Para continuarmos os nossos estudos, precisávamos entender um pouco mais sobre alguns termos e algumas palavras que passaram a fazer parte do nosso dia a dia: saúde mental, saúde emocional, longevidade... Pesquisamos e chegamos às seguintes definições:
O que é saúde mental?
É o bem estar do ser humano a base de suas emoções, pensamentos e comunicação. Nos ajuda na maneira que falamos e compreendemos as coisas. É o nosso bem estar interior, sem ela não conseguimos fazer as coisas básicas do nosso cotidiano.
O que é saúde emocional?
São as nossas emoções, como nos comportamos e como nosso corpo reage a elas. Nós precisamos nos autoconhecer e descobrir nossos gostos. Evitar excesso de qualquer emoção, como tristeza, medo, raiva e até alegria. Lembre-se: as emoções são passageiras e precisamos mantê-las em equilíbrio.
Qual é relação entre saúde mental e saúde emocional?
A saúde mental e emocional são essenciais para uma boa vida, mas se uma está desequilibrada a outra se destabiliza, pois nosso corpo necessita que elas estejam bem, para um bom funcionamento e bem estar tanto nosso, quanto dos outros, o que nos ajuda a atingir a longevidade.
O que é longevidade?
Longevidade vem do latim longaevus, que significa "que vive muito tempo." Desde a revolução médica causada pela invenção dos anti-inflamatórios (em 1897) e dos antibióticos (em 1928), uma vida longeva é cada vez mais comum. Mais do que viver bastante, hoje sabemos que o que importa é viver bem.
O que é qualidade de vida?
Qualidade de vida é aquilo que você faz e tem, como uma boa alimentação, momento de lazer, fazer atividades físicas e auto estima e longevidade é resultado de uma boa qualidade de vida .