui flores e folhas comestíveis. Herbácea anual, ereta, com folhas divididas. Flores dobradas, pequenas, aromáticas, de coloração amarelo-brilhante.

Botão de ouro (Spilanthes acmella)

Planta herbácea, ereta, ramificada, nativa da América do Sul. Caule subglabro. Folhas opostas, curto-pecioladas, margens inteiras ou irregularmente serradas. Inflorescência do tipo capítulo. Capítulos cilíndricos sobre longos eixos que se sobressaem da folhagem. Fruto seco do tipo aquênio. Se desenvolve em todo o país de forma espontânea. Partes da planta são utilizadas na medicina popular.

Áster-azul (Aster amellus)

Herbácea de origem européia, semelhante às margaridas, que atinge até 90 cm de altura. Folhagem verde e estreita. Flores em capítulos simples na cor azul-violáceo.

Margarida-do-Cabo (Osteospermum ecklonis)

Herbácea rizomatosa., entouceirada. Folhas pubescentes, margem denteada, nervura central saliente. Inflorescência em capítulos terminais solitários. Flores centrais diminutas e azuis. Flores externas de corola expandida longa e azulada.

Aspília (Aspilia foliacea)

Espécie herbácea de hastes em touceira circular. Flores em amarelo intenso, solitárias nas extremidades das hastes. Cobre extensas áreas compondo um lindo tapete amarelo.

Monte-cassino (Symphyotrichum tradescantii)

Arbusto herbáceo, muito ramificado, de aspecto delicado. Nativo da América do Norte. Folhas pequenas e lineares. Inflorescência ramificada, com flores em capítulos pequenos. Pétalas brancas e centro amarelo. Semelhante a cachos de margaridinhas.

Gazânia (Gazania splendens)

Herbácea perene nativa da África. Flores semelhantes à margaridas, dispostas nas extremidades das hastes, com cerca de 5cm de diâmetro, douradas com listas vermelhas. Flores excelentes para corte. Folhagem de coloração verde escura, mais estreita na base e alargando em direção à ponta.

Crisântemo-da-China

(Dendranthema x grandiflorum)

Híbrido. Grande grupo com inúmeras variedades no colorido e na forma das flores. Cultivado para corte. Inflorescência em capítulo, com flores centrais em amarelo-ouro e flores externas de corola alongada.

Crisântemo simples

(Chrysanthemum morifolium)

Herbácea ereta, folhas verde-escuras, com margem denteada. Flores simples, tendo apenas uma ou duas filas de pétalas de cores variadas, ao redor do disco central amarelo.

Gazânia branca (Gazania hybrida)

Herbácea pouco vigorosa. Muito florífera e de folhagem densa. Resistente ao frio e tolerante à exposição direta ao sol, necessitando regas esporádicas. Flores de coloração branca, com uma faixa roxa junto ao disco central amarelo. Frequentemente utilizado em canteiros e floreiras. Excelente como flor de corte.

Gazânia (Gazania sp.)

Herbácea perene e resistente, originária da África. Folhagem verde na face superior e acinzentada na inferior. Inflorescência em capítulos grandes e vistosos, com flores de coloração quente e brilhante, variando do branco ao marrom, escurecendo para o centro. Algumas apresentam halo marrom próximo ao miolo.

Richterago sp.

Espécie herbáceas de folhas basilares. Caule tomentoso. Inflorescência branca, solitária, em capítulos, na extremidade de uma longa e ereta haste. Endêmicas dos campos rupestres do Brasil, ocorrendo em solos areno-pedregosos.

Richterago arenaria

Ervas com 20-80 cm altura. Folhas basais em roseta, subsésseis. Capítulos solitários, raramente mais de um capítulo por indivíduo, escapo único, cinéreo, densamente tomentoso-lanoso. Flores alvas a creme. Populações com muitos indivíduos sem floração simultânea, sendo assim,muitos são visualizados somente pela roseta basal, facilmente identificada pelas folhas eretas, densamente lanosas quando o indivíduo está estéril. Fértil durante todo o ano, polinizada por insetos e dispersada pelo vento.

Crisântemo salmão

(Chrysanthemum hortorum)

Herbácea obtida por hibridação e melhoramento de espécies oriundas da china e do Japão. Cultivadas para corte, apresentam grandes capítulos florais e coloração muito atrativa.

Picão-amarelo (Bidens rubifolia)

Herbácea perene, muito ramificada, de crescimento indefinido e florescimento decorativo. Nativa do Brasil. Folhas opostas, compostas, com 3 folíolos pontiagudos, com margem denteada. Inflorescência do tipo capítulo, em grupo ou solitárias, axilares ou terminais. Flores centrais de tamanho reduzido e as externas expandidas, ambas amarelas.

Picão-branco (Bidens alba)

Herbácea ereta, ramificada, de caule quadrangulado. Flores persistentes, pequeninas. Lígulas longas e brancas. frutos (aquênios) com 2-3 aristas, que se aderem a roupas e pelos. Folhas com margem serreada. Planta daninha, que infesta todo tipo de solo.

Bola Belga amarela

(Dendranthema grandiflorum)

Crisântemos bem pequeninos, semelhantes a margaridinhas. Planta de porte herbáceo, com flores duráveis, suas flores costumam durar de 3 a 4 semanas. Propagação por meio de estacas e sementes.

Trepadeira-africana (Senecio mikanioides)

Planta semi-herbácea originária da África do Sul. Folhagem perene e florescimento ornamental. Caule longo e verde. Folhas brilhantes, cerosas, divididas em lobos, e muito semelhantes às folhas da Hera. Inflorescências compostas, semelhantes a margaridas, densamente agrupadas em cachos pendentes. Pétalas e estames amarelos. Floração muito atrativa para insetos, como abelhas e borboletas.

Gérbera cor-de-rosa (Gerbera jamesonii)

Herbácea originária da África. Folhas em roseta, lanuginosas na face de baixo. Florescimento vistoso, com flores reunidas em capítulos grandes, solitários, sobre hastes longas e firmes.Aprecia climas frios.

Gérbera salmão (Gerbera X hybrida)

Cultivar resultante da hibridação entre a Gerbera jamesonii e a Gerbera viridifolia. Folhas muito verdes. Inflorescência em capítulos grandes, solitários e vistosos. Hastes longas e firmes. Flor de corte,com grande duração e belíssima cor salmão.

Estrela-do-meio-dia (Gazania x hybrida)

Flor campestre das mais elegantes e coloridas, originária da África do Sul. Herbácea perene, que se destaca pela grande produção de flores de coloração extremamente viva e brilhante. Folhas verde-escuras na face superior e prateadas, com indumento, na face inferior. Os capítulos florais se fecham durante a noite.

Margarida-Africana (Osteospermum ecklonis)

Herbácea vivaz, com 20-60 cm de altura. Folhas alternas, oblongo-lanceoladas, de margem dentada e nervura central saliente; verde-escuras e um pouco suculentas. Capítulos florais grandes, solitários ou em grupos de dois ou três. Flores centrais numerosas e pequenas, de coloração roxa a azulada. Neste exemplar as flores externas são rosadas formando um degradeé do centro para as bordas.

Crisântemo rosa Mini

(Chrysanthemum foeniculaceum)

Herbácea produzida por hibridação. Perene,ereta, muito ramificada. Folhas finamente divididas e muito decorativas. Inflorescência em capítulos pequenos, terminais, acima da folhagem.

Flor-de-palha (Xerochrysum bracteatum)

Herbácea anual, de caule ereto, ramificada e florífera. Originária da Austrália. Atinge 1,2m de altura. Folhas delicadas. Flores muito duráveis, em capítulos envolvidos por brácteas celulósicas de diversas cores (amarela, avermelhada, rósea ou esbranquiçada).

Osteospermum 'White Purple Eye'

(Osteospermum ecklonis)

Planta herbácea, perene, rizomatosa, formando grandes touceiras. Folhas com margem denteada, em grande número ao longo do ramo. Inflorescência do tipo capítulo. Flores do centro pequenas e numerosas, de coloração azul e roxo. Flores externas com pétalas grandes e laminadas, brancas.

Cinerária-dos-floristas

(Senecio cruentus)

Herbácea de caule curto e ramificado. Inflorescência, globosa, com flores de cores variadas,algumas bicolores. Folhas alternas, orbiculares,ondulado-dentadas e pubescentes.

Osteospermum branco

(Osteospermum ecklonis)

Herbácea florífera, originária da África do Sul. Variedade resistente, com pétalas externas brancas. As folhas são verde-escuras, denteadas, um pouco suculentas e com a nervura central saliente. Inflorescência em capítulos. Flores do disco central azuis, rodeadas de amarelo.

Margarida Shasta

(Leucanthemum x superbum)

Planta herbácea, híbrida, florífera, perene. As flores são semelhantes à clássica margarida, porem são maiores e apresentam odor distinto e característico. Pétalas externas muito brancas. Flores do disco central de cor amarelo-ouro. Há muitos cultivares adequados para flores de corte.

Richterago polymorpha

Asteraceae

Espécie herbácea de folhas rosulado-basais, subsésseis, obovadas, ápice apiculado, margem levemente denteada na metade superior. Capítulos em inflorescência monocéfala, na extremidade de uma longa haste ereta. Flores alvas. Flores radiais pistiladas, bilabiadas, glandulosas. Flores do disco hermafroditas, tubulosas, lobos revolutos. Cipsela alvo-velutina. Distingue-se de R. radiata pelas folhas eretas com indumento ferrugíneo-tomentoso, quando jovens.

Richterago radiata

Asteraceae

Erva terrícola com até 85 cm de altura. Folhas subsésseis em roseta, textura cartácea, lâmina foliar plana /arredondada a orbicular, margem denticulada. Inflorescência em capítulos solitários, radiados, em escapo bracteado. Flores alvas. Flores do raio bilabiadas. Flores do disco tubulosas actinomorfas, brancas. Fruto cipsela cilíndrica. Semente oblonga.

Crisântemo “Alaska”

(Chrysanthemum x superbum)

Uma das variedades mais antigas de margaridas ‘Shasta’. Herbácea de crescimento vigoroso. Muito popular por causa de suas flores de aspecto clássico. Flores grandes, com até 8cm de diâmetro. Flores do raio brancas. Flores do disco central amarelas.

Margarida-do-prado (Erigeron pulchellus)

Planta nativa da América do Norte. Erva perene com cerca de 60cm de altura. Espalha-se por rizomas subterrâneos. Folhas basais em roseta. Folhas caulinares levemente pubescentes. Haste floral longa e pubescente. Inflorescência em capítulos. Flores do raio brancas e numerosas. Flores do disco amarelas. Brácteas florais verdes Flor silvestre também usada como ornamental.

Gazânia branca-amarelada (Gazania rigens)

Cultivar com flores branco-amareladas e faixa marrom próximo ao disco central.

Herbácea de porte pequeno, rústica e campestre. Inflorescência em forma de capítulos. As flores fecham durante a noite.

Suportam solos pobres, muito arenosos e até mesmo solos salinos.

Camomila (Matricaria chamomilla)

Planta herbácea, perene, de altura em torno de 50 cm. Caule ereto, ramificado. Folhas verdes, muito recortadas em segmentos estreitos, de cor verde-clara. Inflorescência em capítulos com flores pequenas semelhantes a margaridas e intensamente perfumadas. Flores centrais tubulosas amarelas, rodeadas de flores liguladas brancas. Frutos simples, secos, com uma única semente.

Aspilia almasensis

A espécie é endêmica do cerrado e dos cam-pos rupestres dos estados da Bahia e Minas Gerais. Caule de consistência herbácea. Ramos cilíndricos, seríceos ou tomentosos. Folhas sésseis ou subsésseis, filotaxia verticilada. Lâmina coriácea, lanceolada ou oblonga-lanceolada, ápice agudo. Inflorescências em capítulos solitários, terminais. Flores amarelas ou alaranjadas. Flores periféricas liguladas neutras. Flores centrais tubulosas hermafroditas. Fruto tipo cipsela com carpopódio oblongo.

Mal-me-quer-do-brejo (Wedelia paludosa)

Margarida nativa do Brasil, muito freqüente em regiões litorâneas e em terrenos baldios. Planta herbácea. Caule castanho-avermelhado. Folhas opostas, membranáceas, apresentando dois pequenos lobos laterais e um terminal, maior e denteado. Inflorescência em capítulos isolados, com receptáculo cônico, carnoso e flores amarelas. Também chamada de falsa-arnica devido a seu uso fitoterápico.

Camomila-romana (Chamaemelum nobile)

Planta herbácea de pequeno porte, nativa da Europa. Caule procumbente de até 25 cm de altura. Folhas sésseis glabras, verdes escuras, duas ou três vezes recortadas, folíolos lineares. Inflorescência em capítulos, com receptáculo oco e desprovido de brácteas, onde estão as flores liguladas brancas e as flores do disco, tubulares e amarelas. Frutos aquênios cilíndricos. Muito confundida com a camomila alemã (Matricaria chamomilla).

Céu-estrelado

(Chrysanthemum anethifolium)

Planta herbácea perene, de 60 a 80 cm

de altura. Folhas muito decorativas, de

coloração branco-azulada. Inflorescência em capítulos. Flores numerosas, sendo as do disco amarelas e as do raio brancas.

Originária das Ilhas Canárias.

Flor-de-ouro (Melampodium divaricatum)

Herbácea anual, ereta, muito ramificada, com hastes arroxeadas, de 30-45 cm de altura. Nativa da América do Sul. Folhas verdes, brilhantes, simples, dispostas de forma oposta cruzada. Lâmina membranácea. Inflorescência do tipo capítulo, geralmente 1 para cada par de folhas. Capítulos com longos pedúnculos tomentosos. Flores pequenas, de cor amarelo dourado, semelhantes às margaridas. Flores femininas liguladas, na periferia do capítulo. Flores masculinas tubulosas, no centro do capítulo. Fruto seco do tipo aquênio.

Crisântemo pompom verde (Chrysanthemum hortorum)

Herbácea ereta obtida por hibridação e melhoramento. Folhas verdes escuras. Inflorescência tipo capítulo, com formato arredondado e de coloração verde brilhante. Há uma infinidade de diferentes cultivares de crisântemos, com ampla gama de cores, formas e tamanhos.

Crisântemo cor-de-rosa (Chrysanthemum sp.)

Planta de porte herbáceo nativa da Ásia Oriental. Folhas dispostas alternadamente, divididas em folíolos com bordas dentadas ou ocasionalmente lisas. Inflorescência composta. Espécie hortícola com flores do disco amarelas e flores do raio rosadas. Existem mais de 800 variedades e cultivares hortícolas de crisântemos comercializadas no mundo.


Crisântemo vermelho (Crysanthemum hortorum)

Herbácea perene, vigorosa e muito florífera. Folhagem densa. Inflorescência em capítulos. Flores do raio semidobradas, vermelhas brilhantes. Flores do disco amarelas. Planta obtida por hibridação e melhoramento. Cultivada para corte.