Estimados amigos da LIADA:
No empenho de divulgar cada vez mais a Astronomia estamos sempre à procura de bons projetos e maneiras de mostrar os fenômenos celestes para as pessoas de modo geral.
Entre os objetos celestes, podemos considerar a Lua o que sem dúvida chama mais a atenção das pessoas e é muito evidente à vista desarmada. Nesse sentido, a Comissão de Ensino da LIADA propõe especial atenção à oportunidade que teremos nas próximas noites, como já mencionado nas mensagens enviadas para o foro por vários colegas.
No dia 12 teremos a Lua Nova e a partir daí, no início das as noites seguintes, poderemos observá-la juntamente com os planetas Vênus, Marte, Saturno e Júpiter.
Marquem bem as datas e os planetas com os quais a Lua fará conjunção:
Dia 14 --> Vênus,
Dia 15 --> Marte,
Dia 16 --> Saturno e
Dia 18 --> Júpiter
Como sempre exploramos neste projeto, será uma excelente oportunidade, pela beleza destes fenômenos e por serem tão acessíveis, de mostrar para pessoas não familiarizadas com os fenômenos celestes, estudantes e professores que, além da Lua estarão observando nas suas "proximidades" tais planetas. De início pode-se abordar a questão do brilho dos planetas e a diferença de cintilarem ou não como as estrelas, sem esquecer a proximidade do horizonte. Depois comentar sobre as características e os tamanhos dos planetas em comparação com a Lua e suas distâncias, o que os tornam pontos quando vistos sem instrumentos ópticos. Se a observação puder se prolongar por mais horas, o céu desta época é muito interessante porque temos as constelações de Touro, Órion, Cruzeiro do Sul e Centauro por exemplo. Todas elas com suas histórias da Mitologia e objetos muito interessantes de serem observados com ou sem instrumentos. Se houver tempo para observações ao longo da semana, é interessante abordar a trajetória da Lua, suas mudanças de fases, o quanto se desloca por dia e quanto será no final de um mês. Ainda observando a Lua, é muito interessante notar sua trajetória ao longos das constelações e durante o mês. Essas sugestões podem ser aplicadas para qualquer pessoa interessada de nossa família ou amigos mas caso tenham disponibilidade para realizar palestras, exposições ou sessões de observação, pode-se aproveitar ao máximo a oportunidade para abordar outros assuntos relacionados à Astronomia dependendo, é claro, do grau de interesse do grupo.
Pode-se realizar estes projetos em escolas ou para grupos de interessados. Mas, se cada um de nós aproveitarmos as próximas noites para chamar a atenção de alguém e despertá-lo para observar a natureza e a beleza do céu, teremos alcançado um grande resultado !
Finalmente, caso tenham interesse em projetos de ensino e divulgação de Astronomia que utilizem-se o espaço do Foro da LIADA para relatar seus projetos ou publicá-los na revista Universo. Em breve estaremos divulgando o foro de ensino (enseñanza) e a nova página da Seção na web. Esta comissão da LIADA também pode ocupar esses espaços ! Mais uma vez peço encarecidamente que nos enviem os resultados destes projetos estamos interessados em estimular ao máximo iniciativas deste tipo e contá-las como projetos da LIADA. Gostaríamos muito de saber o alcance de nossas iniciativas ! Desejo boa sorte a todos,
Paulo Sergio Bretones: bretones@mpc.com.br
ISCA - Instituto Superior de Ciências Aplicadas
Seção de Ensino e Divulgação de Astronomia – LIADA