A documentação é uma das etapas mais importantes do desenvolvimento de software e é nesse ponto que as especificações da engenharia de software entra. A norma ISO 15504 define o processo de desenvolvimento de software de modo que o processo se torne eficiente. Ela é um modelo que possui como foco a melhoria dos processos de desenvolvimento de software e a determinação da capacidade de processos de uma organização. A sua existência se justifica em função de estudos que comprovaram que a grande maioria dos projetos de software não atendem aos objetivos traçados. Em contrapartida à grande importância que o software tem tido no cenário mundial, de acordo com esses estudos, isso é decorrente da falta de processos adequados nas organizações em que eles são desenvolvidos.
Ela apresenta uma estrutura para realização de avaliações de processos em organizações que buscam melhorias e/ou avaliação de terceiros ao realizarem contratos de prestação de serviços ou fornecimento de produtos.
Ela define um framework que tem por objetivo a realização de avaliações de processos de software com o foco da melhoria dos processos (gerando um perfil dos processos, identificando os pontos fracos e fortes, que serão utilizados para a elaboração de um plano de melhorias) e a determinação da capacidade dos processos.
Objetivos:
Determinar a capacidade dos processos de uma empresa;
Orientar as empresas a melhoria continua desses processos.
Para a industria de software:
Fornecedores de software submetem-se a apenas um esquema de avaliação de software.
Organizações de desenvolvimento de software têm uma ferramenta para iniciar e manter um processo contínuo de melhoria.
Para os compradores de software:
Permite determinar a capacidade dos fornecedores de software e avaliar os riscos na seleção de um fornecedor sobre o outro.
Dimensão de Processo: Se limita à verificação da execução ou não dos processos.
Dimensão de Capacidade: Permite uma avaliação detalhada dos processos executados por uma organização. Trabalha com:
Níveis de capacidade.
Atributos de processo.
Responsáveis: Matheus Cruz e Ricardo Quintal