Besouros

Um destaque para os grupos em estudo pela equipe.....

Os besouros são insetos que pertencem à ordem Coleoptera.

A palavra coleopetra vem de coleus, que significa caixa, e ptera, asas. Estes animais são caracterizados principalmente pelo par de asas anterior endurecido, conhecidas como élitros (Foto:Ingrid Mattos)

Os élitros (do grego élytron - estojo, envoltório) são as asas anteriores, modificadas por uma maior esclerotização, endurecimento, característica marcante nos Coleoptera.

Os coleópteros (besouros) tem o élitro como uma característica notável, a ponto de serem também chamados de elitrópteros - literalmente: que tem asas em forma de estojo.

Buprestidae é umas das maiores famílias de besouros com cerca de 15000 espécies conhecidas divididas em cerca de 450 gêneros. Estes podem ser conhecidos como besouros jóia devido ao seu uso na fabricação de jóias artesanais.

A maior família dentro da ordem Coleoptera é Curculionidae, com mais de 65000 espécies distribuidas em 4500 gêneros. São os coleópteros providos de rostro.São importantes pragas de culturas, como é o caso do bicudo do algodoeiro. (Foto: Luciana Bartolini)

A família Anthribidae possui cerca de 372 gêneros e 3.800 espécies subdivididas em três subfamílias. Os membros desta família são normalmente encontrados sobre fungos e madeira podre, sendo também conhecidos como fungus weevils. (Foto: Alex Sirota)

Passalidae é uma intrigante família com hábitos herbívoros detritívoros, possuindo cerca de 1000 espécies divididas em duas subfamilias. Atuam como importantes decompositores de troncos caídos onde vivem em um complexo sistema de galerias com presença de comunicação sonora entre eles dentro dos troncos. (Foto: Ingrid Mattos)

A família Lampyridae inclui 2000 espécies e 100 gêneros. São besouros muito conhecidos pela bioluminescência, sendo chamados de vaga-lumes ou pirilampos.

Mais conhecidos como besouros tec-tec, a família Elateridae, são besouros com habilidades peculiares como fazer um tec e saltar. São fitófagos e vivem em flores, sob cascas de árvores ou mesmo na vegetação. Apresentam cerca de 10.000 espécies registradas e destas cerca de 590 encontram-se no Brasil.

Chrysomelidae é a segunda maior família de besouros com cerca de 2500 gêneros e mais de 36000 espécies. Muitas espécies são consideradas pragas nocivas à agricultura. O grupo subdivide-se em onze subfamílias. (Foto: José Ricardo M. Mermudes)

Para algumas curiosidades http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/besouros.htm

Para nomes de famílias até Tribo http://www.pensoft.net/journals/zookeys/article/807/abstract/family-group-names-in-coleoptera-insecta-

Para ver as fotos do exemplares depositados na Coleção doNatural History Museum Department of Entomology (MHM) - http://www.flickr.com/photos/nhm_beetle_id/

por Ingrid Mattos