O modelo MPS.Br foi criado com base na realidade das empresas brasileiras e nas Normas e Modelos a seguir:
ISO/IEC 12207: Arquitetura comum para processos de ciclo de vida de software;
ISO/IEC 15504: Avaliações de processos de software;
ISO/IEC 20000: Fornecer um padrão de referência comum para qualquer empresa oferecer serviços de TI para clientes internos ou externos.
CMMI-DEV (Capability Maturity Model Integration for Development);
CMMI-SVC (Capability Maturity Model Integration for Services);
O modelo possui quatro componentes:
MR-MPS-SW (Modelo de Referência MPS para Software)
MR-MPS-SV (Modelo de Referência MPS para Serviços)
MA-MPS (Método de Avaliação)
MN-MPS (Modelo de Negócio)
Antes da Atualização:
Depois da Atualização:
MR-MPS
O Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) e para Serviços (MR-MPS-SV) define níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. A definição dos processos segue os requisitos para um modelo de referência de processo apresentados na ISO/IEC 15504-2, declarando o propósito e os resultados esperados de sua execução. Isso permite avaliar e atribuir graus de efetividade na execução dos processos. As atividades e tarefas necessárias para atender ao propósito e aos resultados esperados não são definidas neste guia, devendo ficar a cargo dos usuários do MR-MPS-SW. A capacidade do processo é a caracterização da habilidade do processo para alcançar os objetivos de negócio, atuais e futuros; estando relacionada com o atendimento aos atributos de processo associados aos processos de cada nível de maturidade.
Os níveis de maturidade estabelecem patamares de evolução de processos, caracterizando estágios de melhoria da implementação de processos na organização. O nível de maturidade em que se encontra uma organização permite prever o seu desempenho futuro ao executar um ou mais processos. O MR-MPS-SW define sete níveis de maturidade:
A escala de maturidade se inicia no nível G e progride até o nível A. Para cada um destes sete níveis de maturidade é atribuído um perfil de processos que indicam onde a organização deve colocar o esforço de melhoria. O progresso e o alcance de um determinado nível de maturidade do MR-MPS-SW se obtêm quando são atendidos os propósitos e todos os resultados esperados dos respectivos processos e os resultados esperados dos atributos de processo estabelecidos para aquele nível.
A divisão em 7 estágios tem o objetivo de possibilitar uma implementação e avaliação adequada às micros, pequenas e médias empresas. A possibilidade de se realizar avaliações considerando mais níveis também permite uma visibilidade dos resultados de melhoria de processos em prazos mais curtos.
Atributos do Processo (AP)
AP 1.1: O processo é executado
AP 2.1: O processo é gerenciado
AP 2.2: Os produtos de trabalho do processo são gerenciados
AP 3.1: O processo é definido
AP 3.2: O processo está implementado
AP 4.1: O processo é medido
AP 4.2: O processo é controlado
AP 5.1: O processo é objeto de melhorias e inovações
AP 5.2: O processo é otimizado continuamente
MA-MPS
Descreve um conjunto de atividades e tarefas para verificar a maturidade da unidade organizacional na execução dos seus processos de software. O processo de avaliação descreve o conjunto de atividades e tarefas a serem realizadas para atingir este propósito.
Uma avaliação seguindo o MA-MPS tem validade de 3 (três) anos.
O MA-MPS foi definido em conformidade com os requisitos para modelos de referência de processo e métodos de avaliação de processos estabelecidos na norma ISO/IEC 15504-2 e atende aos requisitos específicos do Programa MPS.BR. Desta forma, o método está em conformidade com a ISO/IEC 15504 e é compatível com o método SCAMPI [1] para avaliação segundo o modelo CMMI, também definido com base na ISO/IEC 15504.
O processo de avaliação é composto por quatro subprocessos:
Contratar a avaliação;
Preparar a realização da avaliação;
Realizar a avaliação;
Documentar os resultados da avaliação.
MN-MPS
Descreve as regras de negócio para:
Implementação do MR-MPS-SW e MR-MPS-SV pelas Instituições Implementadoras (II);
Avaliação seguindo o MA-MPS pelas Instituições Avaliadoras (IA);
Certificação de Consultores de Aquisição (CA);
Programas anuais de treinamento do MPS.BR por meio de cursos, provas e workshops.
Instituições que se propõem a implantar os processos MPS.Br (Instituições Implementadoras) podem se credenciar através de um documento onde é apresentada a instituição proponente, contendo seus dados com ênfase na experiência em processos de software, estratégia de implementação do modelo, estratégia para seleção e treinamento de consultores para implementação do MR.MPS, estratégia para seleção e treinamento de avaliadores, lista de consultores de implementação treinados no modelo e aprovados em prova específica, lista de avaliadores treinados no modelo e aprovados em prova específica.
Treinamentos que fazem parte do Programa MPS
Gerência de Configuração
Medição
Gerência da Qualidade
Controle Estatístico de Processos
Gerência de Requisitos
Gerência de Pendências
Gerência de Projetos
Testes de Software (Verificação e Validação)
UML
Análise de Ponto de Função
RUP
Metodologias Ágeis
Companhias com certificação MPS-SW:
Retta (Nível G);
Digifred (Nível G);
iMDT (Nível G);
Compuletra (Nível F);
Join (Nível F).