Estimados amigos da LIADA:
Na noite de ontem tivemos a bela conjunção da Lua com o planeta Júpiter e espero muitos tenham observado.
Como parte do Projeto Conjunções, esperamos relatos de todos os membros da LIADA que tenham aproveitado para, de alguma maneira, chamar a atenção das pessoas para a observação do belo fenômeno e abordar conhecimentos astronômicos com elas.
De nossa parte, na coordenação da Seção de Ensino (Enseñanza), estamos enviando um relato para que sirva de exemplo aos colegas que gostariam de se envolver com o projeto e relatar suas ações.
Na noite de ontem, sabendo da ocorrência do fenômeno, preparei-me para comentar com meus alunos das aulas que daria das 19 às 20:20 hs. Quando cheguei ao local do curso, ainda tive tempo de consultar um site da Internet para saber a distância do planeta Júpiter ao nosso planeta na data de ontem.
Perto do final da aula, de Química, para o curso pré-vestibular, comentei que o fenômeno estaria sendo visível a olho nu.
Terminada a aula, todos os alunos se interessaram em observar o céu, eram cerca de 30 !
Como a escola está instalada no centro da cidade de Limeira, existem muitos prédios que atrapalham a observação do céu. Mas bastou atravessarmos a rua que, do outro lado da calçada, pudermos observar muito bem a Lua e o planeta Júpiter.
Meus comentários foram que, além da Lua, o ponto brilhante era o planeta Júpiter. Um ponto que, na verdade, é o maior de todos os planetas, cerca de 1300 vezes maior que o nosso, e que naquele momento estava a cerca de 820 milhões de quilômetros de nós e a Lua a "apenas" 384 mil quilômetros...
Também comentei que Júpiter tem uma atmosfera composta principalmente de hidrogênio, amônia e metano, gases que não poderíamos respirar etc. O interesse foi muito grande e também surgiram perguntas, mas, não tivemos mais tempo. Logo após isso, já estava no horário da aula seguinte e eles retornaram para a sala.
Mas o interessante é que, sem que os alunos pudéssem imaginar, naquela noite fizeram uma observação do céu, sem instrumentos e no centro da cidade em que moram e tiveram contato, por alguns minutos, com um belo fenômeno celeste e com novos conhecimentos. E gostaram muito disso !
Assim, cumprimos a nossa parte de dar o exemplo e ficamos no aguardo de mais relatos no foro da LIADA, ou mais especificamente no foro de ensino (Foro de Enseñanza y Divulgación: ensenanza-liada@domeus.es )
Estamos interessados em estimular ao máximo iniciativas deste tipo
e contá-las como projetos da LIADA.
Desejo boa sorte a todos,
Paulo Sergio Bretones: bretones@mpc.com.br
Coordinador General Sección Enseñanza y Divulgación - LIADA
ISCA - Instituto Superior de Ciências Aplicadas