Conhecendo a crônica
A palavra crônica deriva do Latim chronica que significava, no início do Cristianismo, o relato de acontecimentos em sua ordem temporal (cronológica). Era, portanto, um registro cronológico de eventos.
No século XIX, com o desenvolvimento da imprensa, a crônica passou a fazer parte dos jornais. Assim o fato de ser publicada no jornal já lhe determina vida curta, pois à crônica de hoje seguem-se muitas outras nas próximas edições.
Há semelhanças entre a crônica e o texto exclusivamente informativo. Assim como o repórter, o cronista se inspira nos acontecimentos diários, que constituem a base da crônica. Entretanto, há elementos que distinguem um texto do outro.
Após cercar-se desses acontecimentos diários, o cronista dá-lhes um toque próprio, incluindo em seu texto elementos como ficção, fantasia e criticismo, elementos que o texto essencialmente informativo não contém.
Com base nisso, pode-se dizer que a crônica situa-se entre o jornalismo e a literatura, e o cronista pode ser considerado o poeta do dia-a-dia.
Tipos de crônica:
Crônica Narrativa
Crônica Dissertativa
Crônica Narrativo-Descritiva
Crônica Humorística
Crônica Lírica
Crônica Poética
Crônica Jornalística
Crônica Histórica
(NIEVES, Tereza Kátia Guigiski - Crônica como meio de inserção do aluno na cultura literária)
MD - Unidade Didática, Professora PDE 2010