ANAIS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

2020

A II Jornada de Iniciação Científica EAD da FAEL foi um evento organizado pelo Núcleo de Iniciação Científica da Faculdade Educacional da Lapa-FAEL, com o objetivo de divulgar a toda a comunidade as iniciativas de iniciação científica realizadas pelos docentes e discentes, tanto internos, como externos à FAEL.

No ano de 2020, devido à pandemia da Covid-19, houve uma expansão da EaD no Brasil, a qual tornou-se necessária para todos os públicos da área educacional, desde a Educação Infantil até a Educação Superior. Portanto, essa temática foi bastante relevante! Por isso, ela foi selecionada pelos integrantes do Núcleo de Iniciação Científica da FAEL.

A II Jornada de Iniciação Científica EaD da FAEL contou com:

  • Uma entrevista exclusiva com uma professora convidada, com grande experiência em EaD;

  • Uma mesa-redonda, composta por professores doutores envolvidos com o ensino a distância e um graduando de Letras, que, como muitos outros graduandos, passou a experienciar, com mais ênfase, o ensino a distância devido à pandemia.

  • Apresentações de trabalhos de iniciação científica realizados por alunos e professores internos da FAEL, bem como apresentações de pesquisadores externos parceiros de nossa instituição.

A seguir, tem-se os anais dos trabalhos apresentados na II Jornada de Iniciação Científica e Extensão:

ANAIS COMPLETO - 2020

ARTIGOS PARA DOWNLOAD

A ARTE NO ATENDIMENTO ESCOLAR ESPECIALIZADO: ENTRE REFLEXÕES E POSSIBILIDADES

Daiane Marcelino Cabral da Silva

Orientador: Profº MsC. Gilmar Dias

RESUMO

É na Educação Infantil onde acontecem os primeiros contatos com a rotina escolar. Na pré-escola, através do relacionamento interpessoal das crianças, principalmente durante as brincadeiras, já é possível identificar se a criança apresenta necessidades educacionais especiais. Nesse sentido, o aluno precisará de um apoio mais específico. Para tal, o objetivo deste trabalho é fomentar a participação do especialista da sala de atendimento escolar especializado em apoio ao professor regente na solução de problemas no processo de ensino-aprendizagem através da arte. Apesar da notória discriminação e consequente exclusão social, existem pessoas que lutam por direitos iguais. E foi a partir dessa luta que surgiram as primeiras políticas públicas em favor dos deficientes. Ao se acreditar na possibilidade de educação, novos projetos surgiram e foram aperfeiçoados ao longo dos anos. Entretanto, a arte educação ainda não é bem difundida em nosso país. Neste trabalho, a arte é, então, apresentada como uma opção valiosa na superação de dificuldades, principalmente em relação a conceitos abstratos. Algumas leis e documentos que servem como suporte para a Educação Inclusiva são apresentadas e discutidas, visando esclarecer os direitos de acesso e permanência desses alunos nas instituições de Educação Básica no Brasil. Tendo o educador um papel fundamental na formação do cidadão, fica clara a necessidade de mais pesquisas que garantam uma educação igualitária e de qualidade para todos. Palavras-chave: AEE. Educação Infantil. Educação Inclusiva. Artes.

Leia o artigo na íntegra. Clique aqui

A PESQUISA INTERDISCIPLINAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL: UM ESTUDO DE CASO

Morgana Moreschi

Orientador: Profº MsC. Gilmar Dias

RESUMO

O presente artigo aborda a importância das pesquisas interdisciplinares como instrumento no processo de formação dos alunos de ensino superior. Para tanto, foi investigado o papel da disciplina Projeto Integrador, presente na grade curricular do curso de Engenharia Civil de uma instituição de ensino superior privada, no desenvolvimento das habilidades e competências requeridas para o aluno egresso. Foi realizada uma pesquisa do tipo estudo de caso, com coleta de dados. Essa pesquisa permitiu perceber a relevante necessidade de haver maior interação entre os professores das disciplinas de Projeto Integrador e os demais professores do curso para que seja possível a realização de trabalhos, de fato, interdisciplinares e, consequentemente, o atendimento ao objetivo proposto para a disciplina. A revisão da bibliografia proporcionou referências teóricas para as discussões acerca do tema, contribuindo para a análise dos dados, coletados através de pesquisa de campo.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Projeto Integrador. Ensino Superior. Engenharia.


Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.

A RELAÇÃO DA PUBERDADE COM O NÍVEL DE AGILIDADE: UM COMPARATIVO ENTRE GÊNEROS

Aliton Daniel Daubermann

Rafael Gemin Vidal

RESUMO

O presente estudo teve por objetivo analisar a relação da puberdade com os níveis de agilidade, comparando os resultados entre os gêneros e as fases. A amostra foi composta por 26 indivíduos, matriculados no 6º, 9º do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. Utilizou-se o teste Shuttle run oferecido por Carnaval (2000). Comparando os gêneros, os dados apresentaram uma diferença significativa no 3º ano do ensino médio e no 9º ano do ensino fundamental, no entanto, no 6º ano do ensino fundamental não houve diferença entre os gêneros, sendo que o masculino executou a tarefa mais rápido do que o feminino, fato este que se repetiu nas idades seguintes. Comparando as fases o estudo concluiu que a faixa etária favoreceu os resultados dos meninos, o que não se repetiu com as meninas.

Palavras Chaves: Agilidade. Puberdade. Desempenho físico.


Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.


AS DIFICULDADES EM ESCREVER CORRETAMENTE ENFRENTADA PELOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- EJA

TANISE CATIUSSE PANIZ

MARA ELI DE MATOS

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo de estudo mostrar as dificuldades de escrever corretamente enfrentadas pelos estudantes da EJA do Ensino Médio e analisar os principais motivos dessas dificuldades, observar os estudantes e conhecer sua realidade a fim de tentar diminuir os percalços encontrados em escrever corretamente. O estudo foi realizado com base em uma pesquisa de campo, observação da realidade dos estudantes, fundamentada com alguns autores da área. Na pesquisa realizada mostrou que os estudantes sentem grandes dificuldades na escrita, tendo como principais causas o longo período de tempo que ficaram fora da escola, a idade mais avançada, a falta de atenção devido ao cansaço depois de um dia de trabalho, e por não praticarem a leitura e a escrita continuamente.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Dificuldades na Escrita. Ensino Médio. EJA.


Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO:

CONTRIBUIÇÕES NA REDE REGULAR DE ENSINO

Isis Taiana do Prado Antunes

Orientador: Profº MsC. Gilmar Dias

RESUMO

Este artigo tem por finalidade mostrar a importância e as contribuições do Atendimento Educacional Especializado dentro de uma escola da rede regular de ensino. Sendo a inclusão um assunto bastante discutido no campo educacional, também abordará a questão do direito à matrícula de alunos com necessidades especiais na escola comum. Para tanto, pesquisamos como a inclusão é prevista por lei e como ela vem sendo trabalhada pelos profissionais e equipe pedagógica da rede regular de ensino. Tivemos por base um aluno do 9º ano do ensino fundamental diagnosticado com Transtorno de Ansiedade/Hiperatividade (TDAH) para analisarmos as possíveis contribuições do Atendimento Educacional Especializado e, quais dificuldades são encontradas pelos educadores para trabalhar com o aluno especial dentro da rede regular de ensino. Este trabalho destaca também a importância da educação inclusiva na vida em sociedade, demonstrando a necessidade da convivência para aquisição de respeito e tolerância pelas diversidades. A revisão bibliográfica possibilitou referências teóricas a fim de fazermos uma comparação com a questão prática da inclusão. Por fim, os dados coletados na pesquisa de campo permitiram uma avaliação sobre a situação da inclusão na escola comum.

Palavras-chave: Inclusão. Rede Regular de Ensino. Necessidade Especial.


Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.


AUTISMO: O PROFESSOR DE APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E O PROFESSOR REGENTE NO COTIDIANO DA INCLUSÃO

Monique Muniz Picinato Barboza

Orientador: Profº MsC. Gilmar Dias

RESUMO

Essa pesquisa do tipo estudo de caso, de cunho qualitativo, buscou entender a problemática observada em torno da realidade do cotidiano de um aluno autista de uma turma do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública e, da interação entre os professores que prestam atendimento a esse aluno e à sua família. Observou-se a importância e a relevância do diálogo entre os profissionais que prestam atendimento a esse aluno, juntamente com o apoio da família. Fizemos uma reflexão acerca dos atores envolvidos no processo educacional do aluno, bem como, apresentar os avanços alcançados até o momento no processo de ensino e aprendizagem desse aluno, como também no processo de inclusão frente à escola e à sociedade. Assim como, ressalta a necessidade de novas práticas pedagógicas que visam facilitar o aprendizado do aluno diante de suas especificidades incluindo a família e a comunidade escolar numa dinâmica inclusiva. A revisão bibliográfica proporcionou referências teóricas que embasam e norteiam a discussão apresentada, contribuindo para uma reflexão sobre os dados coletados na pesquisa de campo.

Palavras-chave: Professor. Autismo. Educação inclusiva.

Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.

CARÊNCIAS VIRTUAIS: O PROFESSOR E AVALIAÇÃO DO ALUNO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Câmara, Uipirangi

Câmara, Ivanete

RESUMO

Os desafios do Cenário de Educação Superior a Distância no Brasil quando se têm em perspectiva a Avaliação de Aprendizagem. Considerada um dos grandes problemas da Educação no Brasil em todos os níveis educacionais, no Ensino Superior principalmente, a avaliação, mesmo com todos os avanços tecnológicos e com as novas contribuições da psicologia da aprendizagem, tem sido usada para medir prioritariamente a capacidade de reter informações e não necessariamente o aprendizado adquirido. O mecanismo predominantemente utilizado para medir o aprendizado no Brasil é um questionário composto por um misto de perguntas de resposta curta e perguntas abertas, agrupadas por tema ministrado, cujo resultado esperado é medido pela pontuação média de acertos e erros. O principal pressuposto deste modelo é que notas mais altas significam aquisição de aprendizagem. Nesse cenário, os professores fingem ensinar, os alunos fingem estudar. O suporte teórico que fundamentará a análise das principais suposições sobre a relação entre Avaliação e Aprendizagem virá de Luckesi (2011), Saviani (2011), Hadji (2001), Bourdieu (1998; 2014), Boyer (1997), Brookfield (1995).

Palavras-Chave: Avaliação, Aprendizagem, Educação Superior, Educação à Distância.


Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.


COMPORTAMENTO DE CONSUMO: GERAÇÃO X E Y

EM RELAÇÃO AOS FILHOS

Thiane Dorada Deichmann

Luiz Alberto Vivan

Flavio Alves Pozzi

RESUMO

Tendo em vista as mudanças que o mundo passou com a chegada da internet e o fácil acesso ao universo digital, as Gerações X e Y passaram por transformações e enquanto alguns aprenderam ainda na adolescência outros tiveram que se adaptar já na fase adulta a essa nova realidade. O comportamento como consumidor também sofreu ajustes e as crianças ganharam, com o passar do tempo, mais voz no processo de decisão de compras da família. Este artigo tem como finalidade comparar as duas gerações com base na influência que as mídias digitais têm sobre seus filhos, com idade entre 3 e 10 anos. Por meio de uma pesquisa quantitativa estilo Survey foram coletados dados que apontam que a rotina de uso da internet dos filhos é muito parecida nos dois tipos de família e o processo de decisão de compra também não sofre muitas variações, exceto quando o assunto é relacionado à jogos que os pais da Geração X são mais permissivos. É possível notar que os filhos opinam e são ouvidos em muitos itens na hora da compra da família e que sofrem influência da internet e dos amigos quando pedem por algum produto.

Palavras-chave: Comportamento do consumidor. Decisão de compra familiar. Influência Digital. Consumo. Geração X. Geração Y.


Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.


JOGOS E BRINCADEIRAS DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

SILVA, Elizane A. da

RESUMO


O respectivo trabalho visa apresentar a importância dos jogos e brincadeiras no currículo da Educação Infantil, de forma a garantir o aprendizado e o desenvolvimento físico e psicológico das crianças de zero a cinco anos e 11 meses de idade, de acordo com os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC. A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, define seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, são eles: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar, Conhecer-se. Desta forma, apresenta-se no referido artigo, as formas como os jogos e as brincadeiras podem ser adotados, a fim de garantir os direitos da aprendizagem e desenvolvimento das crianças da Educação Infantil, previsto na BNCC, bem como as formas de incorporação na prática no cotidiano docente e o papel do educador frente a este contexto.


PALAVRAS-CHAVE: Jogos – Brincadeiras – BNCC – Aprendizagem – Educação Infantil.


Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.

O Psicopedagogo Institucional:

Intervenções Metodológicas Para Enfrentar As Dificuldades Comportamentais De Alunos Com TDAH

Rute Raquel da Silva Santos

Orientador: Profº MsC. Gilmar Dias

RESUMO


O presente artigo aborda a importância do Psicopedagogo Institucional, para a superação das dificuldades comportamentais e consequentemente da aprendizagem de alunos com diagnóstico de TDAH na turma do primeiro ano do Ensino Fundamental-Anos Iniciais, sendo este um desafio constante presenciado pela educação formal. Pesquisamos como o psicopedagogo pode auxiliar a professora regular da sala, através de um Projeto de ação/intervenção, para a solução de problemas vinculados à socialização e consequentemente à problemas de aprendizagem resultadas a partir dessa dificuldade. Assim, tem como objetivo, desenvolver práticas metodológicas para a superação das dificuldades comportamentais e por conseguinte da aprendizagem, através de ações interventivas que contribuam com o sucesso escolar não só dos alunos com TDAH, como também de toda a turma, propositando assim, ações para superação dos problemas levantados com essa pesquisa. O estudo foi realizado a partir da pesquisa do tipo Estudo de Caso de cunho qualitativo, fazendo menção de diversos autores como Bossa, Scoz, Oliveira e trazendo referências de livros, publicações, leis, normas e outros sobre o tema, além da aplicação de instrumentos de coleta de dados, como entrevista, questionário e observação in loco através de pesquisa de campo.

Palavras-chave: Psicopedagogo Institucional. Dificuldades comportamentais. TDAH. Intervenção.



Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.

O ser humano e as redes sociais. Algumas definições

Rodrigo Otávio dos Santos

Resumo


O presente artigo visa apresentar algumas definições que parecem ser caras à diversas pesquisas que versam acerca da sociabilidade humana, das redes sociais e das plataformas digitais que delas se utilizam. Para tanto, o artigo se vale basicamente de referências bibliográficas e pesquisa empírica em redes sociais. O principal resultado são as definições de rede social e plataforma de rede social digital. A principal conclusão é a percepção da influência de tais redes e plataformas na contemporaneidade.

Palavras-chave: Redes sociais; Plataformas de redes sociais digitais; Ciências Sociais.


Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.

ORIENTAÇÃO ARGUMENTATIVA DAS SEQUÊNCIAS DESCRITIVAS EM

RESUMOS DE ARTIGOS ACADÊMICOS

Valter Zotto de Andrade

Resumo


Este artigo tem como objetivo verificar como se dá a orientação argumentativa em sequências textuais descritivas no gênero resumo de artigo acadêmico. Buscou-se evidenciar a função argumentativa que tais sequências assumem no gênero em tela. Este estudo é apresentado na seguinte sequência: 1) apresentação da teoria das sequências textuais, conforme os estudos de Adam (2011); 2) identificação e análise das sequências descritivas nos resumos selecionados; 3) reflexões sobre a orientação argumentativa das sequências analisadas. Os resultados demonstram que as sequências descritivas em estudo expressam a mesma funcionalidade, qual seja a de apoio para a defesa de um ponto de vista a respeito do corpus investigado pelo pesquisador. A análise empreendida pode contribuir para um entendimento mais abrangente do descritivo e de suas funções em textos do gênero resumo acadêmico.



Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.


OS DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL

PIRES, Ana Paula da Rocha

ROMANÓ, Rosana Schwansee

RESUMO

O presente artigo propõe-se a demonstrar os desafios para a sustentabilidade ambiental na administração pública municipal e suas possibilidades para alcançar uma gestão sustentável. A Administração Pública na condição de grande consumidora de produtos e serviços, e consequentemente uma grande geradora de resíduos sólidos, tem como obrigação dar exemplo e assumir seu papel no processo de formação de consciência coletiva e promover as mudanças necessárias para uma gestão pública sustentável, principalmente em municípios menores, com menos de 50 mil habitantes, onde os recursos financeiros são mais escassos. Entre as possibilidades que estão aí para auxiliar os municípios apresentar-se-á o Programa Cidades Sustentáveis, que tem como objetivo contribuir com as prefeituras na busca pela melhoria da qualidade de vida e do bem-estar da população, ajudando na formatação de projetos sustentáveis e que são aplicáveis em cidades de diversos tamanhos.

Palavras-chaves: Administração Pública. Desenvolvimento Sustentável. Cidades Sustentáveis. Meio Ambiente.


Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.



PROFESSORES DE FÍSICA EM TEMPO DE CIBERCULTURA: a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação nas aulas do ensino médio nas escolas da rede privada de ensino

Renato Izac Fernandes

Glaucia da Silva Brito

RESUMO


O avanço da tecnologia promove mudanças de hábitos e transformações na sociedade contemporânea. No contexto educacional, espera-se que a inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) possam alterar práticas pedagógicas com o propósito de potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, para que isso ocorra é necessário que o professor desenvolva determinadas habilidades e competências. Frente a esse cenário buscamos identificar quais desafios os professores de física do ensino médio, da rede privada de ensino de Curitiba, enfrentam para implantar às tecnologias nas suas aulas e investigar a apropriação das TIC/TDIC incorporada à prática pedagógica. A pesquisa aponta que os professores com mais tempo de docência se encontram em uma fase de apropriação em que as novas metodologias convivem com as tradicionais, na busca de ganhos pedagógicos.

Palavras-chaves: Tecnologias digitais da informação e comunicação. Ensino Médio. Física. Prática de professores.


Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.