2020
ISSN 2526-0529
ARTIGOS V. 5 N.1
O USO DE JOGOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Autor(es): COSTA, Antonio Eliton de Lira da; DIAS, Gilmar
RESUMO: Neste artigo, é feita uma abordagem sobre o uso dos jogos como ferramenta educativa, facilitadora e motivadora no processo de ensino e aprendizagem de matemática, e como essa ferramenta pode tornar-se poderosa para ajudar a superar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos. O estudo do objeto de pesquisa foi motivado por nossa inquietação em ver que o ensino de matemática está cada vez mais mecanizado, muitos professores insistem unicamente com a prática de ensino tradicional, e isso tem gerado grandes desafios de aprendizado para muitos alunos, que, em consequência disso, aparecem desestimulados e desinteressados. Realizou-se uma pesquisa do tipo bibliográfica, que teve três autores renomados da Educação Matemática, como aporte teórico principal, e também autores secundários, não menos importantes, que contribuíram de maneira significativa no embasamento desse trabalho. Além disso, foram consultadas obras científicas, leis e documentos que partilham de ideias que convergem para o nosso objeto de estudo. O resultado das leituras realizadas nos mostrou que é possível criar, por intermédio dos jogos, um ambiente favorável à aprendizagem, por ser uma metodologia diferenciada e que poderá despertar no aluno o interesse em aprender matemática.
Palavras-chave: Jogos. Metodologias diferenciadas. Lúdico. Ensino Fundamental.
Confira o artigo na íntegra clique aqui
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INTEGRAL: UM ESTUDO DE CASO NA E. E. E. F. RAIMUNDO DE OLIVEIRA MESQUITA – RO
Autor(es): ANDRADE, Petrônio Cesar de; DIAS, Gilmar
RESUMO: Neste artigo, realiza-se uma abordagem acerca do planejamento integral: um estudo de caso na E. E. E. F. Raimundo de Oliveira Mesquita, no interior do munícipio de Costa Marques – RO, que teve como finalidade compreender o planejamento pedagógico e suas contribuições para o alcance da superação dos problemas de aprendizagem dos alunos do ensino integral na modalidade de ensino fundamental. Foram utilizados pressupostos teóricos para averiguar o planejamento diante de seus princípios educacionais e suas contribuições para desencadear mudanças no processo de ensino e aprendizagem, considerando os desafios presentes em sala de aula. Também explorou a participação da gestão na organização do planejamento escolar e suas influências para o alcance de resultados positivos diante das relações, como também organização das atividades. Diante dos pressupostos averiguados, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva e de campo, com aplicação de questionários para os colaboradores da escola investigada, obtendo informações relevantes para o estudo.
Palavras-chave: Planejamento. Docência. Aprendizagem.
Confira o artigo na íntegra clique aqui
NOVO MAIS EDUCAÇÃO: UMA BREVE ANÁLISE DA NOVA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL
Autor(es): ROMANO, Evellyn Bernardo Rodrigues; DIAS, Gilmar
RESUMO: Neste artigo, foi abordada a educação integral e em tempo integral no Brasil como política pública, a partir da reformulação do Programa Mais Educação para o Programa Novo Mais Educação, e como essa mudança pode modificar a prática nessa modalidade de ensino no âmbito nacional. Essa modificação é recente, por isso ainda poucos autores e artigos científicos abordam essa nova etapa da educação integral no país, sendo uma temática de relevância a ser explorada, pois são muitos fatores que poderão refletir no processo ensino-aprendizagem no contexto escolar. A pesquisa girou em torno da questão sobre como o Programa Novo Mais Educação modifica os objetivos da educação em tempo integral, destacando as implicações dessas mudanças na prática pedagógica da educação integral no sistema de ensino público. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo bibliográfica, tendo por base autores como Cavalieri, Leclerc e Moll, Albuquerque e Leite, Mendonça, e fontes secundárias, além de artigos científicos, legislação e outros documentos imprescindíveis para fundamentação do objeto de pesquisa, que tratam a educação integral como uma política pública que visa à superação de desigualdades sociais históricas, à proteção da criança e à melhoria da qualidade de ensino do país.
Palavras-chave: Educação integral. Educação em tempo integral. Programa Novo Mais Educação. Programa Mais Educação.
Confira o artigo na íntegra clique aqui
A PLATAFORMA MOODLE COMO ESTRATÉGIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM NA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA HISPANOFALANTES
Autor(es): HÖHER, Cláudia da Rosa; MATOS, Mara Eli de
RESUMO: Neste artigo, demonstra-se a eficiência da plataforma Moodle como uma ferramenta na aquisição da língua portuguesa como língua estrangeira para hispanofalantes. Essa plataforma desenvolve as competências linguísticas necessárias para uma comunicação bastante eficaz no que diz respeito ao nível inicial básico de aprendizagem do idioma, tendo como objetivo final o enfoque comunicativo.
Palavras-chave: Moodle. Língua estrangeira. Hispanofalantes.
Confira o artigo na íntegra clique aqui
DIFICULDADES DE ESCREVER CORRETAMENTE ENFRENTADAS PELOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Autor(es): PANIZ, Tanise Catiusse; MATOS, Mara Eli de
RESUMO: No presente artigo, objetiva-se mostrar quais dificuldades de escrever corretamente são enfrentadas pelos alunos da EJA do Ensino Médio, com o intuito de analisar os principais motivos dessas dificuldades, observar os alunos e conhecer sua realidade, a fim de tentar diminuir os percalços encontrados para escrever corretamente. O estudo foi realizado com base em uma pesquisa de campo e observação da realidade dos alunos, também foi baseado em uma pesquisa bibliográfica apresentada, enfocando alguns autores da área. Com base no estudo realizado, vários alunos sentem grandes dificuldades na escrita, tendo como principais causas o longo período de tempo que ficaram fora da escola, a idade mais avançada e a falta de atenção em virtude do cansaço depois de um dia de trabalho, que também interfere, e por não praticarem a leitura e a escrita continuamente.
Palavras-chave: Dificuldades na escrita. Ensino médio. EJA.
Confira o artigo na íntegra clique aqui
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: O DESPERTAR PARA A LEITURA COM ALUNOS DO 1.O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): MENDES, Luciana Carvalho; SOEK, Ana Maria
RESUMO: No presente estudo, apresenta-se como proposta central a reflexão sobre a importância da contação de histórias, considerando suas contribuições positivas no processo de ensino-aprendizagem da criança do 1.o ano do Ensino Fundamental. Para tanto, optou-se pela realização de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica sobre o tema em foco aliada à coleta de dados por meio de entrevistas aplicadas com professores de sala de leitura, bibliotecárias da escola e educadoras que atuam no ano inicial da educação básica da Escola Municipal Professora Carmem de Carvalho Pinto. Constatou-se a importância da narrativa oral para a educação de modo geral e, principalmente, para os alunos que estão iniciando a alfabetização, tendo em vista que a contação de histórias propicia um ambiente motivador para leitura, melhorando o processo de aprendizagem, além do desenvolvimento da criança. Conscientes dessa importância, os educadores refletiram sobre suas ações pedagógicas e aderiram a essa prática docente cotidianamente com seus alunos. Eles puderam observar um aumento na formação de leitores dentro do espaço escolar.
Palavras-chave: 1.º ano do Ensino Fundamental. Contação de histórias. Leitura.
Confira o artigo na íntegra clique aqui
OS DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL
Autor(es): PIRES, Ana Paula da Rocha; ROMANÓ, Rosana Schwansee
RESUMO: No presente artigo, propõe-se demonstrar os desafios para a sustentabilidade ambiental na administração pública municipal e suas possibilidades para alcançar uma gestão sustentável. A administração pública, na condição de grande consumidora de produtos e serviços, e consequentemente uma grande geradora de resíduos sólidos, tem como obrigação dar exemplo e assumir seu papel no processo de formação de consciência coletiva e promover as mudanças necessárias para uma gestão pública sustentável, principalmente em municípios menores, com menos de 50 mil habitantes, onde os recursos financeiros são mais escassos. Entre as possibilidades que existem para auxiliar os municípios, será apresentado o Programa Cidades Sustentáveis, que tem como objetivo contribuir com as prefeituras na busca pela melhoria da qualidade de vida e do bem-estar da população, ajudando na formatação de projetos sustentáveis e que são aplicáveis em cidades de diversos tamanhos.
Palavras-chave: Administração pública. Desenvolvimento sustentável. Cidades sustentáveis. Meio ambiente.
Confira o artigo na íntegra clique aqui
CENÁRIO DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR - UM MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES OCORRIDAS DE 2007 A 2017
Autor(es): SILVA, Débora Pereira da; ANDRADE, Valter Zotto de
RESUMO: A incorporação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior demanda mudanças no processo de ensino-aprendizagem e adequações das instituições para atender as novas exigências da sociedade diante das transformações tecnológicas. Objetivou-se, com esta pesquisa, mapear os artigos científicos que abordam os desafios na prática docente a partir da inserção das TIC no ensino superior, no recorte temporal entre os anos de 2007 e 2017. Para esse efeito, utilizou-se a metodologia denominada Mapeamento Sistemático como ferramenta para fornecer uma visão geral do tema e verificar as transformações dos métodos pedagógicos. Verificou-se, por meio de revisão sistemática, que houve alta variabilidade quantitativa com relação ao ano de publicação dos artigos. No que concerne ao país de publicação, o Brasil conquistou maior destaque, com 70% do total de 50 periódicos relevantes, no entanto, verifica-se que a abrangência das TIC se limita aos contextos secundários de ensino. A língua portuguesa esteve presente em 74% dos artigos, em decorrência da atuação expressiva das revistas nacionais na área de estudo. Identificou-se que as temáticas das TIC no ensino superior estão em fase de consolidação em virtude de 72% das pesquisas serem de cunho empírico. Além disso, os principais desafios identificados foram a resistência com a ruptura do ensino tradicional, fragilidade na relação dialógica em ambientes virtuais, limitação da prontidão tecnológica e a desvalorização das atividades vinculadas ao EaD. Logo, constata-se a necessidade de investir na formação contínua dos docentes.
Palavras-chave: Mapeamento sistemático. Prática docente. Tecnologia de Informação e Comunicação. TIC.
Confira o artigo na íntegra clique aqui
A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO AMBIENTE HOSPITALAR
Autor(es): CZELUSNIAKI, Karoline Goslar; ALMEIDA, Veridiana
RESUMO: No presente artigo, trata-se de experiências vivenciadas no Hospital Pequeno Príncipe com crianças em tratamento, demonstrando a importância da contação de histórias que é realizada para os pacientes e acompanhantes, ou seja, momentos lúdicos que transformam o ambiente e a rotina de cada um. Durante o percurso metodológico, o estudo está baseado na pesquisa bibliográfica acerca da literatura infantil, contação de histórias e ambiente hospitalar (SORIANO, 1975; COELHO, 2000; ABRAMOVICH, 2001; OLIVEIRA, 1998; KETZER; AMODEO, 2013; REZENDE, 2009; BETTELHEIM, 2008). Quanto à pesquisa de campo, constatou-se que mesmo o hospital transmitindo a ideia de um local de dor e sofrimento, pode haver divertimento, realizado por meio da contação de histórias e do crescente interesse pela leitura.
Palavras-chave: Literatura infantil. Ambiente hospitalar. Leitura. Contação de história.
Confira o artigo na íntegra clique aqui
OS DESAFIOS DO ENSINO DE LIBRAS NA GRADUAÇÃO - A PERCEPÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS SOBRE A DISCIPLINA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, INVESTIGAÇÃO REALIZADA NO CAMPUS RURAL DE MARABÁ-PA, 2018
Autor(es): SANTOS, Carlos Antonio Cunha dos; ANDRADE, Valter Zotto de
RESUMO: Com o presente estudo, objetivou-se verificar a percepção de estudantes de uma turma do curso de licenciatura em Educação do Campo em relação à disciplina de Introdução ao Ensino de Libras. Para isso, foi aplicado a eles um questionário sobre o tema a fim de investigar as principais barreiras existentes na formação de professores para atuar na inclusão de aluno surdo em sala de aula. Responderam ao questionário, 50 graduandos. Como resultado, a pesquisa mostrou que é na escola onde as pessoas têm contato inicial com a Libras, mesmo tendo familiar surdo em casa. O processo de inclusão não acontece ainda como estabelece a legislação brasileira, sobretudo pela carência de profissionais de Libras e formação docente adequada para atuar com deficientes auditivos. Embora o plano do curso e a carga horária atendam à legislação vigente, como ocorre com o currículo da maioria das instituições de ensino superior no país, uma parcela significativa dos estudantes a consideram insuficiente, inclusive porque não permite contemplar todos os conteúdos previstos na ementa do curso, sendo este um dos principais entraves considerados por eles para um melhor aproveitamento da disciplina.
Palavras-chave: Libras. Currículo. Inclusão.
Confira o artigo na íntegra clique aqui
A RELAÇÃO DA PUBERDADE COM O NÍVEL DE AGILIDADE: UM COMPARATIVO ENTRE GÊNEROS
Autor(es): DAUBERMANN, Aliton Daniel; VIDAL, Rafael Gemin;
RESUMO: No presente estudo, objetivou-se analisar a relação da puberdade com os níveis de agilidade, comparando os resultados entre os gêneros e as fases de 26 indivíduos, matriculados no 6.o e 9.o anos do Ensino Fundamental e na 3.a série do Ensino Médio. Utilizou-se o teste Shuttle Run oferecido por Carnaval (2000). Comparando os gêneros, os dados apresentaram uma diferença significativa na 3.a série do Ensino Médio e no 9.o ano do Ensino Fundamental, no entanto, no 6.o ano do Ensino Fundamental não houve diferença entre os gêneros, sendo que o masculino executou a tarefa mais rápido do que o feminino, fato este que se repetiu nas idades seguintes. Comparando as fases, concluiu-se que a faixa etária favoreceu os resultados dos meninos, o que não se repetiu com as meninas.
Palavras-chave: Agilidade. Puberdade. Desempenho físico.
Confira o artigo na íntegra clique aqui
ARTIGOS V. 6 N.1
A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA INFANTOJUVENIL NA FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Autor(es): COELHO, Adriana Márcia Silva Santos; KOEHLER, Jaqueline
RESUMO: O presente artigo aborda a importância da contribuição da literatura infantojuvenil na formação de leitores no ensino fundamental II. Por meio de pesquisas bibliográficas e com base nas ideias defendidas pelos autores Almeida (2017), Coelho (2000), Silva (1986, 1991, 1998), entre outros, demonstrou-se que na literatura existem grandes possibilidades de o aluno explorar mais sua criatividade e aumentar sua autoestima, e que são várias as possibilidades de inseri-la na escola, em uma concepção mais global de inserção social na formação de leitores. Formar leitores requer condições favoráveis para a prática de leitura, que não se restringe apenas a textos literários, mas também a ler obras de arte, pois é fundamental para compreender aquilo que não foi escrito explicitamente, ativando os conhecimentos prévios, usando a imaginação e a criatividade. A literatura infantojuvenil, se for bem aplicada e compreendida, poderá contribuir para a formação de bons leitores, capazes de se envolverem e se interessarem no que há de melhor nas obras literárias. Ler obras infantojuvenis implica desvendar mistérios e compreender mundos, e ultrapassa qualquer ideia de se querer mensurar ou colocar limites de sentido. Tal postura caminha na direção de possibilitar a formação de bons leitores, que não só sintam o desejo de ampliar os saberes, mas que tenham o prazer pela leitura literária, uma prática que pode ser cultivada em nosso cotidiano, tanto na escola como fora dela. A literatura nos faz crescer.
Palavras-chave: Literatura. Infantojuvenil. Leitores. Fundamental II.
Confira o artigo na íntegra clique aqui
A DIFICULDADE DE ADAPTAÇÃO DO ALUNO SEM CONHECIMENTO DE INFORMÁTICA NO ENSINO A DISTÂNCIA ONLINE
Autor(es): SCHIMALSKI, Paulino; BOLFE, Juliana
RESUMO: O presente artigo objetiva promover a reflexão sobre as dificuldades que os alunos sem conhecimento de informática encontram para permanecerem nos cursos de ensino a distância online. A busca por informações ocorreu por meio da pesquisa bibliográfica, apresentando o pensamento de diversos autores sobre o tema ensino a distância, comparando com a experiência vivenciada pelo autor como observador deste processo, inserido como participante natural, revelando que a evolução crescente deste modelo de ensino, que por um lado permite o ingresso de um grande número de estudantes que estavam excluídos do ambiente escolar, por outro lado está excluindo parte da sociedade sem o conhecimento de informática, pois é exigido cada vez mais que o aluno possua o domínio desta tecnologia para: acompanhar as disciplinas, desenvolver as atividades avaliativas, interagir com os professores e colegas, evoluir no seu aprendizado e adquirir a tão esperada autonomia na busca pelo conhecimento, um dos pilares do ensino a distância. A pesquisa bibliográfica está centrada nos trabalhos relativos à importância do ensino a distância para a democratização do ensino, sua evolução juntamente com o avanço tecnológico e as dificuldades enfrentadas por aqueles alunos que não têm o conhecimento para operar estas novas tecnologias. Por meio da experiência do autor como participante natural, foi possível enriquecer o trabalho com situações práticas vivenciadas, corroborando com o referencial teórico.
Palavras-chave: Ensino a distância. Informática. Dificuldades enfrentadas.
Confira o artigo na íntegra clique aqui
A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E AS DESPESAS COM PESSOAL NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Autor(es): ZANONI, Patrick; ZANETTI, Elizabeth
RESUMO: Esta pesquisa foi realizada em face da importância do controle das despesas com pessoal nas entidades públicas, e teve como objeto de pesquisa geral analisar o nível de cumprimento dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal para gastos com pessoal nos municípios do Estado do Espírito Santo durante os exercícios de 2009 a 2018. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliografia e de campo, classificadas como exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio da análise das informações sobre os municípios capixabas disponíveis na plataforma CidadES, presente no sítio eletrônico oficial do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo. Diante dos limites definidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal e do desempenho dos municípios, os resultados apurados apontaram um bom nível de cumprimento dos limites legais quanto ao Poder Executivo, devido a apresentarem uma média anual de 45,26% das prefeituras que evidenciaram gastos com pessoal abaixo de todos os limites legais, 22,69% no limite de alerta, 20,90% no limite prudencial e 11,15% extrapolaram o limite máximo. Em análise do Poder Legislativo, verificou-se um excelente nível de cumprimento, pois apresentaram um média anual de 99,87% das câmaras municipais com gastos abaixo de todos os limites legais e 0,13% no limite prudencial.
Palavras-chave: Despesas com pessoal. Limites. Lei de Responsabilidade Fiscal. Município.
Confira o artigo na íntegra clique aqui
A PESQUISA EM LETRAS NA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO (FLUP-PORTO) – EXPERIÊNCIAS DE INTERCÂMBIO
Autor: OLIVEIRA, Cristiano Mello de
RESUMO: O presente artigo relata a experiência de intercâmbio acadêmico-cultural na Universidade do Porto-Portugal. Entre os meses de abril e agosto de 2015, um pesquisador brasileiro da área de Letras, por meio de sua pesquisa individual, participou de proposta de Estágio PDSE-Capes. A motivação maior do pesquisador foi encontrar subsídios bibliográficos, assistir a aulas com autoridades científicas, participar de reuniões em grupos de pesquisas correlatos, participar de encontros científicos, e, junto a isso, conhecer aspectos culturais e artísticos gerais de Portugal. Ao longo do semestre, o jovem pesquisador realizou pesquisas intensas a fontes bibliográficas nas seguintes instituições: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Biblioteca Nacional de Espanha na cidade de Madrid, e Biblioteca Almeida Garrett, localizada no Porto. A pesquisa desenvolvida possui como temática o Novo Romance Histórico brasileiro – partindo das principais teorias e formulações acerca do subgênero literário – assim como as relações interdisciplinares entre a História e a Literatura. O contributo maior desse artigo é informar sobre as ações desenvolvidas pelo pesquisador com os discentes antigos e novos dos cursos de Pós-Graduação em Literaturas da Universidade Federal de Santa Catarina, buscando sintonizá-los com as articulações profissionais existentes na área de Letras, no campo da docência e da investigação, entre Brasil e Portugal.
Palavras-chave: Pesquisa na área de Letras e História. Universidade do Porto. Experiências de intercâmbio em Portugal. Visitas a países europeus. Novo Romance Histórico brasileiro.
Confira o artigo na íntegra clique aqui
AFROBETIZAÇÃO: CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL I.
Autor(es): MENDES, Christiane; OLIVEIRA, Ana Cristina Cury Teodoro de
RESUMO: Este artigo tem como objetivo mostrar a necessidade e importância de incluir a história da cultura africana e afro-brasileira, aqui chamada de “afrobetização”, atuando como formação de identidade na educação infantil e no ensino fundamental I, valorizando assim a cultura africana e afro-brasileira com aulas multidisciplinares, garantindo a implantação da Lei n. 10.639/03. Afrobetização é a construção de uma pedagogia pautada nos valores e saberes da cultura africana, passada de maneira positiva para todas as crianças, em especial as crianças negras, que lidam com o preconceito ao iniciarem sua ida à escola; os professores estarão difundindo a cultura africana e afro-brasileira, ajudando a combater a discriminação, o preconceito, saindo dos livros de história que relatam tempos sombrios dos navios negreiros, senzalas e troncos, implantando na educação infantil e anos iniciais do fundamental o lúdico, com atividades que façam todos vivenciarem esta cultura, como danças populares, cantos e contos africanos, culinária, capoeira, etc. Assim, crianças em formação de opinião aprenderão a verdadeira história dos negros no Brasil, enraizada em nosso cotidiano e que com certeza deixarão frutos. “A educação é a chave-mestra do universo, com ela você abre qualquer porta” (Carlos Eduardo Ribeiro de Souza).
Palavras-chave: Afrobetização. Lei n. 10.639/03. Cultura afro-brasileira. Criança negra. Abayomi.
Confira o artigo na íntegra clique aqui
CARÊNCIAS VIRTUAIS: O PROFESSOR E A AVALIAÇÃO DO ALUNO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Autor(es): CÂMARA, Uipirangi; CÂMARA, Ivanete
RESUMO: O presente trabalho traz os desafios do cenário de educação superior a distância no Brasil, quando se têm em perspectiva a avaliação de aprendizagem. Considerada um dos grandes problemas da educação no Brasil em todos os níveis educacionais, principalmente no ensino superior, a avaliação, mesmo com todos os avanços tecnológicos e com as novas contribuições da psicologia da aprendizagem, tem sido usada para medir prioritariamente a capacidade de reter informações, e não necessariamente o aprendizado adquirido. O principal mecanismo utilizado para medir o aprendizado no Brasil é um questionário composto por um misto de perguntas de resposta curta e perguntas abertas, agrupadas por tema ministrado, cujo resultado esperado é medido pela pontuação média de acertos e erros. O principal pressuposto deste modelo é que notas mais altas significam aquisição de aprendizagem. Nesse cenário, os professores fingem ensinar, os alunos fingem estudar. O suporte teórico que fundamentará a análise das principais suposições sobre a relação entre avaliação e aprendizagem virá de Luckesi (2011), Saviani (2011), Hadji (2001), Bourdieu (1998; 2014), Boyer (1997) e Brookfield (1995).
Palavras-chave: Avaliação. Aprendizagem. Educação Superior. Educação a distância.
Confira o artigo na íntegra clique aqui
COMPORTAMENTO DE CONSUMO: GERAÇÃO X E Y EM RELAÇÃO AOS FILHOS
Autor(es): DEICHMANN, Thiane Dorada; VIVAN, Luiz Alberto; POZZI, Flavio Alves
RESUMO: Tendo em vista as mudanças que o mundo passou com a chegada da internet e o fácil acesso ao universo digital, as gerações X e Y passaram por transformações, e enquanto alguns aprenderam a lidar com essa nova realidade ainda na adolescência, outros tiveram que se adaptar já na fase adulta. O comportamento como consumidor também sofreu ajustes, e as crianças ganharam, com o passar do tempo, mais voz no processo de decisão de compras da família. Este artigo tem como finalidade comparar as duas gerações citadas com base na influência que as mídias digitais têm sobre seus filhos, com idade entre 3 e 10 anos. Por meio de uma pesquisa quantitativa estilo survey, foram coletados dados que apontam que a rotina de uso da internet dos filhos é muito parecida nos dois tipos de família, e o processo de decisão de compra também não sofre muitas variações; apenas quando o assunto é relacionado a jogos, os pais da geração X são mais permissivos. É possível notar que os filhos opinam e são ouvidos em muitos itens na hora da compra da família, e que sofrem influência da internet e dos amigos quando pedem por algum produto.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor. Decisão de compra familiar. Influência digital. Consumo. Geração X. Geração Y.
Confira o artigo na íntegra clique aqui
JOGOS E BRINCADEIRAS DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a): SILVA, Elizane A. da
RESUMO: Este trabalho visa apresentar a importância dos jogos e brincadeiras no currículo da Educação Infantil, de forma a garantir o aprendizado e o desenvolvimento físico e psicológico das crianças de zero a cinco anos e 11 meses de idade, de acordo com os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC define seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Desta forma, serão apresentadas as formas com que jogos e brincadeiras podem ser realizados, a fim de garantir os direitos da aprendizagem e o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil previstos na BNCC, bem como as formas de incorporação na prática docente e o papel do educador frente a este contexto.
Palavras-chave: Jogos. Brincadeiras. BNCC. Aprendizagem. Educação Infantil.
Confira o artigo na íntegra clique aqui
O SER HUMANO E AS REDES SOCIAIS – ALGUMAS DEFINIÇÕES
Autor: SANTOS, Rodrigo Otávio dos
RESUMO: O presente artigo visa apresentar algumas definições que parecem ser caras a diversas pesquisas que versam acerca da sociabilidade humana, das redes sociais e das plataformas digitais que delas se utilizam. Para tanto, o artigo se vale basicamente de referências bibliográficas e pesquisa empírica em redes sociais. O principal resultado são as definições de rede social e plataforma de rede social digital. A principal conclusão é a percepção da influência de tais redes e plataformas na contemporaneidade.
Palavras-chave: Redes sociais. Plataformas de redes sociais digitais. Ciências Sociais.
Confira o artigo na íntegra clique aqui
ORIENTAÇÃO ARGUMENTATIVA DAS SEQUÊNCIAS DESCRITIVAS EM RESUMOS DE ARTIGOS ACADÊMICOS
Autor: ANDRADE, Valter Zotto de
RESUMO: Este artigo tem como objetivo verificar como se dá a orientação argumentativa em sequências textuais descritivas no gênero resumo de artigo acadêmico. Buscou-se evidenciar a função argumentativa que tais sequências assumem no gênero em análise. Este estudo é apresentado na seguinte sequência: 1) apresentação da teoria das sequências textuais, conforme os estudos de Adam (2011); 2) identificação e análise das sequências descritivas nos resumos selecionados; 3) reflexões sobre a orientação argumentativa das sequências analisadas. Os resultados demonstram que as sequências descritivas em estudo expressam a mesma funcionalidade, qual seja a de apoio para a defesa de um ponto de vista a respeito do corpus investigado pelo pesquisador. A análise empreendida pode contribuir para um entendimento mais abrangente do descritivo e de suas funções em textos do gênero resumo acadêmico.
Palavras-chave: Resumo. Sequências descritivas. Orientação argumentativa.
Confira o artigo na íntegra clique aqui
PROFESSORES DE FÍSICA EM TEMPO DE CIBERCULTURA: A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS DA REDE DE ENSINO PRIVADA
Autor(es): FERNANDES, Renato Izac; BRITO, Glaucia da Silva
RESUMO: O avanço da tecnologia promove mudanças de hábitos e transformações na sociedade contemporânea. No contexto educacional, espera-se que a inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) possam alterar práticas pedagógicas com o propósito de potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, para que isso ocorra, é necessário que o professor desenvolva determinadas habilidades e competências. Frente a esse cenário, buscamos identificar quais desafios os professores de física do ensino médio de uma rede privada de ensino de Curitiba-PR enfrentam para implantar as tecnologias nas suas aulas e investigar a apropriação das TIC/TDIC incorporadas à prática pedagógica. A pesquisa aponta que os professores com mais tempo de docência se encontram em uma fase de apropriação, em que as novas metodologias convivem com as tradicionais, na busca de ganhos pedagógicos.
Palavras-chave: Tecnologias digitais da informação e comunicação. Ensino médio. Física. Prática de professores.
Confira o artigo na íntegra clique aqui
PROPOSTA DE MODELO DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES COMO FERRAMENTA PARA A FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE NATUREZA CONTINUADA: ESTUDO DE CASO EM UMA AUTARQUIA NO MUNICÍPIO DE MANAUS-AM
Autor(es): BATALHA, Lucas de Souza; GUASTI, Susana Pitol
RESUMO: O presente trabalho teve como objetivo propor uma ferramenta efetiva de fiscalização dos contratos de prestação continuada celebrados pela autarquia do município de Manaus-AM por meio de um aprimoramento na avaliação de fornecedores. Para tanto, as necessidades foram identificadas junto aos fiscais contratuais para servir de subsídio para a elaboração da avaliação, bem como foram estabelecidos os quesitos a serem avaliados e a nota mínima para identificar os fornecedores qualificados. O fiscal contratual deve estar capacitado para exercer a fiscalização, pois a má execução contratual pode ensejar responsabilização a este agente da Administração Pública. A avaliação de fornecedores, requisito importante da ISO 9001, pode auxiliá-lo na tarefa. Para atingir os objetivos do trabalho, foi realizado um fichamento para elaboração do referencial teórico da pesquisa. Em seguida, a pesquisa bibliográfica aprofundou-se para buscar referências de avaliação de fornecedores já existentes no âmbito da Administração Pública. Dentre elas, foi adotado o modelo do Governo do Estado de Minas Gerais. A pesquisa de campo foi efetuada com auxílio de um questionário fechado para os fiscais dos contratos da autarquia. Ao analisar os dados obtidos pelo questionário, optou-se por elaborar um formulário de avaliação fechado, para atribuir as pontuações automaticamente à medida em que o fiscal marcasse a opção mais pertinente para cada item avaliativo. A nota mínima de 70 pontos estabelecida para definição de fornecedor qualificado, sugerida neste trabalho, pode ser aumentada à medida em que os fiscais participem das etapas de planejamento e tenham mais consciência da correta fiscalização na execução contratual.
Palavras-chave: Avaliação de fornecedores. Fiscalização. Serviços de natureza continuada.
Confira o artigo na íntegra clique aqui