19/11/08 Silvio Meira

 

 

Caros iteano,
Seguimos buscando variar nos dias da semana, na hora e local para ver como fazemos para estar atraindo mais iteanos. A idéia de ter um almoço com palestra foi dada por alguns colegas. Vamos tentar e ver se dá "ibope".
E este Encontro com o Sílvio traz uma novidade! Será um lançamento especial para os iteanos do Rio!

AMIGOS (*) da AEITA, a fogueira virtual em volta da qual nos reuniremos para contar histórias e compartilhar experiências...
Isso baseado no entendimento de que as pessoas no passado se reuniam em volta da fogueira para contar historias.

Silvio Lemos Meira

 Paraibano de Taperoá e pernambucano de coração.

Graduação em eletrônica no ITA (1977), mestrado em computação na UFPE (1981) e doutorado em computação na University of Kent at Canterbury (1985).

Atualmente, é Professor Titular de Engenharia de Software do Centro de Informática da UFPE (como professor de graduação e pós-graduação)

Cientista-chefe do C.E.S.A.R, onde é responsável por descobrir perguntas (ao invés de arranjar respostas) e inovação em geral.

Inclua em sua agenda:

DATA: 19/Nov (quarta-feira)

HORA: 12:00 às 14:00 horas

LOCAL:

>> A princípio, estamos reservando no Hotel Guanabara, na Av. Presidente Vargas, 392

>> Almoço: Buffet variado com sobremesa incluida, bebidas pagas à parte: R$ 39,00 + 10%

>> Atenção!!! Caso alguém tenha uma solução (**) pronta e melhor, avise-me com urgência

(**) Significa, local, almoço bom, preço adequado e onde caiba uma apresentação pelo Sílvio (precisará de projetor/tela).

Ação necessária: 

>> Envie e-mail para aeita.rio@gmail.com confirmando presença.

 

povo, [silvio meira, aqui].

Nós vamos criar uma instância de uma ferramenta de redes sociais [am.i.go.s = ambiente para interacao de grupos sociais] para a aeita-rio. Esta é uma plataforma de redes sociais que está sendo usada pelo BB, Fundação Roberto Marinho, CHESF, CESAR, etc. A idéia por trás da coisa é possibilitar interação e gestão de conhecimento pela via de criação de comunidades onde se contam historias. 

No CESAR, isso eliminou TODAS as listas de emeio, na prática. Isso poderia significar, pra grupos como a aeita, ter toda sua HISTORIA e interesses e conhecimento registrado em algo muito mais sofisticado do que uma LISTA de emeio.
O piloto é pra aeita, por enquanto. todo mundo pode entrar e sair quando quiser. e nós podemos desistir do sistema e voltar pra listas de emeio na hora que quisermos. Já existe uma demo aberta do software em www.oro-aro.com [que nao e a *da* aeita, ta aberto pra todo mundo; vcs podem ir la e testar]. Olhem lá o que é, se for o caso, não ha nenhuma obrigação de ficar...

Pra um ambiente destes FUNCIONAR, é preciso que MUITA gente entre e participe, e colabore. senão, é simplesmente mais um software rodando...
s
"anyone who tries to make a distinction between education and entertainment doesn't know the first thing about either." Marshall McLuhan

A Palestra...

O enfoque desta palestra é de apresentar a experiência do Sílvio com inovação tecnológica e na criação do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.
Ele sugeriu a montagem de uma rede social para uso da AEITA-RIO usando o AMIGOS.
Seria uma rede social fechada e portanto segura, e permitiria a todos testarem a plataforma e certamente sugerirem modificações e melhorias.
Submeter a rede ao uso dos iteanos será um teste de estresse que eles jamais conseguiriam com outras platéias...

O projeto de rede social...
AMIGOS é uma plataforma de rede social desenvolvida pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. 

É para uso empresarial, ou seja, não aberta ao público. Pode ser customizada em determinado grau. A vantagem da rede social no ambiente corporativo é a facilidade de comunicação entre integrantes de um mesmo grupo de trabalho e entre grupos. Permite a comunicação fora do fluxo tradicional hierárquico de forma organizada e controlada. Para que isso ocorra a rede deve ser organizada para a discussão de temas ou projetos de interesse e que envolvam mais de uma área da empresa (Departamento, Diretoria) como meio ambiente, planejamento estratégico e identificação de novos produtos e serviços, dentre outros. A rede facilita a comunicação horizontal dos vários interessados ao mesmo tempo em que permite às chefias o acompanhamento integrado do desenvolvimento dos trabalhos.
O uso de permissões de acesso e convites e o critério na montagem do ambiente possibilitam a criação de um ambiente flexível e eficaz de interação entre pessoas e equipes.

O CESAR (*) está usando a rede no trabalho de desenvolvimento. Um dos usos que a CHESF faz é a discussão do planejamento estratégico.
Outros usuários são o BB e a Fundação Roberto Marinho. O uso empresarial das redes sociais é recente.

(*) O CESAR foi fundado pelo nosso colega Silvio Meira (T77) e é um centro de renome nacional e internacional em tecnologia avançada. É uma empresa de projetos de tecnologia de ponta (TI, eletrônica e telecomunicações) com cerca de 400 projetistas na folha de pagamento em regime de CLT.