Coquinhos (Palm fruits)

Coquinho areca (Dypsis lutescens)

 Arecaceae

Frutos ovoides, verde-amarelados, pequeninos, com cerca de 2 cm, dispostos em grandes cachos. A palmeira areca é uma das palmeiras mais populares do mundo, usadas em jardim  e na decoração de interiores.


Coquinho areca (Dypsis lutescens)

Arecacea

Palmeira de múltiplos estipes anelados e elegantes. Folhas grandes, verde- amareladas, compostas. Inflorescências ramificadas, com numerosas flores pequeninas e perfumadas. Frutos ovoides, verde-amarelados, pequeninos, dispostos em grandes cachos.

Açaí-do-sul (Euterpe edulis)

Arecaceae

Palmeira da Mata Atlântica, conhecida como Palmeira Jussara. Frutos do tipo bacáceo, pequeninos, carnosos, fibrosos,de cor violeta-escuro quando maduros, endosperma abundante e não  ruminado. Semente esférica. Oferece polpa muito semelhante ao Açaí verdadeiro.

Coquinho Guriri (Allagoptera arenaria) 

Arecaceae

Palmeira nativa das dunas e praias litorâneas brasileiras. Inflorescência em haste longa e fina. Frutos carnosos, de polpa fibrosa, aromáticos e comestíveis, reunidos em cachos, semelhantes a espigas..

Coquinho Toddy (Caryota urens)

Arecaceae

Palmeira 12 a 20 m de altura. Estipe anelado. Folhas bipinadas. Inflorescência longas. Frutos globosos com 1 cm, verdes, depois avermelhados e pretos, contendo ácido oxálico.

Originário da Ásia.

Coquinho da Pinanga (Pinanga sp.) 

Arecaceae

Palmeira rizomatosa. Caules semelhantes a bambu. Folhas pinadas, grandes. Frutos ovalados, com pouco mais de 1 cm, pretos quando maduros, reunidos em cachos decorativos. Semente oval.

Coquinho acuri (Scheelea phalerata) 

Arecaceae

Espécie de palmeira de pequeno porte, nativa do Brasil. Frutifica grande parte do ano. Frutos alongados, delgados, mesocarpo amiláceo. Possuem casca dura e resinosa. Polpa branca, aroma agradável e sabor intenso. Usado como alimento pela fauna e pelos seres humanos.

Coquinho catarro (Syagrus romanzoffiana) 

Arecaceae

Palmeira nativa da Mata Atlântica. Frutos globosos ou ovoides, amarelos ou alaranjados, com 2 a 3 cm de comprimento, fibro-carnosos e adocicados. Polpa comestível, grudenta e fibrosa, envolvendo uma única semente.

Coquinho indaiá verde (Attalea dubia) 

Arecaceae 

Palmeira com 10 a 30 m de altura. 20 a 30 folhas com 2 a 3 m de comprimento. Folhas características voltadas para cima. Frutos com cerca de 6cm. Cascas amarelas quando maduros, apresentando um "bico" em uma das extremidades. Polpa adocicada, suculenta e fibrosa. 

1 a 2 sementes.

Coquinho da Palmeira-da-China

(Livistona chinensis)

Arecaceae

Palmeira originária da China e Japão. Folhas grandes em formato de leque. Fruto ovoides ou elipsoides, verde-azulados, semelhante em forma e tamanho a uma oliva (azeitona), reunidos em grandes cachos. Polpa alaranjada.

Coquinho-babão (Syagrus comosa) 

Arecaceae 

Também chamado de  guabiroba-do-campo, catolé, babão e coco-amargoso. Fruto drupoide de até 3,5 cm de comprimento, ovoide, carnoso, indeiscente, polpa suculenta e adocicada. Apenas 1 semente por fruto. Comestível pela fauna e por seres humanos.

Coquinho-azedo (Butia capitata)

Arecaceae

Palmeira de tamanho médio que ocorre no cerrado. Flores amarelas que brotam em cachos. Os frutos são arredondados, medem cerca de 2 centímetros de comprimento e quando maduros tem coloração amarela, com polpa comestível de sabor azedo a adocicado, rica em fibras, vitaminas A e C, além de potássio. Cada fruto possui de uma a duas sementes ou amêndoas, cobertas por uma casca muito dura. A amêndoa, 

também comestível, é rica em gordura, proteínas e minerais.

Coquinho guaricana (Geonoma schotianna)

Arecaceae

Palmeira de pequeno porte, típica do sub-bosque de áreas com grandes índices pluviométricos e com ampla distribuição no Brasil. Utilizada como planta ornamental graças à elegância de suas folhas. Apresentam de 14 a 17 folhas por estipe, regular-mente pinadas. Inflorescências interfoliares e ramificadas. Frutos globosos com 0,7 a 1 cm de diâmetro, de cor roxa quando maduros. Pode ser confundida com Euterpe edulis jovem.

Tamareira Anã (Phoenix roebelenii)

Arecaceae

Palmeira dioica, ereta e ornamental, muito usada em jardins e amplamente utilizada em projetos paisagísticos. Cresce em forma de touceiras. Folhas compostas pinadas, verdes e brilhantes. Flores pequenas e amarelas. . Frutos do tipo drupa, pequenos, elipsoides, preto-violáceos, brilhantes quando maduros, contendo uma única semente sulcada longitudinal-mente. Frutos muito apreciados pelos pássaros.

Pupunha (Bactris gasipaes)

Arecaceae

Palmeira elegante, com frutos de sabor agradável e de alto valor nutritivo. Tronco dividido por anéis com espinhos e anéis sem espinhos. Todas as partes da planta são aproveitadas. Frutos dispostos em cachos com peso médio de 3 quilos e com 50 a 100 frutos. Cada fruto varia de 2 a 5 cm, tem consistência amilácea e deve ser cozido antes de ser consumido por apresentar uma enzima que inibe a digestão de proteínas e um ácido que irrita a mucosa da boca. Casca amarela, laranja ou vermelha. Polpa variando do amarelo pálido ao laranja escuro.

Palmeira-triangular (Dypsis Decaryi)

Arecaceae

Palmeira de porte médio e estipe único, originária da Ilha de Madagascar. Folhas acinzentado-azuladas, pinadas, eretas e arqueadas, dispostas em três direções distintas e equidistantes, trazendo um aspecto “triangular” à planta. Frutos drupas carnosas, arredondadas, de cerca de 2cm, 

comestíveis, de polpa escassa e de sabor adocicado. Uma única e grande semente.

Frutinho da palmeira-ráfis 

(Rhapis excelsa )

Arecaceae

Palmeira ereta e entouceirada, muito utilizada na decoração de interiores. Estipes múltiplos semelhantes ao bambu. Folhas palmadas, plissadas, de coloração verde-escura e muito brilhantes. Inflorescências ramificadas. Flores amarelas. Frutos ovoides, pequenos, brancos quando maduros, que se desenvolvem em cachos.


Frutos da Palmeira triangular (Dypsis Decary)

Arecaceae

Palmeira extremamente ornamental, por sua forma naturalmente triangular. Nativa de Madagascar. Estipe único. Folhas verde-acinzentadas, em número de 18 a 24, distribuídas em 3 direções distintas. Frutos comestíveis. Drupas carnosas, ovoides, com polpa escassa e doce, e uma única e grande semente. Muito atrativos para pássaros.