Macega (Schizachyrium sp.)
Poaceae
Gramínea alta e rígida, capim muito alto. Planta perene cespitosa com lâminas foliares lineares. Inflorescência com ramo florífero por espatéola e espiguetas expostas aos pares em cada nó das ráquis, uma séssil e uma pedicelada, estas caem em conjunto com o entrenó da ráquis, a qual se desarticula na maturidade.
Capim pé-de-galinha (Chloris elata)
Poaceae
Erva perene, formando touceiras esparsas. Colmos glabros e subcilíndricos. Lâmina foliar glabra em ambas as faces, ápice agudo, margens serreadas. Panícula dourada com 5–17 ramos, digitados, flexuosos. Após a maturação suas panículas tornam-se branco-prateadas e com aspecto cotonoso.
Junça (Cyperus distans)
Cyperaceae
Herbácea ereta, pouco entouceirada. Sem tubérculos ou rizomas. Caule trígono, com até 90 cm de altura. Folhas de cor mais clara na face inferior. É muito comum em lavouras e pastagens de várzeas úmidas.
Capim-santo (Kyllinga odorata)
Cyperaceae
Herbácea perene, cespitosa, rizomatosa. Caule triangular, liso. Folhas planas. Inflorescências com espigas ovoides a elipsoides, com 2 - 4 brácteas horizontais, planas. É usada na medicina caseira e de seus rizomas pode-se extrair uma essência muito aromática.
Tiririca (Rhynchospora sp.)
Cyperaceae
Erva ereta, de escapos longos e cilíndricos.
Folhas verdes e lineares.
Inflorescências glomerulares, terminais e axilares.
Junquinho-manso (Cyperus meyenianus)
Cyperaceae
Planta daninha comum nas regiões sul e sudeste brasileiras.Herbácea perene, reta, com caule trígono e brilhante. Folhas da base em número de 3 a 6. Inflorescência terminal em espigas esverdeadas, localizadas em eixos secundários.
Capim cacheado (Lagenocarpus rigidus)
Cyperaceae
Ervas perenes, rizomatosas, ereta, alta, formando touceiras. Base da planta recoberta por restos enrolados das bainhas. Inflorescência castanha. Folhas rígidas. Lâminas foliares glabras, glaucas ou verdes brilhantes, com até 1,4 cm de largura. Escapos com nós basais estéreis.
Trigo-da-felicidade (Loudetiopsis chrysothrix)
Cyperaceae
Erva cespitosa, com 50-80 cm de altura.
Ocorre no cerrado de Minas Gerais.
Folhas acuminadas.
Espiguetas douradas com arista desenvolvida.
Capim barba-de-bode (Aristida sp.)
Poaceae
Planta perene, de 40 a 80 cm. Forma tufos. Colmos e folhas agrupados em fascículos. Folhas glabras, retas e finas. Inflorescência tipo panícula alongada. Gramínea muito competitiva, dominando a área a longo prazo. Planta com grande potencial ornamental devido ao seu bonito aspecto entouceirado.
Capim colchão (Andropogon leucostachyus)
Poaceae
Planta ereta, rizomatosa, com 40-80 cm de comprimento. Colmos simples ou ramificados. Folhas flexíveis, glabras ou subvilosas; lâminas eretas, com os bordos escabrosos, frequentemente arroxeadas, com 10-30 cm de comprimento e 2-5 cm de largura. Inflorescências digitadas; racemos com 3-5 cm de comprimento, branco-sedosas, com pelos de 8-13 mm de comprimento. Espigueta séssil, com 3 mm de comprimento, com aristas mais curtas do queos pelos da inflorescência. Espigueta pedicelada, reduzida, estéril e ciliolada, com 1-1,5 cm de comprimento.
Capim-de-cheiro (Cyperus odoratus)
Cyperaceae
Planta perene, rizomatosa, ereta, entouceirada, de caule irregular e glabro, com 30 – 70 cm de altura. Propaga-se por sementes e por rizomas. Inflorescência com brácteas desiguais, formando um glomérulo. Espigas ovoides a cilíndricas, de 10 a 30 mm de comprimento. Possui propriedades terapêuticas, sendo usada na medicina popular.
Paspalum polyphyllum
Poaceae
Erva perene, cespitoso-decumbente, com até 66 cm comprimento. Folhas dispostas de maneira alterna ao longo do colmo. A bainha foliar pilosa. A lâmina é plana, lanceolada, pilosa em ambas as faces. Inflorescência em cacho, com um a quatro ramos. Ráquis medindo cerca de 5 cm. Espiguetas com tricomas esbranquiçados e flores hermafroditas. Espécie com pouca restrição ecológica e grande plasticidade fenotípica. Habita campos e savanas, sendo aparentemente indiferente ao tipo de solo.
Tiririca-comum (Cyperus rotundus)
Cyperaceae
Planta perene, herbácea, ereta, de caule triangulado, de 10 a 60 cm de altura. Rizomas e tubérculos vigorosos, que podem atingir mais de 1m de profundidade. Originária da Índia e disseminada em mais de 92 países. Planta daninha mais disseminada e a mais nociva de todo o mundo. Uma vez estabelecida, sua erradicação é quase impossível. Propaga-se por semente e por tubérculos.
Taquarinha (Chusquea meyeriana)
Poaceae
Nativa, endêmica do Brasil. Ocorre na Mata Atlântica ao longo de cursos de água e na borda da mata. Colmos eretos na base, arqueados e apoiantes na parte superior. Podem atingir 6m de altura. Colmos com 1,5 a 4 cm de diâmetro. Folhagem fina, às vezes apresentando dimensões maiores nos ramos terminais e nos ramos mais desenvolvidos. Lâminas triangulares, eretas. Sinflorescências paniculadas, terminais, com 5-11 cm.
Capim-molambo (Rhynchelytrum repens)
Poaceae
Planta originária da África do Sul e introduzida no Brasil por volta de 1930. Herbácea anual, ereta ou ascendente, perfilhada, de colmos glabros ou esparsamente pubescentes, com 30 a 60 cm de altura. Inflorescência em forma de panícula com 6 a 20 cm de comprimento, de coloração rosada quando jovem e prateada com o passar do tempo. Propaga-se apenas por sementes. Planta daninha já bastante disseminada no país.
Capim (Paspalum sp.)
Poaceae
Plantas perenes, Monocotiledôneas, estolonífera, cespitosas. Bainhas concentradas na base da planta. Folhas filiformes glabras. Inflorescência com 2 a 5 ramos e espiguetas plano-convexas. Forrageiras com valor nutritivo. Formam densos aglomerados.
Capim-rabo-de-raposa (Setaria parviflora)
Poaceae
Planta herbácea, ereta, de colmos glabros e
nós pubescentes mais escuros que os entrenós.
Inflorescência em forma de espiga verde.
Considerada invasora.
Erva-estrela (Rhynchospora nervosa)
Cyperaceae
Herbácea perene, ereta, rizomatosa e muito vigorosa. Caule glabro, com ápice estriado. Raízes fibrosas. Inflorescência com brácteas brancas longas e finas, semelhantes a estrela.
Capim-estrelinha
(Rhynchospora speciosa)
Cyperaceae
Gramínea rizomatosa, cespitosa.
Folhas basilares lanceoladas e longas.
Uma inflorescência por planta, flores amarelas em capítulo terminal. Brácteas foliáceas com base branca e ápice verde.
Setaria sp.
Poaceae
Erva cespitosa até 1,2m de altura. Talos delgados, lisos, solitários.Folhas finas, longas, verdes e lisas. Inflorescência em forma de longa espiga laxa, com até 20cm de comprimento, composta por numerosas espiguetas solitárias ou em grupos, apresentando longas cerdas em suas bases. Espiguetas ovaladas. Flores diminutas cobertas por brácteas.
Capim-de-estrela (Rhynchospora ciliata)
Cyperaceae
Rhynchospora nervosa subsp. Ciliata. Pequena herbácea perene com caule do tipo rizoma. Longas folhas verdes brilhantes. Folhas menores quase totalmente brancas. Inflorescência do tipo espiga, assentada diretamente sobre as brácteas. Monocotiledônea ambófila (polinizada tanto pelo vento quanto por insetos) distribuída em áreas abertas.
Bambuzinho (Panicum sellowii)
Poaceae
Plantas perenes. Colmo decumbente ou semidecumbente; nós glabros. Lâminas foliares lanceoladas, glabras a pilosas, ápice agudo a acuminado. Panícula laxa. Espiguetas binadas, globosas a obovadas, concentradas no ápice dos ramos da sinflorescência. Cariopse ovoide. Espécie nativa, amplamente distribuída pela América. No Brasil ocorre em todas as regiões e estados, em todos os biomas.
Pastinho-de-inverno (Poa annua)
Poaceae
Gramínea anual com capacidade de formar pequenas e compactas touceiras. Colmo achatado, decumbente ou ereto, bastante enfolhado desde a base. Folhas de coloração verde intensa. Lâmina com formato linear-lanceolado com o ápice brevemente agudo e margens inteiras. Inflorescência do tipo panícula aberta e piramidal localizada no ápice dos colmos. Panículas constituídas por eixo principal achatado e de 8 a 10 racemos laterais de calibre fino. Espiguetas achatadas localizadas na parte terminal dos racemos. Fruto do tipo cariopse. Planta daninha cosmopolita, de difícil erradicação. Ocorre geralmente as regiões de altitude.
Capim-das-estradas (Paspalum urvillei)
Poaceae
Planta perene, herbácea, ereta, de aspecto grosseiro, muito entouceirada. Colmos glabros. Planta daninha frequente em margens de estradas e terrenos baldios. Vegeta intensamente durante os períodos mais quentes do ano. É uma infestante de difícil controle. Nativa da América do Sul.
Pé-de-galinha (Chloris barbata)
Poaceae
Herbácea ereta nativa do Brasil. Bastante perfilhada e entouceirada, com 30 a 50 cm de altura. Lâminas foliares acuminadas. Espigas todas quase do mesmo tamanho. Espiguetas com longos cílios e aristadas, inseridas em apenas um dos lados do eixo. Planta daninha muito frequente em terrenos com boa fertilidade. Propaga-se por meio de sementes. Considerada forrageira de boa qualidade.
Jervão (Echinochloa sp.)
Poaceae
Gramínea anual, ereta e entouceirada. Colmo cilíndrico, delgado. Folha linear-lanceolada, glabra e com as margens inteiras. Inflorescência terminal do tipo panícula, com longo eixo. Panícula constituída por numerosas espigas dispostas obliquamente. As espigas portam espiguetas aglomeradas. Flores hermafroditas (têm os órgãos masculinos e femininos), estigmas púrpuras. Fruto do tipo cariopse, o qual é a unidade de propagação.
Capim-mimoso (Eragrostis sp.)
Poaceae
Plantas perenes, entouceiradas. Colmos eretos, cilíndricos não ramificados, nós e entrenós glabros. Ligulas ciliadas. Lâminas linear-lanceoladas. Inflorescência terminal em panículas laxas, ramificada, com finos eixos secundários, onde ficam as espiguetas. Fruto do tipo cariopse.
Capim-marmelada (Urochloa plantaginea)
Poaceae
Gramínea anual, entouceirada, ereta ou com colmos decumbentes. Folhas com bainha verde ou avermelhada. Lâmina verde-clara, lanceolada, glabra em ambas as faces. Inflorescência do tipo panícula. Espiguetas de coloração verde-clara. Fruto do tipo cariopse, que é a estrutura de propagação. Invasora frequente. Vegeta no período quente do ano apresentando uma agressividade competitiva incomum, dominando totalmente o ambiente que invade.
Festuca (Festuca sp.)
Poaceae
Gramínea perene, hibernal, cespitosas, com sistema de radicular profundo. Colmo podendo atingir 1,20 m de altura. Folhas verdes, brilhantes, estreitas. Inflorescência tipo panícula. As variedades de Festuca possuem alta qualidade nutricional para animas, sendo indicadas para as produções de gado de corte, gado de leite, ovinos e equinos.
Festuca-azul (Festuca glauca)
Poaceae
Herbácea delicada, entouceirada, rizomatosa, de 15 a 25 cm de altura. Folhagem muito decorativa, de coloração azul-prateada. Folhas lineares, eriçadas e em tufos. Inflorescências eretas, ramificadas, com flores muito pequenas e sem importância ornamental.
Capim-de-roça (Digitaria sp.)
Poaceae
Gramínea anual entouceirada, que se desenvolve como planta daninha em todo o país, vegetando em ambientes antropizados. Colmos cilíndricos a achatados, finos, eretos, planta pouco decumbente em sua porção inferior. Folhas com bainha tubulosa envolvendo parcialmente o colmo com bordos superpostos. Geralmente pilosas. Lâmina linear-lanceolada. Inflorescência terminal do tipo panícula em longo eixo.
Capim-flechinha ( Echinolaena inflexa)
Poaceae
Gramínea semiperene, bastante variável, ereta, herbácea, pouco entouceirada, nativa do Brasil. Lâminas lanceoladas, pilosas, ápice agudo, margem ciliada. Sinflorescência com apenas um ramo unilateral. Espiguetas solitárias, lanceoladas, agudas, hispido-pilosas. Fruto cariopse. Planta rústica, comum em campos-cerrados de altitude.
Capim-de-botão (Cyperus luzulae)
Cyperaceae
Planta perene, herbácea, ereta, rizomatosa, cespitosa. Nativa do Continente Americano. Caule triangular. 30-60 cm de altura. Folhas lanceoladas, coriáceas, bainhas violáceas. Inflorescência em antela composta, contraída, espiguetas reunidas em glomérulos densos no ápice. Espiguetas ovadas; glumas amareladas. Aquênios elípticos, trígonos, castanho-escuros a negros quando maduros.
Braquiarão (Urochloa brizantha)
Poaceae
Plantas perenes, cespitosas, rizomatosas. Colmo ereto ou semidecumbente. Lâminas linear-lanceoladas. Espiguetas elípticas, dispostas em fileira única. Fruto cariopse.Espécie Africana, introduzida como forrageira e distribuída por todas as regiões. Tem crescimento menos vigoroso em ambientes urbanizados.
.
Capim-de-uma-só-cabeça (Kyllinga brevifolia)
Cyperaceae
Espécie herbácea perene que se desenvolve em todo o país. Caule rizomatoso, curto e fino. Folhas da base rosuladas, com formato linear. Escapo da inflorescência verde e com forma triangular, contendo no seu ápice uma série de 4 brácteas, sendo duas maiores, uma mediana e a outra muito curta e estreita, todas lineares. Inflorescência do tipo espiga oblonga, constituída por numerosas flores não vistosa.
Estrelona (Rhynchospora albobracteata)
Cyperaceae
Plantas 30–50 cm alt., perenes, rizomatosa. Folhas basilares; lâminas foliares cilíndricas, rígidas e glabras. Colmos cilíndricos. Brácteas foliáceas, 4–5, brancas na base e verdes no ápice. Inflorescência terminal monocéfala, hemisférica. Espiguetas 5–10, sésseis. Aquênio 1 por espigueta, obovoide. Morfologicamente, pode ser confundida com R. consanguineae e R. warmingii.
Carex sp.
Cyperaceae
Ervas perenes, monoicas, com rizomas. Colmo trígono. Lâminas foliares lineares, concentradas na base do colmo. Brácteas involucrais presentes. Inflorescência formada por espigas. Flores unissexuadas. Presença de lígula adaxial. Crescem em regiões temperadas e também em regiões tropicais de grandes altitudes.
Corda-de-viola (Chusquea sellowii)
Poaceae
Planta perene, de aparência delicada e de hábito apoiante. Colmos finos (2 a 6mm de diâmetro), com 1 a 3 m de altura. Folhas linear-lanceoladas. Sinflorescências capitadas, congestas. Fruto Cariopse. Costuma cobrir grandes áreas de encostas em locais de altitude elevada.
Tiririca (Cyperus hermaphroditus)
Cyperaceae
Espécie muito variável morfologicamente. Plantas perenes, que pode atingir 94 cm de altura. Folhas cartáceas, esverdeadas. Escapos lisos. Espigas subsésseis ou pedunculadas. Comum em lugares abertos, geralmente alterados, como campos e lavouras, beira de matas ou estradas. Apresenta uma grande variabilidade morfológica. Muito semelhante a C. meyenianus , existindo uma forte tendência em se aceitar como sinônimas.
Grama-baixa (Paspalum pumilum)
Poaceae
Erva cespitosa a decumbente, quase sempre de baixa altura e que forma touceiras circulares. Rizomas curtos, superficiais. Colmos floríferos 30-80 cm comprimento, eretos. Folhas concentradas na base. Margem inteira. Lâminas com nervuras paralelas bem nítidas. Lígula 0,5mm, com pelos largos em sua inserção, ápice agudo. Inflorescências com 2 ou 3 ramos. Espiguetas ovais a elípticas, solitárias.
Capim-dos-pampas
(Cortaderia selloana Patagonia)
Poaceae
Gramínea alta, perene e robusta, nativa da América do Sul. Forma aglomerados densos e compactos. Inflorescências grandes semelhantes a plumas no alto de hastes eretas e robustas. Folhas longas,lineares, arqueadas, com bordas cortantes. Planta tolerante ao frio.
Capim peruano (Jarava ichu)
Poaceae
Erva perene com até 80cm de altura. Planta densamente cespitosa, não rizomatosa. Folhas filiformes, escabrosas. Lígula com dois tufos de pelos divergentes em cada borda. Panícula compacta, branca, sedosa. Gramínea com valor ornamental devido às belas e longas inflorescências.
Festuca gracillima
Poaceae
Gramínea originária da América do Sul. Planta perene, que forma grandes moitas. Verde-amareladas e brilhantes. Folhas duras, retas, filiformes, conduplicatas. Superfície foliar puberulosa. Inflorescência em panícula aberta. Cariopse com pericarpo aderente.
.
Capim (Axonopus sp.)
Poaceae
Gramíneas perenes, restritas a regiões tropicais e sub-tropicais do Novo Mundo. Bainhas foliares comprimidas aos colmos, glabras, lígula minúscula e ciliolada. Lâminas foliares lineares. Inflorescências terminais, constituídas de dois ou mais rácimos espiciformes, conjugados, digitados, reunidos na extremidade da ráquis principal. Espiguetas solitárias, sub-sésseis e dispostas alternadamente de modo a formarem duas fileiras sobre um mesmo lado da ráquis. Fruto elíptico na maturação.
Grama-da-bahia (Paspalum notatum)
Poaceae
Gramínea rasteira originária do Brasil. Herbácea perene, rizomatosa.
Folhas longas, pilosas, firmes e de coloração verde-clara.
Inflorescência uma panícula, composta por dois racemos terminais, sem importância ornamental. Espiguetas glabras, de cor acastanhada.
Capim-gordura (Melinis minutiflora)
Poaceae
Gramínea perene com capacidade de formar amplos e compactos tapetes. Colmo prostrado achatado com ramificações ascendentes cilíndricas. Lâminas lanceoladas verdes, pilosas, pegajosas e ciliadas. Inflorescência terminal do tipo panícula ramificada aberta, de coloração arroxeada, podendo chegar a 30cm de comprimento, constituída por numerosas espiguetas longamente aristadas. Fruto do tipo cariopse.
Capim-rabo-de-raposa (Cenchrus purpureus)
Poaceae
Plantas perenes, cespitosas. Colmo ereto; nós glabros ou pilosos. Bainha glabra. Lâminas linear-lanceoladas, glabras a glabrescentes, ápice agudo, margem escabrosa. Inflorescência em panícula espiciforme terminal, ereta, cilíndrica, com 7 a 30 cm de comprimento, de coloração amarela a castanha, às vezes arroxeada. Fascículos com 1 a 5 flores, Cerdas do invólucro sobrepassando as espiguetas, total ou parcialmente plumosas.
Capim colonião (Panicum maximum)
Poaceae
Planta perene, robusta, originária da África. Forma touceiras grandes e densas e pode atingir até três metros de altura. Folhas longas, de coloração verde-clara. Caule cilíndrico, ereto, com até 3,5 m de altura; superfície lisa, sem pêlos, estriada e de coloração verde-escura. Inflorescência na parte terminal dos colmos, em panículas verdes. É uma planta daninha bastante agressiva, com grande capacidade de disseminação.
Capim azul (Axonopus pressus)
Poaceae
Erva perene, cespitosa, glabra, de 50 a 150 cm de altura, colmos eretos, algo triangulares. Lâminas foliares lanceoladas, azuladas, estreitas, base achatada. Inflorescências terminais. Rácimos 8-15, fasciculados, eretos, rijos. Gluma superior e lema estéril hialinos, pubescentes. Espiguetas oblongas, pardacentas ou levemente violáceas.
Rhynchospora holoschoenoides
Cyperaceae
Planta rizomatosa/congesta; com até 80 cm de altura. Folhas basais e caulinares, longas e finas. Inflorescência laxa, com espiguetas congestas dispostas em capítulos globosos, geralmente um capítulo séssil e os demais no ápice de raios conspícuos. Espiguetas com coloração castanho-dourada. Aquênio obovoide.
Tiririca (Rhynchospora splendens)
Cyperaceae
Planta perene cespitosa-rizomatosa. Rizomas de 5 a 13 mm de diâmetro, lenhosos e curtos. Colmos trígonos e eretos. Folhas achatadas, glabras ou escabrosas nas margens e no meio abaxial. Sinflorescência formada por 1 antelódio terminal e 4–11 antelódios axilares. Espiguetas lanceoladas. Muito semelhante a R. exaltata..
Axonopus siccus
Poaceae
Plantas perenes, cespitosas, 0,25-1m de altura.
Bainhas foliares glabras ou esparsamente pilosas.
Lâminas filiformes.
Inflorescência com 2 a 25 ramos alternos ou subverticilados de 5-15cm, sem inflorescências axilares. Ráquis escabra. Anteras roxas.
Capim rabo-de-burro (Andropogon bicornis)
Poaceae
Gramínea perene, ereta, entouceirada. Caule do tipo rizoma. Colmos cilíndricos. Folhas com bainha que envolve praticamente todo o entrenó, lígula membranácea e cortada transversalmente. Lâmina linear-lanceolada para as folhas basais e linear para as superiores. Inflorescência do tipo panícula, com ramificações constituídas por racemos plumosos de coloração branca, paleácea ou avermelhada. Ráquis articulada, com espiguetas em conjunto de 3, cujas glumas são endurecidas e afastadas na maturação. Fruto do tipo cariopse.
Tiririca (Rhynchospora exaltata)
Cyperaceae
Plantas com cerca de 80 cm altura, perenes, rizomas longos. Folhas caulinares, bainhas íntegras na maturação; lâminas foliares planas, rígidas. Colmos triangulares. Bráctea involucral foliácea, totalmente verde, precedendo cada capítulo da inflorescência. Inflorescência terminal e lateral, com 1a 3 capítulos globosos, em cada ramo. Espiguetas sésseis ou subsésseis, castanhas claras.
Cará-mimoso (Chusquea leptophylla)
Poaceae
Plantas com 2-4 m altura. Colmos 1-2 cm diâm., eretos na base, arqueados e apoiantes na parte superior. Rizomas curtos. Entrenós sólidos. Folhagem fina verde clara. Folhas caulinares com lâminas triangulares, eretas. Folhas dos ramos com lâminas lineares. Sinflorescências paniculadas, laxas, terminais.
Assemelha-se a C. mimosa e C. meyeriana.
Capim-navalhão (Paspalum virgatum)
Poaceae
Gramínea subtropical com até 2m de altura, espontânea e agressiva. Perenes, cespitosas, rizomas longos, profundos. Colmos floríferos eretos. Folhas eretas com 50-75 cm de comprimento; lâminas lineares a linear-lanceoladas, agudas, glabras, margens muito afiadas. Inflorescências com 11-18 ramos alternos. Espécie caracterizada pelo porte alto e colmos muito robustos.
Braquiária (Brachiaria decumbens)
Poaceae
Planta daninha bastante freqüente. Erva perene, ereta ou decumbente, entouceirada, rizomatosa, com enraizamento nos nós inferiores em contato com o solo, denso-pubescente, de coloração geral verde-escura, de 30-90 cm de altura. Inflorescência do tipo panícula terminal em cada ramificação, constituída em média por 3 racemos espaçados, sendo que o último deles se assenta pouco abaixo do ápice da inflorescência. Originária da África do Sul.
Capim-agreste (Cyperus laxus)
Cyperaceae
Erva terrícola nativa das regiões tropicais da América do Sul. Planta perene, cespitosa, com rizomas endurecidos. Colmos tríquetros, lisos. Folhas longas e finas. Inflorescência terminal em um pedúnculo longo, encimado por uma roseta de brácteas verdes. Flores minúsculas dispostas em panícula. As flores inferiores em cada espiga são femininas, en-quanto as flores superiores são hermafroditas.
Tiririca (Carex brasiliensis)
Cyperaceae
Planta cespitosa. Colmos 60-170 cm de comprimento. Rizomas curtos. Bainhas basais marrons, desfeitas em fibras. Folhas conduplicadas. Bráctea proximal 10-30 cm compr. Inflorescência racemosa com 7-9 espigas densas. Espigas femininas 6-8, cilíndricas, eretas/inclinadas, 4-9 cm × 5-9 mm. Espigas masculinas estreitamente lanceoladas, eretas.
Barba-de-bode-baixa (Aristida jubata)
Poaceae
Planta herbácea, perene, com 40-80 cm de altura. Colmos e folhas agrupados em fascículos. Folhas estreitas, sem pelos. Inflorescências laxas e pendentes, do tipo panícula com 20-30 cm de altura. Gramínea de hábito delicado, que forma touceiras arredondadas.
Capim colchão (Digitaria nuda)
Poaceae
Planta anual, decumbente, colmos com 15–100 cm de altura. Folhas amplamente lineares. Inflorescência digitada. Espiguetas estreitamente elípticas. Fruto elipsoide, castanho claro ou acinzentado. Ocorre em regiões tropicais de todos os continentes. Cresce locais de baixa altitude, aparentemente preferindo solos arenosos.
Capim-capeta (Sporobolus indicus)
Poaceae
Capim perene nativo da Ásia. Ereto, fibrosa, densamente cespitoso, de colmos glabros e com longos internódios. Atingem 1,1m de altura. Raízes fasciculadas e profundas. Folhas glabras, verde escuras, com 48 cm de comprimento e de 1 a 5 mm de largura. Inflorescência em panículas em hastes únicas e eretas, com comprimento médio de 30 cm. Reprodução por meio de sementes formadas nas panículas. Na mesma planta e na mesma panícula há a ocorrência de flores e sementes maduras ao mesmo tempo. Considerada planta daninha.
Capim humidícola (Urochloa humidicola)
Poaceae
Gramínea perene, agressiva, estolonífera, de hábito de crescimento semiereto a prostrado, verde claro. As nervuras das folhas carecem de pilosidade. Os estolões fortes, longos e de cor púrpura. Folhas lineares, lanceoladas, 10-30cm de comprimento e 0,5-1,0cm de largura, ápice acuminado. Inflorescência terminal, racemosa, com 1 a 4 racemos. Pode alcançar 1,0 m de altura.