sinopsesdelivros

Sinopses de Livros

AEITA Rio Resolvendo o Brasil

Livros recomendados para o Grupo "Resolvendo" o Brasil...

"Rompendo o Marasmo:

A Retomada do Desenvolvimento no Brasil"

Dois aspectos fundamentais norteiam este livro, ue apresenta uma agenda estratégica de longo prazo para o país: o sentimento de urgência e a preocupação em ser persuasivo.

Pode parecer contraditório falar-se em urgência, quando se discute uma proposta de trabalho para os próximos 10 anos. Já aprendemos, no entanto, que mudanças estruturais levam tempo para acontecer e mais tempo ainda para se consolidar.

A busca do convencimento, por sua vez, decorre da preocupação em ser eficaz, trazendo aos leitores conceitos e dados que os ajudem a refletir sobre questões relevantes para o futuro de nosso país.

Em todo o trabalho transpira a convicção dos autores de que, para realizar mudanças, é preciso definir prioridades e fazer escolhas difíceis, e também que o desenvolvimento é um processo que requer continuidade e aprimoramento permanente das políticas e das instituições.

Ou seja, não existem soluções fáceis.

___________________________________________________________

"O Ponto de Desequilíbrio"

Sinopse da Saraiva:

Por que o índice de criminalidade de Nova York caiu tão abruptamente em meados dos anos 90?

Como uma romancista desconhecida se torna um best-seller?

Por que é impossível impedir que os adolescentes fumem quando todos sabem que o cigarro pode matar?

O que faz de programas de TV como Vila Sésamo um instrumento tão bom na alfabetização das crianças?

E, sobretudo, por que algumas idéias, comportamentos ou produtos deflagram uma epidemia e outros não?

O que podemos fazer para desencadear e controlar epidemias que sejam positivas?

O mundo do ´O Ponto de Desequilíbrio´ é um lugar onde o inesperado se faz esperado - onde a mudança radical é mais do que uma possibilidade.

http://www.gladwell.com/

___________________________________________________________

A Meta

Best-seller consagrado, com mais de 2 milhões de exemplares vendidos no mundo e traduzido em mais de 20 idiomas, o livro, adquirido pelo grande público e homens de negócios, foi adotado por mais de 200 faculdades.

Escrito em forma de romance, o autor trata dos princípios de funcionamento de uma indústria, questionando o porquê de ela funcionar de determinada forma e como seria possível solucionar os problemas de empresas que estão com atrasos na produção e baixa receita.

Com resultados alcançados na prática, o processo de melhoria contínua desenvolvido por Goldratt pode ser aplicado em outras organizações, como bancos, hospitais, seguradoras, e até no ambiente familiar.

Nova edição revista e trazendo o texto Minha Saga, a história da vida de Eliyahu M. Goldratt.

___________________________________________________________

Mistério do Capital

Segundo Hernando Soto, o principal obstáculo encontrado pelos países do Terceiro Mundo para se desenvolverem é o não conhecimento do processo conversor de ativos líquidos - um capital que gera riquezas e se esconde detrás das leis de prosperidade.

O autor chama este processo de "o mistério do capital", e mostra como é possível levar os benefícios capitalistas para o Terceiro Mundo.

________________________________________________________

O Banqueiro dos Pobres de Muhammad Yunus

Criar um banco para emprestar dinheiro aos pobres. Foi colocando esta idéia em prática que Muhammad Yonus fundou o Banco Grameen, em Blangladesh, destinado a oferecer um amplo serviço de microcrédito para a população carente do país. O sucesso foi tão grande que logo se expandiu para o mundo inteiro, mostrando-se não só uma operação viável do ponto de vista financeiro como um forte aliado no combate à pobreza. Este livro conta a história desse sonho levado à prática, expondo às claras as idéias de Yunus, que em muitos aspectos vai contra os princípios tradicionais dos economistas. Longe da frieza burocrática dos financistas, seu ponto de vista valoriza o ser humano e mostra-se atento à vida e aos hábitos das pessoas, na ânsia sincera por emancipá-las.