2019

ISSN 2526-0529

V.3, n. 1, janeiro/junho 2019

Acessar a Revista

V.3, n. 2, julho/dezembro 2019

Acessar a Revista

ARTIGOS V.3, n. 1

A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL INTELECTUAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS

DIAS, Gessé Ferreira; ZANETTI, Elizabeth

RESUMO: A economia mundial vive um cenário de constantes mudanças e é preciso estar atento aos acontecimentos relacionados às tendências e aos comportamentos dos mercados globalizados atuais. O trabalho apresentado objetiva demonstrar o importante papel do capital intelectual frente às empresas, gerando desenvolvimento e agregando valor de mercado. O diferencial competitivo não está mais no tamanho da estrutura física ou na quantidade dos colaboradores que as empresas empregam, e sim no conjunto de conhecimentos, habilidades, experiências, capacidade de inovar, que, agregados e geridos de maneira correta, constituem importante capital (intelectual) capaz de transformar o valor de mercado das empresas dez vezes mais em relação ao valor financeiro. Este trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, com tema que surgiu da necessidade de mostrar a empresários que precisam dar maior atenção aos componentes do capital intelectual em busca de diferencial competitivo. Atualmente, o valor é criado pela capacidade de inovar e de produzir por meio de aplicações do conhecimento ao trabalho. Surgem novos grupos na sociedade, que são trabalhadores em busca de informação, profissionais que sabem como alocar conhecimento para usos produtivos.

Palavras-chave: Capital intelectual. Conhecimento. Competitividade. Vantagem. Habilidade.

Leia o artigo na íntegra clique aqui.

A RELAÇÃO AFETIVA ENTRE A LÍNGUA ESPANHOLA E OS EDUCANDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autor (es): GONÇALVES, Fanael Bastos; MATOS, Mara Eli

RESUMO: Estudar Espanhol é continuar quebrando o muro que separa o Brasil do restante da América Latina. Nesse sentido, este artigo se propõe a refletir como aproximar afetivamente os estudantes do ensino básico brasileiro da Língua Espanhola para, por meio de um fortalecimento de vínculos, tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz. Para tal, por meio de uma pesquisa documental, discorre-se sobre o histórico do ensino de Língua Espanhola no Brasil, algumas dificuldades e facilidades encontradas no estudo e no ensino e o uso de estratégias para aproximação do educando da variedade cultural no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira.

Palavras-chave: Espanhol. Ensino. Variedade cultural.

Leia o artigo na íntegra clique aqui.

A ATUAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO NO ENSINO SUPERIOR EAD: REFLEXÕES SOBRE BIBLIOTECA DIGITAL E DIREITOS DO AUTOR

Autor (es): SILVA, Thiago Leite Amaro; LEONARDI, Sandra Eleine Romais

RESUMO: O presente trabalho busca discutir como o Bibliotecário, um profissional da informação, pode contribuir para o ensino superior EaD (ensino a distância) no contexto educacional das instituições de ensino. Sabendo que existem poucas discussões na literatura sobre este assunto, a motivação é revisar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, autores como Estabel, Moro e Santa Rosa (2006) e Vieira (2014), apresentando atividades e contribuições que este profissional pode desenvolver de acordo com a Ciência da Informação no contexto educacional, enfatizando o uso da biblioteca digital, dando especial atenção a questionamentos sobre propriedade intelectual.

Palavras-chave: Ensino Superior. Ensino a Distância. Biblioteca digital. Bibliotecário.

Leia o artigo na íntegra clique aqui.

BRINCANDO E APRENDENDO: O LÚDICO COMO FATOR DE INCLUSÃO NO ENSINO INFANTIL

Autor (es): ALBUQUERQUE, Judithe da Costa Leite; DIAS, Gilmar

RESUMO: O presente estudo almeja demonstrar que as atividades lúdicas contribuem significativamente no processo de ensino-aprendizagem e na socialização dos alunos com necessidades especiais. Pesquisar-se-á, para isso, o paradigma atual docente, bem como sua predisposição para superar os desafios da educação inclusiva, utilizando-se, consequentemente, as metodologias que tornam o processo produtivo e efetivo. Como objeto de estudo optou-se pela creche e berçário Recanto da Criança, situada no município de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, a qual conta, atualmente, com 1 coordenadora e 3 professoras em sua equipe profissional e, em seu corpo discente, com 20 alunos. Pretende-se com esse trabalho, debater como deve ser feita a adoção dessa estratégia educacional inclusiva, assim como refletir acerca de sua relevância para o sistema educacional e para a comunidade em que se encontra inserida. A comunhão entre a análise documental e a pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, através da aplicação dos instrumentos questionário, entrevista e observação in loco, contribuirá para embasar a argumentação a ser construída, ou seja, de que a inclusão educacional dos estudantes com necessidades especiais exige a reflexão crítica e contínua das práticas pedagógicas.

Palavras-chave: Práticas pedagógicas; Inclusão; Atividades lúdicas.

Leia o artigo na íntegra clique aqui.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REALIDADE E UTOPIA

Autor (es): OLIVEIRA, Eudeir Barbosa; WITHERS, Simone Weinhardt

RESUMO: O artigo apresenta um estudo sobre a Educação Inclusiva no Brasil e o atendimento das pessoas com necessidades especiais nas escolas e tem como objetivo principal destacar o que há de realidade e utopia na educação que se propõe como inclusiva, distinguindo segregação, integração e inclusão, além de evidenciar barreiras e limitações encontradas na escola, para sugerir alternativas de superação dos limites. Para tanto, foi realizada uma análise da legislação e das mudanças sofridas ao longo dos anos, concomitantemente a uma análise bibliográfica com o intuito de compreender as possibilidades e limitações para uma escola inclusiva. O interesse surgiu da necessidade de compreender o papel e a responsabilidade de professores, alunos e familiares, em face da legislação e das políticas públicas. O Brasil tem sido cada vez mais um país de poucos, e a escola não consegue atender com a competência devida todos que chegam a ela. Atender uma pessoa com necessidades educativas especiais não é o mesmo que abrir-lhe as portas e fazer sua matrícula. As limitações da escola são muitas, inclusive as mais elementares, como as do espaço físico, e nem sempre ela está preparada para atender todos com efetividade. A superação das barreiras e, principalmente, do despreparo profissional, ainda levará tempo, o que não significa que seja necessário esperar adequações para estabelecer tal educação, mas sim que ela não será capaz de atender com qualidade todos os alunos inseridos no momento. Reconhecer isso é evitar que a inclusão seja falseada por mera inserção.

Palavras-chave: Educação especial. Inclusão. Legislação. Atendimento.

Leia o artigo na íntegra clique aqui.

O ENCONTRO ENTRE A DIALOGICIDADE EM PAULO FREIRE E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CAMINHOS PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Autor (es): SANTOS, Felipe Imidio; FARIAS, Maria de Lourdes Mazza

RESUMO: A investigação da concepção freiriana de dialogicidade apresenta um caminho de possibilidades para o desenvolvimento de ações voltadas à transformação social. Buscar sua relação ou sua não relação com as ações de extensão universitária no Brasil apresenta possibilidades e potencialidades de seu emprego diante dos desafios encarados pela extensão universitária comprometida com a transformação social do País. A metodologia utilizada neste trabalho foi de análise e revisão bibliográfica de obras de Paulo Freire para compreender a concepção de dialogicidade e as razões de seu emprego e relacioná-la com o projeto político da extensão universitária que vem sendo desenvolvido no Brasil ao longo da história. Conclui-se que a extensão universitária no Brasil, apesar de seus avanços, principalmente no que diz respeito a seus marcos regulatórios, ainda apresenta muitos desafios para a efetivação de seu compromisso com a transformação social. A dialogicidade freiriana está em sintonia com tal meta, tendo grande relevância para a reflexão e a ação (práxis) de educadores e de educandos comprometidos com a luta pela humanização por meio da transformação social, o que provoca docentes e técnicos administrativos das universidades a encamparem essa luta.

Palavras-chave: Dialogicidade. Extensão universitária. Transformação social.

Leia o artigo na íntegra clique aqui.

SOFTWARE GEOGEBRA: UM ESTUDO DE CASO DE SEU USO PARA O ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL NO ENSINO MÉDIO

Auto (es): TOBIAS, Germano de Jesus; DIAS, Gilmar

RESUMO: O presente artigo pretende abordar as razões para se utilizar o GeoGebra no ensino de funções exponenciais no ensino técnico, sendo este um desafio para o professor de Matemática da 2ª série do Curso Técnico em Informática, integrado ao Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) Rodrigues de Abreu. Por meio de revisão bibliográfica, entrevista e observação in loco, é evidente a necessidade de novas práticas pedagógicas na escola e aos educadores; o objetivo é apresentar as vantagens e os benefícios da utilização desse recurso para a produção de uma aprendizagem significativa para o ensino de funções exponenciais no Ensino Médio. A aplicação do estudo ocorreu em sala de aula, durante a execução de atividades com o GeoGebra. Posteriormente, com a finalização da pesquisa, realizou-se a tabulação dos dados, o que indicou que o software pode ser utilizado como ferramenta auxiliar para o ensino-aprendizagem de funções exponenciais. A revisão da bibliografia proporcionou referências teóricas para as discussões acerca do tema, contribuindo para a análise dos dados coletados em pesquisa de campo.

Palavras-chave: GeoGebra. Aprendizagem. Matemática. Função exponencial. Ensino Médio.

Leia o artigo na íntegra clique aqui.

TENDÊNCIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR

Autor (es): GUSSO, Sandra de Fátima Krüger

RESUMO: O Ensino Religioso é ainda uma área de muitos desafios e descobertas. Esse artigo tem como objetivo apresentar um estudo reflexivo sobre as tendências pedagógicas do Ensino Religioso trabalhado nas escolas públicas do Paraná nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Para tanto, a seguinte questão norteou o processo investigativo: quais legislações, tendências e práticas educativas eram utilizadas em diferentes décadas para dar suporte às aulas do Ensino Religioso no Estado do Paraná? Por meio da pesquisa bibliográfica e do diálogo com autores como Junqueira, Caron, Bherens e Silva, os quais tratam do assunto com propriedade, foi possível perceber os desafios e as conquistas das práticas pedagógicas nessa área. Ficou evidente que: as mudanças nas legislações foram em função das necessidades de organização da disciplina e acabaram influenciando, também, nas práticas pedagógicas; essas foram marcadas pelas tendências conservadoras, tecnicistas e de crítica social. Em relação aos conteúdos do Ensino Religioso, eles deixaram de ser doutrinários para dar ênfase na religiosidade por meio de ações interconfessionais.

Palavras chave: Religião; Educação; Tendências.

Leia o artigo na íntegra clique aqui.

A PRÁTICA REFLEXIVA E FORMAÇÃO CONTINUADA NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DO PROFESSOR (PEDAGOGO) NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autor (es): GREGÓRIO, Simone de França; MARTINS, Edson

RESUMO: Este estudo visa apresentar a importância da formação continuada e da prática reflexiva para os professores (pedagogos) na educação básica. Muitas mudanças têm ocorrido na sociedade atual, porém observou-se que os professores e a escola como um todo não estão amplamente preparados enfrentá-las, seja por desvalorização da profissão ou por não receberem a devida atenção das instâncias superiores no que diz respeito à formação continuada. Percebeu-se, assim, a necessidade de escola, professores e gestores adaptarem-se a este novo cenário. Através de pesquisa bibliográfica com autores como Freire, Libâneo, Nóvoa, Perrenoud, e demais citados neste artigo, notou-se que a prática reflexiva, em conjunto com o professor que constrói sua própria formação continuada e permanente com gestores, pode melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem e também desenvolver competências nos profissionais docentes. Para tanto o professor precisa transformar diariamente sua práxis e refletir sobre sua ação. Com esse estudo procurou-se demonstrar também o papel importante que gestor, supervisor e orientador desempenham na formação continuada e permanente do professor (pedagogo) na Educação Básica.

Palavras-chave: Educação. Professor. Prática reflexiva. Formação continuada.

Leia o artigo na íntegra clique aqui.

RESUMOS DAS PUBLICAÇÕES DO V.4, n. 1

A EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA COMO PROMOTORA NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS MOTORAS

Autor (es): SOEK, Ana Maria; SAMPAIO, Zélia Bárbara Monteiro

RESUMO: Este artigo tem a finalidade de apresentar “a Educação Física adaptada como promotora no processo de reabilitação de crianças com deficiências motoras”. Para tal, houve a necessidade em abordar fatores históricos da educação especial, bem como da Educação Física Adaptada, trazendo os seguintes objetivos: reconhecer os conceitos da Educação Física Adaptada, apresentar Informações relevantes que abrangem a psicomotricidade e evidenciar os benefícios da Educação Física Adaptada.

Para o presente trabalho, foram elencadas referências da área, as quais puderam salientar a importância da disciplina de Educação Física Adaptada no processo de reabilitação de crianças portadoras de deficiência motora e apontar os avanços da educação especial e a grande relevância que a disciplina de Educação Física Adaptada apresenta para o processo de reabilitação de pessoas com algum tipo de deficiência motora.

Palavras-chave: Educação Física Adaptada. Desenvolvimento motor. Pessoas com deficiência. Reabilitação.

Leia o artigo na íntegra clique aqui.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: UMA ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM PARA ALÉM DA ESCOLA TRADICIONAL

Autor (es): SILVA, Erick Hermann Facundes

RESUMO: Este artigo se propõe a fazer uma análise do desenvolvimento da Educação a Distância no Brasil e suas correlações com as tecnologias e abordagens pedagógicas. Para isso, alia pesquisa bibliográfica ao estudo de alguns dados do Censo EAD.BR de 2016, publicado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED, 2017). Amparado nos estudos de Maia e Mattar (2007), Guarezi e Matos (2009), Formiga (2012), entre outros autores, verifica-se que o Brasil é um país de dimensões continentais e que o acesso ao ensino ainda é uma dificuldade para muitas pessoas que moram distantes dos grandes centros urbanos. Além disso, quando se mora nas áreas urbanas, a falta de tempo e a dificuldade na mobilidade para frequentar uma sala de aula física são vistos como empecilhos para continuar ou permanecer estudando. Com efeito, a Educação a Distância vem se apresentando como uma alternativa de aprendizagem que não se opõe à escola presencial; antes, mostra-se como uma possibilidade de aprender e continuar os estudos para além dela e, em última instância, corrobora para democratizar o acesso ao ensino em nosso país. Ao seu turno, esta pesquisa demonstra que a Educação a Distância, além de estar intrinsecamente associada ao desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, apropria, toma para si, faz uso das abordagens pedagógicas hegemônicas em cada período histórico. Por fim, cumpre considerar que o crescimento numérico da Educação a Distância alerta para o desafio de se buscar a qualidade na aprendizagem, pois serão as experiências bem-sucedidas que ajudarão a consolidar essa modalidade educacional.

Palavras-chave: Educação a Distância. Tecnologias. Abordagens pedagógicas. Aprendizagem.

Leia o artigo na íntegra clique aqui.

MEDIAÇÃO CULTURAL, EDUCAÇÃO ATIVA, COTIDIANO ESCOLAR E PONDERAÇÕES SOBRE A LÍNGUA MATERNA E SEGUNDA LÍNGUA

Autor (es): MATOS, Mara Eli; MATTEU, Elza Terezinha

RESUMO: Este artigo propõe uma reflexão qualitativa e explanatória sobre o macrotema “Cultura e Sociedade”, abordado de forma micro em um estudo sobre a mediação cultural em processos de educação ativa. O tema percorrerá os conceitos de mediação cultural e educação ativa com resultado no cotidiano escolar, discutindo as contribuições científicas que corroboram com esse processo, cuja finalidade persegue a obtenção de sentido, geração de processos de humanização e inclusão, na perspectiva de colaborar com a discussão e o fazer das práticas educativas que buscam uma formação cidadã, destacando o ensino da língua materna e o ensino da segunda língua como fatores estratégicos nesse processo. Mediação cultural, aqui amparada pelo Artigo 54 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990), trata da questão da cultura como direito da criança e do adolescente. Cultura aqui proposta como significado abstrato, conceituação antro sociológica e concreta, como vista pelos mercados, em termos de produção e recepção de informação e legado. Por fim, mostra-se que as estratégias de construção do conhecimento cooperado geram sentido e diferencial positivo no dia a dia da escola e na formação do indivíduo consciente.

Palavras-chave: Mediação cultural. Educação ativa. Língua materna. Cotidiano escolar.

Leia o artigo na íntegra clique aqui.

SALA DE AULA INVERTIDA COMO MODELO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autor (es): PERETTI, Clélia

RESUMO: Este artigo reflete sobre a experiência de sala de aula invertida com discentes do 7.º período do curso de Bacharelado em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, na prática docente no ensino de História da Igreja da América Latina, do Brasil e do Paraná, como modelo de aprendizagem colaborativa. A busca por uma metodologia ativa eficiente pode se tornar uma tarefa bastante complexa no ensino de História da Igreja em cursos que ainda sustentam que a formação docente é tarefa apenas dos cursos de formação inicial. A Teologia como exercício de interpretação hermenêutica requer perceber a própria realidade como momento fecundo da práxis. Para tanto, ao avançar pelas fronteiras da construção científica, houve na Teologia um avanço paradigmático também em seus métodos de ensino-aprendizagem. A formação multidisciplinar de docentes permitiu ultrapassar barreiras e introduzir nos cursos de Teologia estratégias de aprendizagem ativa, levando a estruturar de tal modo sua proposta curricular. No presente artigo, a reflexão verte sobre a sala de aula invertida, o seminário temático, instrução por pares e aprendizagem baseada em times. A aplicação dessas metodologias passou, inicialmente, pela necessidade de formação do docente e de preparação dos discentes. Em um segundo momento, passou pelo planejamento e, no terceiro, pela implementação. Neste artigo, serão abordados apenas alguns resultados da implementação da estratégia da sala de aula invertida usada para possibilitar uma aprendizagem ativa para os estudantes na disciplina de História da Igreja.

Palavras-chave: Sala de aula invertida. Seminário temático. Metodologia ativa.

Leia o artigo na íntegra clique aqui.

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E A INDISCIPLINA ESCOLAR EM SALA DE AULA NAS SÉRIES INICIAIS: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES

Autor (es): GUIMARÃES, Paulo Sérgio; SILVA, Kátia Santos

RESUMO: Este artigo situa-se no campo das investigações referentes à indisciplina, tendo por objetivo compreender o papel do psicopedagogo institucional frente às possibilidades de intervenção e combate da indisciplina escolar nas séries iniciais. Durante o estudo, foi possível identificar os saberes da Psicopedagogia Institucional escolar e o papel do psicopedagogo no espaço educacional. Identificou-se, também, as prováveis causas da indisciplina escolar nas séries iniciais e as possíveis contribuições da Psicopedagogia na intervenção frente a esse comportamento. O interesse por tal temática surgiu a partir de situações vivenciadas, em sala de aula, pela autora deste artigo. Isso porque, diante das dificuldades na sua atuação docente, muitos questionamentos impulsionaram-na a mobilizar-se na busca de um aprimoramento teórico-metodológico que lhe oferecesse os instrumentos necessários para prevenir e mediar as situações de conflito em sala de aula. A pesquisa delimitou-se a partir do levantamento bibliográfico. Como aporte teórico, foram utilizados os estudos de Oliveira (2009); Rego (1995); Oliveira (2012); Dalla Valle e Metz (2012), dentre outros autores, além de consulta ao Código de Ética do Psicopedagogo da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp, 2011). Nesses estudos, foi possível identificar, no psicopedagogo, o profissional com a capacitação teórica, metodológica e técnica necessária para avaliar, intervir e prevenir frente à indisciplina, orientando, mediando e assessorando a comunidade escolar na revisão, construção ou modificação didático-metodológica de suas ações, através de uma atuação ética e eficaz, Aponta-se ainda para as contribuições do pedagogo que resultam da ação interventiva, embasada na abordagem Sistêmica e Operativa, que visam lidar com a indisciplina na sala de aula através de atividades lúdicas e grupais.

Palavras-chave: Psicopedagogia institucional escolar. Indisciplina escolar. Papel do(a) psicopedagogo(a).

Leia o artigo na íntegra clique aqui.

O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: AGENTE MEDIADOR DE PRÁTICAS DE INCLUSÃO DAS DIVERSIDADES

Autor (es): GÖTZ, Thaíse Márcia; DIAS, Gilmar

RESUMO: O presente artigo aborda a importância do uso da literatura no âmbito da Educação Infantil para o desenvolvimento de práticas inclusivas. Sendo este um desafio constante, é necessário que o professor de Educação Infantil adote medidas para a superação de preconceitos e para a valorização das diferenças e diversidades religiosas e culturais presentes na turma. Para isso, pesquisou-se a opinião dos profissionais de educação que trabalham com a turma sobre sua compreensão quanto ao uso da literatura como ferramenta de aprendizagem moral, cultural e social; sobre a diversidade presente na escola pesquisada; sobre a necessidade do uso de contos e fábulas como mediação de conflitos e como auxílio na compreensão, respeito e inclusão das diferenças. Este artigo aborda, ainda, a diversidade e as diferenças no ponto de vista da legislação brasileira e destaca a importância do uso da literatura na aprendizagem e na melhora do comportamento da criança de 4 e 5 anos. Assim, tem-se por objetivo propor possíveis soluções para a melhora no relacionamento da turma, favorecendo a amizade e a inclusão, bem como a melhora do relacionamento das partes envolvidas.

Palavras-chave: Literatura infantil. Inclusão. Diversidade. Inclusão das diferenças.

Leia o artigo na íntegra clique aqui.

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA PARA OS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor (es): LOPES, Iuri Pinto; MATOS, Mara Eli

RESUMO: Este artigo apresenta a relevância do ensino da Língua Espanhola nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das escolas brasileiras, com ênfase à importância do desenvolvimento cognitivo e sociocultural na infância. O objetivo deste trabalho é apresentar as vantagens do bilinguismo aos estudantes brasileiros no mundo globalizado. A justificativa tem por base a quantidade de falantes de Língua Espanhola no mundo, a interação social, diante da localização geopolítica do Brasil no Mercosul e dada a localização do Brasil no continente sul-americano, fazendo fronteira com diversos países que possuem o espanhol como língua oficial, e a importância do domínio de uma segunda língua no mundo globalizado. A metodologia foi realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica, com consultas a obras relativas ao assunto. Assim, entende-se que o ensino da Língua Espanhola nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental torna-se muito importante, pois nessa fase a criança se encontra em pleno desenvolvimento cognitivo, social e sem vícios de linguagem, fator relevante na aprendizagem de um idioma estrangeiro.

Palavras-chave: Língua espanhola. Bilinguismo. Língua estrangeira.

Leia o artigo na íntegra clique aqui.

O CONSTRUTIVISMO ENTRA EM CENA: UM OLHAR PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO FILME MATILDA

Autor (es): GUSSO, Sandra Fátima Krüger; ALMEIDA, José Carlos Marques

RESUMO: O presente artigo examina o processo de alfabetização da personagem Matilda, do filme homônimo de Danny DeVito, à luz de pressupostos construtivistas desenvolvidos pela psicopedagoga argentina Emília Ferreiro. O objetivo é destacar semelhanças entre as etapas descritas pela pesquisadora ao longo de sua produção bibliográfica e as abordagens da obra cinematográfica. Para tanto, partiu-se desta questão: O filme Matilda, de fato, faz uma abordagem do processo de alfabetização baseada nos pressupostos construtivistas de Emilia Ferreiro? Nessa linha de pensamento, foi feita uma pesquisa descritiva reflexiva contextualizando com cenas do filme. Regido pela indagação da abordagem do processo de alfabetização descrito por Ferreiro, este artigo apresenta esta pesquisadora como ponto-chave das discussões teóricas e corrobora a afirmação de que a película Matilda personifica as ideias da autora, isto é, ilustra, em suas cenas, como a alfabetização ocorre na prática.

Palavras-chave: Alfabetização. Construtivismo. Matilda.

Leia o artigo na íntegra clique aqui.

Sustentabilidade organizacional em planejamento de contratação de bens e serviços de Tecnologia da Informação para organizações públicas

Autor (es): ROMANÓ, Rosana Schwansee; PINHEIRO, Allan Barroso

RESUMO: Este artigo trata-se de um estudo sobre “Planejamento de Contratações de Bens e Serviços de TIC”, recomenda-se execução de atividades de planejamento, de investigação e análise de requisitos, os quais são necessários ao atendimento dos princípios básicos da administração pública. Entre os autores pesquisados para a constituição conceitual deste trabalho, destacam-se Cláudio Silva da Cruz, Edméia Leonor Pereira de Andrade e Rejane Maria da Costa Figueiredo (2011), Marinês Restelatto Dotti (2014) e Ronny Charles Lopes (2014). A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico por meio da estratégia de análise bibliográfica. Baseou-se, também, em direcionamentos de leis, regulamentos, instruções normativas, livros, sites, artigos científicos, revistas. Por fim, foi possível apresentar, através desta pesquisa, o grande poder da legislação como objeto de controle sobre a forma e/ou tipo de aquisição de bens ou serviços adquiridos pelos órgãos públicos, em razão dos processos altamente desenvolvidos e dos procedimentos fortemente alinhados às legislações vigentes, além dos órgãos de controle que exercem grande influência nos roteiros, mapas, organogramas e fluxogramas de compras, sejam eles para Tecnologia da Informação ou não.

Palavras-chave: Bens. Serviços. Planejamento. Sustentabilidade.

Leia o artigo na íntegra clique aqui.

Educação Especial: um estudo sobre a inclusão de alunos autistas por meio da musicoterapia

Autor (es): DIAS, Gilmar; ESPINDOLA, Elaine Lopes

RESUMO: Este artigo trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica acerca do uso da musicoterapia com alunos autistas, com o objetivo de apresentar as discussões atuais referentes ao processo de auxiliar no tratamento de autismo na perspectiva de diminuir os sintomas relacionados à dificuldade de comunicação e interação social. A metodologia qualitativa baseia-se em analisar material disponível sobre o tema em sites de publicações científicas. Os resultados indicaram a relevância da formação continuada de professores na área da musicoterapia para auxiliar no desenvolvimento da comunicação e interação de alunos autistas por meio desta estratégia, ajudando na aquisição de linguagem e de habilidades motoras. Isso porque a participação em atividades musicais, desde a Educação Infantil, permite ao educando com Transtorno do Espectro Autista o desenvolvimento dos sentidos, contribuindo no envolvimento social. Conclui-se, deste modo, que a musicoterapia pode contribuir de maneira significativa com o desenvolvimento de crianças autistas, pois é uma terapia extremamente eficiente na abertura de canais de comunicação, possibilitando, assim, mudanças expressivas na vida do autista nos contextos terapêutico, educacional e familiar, principalmente se a criança tiver contato desde a Educação Infantil com essa ferramenta pedagógica.

Palavras-chave: Musicoterapia. Autismo. Inclusão. Espaço Escolar.

Leia o artigo na íntegra clique aqui.