2022

ISSN: 2526-0529

V.9, n. 1, janeiro/junho 2022

 Acessar a Revista

Artigos - Volume 9, N.1

APLICATIVO GOOGLE MAPS:

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM APOIO AO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NO 9º ANO DO ENSINO 

ROMANO, Rosana Schwansee

rosana.romano@docentes.fael.edu.br

 

DIAS, Gilmar 

gilmar.dias@docentes.fael.edu.br

 

RESUMO

Essa pesquisa se debruçou sobre a questão do uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação – TDICs, em especial o Google Maps em apoio ao processo ensino-aprendizagem de Geografia no 9º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo bibliográfica, de cunho qualitativa e descritiva, tendo como fontes de pesquisa, autores que tratam do uso de tecnologias digitais para a Educação Básica, bem como, leis, normas e documentos afetos ao objeto de pesquisa. As tecnologias digitais estão cada dia mais presentes em nossas vidas. Praticamente tudo relacionado ao mundo moderno, envolver o uso de tecnologias digitais, dessa forma, nada mais natural que o seu emprego também na educação escolar. Percebeu-se com essa pesquisa que, as chamadas TDICs, podem agregar muita qualidade ao processo-ensino aprendizagem, ilustrando e exemplificando os conteúdos ministrados, bem como, também possui a capacidade de aumentar o interesse dos alunos por esses conteúdos.

 

Palavras-chave: TDIC. Anos finais do Ensino Fundamental. Geografia.


Confira o artigo na íntegra: Clique Aqui

AUTONOMIA PARA MORRER: EUTANÁSIA SOB A PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS


Ana Cristina Zadra Valadares Warszawiak – FAEL

Vitória de Ramos Honório – UniDomBosco

 

RESUMO

O presente artigo busca se aproximar do instituto da eutanásia, que é um assunto pouco conhecido e igualmente pouco divulgado, embora seja uma prática consistente em nosso país. Esse tema existe desde que os humanos caminharam sobre a Terra. No entanto, vem adquirindo novos contornos, tipos e, o que é mais importante, vem se destacando diante das diversas práticas veiculadas nos telejornais, na internet e em outros meios de comunicação. Seu objetivo é analisar comportamentos que promovem a morte antes que ela ocorra por motivos de simpatia e para enfrentar dores sabidamente incuráveis e intoleráveis. Por fim, discute como o Direito Penal trata a eutanásia e o tratamento de quem pratica a instituição.

 

Palavras-chave: Eutanásia. Dignidade da Pessoa Humana. Morte. Legislação Comparada.


Confira o artigo na íntegra: Clique Aqui

Dois lados da mesma tecnologia: interfaces entre partilha,

trabalho e ciberativismo com o uso da #BrequeDosApps


Renato Mauro Richter


Resumo

A evolução da tecnologia aliada ao crescimento dos serviços mediados por plataformas colaborativas altera o cenário da relação trabalho/emprego. Neste contexto, se por um lado modifica a intermediação entre o consumo e a prestação de serviços, por outro, com o uso da mesma tecnologia, proporciona um instrumento reivindicatório. Assim, apesar dos benefícios que a economia participativa possibilita, também, desperta críticas em relação à precarização do trabalho. Neste sentido, a cibercultura democratiza os meios de comunicação e possibilita a ação social por meio de uma mudança de comportamento favorecida pelo desenvolvimento das mídias digitais. No ciberespaço a comunicação, além de mobilizar e informar, também leva a ação, e se constitui num canal de participação social. Este estudo tem como objetivo a análise das consequências da flexibilização das relações trabalhistas proporcionadas pela economia participativa de plataformas digitais de food delivery e a utilização do ciberativismo como instrumento de mobilização social. Para alcançar o objetivo proposto foi utilizada a triangulação de três procedimentos metodológicos para estruturar o estudo de caso, que envolveu o levantamento documental, a observação e a netnografia. O estudo, diante da economia participativa e de seus reflexos na comunicação estabelecida pelo ciberativismo, em face da precarização do trabalho, aponta para a importância de uma regulamentação que envolve a prestação de serviço frente à transformação tecnológica e cultural que envolve o uso dos aplicativos de delivery.


Palavras-chave: Economia participativa, ciberativismo, ação comunicativa, aplicativo, delivery


Confira o artigo na íntegra: Clique Aqui

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE:

NOVA PROPOSTA PARA O CURRÍCULO DO CURSO EM AGROINDÚSTRIA

Claudia Wanderley Pereira De Lira - UNIFAEL 

clau_wlira@hotmail.com

Gilmar Dias - UNIFAEL 

gilmar.dias@docentes.fael.edu.br

 

RESUMO

Este artigo aborda a educação ambiental como prática interdisciplinar no currículo das disciplinas de educação ambiental e tratamento de resíduos, e tecnologia de frutos e hortaliças do curso técnico de agroindústria. A pesquisa abordou os métodos de utilização da temática ambiental na prática e as dificuldades de um projeto interdisciplinar envolvendo os componentes curriculares acima citados. O objetivo da pesquisa foi de buscar formas de promover a integração, a partir da interdisciplinaridade, no currículo do curso de agroindústria. O estudo verificou as ementas das disciplinas, os métodos utilizados e o conhecimento prévio dos participantes da pesquisa, em relação à educação ambiental. Investigou se a interdisciplinaridade reforça os conhecimentos ambientais e propôs encaminhamentos a partir dos resultados obtidos. A pesquisa se configura como um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário, entrevista e observação em in loco. Os resultados encontrados apontam para a necessidade de fortalecer as práticas interdisciplinares com relação a temática ambiental. Foi observado que a abordagem interdisciplinar facilita e reforça essa inter-relação.

Palavras-chave: Prática profissional; Inter-relação; Formação; Experiência interdisciplinar.

Confira o artigo na íntegra: Clique Aqui

LEITURA: SUA IMPORTÂNCIA E DESAFIOS PARA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA


Beatricia Anholeti Rodrigues

Karine Pedroza

Mara Eli de Matos


RESUMO

 

Considerando a leitura como uma união do linguístico com o social, uma vez que ler não se reduz a decodificação do código linguístico, mas na relação com o social e, principalmente, com questões sócio-históricas, dentre outros aspectos que constituem esse processo, esta pesquisa tem por objetivo refletir acerca da importância e seus desafios da leitura para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, como procedimento metodológico adotou-se a revisão bibliográfica, por permitir e possibilitar a elaboração da pesquisa a partir de materiais elaborados, constituído principalmente de livros e artigos científicos, na tentativa de traçar um histórico sobre o objeto de estudo, de reflexão. A leitura para os jovens e adultos deve ir além de reconhecer as palavras, deve torná-los cidadãos capazes de ler e compreender os conteúdos e as informações que lhes acercam.

Palavras-chave: Leitura. Educação. Linguístico. EJA.


Confira o artigo na íntegra: Clique Aqui

NOTAS SOBRE O “ESPAÇO DESCRITIVO HISTÓRICO DIDÁTICO” NAS AULAS DE LITERATURA DOS CURSOS DE LETRAS

Cristiano Mello de Oliveira 

RESUMO: O presente trabalho averigua como se constitui o arcabouço teórico sobre a questão do espaço no romance histórico brasileiro. Interessa-nos saber como algumas formulações teóricas podem ser úteis ao trabalho com o texto literário em sala de aula. Para fins de análise, conceituamos a terminologia “espaço descritivo histórico didático”, a qual serviu como hipótese de leitura com o novo romance histórico brasileiro. A pesquisa de pós-doutoramento, inscrita no Programa de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi condicionada à metodologia bibliográfica de análise teórica, assim como da leitura e releitura do corpus vigente. Inicialmente na seleção das principais referências (dentre outras que serão gradativamente escolhidas), podemos dizer que a bibliografia já foi previamente lida e estabelecida como fonte constituinte a ser desenvolvida. Como lastro conceitual, pretendemos dialogar com os teóricos: Prieto (2003); Reuter (2004); Loventhal (1998); Lins (1978), dentre outros que sustentarão a nossa abordagem. Durante tal pesquisa, identificaremos como o docente pode trabalhar com a questão da representação do espaço histórico nas aulas de literatura.

PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa de pós-doutorado; Novo romance histórico brasileiro; Espaço descritivo histórico didático; aulas de Literatura.

Confira o artigo na íntegra: Clique Aqui

NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DA FÍSICA:

LABORATÓRIOS VIRTUAIS DE CIÊNCIAS COMO RECURSO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO

Gilmar Dias - UNIFAEL

gilmar.dias@docentes.fael.edu.br

 

RESUMO

Essa pesquisa se debruçou sobre a questão do uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação – TDIC, como auxílio ao processo ensino-aprendizagem, com ênfase nos laboratórios virtuais de ciências. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo bibliográfica, de cunho qualitativa e descritiva, fundamentada em autores, leis, normas e documentos afetos ao objeto de pesquisa. Cada vez mais, as chamadas TDICs estão presentes no cotidiano de nossa sociedade, não poderia ser diferente, também estarem no cotidiano da escola. Hoje, temos várias opções de tecnologias digitais, em especial, os laboratórios virtuais de ciências, que reproduzem como muita fidelidade os experimentos ali realizados e que são disponibilizados de forma gratuita (free). Verificou-se que, quando essas TDICs incorporam os Planos de Aulas, de forma correta, agregam muito valor às aulas, criando um ambiente motivacional e com enormes recursos audiovisuais que ilustram os conteúdos e encantam os alunos. Da mesma forma, quando as TDICs são usadas sem a preocupação de complementarem as aulas ministradas pelos professores, se tornam um atrativo que pouco ou nada acrescentam à qualidade do ensino.

 

Palavras-chave:  TDIC. Física. Laboratórios Virtuais de Ciências. Ensino Médio. 


Confira o artigo na íntegra: Clique Aqui

PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DAS LUTAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


Rafael Gemin Vidal

RESUMO

A presente pesquisa apresenta como objetivo verificar a percepção sobre a utilização das lutas nos anos iniciais do ensino fundamental. Esta pesquisa se caracteriza como aplicada, qualitativa, descritiva e de campo. Amostra do tipo não probabilística intencional foi composta por 13 pais, 02 dirigentes e 02 professores de educação física. Os instrumentos para a coleta de dados foram desenvolvidos pelo pesquisador exclusivamente para o atual estudo, o qual passou pelo processo de validação por três professores do Centro Universitário Vale do Iguaçu com experiência em pesquisa. Os questionários contaram com 05 perguntas fechadas e abertas direcionadas aos pais, professores e dirigentes de um colégio estadual, relacionadas a utilização das lutas na rede de ensino. Aos dados obtidos foi realizada análise quantitativa e debatida com as diretrizes nacionais de ensino, assim como a literatura atual sobre a temática. Com os resultados observamos que os professores aplicam a unidade temática como componente curricular e se sentem aptos para aplicar a prática corporal, quanto aos pais ainda há desinformação, mesmo assim consideram a prática importante além da inserção dela no âmbito escolar. O maior problema hoje é a falta de informação em relação a utilização das lutas e seus benefícios. Uma forma de resolver seria maior busca das escolas em integrar a disciplina com alunos, professores e pais.

Palavras-chave: Lutas; Artes marciais; Educação física escolar; Práticas pedagógicas.

Confira o artigo na íntegra: Clique Aqui

PROJETO INTEGRADOR:

UMA FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR E EFICAZ NO PROCESSO 

DE RECONHECIMENTO DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL


Fernanda Martins Cavalcante de Melo - FAEL 

fernanda.melo@ifs.edu.br

Orientador: Profº MsC. Gilmar Dias - FAEL 

gilmar.dias@docentes.fael.edu.br

 

RESUMO

Este artigo pretende demonstrar a importância do Projeto Integrador, por meio da interdisciplinaridade, no processo de reconhecimento da atuação profissional do Técnico em Edificações. Assim, a investigação proposta neste estudo consiste em validar a importância de práticas interdisciplinares, como instrumento pedagógico, para consolidação dos conhecimentos ministrados no ambiente escolar. A metodologia adotada nessa pesquisa foi do tipo estudo de caso, de natureza qualitativa. O presente estudo de caso contemplou um grupo de vinte e um técnicos, formados pelo curso Integrado em Edificações, no ano de 2019 pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Estância e cinco professores, dessa mesma instituição. Os resultados coletados nessa pesquisa demonstraram que a prática da interdisciplinaridade, por meio do projeto integrador, se mostrou uma ferramenta metodológica eficaz, pois possibilitou a percepção de relação entre os saberes, o envolvimento com a disciplina e maior motivação pelo ensino. As normativas legais que direcionam as ações educacionais e publicações de autores que realizam estudos sobre o tema interdisciplinaridade foram necessárias para análise dos dados coletados.

 

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Projeto Integrador. Aprendizagem.


Confira o artigo na íntegra: Clique Aqui

UMA INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE SCHOPENHAUER

Marcio Francisco Rodrigues Filho

Resumo

Este artigo propõe a apresentar uma introdução ao idealismo de Schopenhauer (1788-1860) por meio de três conceitos basilares da filosofia deste autor: Princípio de Razão Suficiente, Representação e o conceito de Vontade. Como veremos, Schopenhauer adota pressupostos de Kant (1724 - 1804) sobre fenômeno e coisa-em-si (aparência e vontade). Há dois polos inseparáveis: o objeto, constituído a partir do espaço, tempo e o Princípio de Causalidade e, a consciência íntima e subjetiva desse objeto. Kant negou a possibilidade de a consciência alcançar a coisa-em-si, mas segundo Schopenhauer, quando tomamos consciência de nós mesmos (em um nível radicalmente subjetivo da experiência consciente) movida por aspirações e paixões, podemos alcançar a essência do mundo: a própria Vontade. Para fins didáticos, primeiro apresentamos as bases da tese de doutorado de Schopenhauer e depois, sua grande obra: O mundo como vontade e representação, que está fundamentada, sobretudo, na tese de doutorado para apresentar as bases do idealismo schopenhaueriano.


Palavras-chave: Schopenhauer, Idealismo, Hinduísmo, Vontade e Representação.


Confira o artigo na íntegra: Clique Aqui