REVISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

2018


Revista de Iniciação Científica: Região Sul


V.3, n. 1, janeiro/dezembro 2018

Acessar a Revista

ARTIGOS: REGIÃO SUL

A IMPORTÂNCIA DE JOGOS E BRINCADEIRAS NA APRENDIZAGEM

Autor(es): ALVES FARIAS, Patricia; BOLFE, Juliana

RESUMO: Os jogos e as brincadeiras são práticas desenvolvidas desde antigamente pelo homem, mas não tinham fins educativos como hoje, por isso tem sido objeto de pesquisas e estudos para comprovar a eficácia destes para a aprendizagem. O lúdico contribui de forma significativa para o processo de alfabetização, pois, além das crianças aprenderem de forma prazerosa, proporciona a aquisição de habilidades relacionadas à socialização, linguagem e competências. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho tem por objetivo investigar as contribuições dos jogos pedagógicos e brincadeiras no desenvolvimento cognitivo, psicomotor e social no processo de alfabetização. O lúdico proporciona a criança, desenvolver seu raciocínio e construir seu conhecimento de forma descontraída. Além destas contribuições, o jogo e a brincadeira dão espaço para que o educador avalie seus alunos e assim perceba as facilidades e dificuldades de cada um. A brincadeira acontece onde quer que a criança esteja independentemente do local e do espaço, cabe ao educador planejar que tipo de atividade irá propor, que objetivos quer alcançar e ter o compromisso de mediar e incentivar a prática, permitindo desenvolver e ampliar o repertório de conhecimento da criança. O método utilizado para realização deste artigo foi a leitura de livros, portanto trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que irá assim investigar, explorar e conhecer os benefícios de atividades lúdicas na alfabetização de crianças. A fundamentação teórica está embasada em autores como: Dalla Valle (2010), Nascimento (2007), Oliveira (2007), Piaget (1978), Rojas (2007), Starepravo (2009), Vygotsky, entre outros.

Palavras-chave: Jogos, brincadeiras, conhecimento.

Confira o artigo na íntegra clique aqui



ORGANIZANDO E PRIORIZANDO PROCESSOS – A GESTÃO DA ROTINA APLICADA AOS PROCESSOS OPERACIONAIS EM UMA ESTAÇÃO DE OPERAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO ONSHORE: ESTUDO DE CASO

Autor(es): SILVA, Aldineide Edite; SANTOS, Margarete

RESUMO: A Gestão da Rotina, aqui tratada como Gestão dos Processos Operacionais (GPO), introduz os conceitos de qualidade ao mesmo tempo em que favorece a redução de anomalias e custos por ser uma metodologia de melhoria contínua focada nos processos e nas reais necessidades dos clientes. Possibilita a integração da equipe, processos e tecnologia de modo a aumentar a eficiência da produção, segurança e integridade operacional. Apresenta resultados significativos no que diz respeito a redução do número e adequação do conteúdo dos procedimentos, organização e mapeamento dos processos, identificação das tarefas críticas, identificação das competências para os postos de trabalho, monitoramento dos processos e tratamento dos desvios.

Palavras-chave: Gestão da Rotina. Gestão por processos. Processos Operacionais. PDCA.

Confira o artigo na íntegra clique aqui



O PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL: NOVAS ATITUDES PARA ENFRENTAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autor(es): Juliana Girotto; Orientador: Profo MsC. Gilmar Dias


RESUMO: O presente artigo pretende abordar a importância da Psicopedagogia Institucional, para a superação das dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo este um desafio constante a ser enfrentado pela educação formal. Pesquisamos como o psicopedagogo pode contribuir com a professora regular da sala através de um Projeto de Recuperação para a solução de problemas vinculados à alfabetização apresentados por um grupo de doze alunos. Assim, como objetivo visa sanar as dificuldades apresentadas pelos alunos e adequar os conhecimentos, demonstrando o domínio das competências e habilidades desejáveis para o ano escolar em que estão matriculados. Ressalta a necessidade de novas práticas pedagógicas na escola e aos educadores, e que esses, comprometidos com a formação de indivíduos, sejam capazes de desenvolver, de forma contínua, mecanismos e ações eficazes para a formação inicial dos alunos, dando-lhes mais autonomia no pensar, ensinando-lhes a expressar suas próprias ideias e opiniões, construindo sua visão sobre o mundo em que ele está inserido. A revisão da bibliografia proporcionou referências teóricas para as discussões acerca do tema, contribuindo para a análise dos dados, coletados através de pesquisa de campo.

Palavras-chave: Dificuldades de Aprendizagem. Alfabetização. Projeto de Recuperação. Ensino Fundamental.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES

Autor(es): GAMA, Renata Negreiros; Orientadora: GUASTI, Susana Pitol

RESUMO: Este estudo objetivou compreender como o trabalho desenvolvido pela área de Gestão de Pessoas é importante e determinante para o sucesso das organizações. Em meio às transformações que estão ocorrendo no século XXI, transformações na economia, na política, nas ciências e tecnologia, no meio ambiente, as empresas necessitam implementar um diferencial competitivo para se sobressaírem no mercado em relação à concorrência. Sendo assim, foi possível apresentar a evolução histórica da área de Gestão de Pessoas, bem como as modernas ferramentas que podem ser utilizadas e a importância de valorizar o capital humano. Seja nas grandes ou pequenas organizações, as mudanças são constantes e vêm ocorrendo com muita rapidez, e as empresas são obrigadas a investirem em tecnologia e inovação para se manterem “vivas” em meio ao mercado cada vez mais competitivo. Entretanto, neste cenário de crise econômica e social, há de se fazer algo a mais que somente investir em modernas tecnologias e inovação, o grande diferencial encontra-se nas pessoas, são elas que irão subsidiar o futuro promissor de qualquer negócio. Porém, para que as pessoas possam de fato contribuir para o crescimento das empresas, estas precisam desenvolvê-las. Para elaboração do presente trabalho, foi feita uma pesquisa bibliográfica, por meio de leituras de livros e artigos de escritores renomados, que embasaram a pesquisa e reafirmaram a necessidade de implantação de boas práticas de Gestão de Pessoas, demonstrando que é por meio das pessoas que as atividades são realizadas e decisões tomadas, sendo assim, são essas atividades que contribuirão para o sucesso ou fracasso das organizações. Foi possível confirmar que o sucesso das organizações só se dará por meio da atuação eficaz das pessoas, e estas só desenvolverão bem suas atribuições se estiverem motivadas e aptas a fazê-las, ou seja, o papel da Gestão de Pessoas é fundamental para alcance dos objetivos organizacionais.

Palavras-chave: Gestão de Pessoas; Diferencial competitivo; Objetivos organizacionais.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


VIABILIDADE ECONÔMICA EM OBRAS PÚBLICAS DE CONTENÇÕES DE TERRA PARA DESNÍVEIS DE 1 A 4 METROS

Autor(es): CANCIAN, Max Alberto; ASSAD, Ricardo


RESUMO: Este trabalho apresenta um estudo comparativo econômico, entre os tipos mais usuais de contenções de terra para desníveis de 1,00 a 4,00 metros, levando em consideração o tipo de solo e a espessura de suas camadas. Sabe-se que as contenções e obras de terra em geral são de grande importância na engenharia civil, pois necessitam de grande investimento financeiro em suas execuções, uma vez que a adoção de soluções equivocadas pode levar a gastos desnecessários e obras inacabadas. Por ser uma solução mais simples e antiga, ou seja, com menos tecnologia envolvida, a hipótese é de que o muro de flexão é a solução mais econômica, em relação a cortina de estacas. O estudo em tela apresentará contribuições sobre os custos das obras públicas mais usuais de contenção de terra para desníveis de 1 a 4 metros, especialmente colaborando para a gestão pública. Objetivo geral é auxiliar os gestores públicos na escolha de soluções geotécnicas para os desníveis estudados e dar noção de grandeza para orçamentistas e proprietários de obras que necessitam de contenções deste porte. Para se chegar ao custo final de cada obra, executaram-se cálculos de estabilidade e os respectivos detalhamentos de acordo com as normas, a fim de comparar o custo x benefício entre aquelas. Concluiu-se que para desníveis de até 1,95 metros a solução mais econômica é a cortina de estacas e que para desníveis de 1,95 metros a 4 metros o muro de flexão se mostrou como solução mais vantajosa.

Palavras-chave: Contenções. Desníveis. Obra pública. Viabilidade econômica.

Confira o artigo na íntegra clique aqui



Revista de Iniciação Científica: Região Norte

V.3, n. 1, janeiro/dezembro 2018

Acessar a Revista

ARTIGOS: REGIÃO NORTE

O USO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA

Autor(es): SANTOS, Debora Evelyn Taborga dos; BOLFE, Juliana Simões


RESUMO: O ensino fundamental é um ponto de partida no processo de ensino-aprendizagem. Essa iniciação escolar deve dispor de práticas e recursos que dinamizem a assimilação dos conhecimentos em sala de aula. Assim, esta pesquisa surge da perspectiva de que o emprego de jogos matemáticos na função de recurso pedagógico, têm ganhado ênfase no ambiente escolar em consequência da contribuição ao desenvolvimento cognitivo do aluno. A presente pesquisa buscou apresentar uma proposta metodológica baseada em jogos matemáticos, com o intuito de criar estratégias dinamizadoras do processo de ensino-aprendizagem, relacionados ao estudo das 4 (quatro) operações, direcionados para alunos do 6o ano do Ensino Fundamental. Esta pesquisa teve cunho bibliográfico e documental. E, para fundamentá-la, contou-se com trabalhos que tratam da matemática, jogos matemáticos e ensino fundamental. Espera-se apresentar a importância de trazer para sala de aula os jogos, não como proposta apenas para entreter os alunos, mas no intuito de fazê-los adquirir os conhecimentos matemáticos, apresentados sob uma nova abordagem. Pode-se apresentar uma contribuição às pesquisas relativas ao ensino da matemática no ensino fundamental e mostrar que o uso de jogos matemáticos nas exposições de matemática pode e deve ser usado como recurso para dinamizar a aprendizagem desta disciplina. Os jogos apresentam bons resultados no que se refere à ampliação da aprendizagem dos educandos, por meio de métodos alternativos de resolução de problemas, instigando a capacidade de criar e estimular uma participação mais ativa nas aulas de matemática.

Palavras-chave: Jogos Matemáticos. Ensino Aprendizagem. Quatro Operações.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


EAD: APRENDIZAGEM INCLUSIVA E AS INOVAÇÕES DOS SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO

Autor(es): CAVALCANTE, Gisele da Silva Matos; PINTO Profo MsC. Paulo Sérgio Guimarães


RESUMO: O presente estudo tem por objetivo apresentar, a importância da qualidade da internet para o acesso das tecnologias de informação e comunicação quando utilizadas nos ambientes virtuais de aprendizagem. Para que o ensino a distância aconteça, é necessário um alinhamento quanto às formas de acesso, ferramentas a serem utilizadas, bem como a comunicação e conectividade com o portal de ensino. Foram utilizadas pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo, onde foi possível verificar as mudanças na tecnologia no âmbito da educação a distância, o comportamento dos alunos EAD frente a essas mudanças na era da informação, as novas posturas adotadas pelas pessoas em relação à forma com que lidam com a informação nesse momento tão digital. Conforme os resultados da pesquisa de campo pôde-se perceber que o EAD é a principal opção para aqueles que não têm tempo e precisam estudar e que a comunicação ativa por parte de professores e tutores é essencial para o desempenho satisfatório do aluno.

Palavras-chave: Educação a Distância; Inclusão; TICs; Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


A MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA DIRCÉLIA KOURY PALMEIRA

Autor(es): MIRANDA, Marlene C.; BOLFE, Juliana

RESUMO: Há muito tempo, estudiosos têm se dedicado a entender os benefícios que a aprendizagem de música traz para o desenvolvimento humano. Estudos apontam que, para além de momentos prazerosos, o aprendizado de música contribui para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais, promovendo o bem-estar do indivíduo. Pensando na Importância da Música Como Recurso Pedagógico no Processo de Ensino-Aprendizagem de Alunos com Síndrome de Down, idealizou-se esta pesquisa objetivando analisar o uso da música em práticas pedagógicas no segundo ano das séries iniciais com alunos inclusos. A mesma realizou-se por meio de um questionário aplicado aos docentes da referida modalidade de ensino, ministrantes de turmas que são compostas por alunos neurotípicos e alunos inclusos especificamente com Síndrome de Down, que possibilitou a análise de opiniões de dois docentes da referida escola. Obteve-se como resultado que a música é um recurso pedagógico de excelência para o desenvolvimento dos alunos, possibilitando com que os mesmos expressem suas emoções e seus sentimentos, estimulando o processo ensino-aprendizagem especificamente de alunos com Síndrome de Down.

Palavras-chave: Música, inclusão, Síndrome de Down e séries iniciais.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


SUSTENTABILIDADE DA POPULAÇÃO RIBEIRINHA APÓS PROCESSOS DE REMANEJAMENTO: UMA QUESTÃO SOCIAL

Autor(es): SILVA, Isabela Cristina Ferreira da; ZANETTI, Elizabeth

RESUMO: O presente artigo pretende entender como ocorre a sustentabilidade da população ribeirinha após um processo de remanejamento, o qual acaba algumas vezes sendo um problema que desencadeia situações no campo das questões sociais e emocionais, tais como o desemprego, a violência urbana, depressão, entre outros tão importantes quanto os citados. Percebe-se que após o processo de remanejamento, a população ribeirinha vivencia dificuldades quanto à questão da sustentabilidade econômica e ambiental, considerando as problemáticas decorrentes da retirada dessa população do seu ambiente de origem e de sua manutenção a partir de então. O estudo em pauta fez uso da metodologia Revisão Integrativa de Literatura, onde foi utilizado publicações cientificas junto as fontes indexadas ao SCIELO – Scientific Eletronic Library Online, buscando artigos pertinentes a temática estudada a partir dos descritores. Não houve a constatação de diversidade de estudos acerca da temática abordada, sendo este um ponto observado neste estudo, viabilizando a necessidade de maior atenção considerando a relevância do assunto para a coletividade, podendo contribuir para a melhoria da qualidade de vida e garantia de direitos do cidadão ribeirinho.

Palavras-chave: População Ribeirinha. Processo de Remanejamento. Sustentabilidade. Questão Social.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


ANÁLISE DA RESPONSABILIDADE E MARKETING SOCIAL NA CONSTRUTORA NIMA

Autor(es): SOMMER, Cláudia; Me. ASSAD, Ricardo

RESUMO: O presente estudo apresenta uma análise da responsabilidade e marketing social na construtora Nima, na cidade de Santa Maria de modo a compreender a importância e os benefícios que vêm sendo alcançado com as ações sociais com a comunidade e de como o uso do marketing social atinge positivamente a empresa, principalmente em sua imagem corporativa. A problemática a responder é: “Os projetos implementados pela construtora Nima, trazem algum retorno para empresa?”, sendo a hipótese de que a responsabilidade e o marketing social são ferramentas, que permitem as empresas fortalecerem sua imagem perante a sociedade, ganhando respeito, confiabilidade e assegurando sua autopreservação perante o mercado. Assim as pesquisas neste tema contribuem para propagar ideias de Responsabilidade Social, bem como incentivam futuros estudos na área para complementar e conhecer melhor seus benefícios, suas funções atuais e o papel que desempenha. O objetivo geral do presente estudo é analisar o Marketing Social, alinhado às ações de Responsabilidade social praticada pela empresa para comunidade da construtora NIMA localizada na cidade de Santa Maria/RS. Como objetivos metodológicos o estudo classifica-se como pesquisa exploratória e descritiva, pesquisa qualitativa e quantitativa.

Palavras-chave: Marketing Social; Responsabilidade social, Mix de marketing.

Confira o artigo na íntegra clique aqui



Revista de Iniciação Científica: Região Nordeste

V.3, n. 1, janeiro/dezembro 2018

Acessar a Revista

ARTIGOS: REGIÃO NORDESTE

A PSICOPEDAGOGIA NAS RELAÇÕES EDUCACIONAIS: A IMPORTÂNCIA DA RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE

Autora: Ana Perla da Silva Sarmento

RESUMO: Este estudo objetivou analisar como deve agir um profissional em psicopedagogia educacional, no ensino-aprendizagem e desafios enfrentados na formação profissional. A esse profissional cabe refletir sobre a importância do papel na formação aprofundada que cumpra as exigências atuais, ou seja, flexível, autocritico, criativo e capaz de tomar decisões complexas. Assim, essas relações educacionais, suas características e funções, buscam um perfil de planejamento de ação capaz de estruturar passos para uma pré-intervenção educacional, sem deixar investigar melhorias na própria formação acadêmica. Para tanto, foi utilizado como método a pesquisa bibliográfica, o estudo levantado com autores especializados através de livros e artigos científicos. A partir da análise teórica foi possível perceber a importância em fortalecer esse caminho de pesquisa, visto o resultado de tanta carência de conhecimento. Com isso, perceber que a falta de iniciativa e autocritica dos profissionais aparece como grande limitação na discussão do assunto e a formação limitada se impõem como o maior desafio ao psicopedagogo educacional. Enfim, por meio de todo o estudo realizado foi possível confirmar que a dificuldade de compreender o papel do psicopedagogo pode ser resolvida com o estudo das suas principais funções e suas habilidades, em que as relações de práticas colaborativas influenciam beneficamente o plano de ação do psicopedagogo. Portanto, ao compreender a importância em ressignificar a identidade profissional dentro de um plano de ação mais colaborativo, produziria uma sequência prática mais estratégica desde suas primeiras observações, estando mais preparado para intervir de forma efetiva, mais reflexiva e construtiva.

Palavras-chave: Marketing Social; Responsabilidade social, Mix de marketing.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


AUDITORIAS INTERNAS EM PEQUENAS EMPRESAS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS - MA

Autor(es): TAVARES PORTAL FERRO, Larissa Juliana; ZANETTI, Elizabeth


RESUMO: Esta pesquisa foi realizada em empresas de pequeno porte, onde foram realizadas auditorias internas nos últimos três meses, a fim de demonstrar a eficiência da auditoria interna na melhoria ou não no sistema de controle contábil da organização. O trabalho busca demonstrar o papel da auditoria interna em pequenas empresas no município de São Luís do Maranhão e a importância da auditoria na complementação da eficácia e eficiência na gestão das pequenas organizações.

Palavras-chave: Pequenas empresas; Auditoria; Interna e externa.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autor(es): HIRSCHLE JUNIOR, Franklin Eduardo dos Santos; ASSAD, Ricardo

RESUMO: O tema deste trabalho diz respeito à sustentabilidade organizacional, tendo como foco questões relacionadas ao meio ambiente e sua interação com o espaço organizacional. O objetivo geral é realizar uma revisão bibliográfica acerca da sustentabilidade organizacional: ambiente e sustentabilidade. O problema de pesquisa foi: qual é o conhecimento científico produzido no Brasil, sobre sustentabilidade organizacional: ambiente e sustentabilidade? A hipótese deste trabalho foi a de que os estudos encontrados no Brasil contribuem com inovações, reflexões, estratégias e intervenções, enriquecendo a literatura sobre o tema da sustentabilidade e ambiente nas organizações. Justifica-se a importância deste trabalho, diante da necessidade de analisar o que tem sido teoricamente produzido no Brasil acerca da sustentabilidade organizacional. Para esse fim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, na qual foram selecionados artigos publicados no Brasil entre 2008 e 2018. Para tanto, foram utilizadas bases de dados de artigos científicos publicados no Brasil, sendo selecionados quatorze artigos nacionais sobre a temática. Observou-se que os trabalhos abarcaram uma grande variedade de aspectos dentro da temática. Tais trabalhos contribuem com a literatura, com inovações, reflexões e estratégias de competitividade, aliando a gestão das organizações com a utilização sustentável dos recursos do meio ambiente.

Palavras-chave: Sustentabilidade ambiental, organizações, meio ambiente.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


OS DESAFIOS DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NA ERA DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DA STARTUP CREDITÍCIA NUBANK

Autor(es): LEAL, Marcos Eliezer da Silva; ROMANÓ, Rosana Schwansee


RESUMO: O presente artigo buscou identificar quais as políticas de relacionamento adotadas pela Startup Creditícia Nubank, a fim de compreender como esta inova frente às concorrentes diretas no mercado nacional. Para aferir os resultados, utilizou-se uma metodologia do tipo quanti-qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, além de fontes bibliográficas e documentais. Ao final, constatou-se que o Nubank utiliza de várias plataformas digitais para se relacionar com o cliente, tendo o conteúdo das postagens uma linguagem predominantemente informal. Verificou-se também que o Nubank segue as mesmas estratégias de relacionamento para todas as redes, com ressalvas às pequenas adaptações próprias de cada uma. Examinou-se que a referida startup se encontra em um contexto positivo de engajamento nas redes, fruto da força de atração entre indivíduos das comunidades. Ao final, foram encontradas poucas críticas a respeito do Nubank nas redes, sendo estas perfeitamente sanáveis. No mais, recomenda-se que empresa foque suas publicações justo aos três grandes grupos do mercado digital e que mantenha sua postura conservadora quanto à concessão de crédito para novos e potenciais cliente, bem como o sobre aumento dos limites individuais. Em suma, verificou-se que o Nubank faz o caminho inverso dos cartões tradicionais, que é o de instruir e capacitar seus usuários, tendo este cartão, apesar das incertezas do segmento das startups, expectativas positivamente de crescimento.

Palavras-chave: Nubank. Políticas de relacionamento. Startup Creditícia. Redes.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: PRÁTICAS POSSÍVEIS

Autor(es): Juliane Batista Bezerra; Orientadora: Profa. Ana Maria Soek

RESUMO: No presente artigo discorreremos sobre o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos em uma perspectiva de alfabetização, ou seja, tendo seu ensino vinculado a Língua Portuguesa com o propósito de desmistificar sua prática como algo alheio a realidade e restrito a poucos. Assim, procuramos alternativas para trabalhar os conteúdos matemáticos em um contexto alfabetizador rompendo com a visão de um ensino isolado e desvinculado da realidade, no intuito de proporcionar uma aprendizagem significativa em uma perspectiva de Alfabetização Matemática. Nesse sentido, apontamos que o docente deve desenvolver estratégias de ensino que ofereçam subsídios para uma melhor leitura de mundo em prol de uma educação inovadora com significados concretos. Portanto, discutimos o conceito de alfabetização matemática e sua impregnação à língua materna bem como trazemos alguns apontamentos sobre a formação docente e seu impacto no processo de ensino e aprendizagem e as principais estratégias de ensino. Para tanto, nos apoiamos em autores como Carvalho (2009) e Souza (2010), por nos permitir um olhar singular sobre o cotidiano escolar e as peculiaridades existentes na educação, entendendo o ser humano como algo complexo e inconcluso.

Palavras-chave: Formação docente; Alfabetização matemática; Práticas de ensino.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


Revista de Iniciação Científica: Região Sudeste

V.3, n. 1, janeiro/dezembro 2018

Acessar a Revista

ARTIGOS: REGIÃO SUDESTE

INTERAÇÕES, AUTORIA E MULTIMODALIDADE: POSSIBILIDADES DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es): Mônica Uliani Kuchartscik-FAEL; Prof. Valter Zotto de Andrade-FAEL


RESUMO: Esse artigo aborda dois projetos didáticos comumente utilizados por professores do Ensino Fundamental como situações reais de uso da Língua Portuguesa: 1) a elaboração de um painel expositivo para a sala de aula e 2) a elaboração de um seminário. Objetivamos apresentar a multimodalidade presente nas situações de comunicação, a interação entre equipes de alunos e a autoria como aspectos que contribuem para o desenvolvimento de competências linguísticas no componente curricular Língua Portuguesa nas séries finais do Ensino Fundamental. O estudo fundamenta-se nos conceitos de Sociointeracionismo de Vygotsky (1995, 1998), Teoria da Enunciação e visão Dialógica da Linguagem conforme Bakhtin (1992, 1997), Multimodalidade em Kress & Van Leewen (2001), Kress (2012) e Dionísio (2014). Os documentos orientadores da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME – SP), Plano de Navegação do Autor (2014) e Direitos de Aprendizagem nos ciclos interdisciplinar e autoral (2016) são norteadores do trabalho. A metodologia utilizada foi a descrição das práticas pedagógicas realizadas com turmas de alunos de 6o e 8oano de uma escola da rede municipal de São Paulo e a análise qualitativa dos dados. Constatou-se que as duas práticas realizadas por meio de interações entre equipes de alunos demonstraram ser instigadoras para que os alunos exercitassem autoria e mobilizassem competências relacionadas à leitura, produção escrita e oralidade de textos multimodais.

Palavras-chave: Autoria. Ensino Fundamental. Interação. Multimodalidade.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: MOTIVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO

Autor(es): NÓBREGA DE SOUZA TEIXEIRA, Tânia; ZANETTI, Elizabeth

RESUMO: Esta pesquisa buscou analisar como a motivação pode influenciar na qualidade/produtividade nos servidores da secretaria de saúde do município de Angra dos Reis/RJ. Tendo como alicerce as teorias motivacionais de A.H.Maslow (Teoria das Necessidades Humanas), Frederick Herzberg (Teoria de Dois Fatores) e Victor Vroom (Teoria das Expectativas), foi desenvolvido um estudo de caso através de um questionário, para levantamento de fatores que contribuem para a motivação e consequentemente a satisfação dos servidores junto à organização. Considerando, que o atual cenário político do país desfavorece o setor público, os agentes públicos necessitam de estímulos para o desempenho de suas atividades nas organizações, a motivação configura-se um fator determinante para o desempenho das atividades e qualidade dos serviços prestados ao cidadão.

Palavras-chave: Motivação, qualidade, setor público, organizações.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


ALUNO SURDO NA ESCOLA PÚBLICA: ORALIDADE x LIBRAS

Autor(es): SILVA, Jurciléia Oscar da; ANDRADE, Prof. Valter Zotto de


RESUMO: O tema deste trabalho é a inclusão do aluno surdo na escola pública. O problema se refere às vantagens e desvantagens (para o aluno) entre três cenários possíveis: 1) Usar somente a língua brasileira de sinais (LIBRAS); 2) Substituir a LIBRAS pela língua oral; e 3) Usar as duas línguas. Tais cenários motivam a formulação de três perguntas gerais: “Abandonar uma língua que dominaria naturalmente para utilizar outra, causaria atraso na aprendizagem?”. “A criança consegueria comunicar-se melhor apenas por se encontrar num mundo de ouvintes?”. E, “A família não estaria, na verdade, excluindo a criança por não deixá-la usar a LIBRAS?”. As hipóteses iniciais (que poderiam ser testadas em campo em outra oportunidade) foram: “Sim” (1), “Não” (2) e “Sim” (3). Foi observado o desenvolvimento do caso de um aluno surdo de 6 anos, estudante do primeiro ciclo da escola-campo, instituição pública, em Betim, Minas Gerai). Além disso, houve um levantamento cuidadoso em relação às principais referências teóricas e documentais sobre a temática inclusão/exclusão, caracterização científica da surdez, das línguas de sinais e correntes teórico-metodológicas na educação de surdos. A perspectiva realmente desejada pelos surdos é a Pedagogia Surda, visto que a luta gira em torno da constituição da subjetividade do jeito surdo de ser, porém é inevitável que, em alguma medida, haja o isolamento dos surdos em sua própria comunidade. Incluir não significa ignorar as dificuldades, mas pressupõe uma ressignificação da sociedade e, nela, da escola que temos hoje, para que se ofereça respostas educativas de qualidade.

Palavras-chave: Inclusão. Escola pública. Oralidade. LIBRAS.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA

Autor(es): REGINALDO MARTINS-FAEL; Orientadora: PROF.a JULIANA BOLFE


RESUMO: A dificuldade com o ensino de matemática devido à falta de interesse por parte dos alunos sempre foi um assunto muito preocupante. A busca por uma metodologia eficaz que trate do caso de modo a sanar tal problema tem sido um desafio para os docentes ao decorrer dos anos. Deste modo este trabalho apresenta-se como uma forma de discutir e propor uma conscientização da importância do aprendizado da matemática, analisando as metodologias de ensino que vêm sendo utilizadas na rede pública estadual visando a tentativa de identificar falhas e propor soluções. A importância de tal estudo está ligada a uma tentativa de resgatar alunos que vêm se perdendo em meio a um caminho de desânimo, proporcionando momentos que os levem a recuperar aquilo que não foi aprendido em anos anteriores. Além de criar situações para que os tais se reencontrem no processo da construção do saber. Com fins de atingir os objetivos propostos neste trabalho foram entrevistados 100 alunos e cinco professores de uma rede pública estadual situada na zona norte da cidade de Sorocaba, onde os colaboradores se constituíram como fonte de pesquisa através de uma entrevista pré-elaborada. Os dados coletados, que foram cruzados com o comportamento dos alunos e com estudos já existentes que apontam para a valorização dos saberes dos indivíduos já inseridos, provaram que o método de ensino tradicional deve ser substituído e que os professores têm que deixar de ser o foco das atenções de modo tal que possibilite um ensino motivador e influente que facilite o aprendizado.

Palavras-chave: Aprendizado, Ensino, Metodologia, Matemática.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


IMPORTÂNCIA DO CAPITAL HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

Autor(es): MONTEIRO, Izaura Cristina Borges; ZANETTI, Elizabeth


RESUMO: O artigo foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica para identificar o que é destacado por autores da área sobre a importância e as práticas de melhor gestão do capital humano nas organizações. Buscou-se identificar, com base nos autores, que empresas que valorizam o capital humano são mais competitivas. Nos dias atuais, as corporações buscam diferencial competitivo e o capital humano hoje é o maior deles, pois a troca de experiências e conhecimento entre colaboradores possibilita a formação de uma equipe única, trazendo assim maior facilidade para alcance dos objetivos propostos, superação dos concorrentes e destaque no mercado. Os principais autores pesquisados foram: Idalberto Chiavenato, Antônio César Amaru Maximiano e Stephen P. Robbins. Pode-se concluir, de acordo com os referidos autores e outros, que as pessoas são realmente o bem mais precioso que as organizações podem “possuir”. São as pessoas que criam, inovam e dão identidade para organização. Por isso, cabe às organizações ficarem mais atentas à gestão de seu capital humano, fornecendo-lhes treinamento e desenvolvimento, estando atentas ao ambiente externo e interno da organização, e promovendo motivação e satisfação de seus colaboradores através de uma liderança que vise melhor desempenho dos funcionários e da organização.

Palavras-chave: Capital humano. Gestão. Diferencial competitivo. Organizações. Valorização.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


Revista de Iniciação Científica: Região Centro-Oeste

V.3, n. 1, janeiro/dezembro 2018

Acessar a Revista

ARTIGOS: REGIÃO CENTRO-OESTE

REMINISCÊNCIA AFRICANA EM MATO GROSSO NA CONTEMPORANEIDADE: FESTA DE SANTO NO QUILOMBO DA MUTUCA COMO ELEMENTO DA DIVERSIDADE CULTURAL MATOGROSSENSE

Autor(es): ALMEIDA, Paulina Silva; BOLFE, Juliana


RESUMO: Mato Grosso é o terceiro estado brasileiro em extensão territorial e apresenta uma população bastante diversificada em diferentes aspectos inclusive étnico-racial. Podemos afirmar que o estado apresenta uma diversidade cultural notória e que essa diversidade é reflexo de sua colonização sempre carregada de hibridismos. Ao falarmos da diversidade étnica e cultural do estado, não podemos nos esquecer das populações quilombolas bastante presentes no território. Em Mato Grosso, os quilombos surgiram em diferentes períodos históricos e de formas variadas. Na atualidade, o estado possui mais de setenta áreas certificadas pela Fundação Cultural Palmares como sendo terras tradicionalmente ocupadas por quilombolas. Dentre as terras certificadas pela fundação, está o quilombo de Mata Cavalo. O quilombo de Mata Cavalo está localizado no município de Nossa Senhora do Livramento, é formado pelas comunidades quilombolas de Aguassú, Ourinhos /Ponte da Estiva, Mata Cavalo de Baixo, Mata Cavalo de Cima, Capim Verde e Mutuca, sendo esta última comunidade o local de desenvolvimento de nosso estudo. Em relação à cultura do lugar, os festejos religiosos ou “Festas de Santo” se configuram como uma das principais manifestações. Sendo assim, o presente trabalho analisa a festa de São Gonçalo no quilombo de Mutuca como elemento da diversidade cultural existente em Mato Grosso; investiga as origens da festividade; os agentes envolvidos tanto internamente ou externa à comunidade; identifica quais são os elementos presente no ritual festivo e a importância da “Festa de Santo” para o fortalecimento e difusão da cultura local.

Palavras-chave: Festa, santo, Quilombo, Mutuca.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

Autor(es): Wellington Ferreira Carvalho; Ricardo Assad


RESUMO: Trazendo o tema ‘formação continuada’ e sua delimitação, ‘a importância para a atuação do professor universitário’. O problema que norteou a pesquisa foi ‘de que forma os professores do nível superior podem superar a ausência de formação didática e atuarem de forma compatível com as exigências dos alunos, atualmente mais bem informados e mais exigentes?’ A hipótese da pesquisa é que, por meio da formação continuada o professor universitário atualiza e aprimora os conhecimentos específicos de sua área de atuação e, agrega um saber pedagógico e didático à sua prática. A justificativa, foi a necessidade de explicitar a relevância da formação continuada para a atuação do professor universitário e, contribuir com a sociedade, que necessita de docentes com mais conhecimento didático. O objetivo geral é analisar a importância da formação continuada para os professores do nível superior, tendo em vista o aprimoramento do fazer pedagógico e da didática. Os objetivos específicos foram: analisar a atuação do professor universitário no Brasil; compreender como ocorre a formação do professor universitário; destacar a importância da formação continuada para o professor do nível superior. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, baseada em livros e artigos científicos obtidos em meio eletrônico. Entre os autores estudados destacam-se: Esteves e Rodrigues (1993), Freire (1974), Garcia (1999), Gil (2012). Através da pesquisa foi possível alcançar como resultados o entendimento de que, é por meio da formação continuada que o professor universitário se adequada à dinâmica social, às necessidades dos alunos, aos avanços tecnológicos, e aprimora seu fazer pedagógico.

Palavras-chave: Professor universitário. Formação inicial. Formação continuada.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


ANÁLISE DA OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL MARIA QUITERIA CASTANHEIRA-MT

Autor(es): CARRIEL, Eliana Vieira; PINTO, Paulo Sergio Guimaraes


RESUMO: O presente trabalho, desenvolvido na Escola Estadual Maria Quitéria, localizada na cidade e município de Castanheira, estado de Mato Grosso, buscou analisar a oficina de leitura e produção textual de como funcionava o Programa Mais Educação. A pesquisa teve cunho qualitativo e quantitativo, a utilização de referencial bibliográfico de livros e acesso à internet. Foi realizada uma pesquisa em campo, na escola participante da pesquisa, com aplicação de questionários ao coordenador, aos monitores, alunos, pais e professores, e realizou-se a observação e acompanhamento dos métodos de funcionamento das oficinas, na qual pode se observar a falta de infraestrutura que escola tinha em receber os alunos do programa e as dificuldades vivenciadas no dia a dia em realizar suas atividades. Acreditava-se que para obter mais êxito no ensino e aprendizagem dos alunos, que faziam parte do programa, foi necessário o acompanhamento dos pais ou responsáveis para saber o desenvolvimento de seus filhos, incentivando e mostrando interesse na educação dos mesmos. Ao longo de sua existência, ocorreram muitas mudanças em relação as metodologias aplicadas nas oficinas, uma delas era o trabalho individual com cada aluno, partindo diretamente das suas dificuldades. Com isso exigia-se uma interação por parte dos monitores e professores. Os monitores eram quem permanecia mais tempo com os alunos, e puderam ajudar no diagnóstico das dificuldades apresentadas por eles. Diante do exposto, foi apontada a necessidade de um trabalho em equipe, excluindo os grupos isolados, para uma efetivação de qualidade. Foi de suma importância, também, a realização exposição dos trabalhos desenvolvidos, divulgando e promovendo mais o projeto na escola, que fora essencial no ensino e aprendizagem, havendo o envolvimento de toda comunidade escolar.

Palavras-chave: Programa “Mais Educação”; Oficina; Alunos, escola.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


ANÁLISE DOS PRINCIPAIS RISCOS DO SETOR DE RADIOLOGIA

Autor(es): MENDES, Dhaiane de Sena; BARAN, Kelly Pauline


RESUMO: Os riscos que envolvem os diagnósticos por imagens radiológicas delimitam um campo onde devem ser observados diversos fatores para que haja uma segurança adequada, resguardando tanto os pacientes como o profissional ali exposto para sua realização. Diante do exposto foi objetivo essa pesquisa realizar um levantamento dos riscos envolvidos na prática dessas atividades tanto no campo das radiações ionizante como as não ionizantes (Ressonância Magnética (RM)). Trazendo assim um apanhado de trabalhos recentes que mostram novos riscos característicos principalmente envolvendo os Agentes de Contrastes (AC) iodados e a base de gadolínio utilizado nos exames. Essa revisão da literatura traz trabalhos dos últimos dez anos englobando obras que tratam da biossegurança de profissionais da área radiológica e pacientes, foram adotados critérios de inclusão e exclusão conforme procedimentos metodológicos adotados. Obtendo assim como resultado o levantamento de temas pouco abordados como os malefícios causados pelos AC, a dificuldade em se estabelecer os reais impedimentos e perigos ao ambiente da RM devido à falta de legislação nacional, deixando ser adotado no Brasil legislações internacionais, dificultando assim a adoção padronizada de critérios impeditivos ou parcialmente impeditivos a realização desses exames e trazendo ainda os riscos associados as radiações ionizantes que muitas vezes são banalizadas, mesmo ainda sendo o principal método diagnóstico no mundo.

Palavras-chave: Biossegurança; Radiação ionizante; Ressonância Magnética; Agentes de Contraste.

Confira o artigo na íntegra clique aqui