Dificuldades iniciais...

A ordem Coleoptera é a mais diversa dentro de Insecta, possuindo cerca 350 mil espécies divididas em 127 famílias, sendo Curculionidae (50 mil sp), Chrysomelidae (+36 mil sp), Staphylinidae (com mais de 50 mil sp) e Cerambycidae ( 35 mil sp) as três maiores.

Uma das principais causas da dificuldade da identificação dos táxons é a ampla diversidade da família, seguida pelo fato de que há poucos pesquisadores, principalmente no Brasil, em relação ao número de espécies existentes, o que pode ser um reflexo da excassa quantidade de material bibliográfico disponível para pesquisa.

Outra dificuldade é a semelhança entre famílias distintas, podendo ocasionar erros na identificação.

No entanto, algumas famílias como Cerambycidae e Scarabaeidae, já foram mais estudadas e possuem um maior acervo bibliográfico.

No primeiro contato com a taxonomia de Coleoptera, pode haver confusão na identificação em função dos caracteres utilizados, além disso, outro problema são as atualizações nomenclaturais. Como por exemplo, a família Cincidelidae atualmente é considerada subfamília (Cincidelinae) da família Carabidae.

Amanda Fonseca