Estimados amigos da LIADA:
No empenho de divulgar cada vez mais a Astronomia estamos sempre à procura de bons projetos e maneiras de mostrar os fenômenos celestes para as pessoas de modo geral.
Nesse sentido, a Comissão de Ensino da LIADA propõe especial atenção à oportunidade que teremos nas próximas noites de observarmos os planetas Vênus e Júpiter, muito evidentes à vista desarmada.
Estarão cada vez mais próximos, ficando em conjunção no dia 02 de setembro, sexta-feira, quando estarão a uma distância de 1,4o, cerca de três vezes o diâmetro da Lua no céu. Depois disso vão, nas noites seguintes, distanciando-se cada vez mais para quem os vê.
Assim, os dois astros bem brilhantes no horizonte do oeste, logo depois do pôr do Sol, são: Vênus à esquerda e Júpiter à direita. Para quem olhar com mais atenção poderá notar também logo acima a estrela Spica, a mais brilhantes da constelação de Virgem e à direita, a estrela Arcturus, do Boieiro. No alto do céu estará a constelação do Escorpião.
Como sempre exploramos neste projeto, será uma excelente oportunidade, pela beleza destes fenômenos e por serem tão acessíveis, de mostrar para pessoas não familiarizadas com os fenômenos celestes, estudantes e professores que, próximo ao horizonte do poente estarão observando dois planetas "próximos".
Como sugestão de assuntos abordados, pode-se considerar, de início, a questão do brilho dos planetas e a diferença de cintilarem ou não como as estrelas, sem esquecer a proximidade do horizonte.
Depois comentar sobre os brilhos dos planetas em função de suas distâncias e tamanhos. Vênus estará com magnitude -3,9 e Júpiter -1,6. Vênus estará mais brilhante, mas é porque trata-se do planeta mais próximo da Terra, estando a 179 milhões de quilômetros "apenas" enquanto de Júpiter estará a 917 milhões de quilômetros, aproximadamente. Assim, é bom comentar que Vênus tem um tamanho muito parecido com o da Terra enquanto que Júpiter é cerca de 1300 vezes maior que o nosso planeta.
Estes planetas são pontos vistos a olho nu, mas com pequenos instrumentos já mostram particularidades interessantes. Vênus em certas épocas pode ser visto com fases, como a Lua. Júpiter pode ser visto acompanhado de quatro de suas maiores luas, descobertas por Galileu em 1610, quando pela primeira vez observou o planeta com a sua pequena luneta. Observando que as luas giravam ao redor do Gigante dos Mundos, verificou que a Terra não era o único centro ao redor do qual todos os astros giravam, contribuindo assim para a derrubada do Sistema Geocêntrico e reforçando o sistema Heliocêntrico de Copérnico.
Vênus estará cada vez mais próximo da Terra até que no final de novembro ficará muito brilhante para quem o observa, e em fase, quando visto com instrumentos.
Também pode-se abordar a diferença de velocidade desses dois planetas por entre as constelações. É fácil notar entre uma noite e outra como Vênus desloca-se mais rapidamente, por estar mais próximo do Sol.
Se a observação puder se prolongar por mais tempo, o céu desta época é muito interessante porque poderá ver as constelações do Cruzeiro do Sul, o Centauro, o Escorpião e muitas outras. Todas elas com suas histórias da Mitologia e objetos muito interessantes de serem observados com ou sem instrumentos.
Se houver condições para observações por mais alguns dias, é interessante notar a passagem da Lua por essa região do céu entre os dias 6 e 7 de setembro e as mudanças de fases ao longo do mês.
Essas sugestões podem ser aplicadas para qualquer pessoa interessada de nossa família ou amigos mas caso tenham disponibilidade para realizar palestras, exposições ou sessões de observação, pode-se aproveitar ao máximo a oportunidade para abordar outros assuntos relacionados à Astronomia dependendo, é claro, do grau de interesse do grupo.
Pode-se realizar estes projetos em escolas ou para grupos de interessados. Mas, se cada um de nós aproveitarmos as próximas noites para chamar a atenção de alguém e despertá-lo para observar a natureza e a beleza do céu, teremos alcançado um grande resultado !
Finalmente, caso tenham interesse em projetos de ensino e divulgação de Astronomia que utilizem-se o espaço do Foro da LIADA para relatar seus projetos ou publicá-los na revista Universo Digital. Mais uma vez solicitamos que nos enviem os resultados destes projetos. Estamos interessados em estimular ao máximo iniciativas deste tipo e contá-las como projetos da LIADA. Gostaríamos muito de saber o alcance de nossas iniciativas ! Desejo boa sorte a todos,
Paulo Sergio Bretones: bretones@mpc.com.br
ISCA - Instituto Superior de Ciências Aplicadas
Seção de Ensino de Astronomia - LIADA
Rua Joaquim de Paula Souza, 1168
Jd. Proença; Campinas - SP - BRASIL
13096-142