Representação Contínua
Benefícios:
Oferece a máxima flexibilidade possível na utilização do modelos para melhoria dos processos.
Representação por Estágios
Benefícios:
Oferece uma sequência bem definida de melhoria de processos. Não é preciso pensar a respeito de quais processos escolher. Quando você não sabe por onde começar e quais processos escolher para a sua empresa, o mais adequado é escolher a representação por estágios, que indica a ordem de melhoria dos processos.
A representação por estágios facilita a comparação entre empresas diferentes, porque todas precisam ter obrigatóriamente os mesmos processos implementados em determinado nível. Além disso a empresa recebe uma certificação que alcançou em um nível de maturidade X.
Problemas:
Rigidez na escolha das áres de processos a serem melhoradas e o custo da representação por estágios poderá ser maior que o custo da representação contínua. A empresa será obrigada a implementar algumas áreas de processo que talvez não tenha interesse.
As áreas de processo ficam distribuídas por categorias e por níveis de maturidade e é preciso saber o local de cada uma delas na tabela abaixo.
Permite comparação com outras organização, mas somente processo a processo.
Problemas:
Os processos da organização precisam ser conhecidos, mas normalmente, as empresas não fazem nem ideia dos processos que precisam ser melhorados.
Não existe flexibilidade total porque existem dependências entre as áreas.
Difícil comprovar o retorno sobre investimento (ROI) porque cada empresa escolhe uma abordagem diferente e é difícil comparar e medir coisas diferentes.