Ler: compreender o mundo
" Leitura obrigatória é uma coisa tão absurda quanto falar em felicidade obrigatória." Shakespeare
“Ler, para mim, sempre significou abrir todas as comportas para entender o mundo através dos olhos dos autores e da vivência das personagens ... Ler foi sempre maravilha, gostosura, necessidade primeira e básica, prazer insubstituível ... E continua, lindamente, sendo exatamente isso!”
Fanny Abramovich
" Ler significa em primeiro lugar, ler criticamente, o que quer dizer perder a ingenuidade diante do texto dos outros, percebendo que atrás de cada texto há um sujeito com uma prática histórica, uma visão de mundo (um universo de valores), uma intenção. Significa também ler compreensivamente, o que implica reagir ao texto, responder ao texto, responder a ele, identificando as vozes sociais que o compõem, e concordando com elas ou delas discordando, rindo delas, emocionando-se com elas, aplaudindo-as, rejeitando-as, assimilando-as repetindo-as, redizendo-as, parodiando-as."
Carlos Alberto Faraco (UFPR)
O que é um texto?
Questionário investigativo
Como escolho textos para trabalhar com os alun0s?
Que atividades faço a partir desses textos?
No período de alfabetização como eu trabalho? Que tipo de material eu escolho para trabalhar com alfabetização?
Como eu trabalho a leitura de modo geral? E a literatura?
Como é a redação para os alunos?
Que tipos de exercícios eu dou em uma aula de Português?
Estratégias para o trabalho com Literatura
E aqueles alunos que têm dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita? Como tratar? Pensando nisso, indico um trabalho do Professor Geraldo Peçanha Almeida que é um Protocolo para tratamento das dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita. Vale a pena conferir!