1 – Histórico e Evolução da Norma:
ISO / IEC 14598-6: A tecnologia da informação - Avaliação de produto de Software;
Parte 6: Documentação de módulos de avaliação;
Ano: 2004;
Esta norma está em vigor.
2 – Característica e Área de Atuação da Norma:
Orienta planejamento e a execução de um processo de avaliação da qualidade na área de atuação do produto de software;
As normas das séries 9126 e 14598 podem ser utilizadas em complementação, umas às outras, de acordo com o objetivo da avaliação;
A norma NBR ISO/IEC 14598-1 contém conceitos de como avaliar a qualidade de software e define um modelo de processo de avaliação genérico; junto com as normas NBR ISO/IEC 14598-2 e NBRISO/IEC 14598-6, estabelecem itens necessários para o suporte à avaliação; e junto com as normas NBR ISO/IEC 14598-3, NBR ISO/IEC 14598-4 e NBR ISO/IEC 14598-5, estabelecem processo de avaliação específico para desenvolvedores, adquirentes e avaliadores de software, respectivamente.
3 – Estrutura da Norma:
3.1 - Processo de Avaliação:
A NBR ISO/IEC 14598 fornece orientações e requisitos para o processo de avaliação em três diferentes situações:
desenvolvimento (melhorias) (ISO/IEC 14598-3);
aquisição (ISO/IEC 14598-4);
avaliação independente (incluindo avaliação de terceira parte) (NBR ISO/IEC 14598-5).
3.1.1 - Processo para desenvolvedores:
Convém que a ISO/IEC 14598-3 seja utilizada por organizações que planejam desenvolver um novo produto ou melhorar um produto existente e pretendam executar avaliação de produto utilizando pessoas de seu próprio corpo técnico. Seu enfoque se dá no uso de indicadores que podem prever a qualidade do produto final através da medição de produtos intermediários desenvolvidos durante o ciclo de vida.
3.1.2 - Processo para adquirentes:
Convém que a ISO/IEC 14598-4 seja utilizada por organizações que planejam adquirir ou reutilizar um produto de software existente, ou previamente desenvolvido. Ela pode ser aplicada para se decidir quanto à aceitação de produto ou na seleção entre alternativas de produtos (um produto pode ser autocontido, uma parte de sistema, ou ainda pode ser parte de outro produto maior).
3.1.3 - Processo para avaliadores:
Convém que a NBR ISO/IEC 14598-5 seja utilizada por avaliadores executando julgamento independente de um produto de software. Essa avaliação pode ser executada por solicitação de desenvolvedores, adquirentes ou outra parte interessada. Esta parte da série é destinada àqueles que executam avaliação independente, os quais frequentemente trabalham para organizações de terceira parte.
3.2 - Apoio para a avaliação:
Cada uma das normas de processos de avaliação pode ser utilizada em conjunto com a ISO/IEC 14598-2 (Planejamento e gestão) e ISO/IEC 14598-6 (Documentação de módulos de avaliação).
3.2.1 - Planejamento e gestão:
A ISO/IEC 14598-2 (Planejamento e gestão) contém requisitos e orientações relativas às funções de apoio à avaliação de produto de software. O apoio está relacionado ao planejamento e gestão de um processo de avaliação de software e ativi-dades associadas, incluindo desenvolvimento, aquisição, normalização, controle, transferência e feedback da experiência de avaliação dentro da organização. Esta parte da NBR ISO/IEC 14598 pode ser usada por gerentes para produzir um plano de avaliação quantitativa.
3.2.2 - Módulos de avaliação:
A ISO/IEC 14598-6 fornece orientação para documentação de módulos de avaliação. Esses módulos contêm a especifica-ção do modelo de qualidade (isto é, características, subcaracterísticas e métricas externas e internas correspondentes), as informações e dados relativos à aplicação prevista do modelo e informações sobre a real aplicação do modelo. Para cada avaliação, são selecionados os módulos de avaliação adequados. Em alguns casos pode ser necessário o desenvolvimento de novos módulos de avaliação. Esta parte da NBR ISO/IEC 14598 pode ser usada por organizações que produzem novos módulos de avaliação.