bate papo com a psicanalista fernanda santos
No dia 26 de junho, recebemos a Fernanda Santos, psicanalista, que nos falou sobre sentimentos. Aprendemos que não existe sentimento bom ou ruim, existem sentimentos necessários. Todos nós sentimos e precisamos ter consciência do que fazer enquanto estamos com aquele sentimento, para que tenhamos boa qualidade de vida.
A Fernanda também nos falou sobre a ansiedade e explicou que ela tira a nossa capacidade de controlar e de fazer boas escolhas. Quem tem ansiedade tem depressão, informação comprovada através de exames de imagens do cérebro. Não tem como ter uma e não ter a outra, pois as duas estão interligadas. A ansiedade é uma das características de uma pessoa deprimida. Existem alguns graus de depressão: leve, moderada, severa e grave. Em alguns momentos, o estado deprimido prevalece, em outros, a ansidade. A pessoa ansiosa tem o sono irregular, deita e demora muito para dormir. A ansiedade, muitas vezes, nos leva a fazer escolhas fáceis, ao invés de fazermos as escolhas certas
Aprendemos, ainda que a Internet é uma boa ferramaneta, porém, não oferece conhecimento e sim informações que devem gerar conhecimento. O mundo hoje é tecnológico. As pessoas estão cada vez mais dependentes do acesso fácil a internet e do que ela oferece, porém, a tecnologia não desenvolve a socialização, ao contrário, inibe a socialização e a capacidade cognitiva de raciocínio de adversidade. Cada vez mais vemos pessoas sentadas lado a lado e cada uma num celular, raramente se falam.
Desde bebês, as crianças estão "brincando" no celular. Estamos cada vez mais reféns das telas, o que é muito danoso ao cérebro, sobretudo ao desenvolvimento cognitivo infantil. Pesquisas revelam que o uso excessivo de telas pode levar à diminuição do quociente de inteligência (QI) antes do previsto. Isso ocorre porque falta incentivo a atividades que exigem pensamento rápido e outras habilidades que contribuem para o funcionamento ativo do cérebro humano, que só amadurece por volta dos 25 anos de idade.
Para finalizar fomos questionados sobre o que é felicidade e entendemos que ela é um sentimento de bem-estar e contentamento, que não é permanente.
Então, aí vai uma dica dos alunos do 5º ano para você:
Segure a ansiedade na hora de tomar decisões na vida.Faça a escolha certa e não a mais fácil!