REVISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

2019

Sul

V.4, n. 1, janeiro/dezembro 2019

Acessar a Revista

Artigos: Região Sul

O psicopedagogo institucional: atitudes e apoio para enfrentar as dificuldades de aprendizagem em língua portuguesa

VIEIRA, Simone Tamires

DIAS, Gilmar

RESUMO

Essa pesquisa se debruçou sobre a questão de como o psicopedagogo pode apoiar o prof. regente na inclusão um aluno com diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) nas aulas de língua portuguesa. Observou-se com essa pesquisa que a escola não possui psicopedagogo ou qualquer outro tipo de apoio ao aluno e aos professores. A pesquisa do tipo estudo de caso, com coleta de dados e de cunho qualitativo, possibilitou acompanhar as atividades docentes e os avanços, as dificuldades e as experiências do aluno, no intuito de confrontar teoria e prática realizadas no espaço escolar. A revisão bibliográfica proporcionou referenciais teóricos para as discussões acerca do tema, além de contribuir para a análise dos dados, coletados por meio de observação, questionário e entrevista. Observou-se a importância de buscar enfrentar as dificuldades apresentadas pelo aluno e adequar os conhecimentos, para ampliar as competências e habilidades por meio de práticas pedagógicas de apoio.

Palavras-chave: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Língua portuguesa. Inclusão educacional. Ensino fundamental

Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.

Atendimento Educacional Especializado: contribuições na rede regular de ensino

ANTUNES, Isis Taiana do Prado

DIAS, Gilmar

RESUMO

Este artigo tem por finalidade mostrar a importância e as contribuições do Atendimento Educacional Especializado dentro de uma escola da rede regular de ensino. Sendo a inclusão um assunto bastante discutido no campo educacional, também será abordada a questão do direito à matrícula de alunos com necessidades especiais na escola comum. Para tanto, pesquisamos como a inclusão é prevista por lei e como ela vem sendo trabalhada pelos profissionais e equipe pedagógica da rede regular de ensino. Tivemos por base um aluno do nono ano do ensino fundamental, diagnosticado com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) para analisarmos as possíveis contribuições do Atendimento Educacional Especializado, e quais dificuldades são encontradas pelos educadores para trabalhar com o aluno especial dentro da rede regular de ensino. Este trabalho destaca também a importância da educação inclusiva na vida em sociedade, demonstrando a necessidade da convivência para aquisição de respeito e tolerância pelas diversidades. A revisão bibliográfica possibilitou referências teóricas, a fim de fazermos uma comparação com a questão prática da inclusão. Por fim, os dados coletados na pesquisa de campo permitiram uma avaliação sobre a situação da inclusão na escola comum.

Palavras-chave: Inclusão. Rede regular de ensino. Necessidade especial.

Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.

Educação ambiental: a importância de trabalhar a reciclagem com alunos do ensino fundamental I

PEGORARO, Anatália de Oliveira

DIAS, Gilmar

RESUMO

O presente artigo discorre sobre a importância de se trabalhar a educação ambiental com os alunos do ensino fundamental I, por meio de uma pesquisa de teor bibliográfico com enfoque qualitativo, destacando a importância do papel efetivo do professor mediador de conhecimento e peça fundamental de transformação na sociedade em meio à educação ambiental. É mais do que necessário transpor aos alunos nessa fase um conhecimento já maduro e prático, em que pode-se perceber resultados de imediato, o que acontece com o trabalho apoiado na prática de reciclagem como um hábito ambientalmente correto. Com a ação humana degradando o ambiente em que vive atualmente, ter professores preparados para trabalhar com alunos jovens é um grande passo para a mudança no presente e garantia de futuro para as próximas gerações. O objetivo dessa pesquisa é atingir profissionais da educação, alunos e demais interessados na prática, para que haja uma maior valorização da educação ambiental e demonstrar que, estando capacitado, o professor pode atingir resultados que fazem toda a diferença à qualidade de vida e ao meio ambiente.

Palavras-chave: Educação ambiental. Professor. Conscientização. Reciclagem

Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.

A psicomotricidade na aprendizagem escolar

KAMPA, Alice de Fátima

SILVA, Sandra Maria Valechenski da

RESUMO

Este artigo trata da importância da estimulação da prática psicomotora nas fases de desenvolvimento da criança, visando um bom desempenho na vida escolar e de aprendizagem do educando, sendo ela a base para qualquer atividade, pois sempre haverá a relação do movimento em qualquer trabalho aplicado. A psicomotricidade engloba a relação do movimento, emoção e ação, obtendo um importante papel na vida do ser humano e no trabalho escolar diário. Portanto, ressaltamos as fases de desenvolvimento, as habilidades que são necessárias desenvolver e o que a falta delas pode ocasionar na aprendizagem do aluno. O estudo está baseado nas pesquisas bibliográfica e de campo realizadas em instituições de ensino, situadas na cidade de Porto Amazonas-PR, para a verificação das práticas psicomotoras.

Palavras-chave: Desenvolvimento; Motricidade; Aprendizagem; Escola; Método ampulheta.

Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.

Norte

V.4, n. 1, janeiro/dezembro 2019

Acessar a Revista

Artigos: Região Norte

A violência dentro e fora das instituições escolares

LIMA, José Diego da Silva

CASTRIANI, Miguel de Jesus

RESUMO

Esse artigo científico teve como foco compreender até que ponto a violência afeta o desenvolvimento e o aprendizado das crianças e adolescentes. Buscou-se também identificar as causas e as consequências da violência dentro do contexto escolar para, assim, encontrar meios de combater esse problema que afeta a população dentro e fora das instituições escolares. Optamos pelas investigações acerca da violência nas escolas de forma geral, para que abrangesse o tema de forma ampla. Ao observar e analisar o que pode propiciar a proliferação dessa problemática nas escolas, conseguimos perceber que em grande parte o que faltou no ensino-aprendizagem foi um olhar mais crítico e humano dos profissionais escolares que, por negligenciarem e excluírem, contribuíram com o fracasso do aprendizado dos estudantes e a proliferação da violência. Nessa busca, também foi possível compreender que a violência é algo iniciado na relação familiar e continuado nas instituições de ensino, visto que as escolas são também onde se promove a socialização e a convivência – embora essa convivência atualmente não tenha intermédio adequado da equipe escolar. Se a família e a escola estão interligadas na forma que a violência se desenvolva, ambas precisam caminhar juntas nesse processo de combate. Dentro dessa crença, foram identificados alguns métodos de ensino adequados para o combate à violência e a valorização da relação professor/aluno, que é um vínculo imprescindível nesse processo.

Palavras-chave: Violência. Família. Escola. Métodos. Ensino.

Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.

O uso do computador no ensino de língua portuguesa para alunos da EJA de duas escolas da rede municipal de Manaus

SILVA, Kamila Oliveira da

SOEK, Ana Maria

RESUMO

O mundo globalizado encontra-se dividido entre aqueles que conseguem participar das ocupações produtivas e beneficiar-se dela a partir dos avanços proporcionados pela tecnologia, e aqueles que ficam à margem dela. Não menos importante que todas as áreas, a educação segue o mesmo ritmo, assim como a cada dia percebe-se a evolução de muitos métodos de ensino por conta da inserção das tecnologias. Este artigo tem como objetivo principal analisar como os professores de duas escolas da rede municipal, localizada na zona leste de Manaus, veem o uso do computador dentro do ensino de língua portuguesa para alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este estudo é de natureza teórica, mas também fez uso da pesquisa de campo para uma melhor compreensão da problemática, e para alcançar o proposto deste trabalho, foi utilizada a pesquisa quanti-qualitativa. O estudo revelou que os professores estão conscientes a respeito da inserção dos computadores e o quanto eles podem contribuir imensamente dentro do ensino da língua portuguesa, principalmente pelo leque de possibilidades que essa tecnologia oferece e pelo público-alvo com que se vai trabalhar, composto em sua maioria por trabalhadores, donas de casa, alguns desempregados, jovens, adultos e idosos. O resultado encontrado foi expresso em quatro categorias: a) importância do domínio da informática para os professores do EJA; b) professores capacitados e recurso limitado para o ensino; c) computador como recurso didático; d) informática como mediadora da aprendizagem. Assim, a integração e o manuseio da tecnologia dentro da escola são desafios na educação, cabendo somente ao professor a responsabilidade de buscar, de aprender e de utilizar tal recurso tecnológico para atender as necessidades do aluno dentro do mundo moderno.

Palavras-chave: Tecnologia educacional; Recursos didáticos; Computador em sala de aula; Educação de Jovens e Adultos.

Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.

Utilização do sistema computacional Scratch no ensino de matemática no 4º ano do ciclo básico: um estudo de caso no aprendizado e resolução das quatro operações básicas

SILVA, Nathan Souza da

ROMANÓ, Rosana Schwansee

RESUMO

O uso da matemática, especificamente as quatro operações fundamentais, é essencial em nossa vida cotidiana, pois contribui positivamente no desenvolvimento e organização da sociedade. Diante disto, buscamos alternativas para melhorar o ensino das quatro operações na Escola Municipal Deputado Ulisses Guimarães, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas aos alunos. Neste sentido, este trabalho buscou coletar dados a respeito das contribuições computacionais no ensino das quatro operações básicas nas séries iniciais do ensino fundamental. Inicialmente, realizamos um levantamento sobre o conhecimento básico que os discentes trazem consigo de suas vivências culturais sobre o uso e aplicação das quatro operações fundamentais. Para isso, foi feito um questionário de aprendizagem no qual se completava a tabuada e se respondia a questões contextualizadas; em seguida, foi feita uma análise dos resultados obtidos e a partir daí partiu-se para a intervenção, com auxílio de uma plataforma nomeada Scratch, em forma de atividades que ocorreram no laboratório de informática. Foram ministradas cinco aulas de intervenção e, ao final, foi feito outro questionário de aprendizagem. Os resultados obtidos usando a plataforma revelam que o uso de sistemas computacionais no ensino e aprendizagem de matemática foi prazeroso para os alunos e apresentou resultados satisfatórios no uso das operações básicas.

Palavras-chave: Matemática. Quatro operações. Scratch.

Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.

Sistema de controle da administração pública: uma análise da ferramenta utilizada para gerenciamento do fluxo de processos e documentos na secretaria de gestão administrativa do estado do Acre

DE LIMA, Álef Nogueira

ZANETTI, Elizabeth

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo demonstrar a importância da busca pela modernização e qualidade dos serviços públicos, com foco no fluxo de processos e documentos que tramitam na Secretaria de Gestão Administrativa – SGA do Estado do Acre. Sua relevância está no fato de centenas de cidadãos, não somente da capital, Rio Branco, mas também de diversos municípios acreanos, dependerem desta secretaria para o andamento de seus processos (em tramitação). O enfoque da pesquisa é demonstrar como a forma de organização desses documentos pode comprometer a eficiência do trabalho a ser realizado no âmbito da secretaria, bem como identificar as principais dificuldades ocorridas na operacionalização do sistema utilizado para esta atividade. Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se a metodologia de estudo de caso, no qual se aborda um tema em específico, permitindo trabalhar o problema com maior profundidade e ampliar o conhecimento a respeito do assunto. Assim, analisando o órgão público em questão, apontaram-se os aspectos de maior fragilidade no que tange à tramitação dos processos e documentos, apresentando-se perspectivas de soluções para as dificuldades identificadas durante o estudo.

Palavras-chave: Gestão pública. Ferramentas de gestão. Fluxo de processos.

Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.

Nordeste

V.4, n. 1, janeiro/dezembro 2019

Acessar a Revista

Artigos: Região Nordeste

O papel do gestor escolar: as contribuições no processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais

MELO, Maria Luiza Gonçalves de

DIAS, Gilmar

RESUMO

O presente artigo pretende abordar a importância do gestor escolar no processo de inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais, tendo em vista os inúmeros desafios quando se fala em implementar e melhorar resultados no processo de ensino-aprendizagem desses educandos. Pesquisamos como o gestor pode implementar e reforçar as práticas inclusivas para que de fato se efetive a inclusão nas instituições de ensino regular, respeitando e valorizando as especificidades, as habilidades e os interesses de cada um. Assim, este estudo teve como objetivo analisar a relevância do gestor no processo de inclusão de crianças com necessidades especiais. Uma gestão eficiente traz muitos benefícios na busca por resultados melhores no processo de ensino-aprendizagem. Então, este estudo justifica-se pela necessidade de ampliar as discussões acerca das práticas inclusivas e o papel do gestor nesse processo, para que todos tenham as oportunidades de maneira igualitária à educação, e tenham seus direitos garantidos, visando o desenvolvimento integral do indivíduo. Portanto, acredita-se ser imprescindível abrir espaço ao diálogo para combater comportamentos e atitudes de preconceito e discriminação, auxiliando na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. A revisão da bibliografia proporcionou referências teóricas para as discussões acerca do tema, contribuindo para a análise dos dados, coletados por meio de pesquisa de campo.

Palavras-chave: Inclusão. Educação. ANNEs. Gestor Escolar.

Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.

Ensino-aprendizagem da música na modalidade a distância: avaliação da utilização do software Audacity na disciplina de acústica e áudio

GOMES, Anderson Ferreira

DIAS, Gilmar

RESUMO

O presente artigo aborda a importância de uma ferramenta alternativa no processo ensino-aprendizagem para alunos de um curso de licenciatura em música ofertado na modalidade EaD. Tendo em vista o surgimento em escala nacional do ensino de música na modalidade a distância mediado por tecnologias da informação e comunicação, e que o curso de música depende de habilidades bem específicas, faz-se necessária a pesquisa de uma possível ferramenta que auxilie este processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa abordou o surgimento e implementação dos cursos de música EaD no Brasil e as contribuições que as TICs trouxeram para essa modalidade de ensino. O trabalho desenvolve-se trazendo os conceitos de virtualização do conhecimento e utilização do software Audacity como intervenção para exemplificação dos conteúdos de acústica e áudio, de maneira que permita ao aluno experimentar na prática conceitos e fenômenos que os levarão ao interesse pelos conteúdos curriculares. Para tanto, foi realizada pesquisa do tipo bibliográfica, tendo por base autores principais e secundários, além de obras científicas, legislação e outros documentos imprescindíveis para fundamentação do objeto de pesquisa, cujo teor das fontes se entrelaça em concordância sobre a necessidade de estratégias educacionais e ferramentas alternativas que auxiliem o professor no processo de ensino-aprendizagem e convirjam na mesma direção ao afirmar que o ensino na modalidade a distância trouxe grandes contribuições para uma educação musical mais ampla e acessível.

Palavras-chave: Educação Superior. Processo ensino-aprendizagem. Música a distância

Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.

O pedagogo empresarial: promovendo melhoria no processo de ensino-aprendizagem por meio da articulação entre a teoria e a prática

GOMES, Rosa Elisa de Lima da Silva

DIAS, Gilmar

RESUMO

O presente artigo pretende abordar a importância do pedagogo empresarial para a promoção da melhoria no processo de ensino-aprendizagem, por meio da articulação entre a teoria e a prática com foco no desenvolvimento profissional do estagiário da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. Pesquisamos como o pedagogo pode auxiliar os professores e os profissionais que atuam no programa para estágios da Escola do Legislativo da Bahia, para promover a articulação entre a teoria e a prática, possibilitando o desenvolvimento profissional e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem do estagiário. Assim, o objetivo do trabalho foi promover a participação do pedagogo em apoio aos professores e aos profissionais que atuam no programa de estágio. Salienta-se a necessidade de sistematização do conhecimento e a articulação entre a teoria e a prática dos cursos e palestras ofertados aos alunos de escolas públicas e privadas que realizam seus estágios na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. O caminho trilhado para o cumprimento dos objetivos deste Trabalho de Conclusão de Curso envolveu a revisão da bibliografia que forneceu referenciais teóricos para análise acerca do tema. Foi realizada também a pesquisa de campo, que possibilitou a coleta de dados, analisados de forma qualitativa. Foi possível, assim, a indicação de intervenções pedagógicas para promoção da melhoria do processo de ensino-aprendizagem do estagiário, bem como seu o desenvolvimento profissional. Palavras-chave: Pedagogo. Estagiários. Teoria e prática. Desenvolvimento profissional.

Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.

O psicopedagogo institucional: intervenções metodológicas para enfrentar as dificuldades comportamentais de alunos com TDAH

SANTOS, Rute Raquel da Silva

DIAS, Gilmar

RESUMO

O presente artigo aborda a importância do psicopedagogo institucional para a superação das dificuldades comportamentais e consequentemente de aprendizagem de alunos com diagnóstico de TDAH em uma turma do primeiro ano do ensino fundamental – anos iniciais, sendo este um desafio constante presenciado pela educação formal. Pesquisamos como o psicopedagogo pode auxiliar o professor regular da sala, por meio de um projeto de ação/intervenção, para a solução de problemas vinculados à socialização e, consequentemente, a problemas de aprendizagem resultantes dessa dificuldade. Assim, esse trabalho teve como objetivo desenvolver práticas metodológicas para a superação das dificuldades comportamentais e de aprendizagem por meio de ações interventivas que contribuam com o sucesso escolar não só dos alunos com TDAH, mas de toda a turma, propositando assim ações para superação dos problemas levantados com essa pesquisa. O estudo foi realizado a partir da pesquisa do tipo estudo de caso de cunho qualitativo, fazendo menção a diversos autores como Bossa, Scoz e Oliveira e trazendo referências de livros, publicações, leis, normas e outros sobre o tema, além da aplicação de instrumentos de coleta de dados, como entrevista, questionário e observação in loco por meio de pesquisa de campo.

Palavras-chave: Psicopedagogo institucional. Dificuldades comportamentais. TDAH. Intervenção.

Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.

Sudeste

V.1, n. 4, janeiro/dezembro 2019

Acessar a Revista

Artigos: Região Sudeste


Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – jogos e brincadeiras com alunos de TDAH

SEVILHA, Alessandro

DIAS, Gilmar

RESUMO

O presente artigo pretende abordar a importância do uso de jogos e brincadeiras no ambiente escolar, nas aulas de educação física, fazendo com que alunos e professores compreendam a importância da interação com os que possuem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Ressaltar, analisar e compreender os sintomas no ambiente escolar é fundamental para o desenvolvimento das atividades, como um pano de fundo sem o qual não é possível prosseguir. Com isso, o artigo seleciona e aborda a brincadeira, que irá auxiliar na interação, para que a coleta de dados no estudo de caso atinja o objetivo de proporcionar a aprendizagem, sanar as dificuldades de atenção e diminuir o déficit e a hiperatividade. O lúdico, por meio de jogos e brincadeiras, cria situações de desafios, situações-problema dentro do coletivo, em que a interação e a discussão levam a uma ampla possibilidade de encontrar um caminho de resolução das atividades propostas. A revisão da bibliografia proporcionou referências teóricas para as discussões acerca do tema, contribuindo para a análise dos dados coletados por meio de estudo de caso.

Palavras-chave: Brincadeiras; Hiperatividade; Jogos.

Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.

Autismo: o professor de apoio educacional especializado e o professor regente no cotidiano da inclusão

BARBOZA, Monique Muniz Picinato

DIAS, Gilmar

RESUMO

Essa pesquisa do tipo estudo de caso, de cunho qualitativo, buscou entender a problemática observada em torno da realidade do cotidiano de um aluno autista de uma turma do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública, e a interação entre os professores que prestam atendimento a esse aluno e à sua família. Observou-se a importância e a relevância do diálogo entre os profissionais que prestam atendimento a esse aluno, juntamente com o apoio da família. Fizemos uma reflexão acerca dos atores envolvidos no processo educacional do aluno, bem como apresentamos os avanços alcançados até o momento no processo de ensino e aprendizagem desse aluno, além do processo de inclusão frente à escola e à sociedade. Ressaltou-se a necessidade de novas práticas pedagógicas que visam facilitar o aprendizado do aluno diante de suas especificidades incluindo a família e a comunidade escolar, numa dinâmica inclusiva. A revisão bibliográfica proporcionou referências teóricas que embasam e norteiam a discussão apresentada, contribuindo para uma reflexão sobre os dados coletados na pesquisa de campo.

Palavras-chave: Professor. Autismo. Educação inclusiva.

Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.

A pesquisa interdisciplinar no processo de ensino-aprendizagem em cursos de engenharia civil: um estudo de caso

MORESCHI, Morgana

DIAS, Gilmar

RESUMO

O presente artigo aborda a importância das pesquisas interdisciplinares como instrumento no processo de formação dos alunos de ensino superior. Para tanto, foi investigado o papel da disciplina “projeto integrador”, presente na grade curricular do curso de engenharia civil de uma instituição de ensino superior privada, no desenvolvimento das habilidades e competências requeridas para o aluno egresso. Foi realizada uma pesquisa do tipo estudo de caso, com coleta de dados. Essa pesquisa permitiu perceber a relevante necessidade de haver maior interação entre os professores das disciplinas de projeto integrador e os demais professores do curso, para que seja possível a realização de trabalhos, de fato, interdisciplinares e, consequentemente, o atendimento ao objetivo proposto para a disciplina. A revisão da bibliografia proporcionou referências teóricas para as discussões acerca do tema, contribuindo para a análise dos dados, coletados por meio de pesquisa de campo.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Projeto integrador. Ensino superior. Engenharia.

Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.

O uso do sistema de registro de preços para a implantação e gestão de uma cadeia de suprimentos na administração pública

PISSOLATTO, Adriano Teócrito

ROMANÓ, Rosana Schwansee

RESUMO

Este artigo tem o objetivo abordar o uso do Sistema de Registro de Preços para implantar uma metodologia de gestão da cadeia de suprimentos (supply chain management), como ferramenta para o gestor público buscar melhores resultados no processo de logística de materiais de consumo do Governo. O desafio é estabelecer um modelo que permita a integração, com sucesso, do sistema legal vigente, com as melhores práticas de mercado, apresentando uma estrutura para a gestão da cadeia de suprimentos, bem como, sugestões sobre como ela pode ser implementada no Setor Público. A metodologia adotada para a elaboração deste artigo é exploratória, com coleta de dados por meio de pesquisas bibliográficas e documentais, bem como em sítios eletrônicos relacionados ao assunto em questão. Ao final, permite-se concluir que é possível compatibilizar recursos existentes da lei de licitações e contratos do Governo Brasileiro, com modelos bem-sucedidos de gerenciamento da cadeia de suprimentos usados no mercado privado.

Palavras-chave: Compras públicas; Sistema de registro de preços; Suprimentos.

Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.

Centro-Oeste

V.4, n. 1, janeiro/dezembro 2019

Acessar a Revista

Artigos: Região Centro-Oeste

Simulador virtual interativo do PhET: uma proposta para potencializar o processo de ensino-aprendizagem no nível superior

FERREIRA, Marcelo Henrique Weich

DIAS, Gilmar

RESUMO

O presente artigo trata sobre a experiência do uso de simuladores virtuais interativos do PhET (Physics Education Technology), da Universidade do Colorado em Boulder, nos Estados Unidos, como objeto virtual de aprendizagem no ensino superior. Pesquisamos de que forma a utilização de objetos virtuais interativos educacionais pode potencializar e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem no nível superior. Dessa forma, verificamos como essa prática pedagógica, associada à utilização de tecnologias, pode contribuir com a formação dos discentes e ampliar os significados dos conceitos trabalhados em sala de aula. Este trabalho tem sua relevância pautada em promover e incentivar metodologias de ensino que visam implementar no ambiente educacional a aplicação e uso de ferramentas tecnológicas educacionais que fortaleçam o trabalho dos docentes que atuam no nível superior. A revisão da bibliografia teve grande impacto na construção dessa proposta.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Simuladores virtuais interativos do PhET. Tecnologia educacional. Metodologia do ensino superior.

Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.

Lei n. 13.146/2015: a importância da aplicabilidade para a inclusão nas escolas públicas

LIMA, Adriana Pereira da Silva

DIAS, Gilmar

RESUMO

Este artigo busca demonstrar a importância da legislação para inclusão nas escolas, dando ênfase a algumas medidas da Lei 13.146/2015, que de forma clara estabelece que a clientela com necessidades especiais precisa para ter o mínimo necessário dentro de um estabelecimento de ensino. Buscou–se também verificar o papel do gestor que está no controle dos repasses, para que possa implantar e fazer valer os direitos à inclusão de pessoas com deficiência e dificuldades de aprendizagem nas escolas públicas e a importância da aplicabilidade das medidas no contexto educacional. Para tanto, será colocado um pouco sobre a história da inclusão no contexto social e escolar, os percalços que foram surgindo no decorrer da história por conta do preconceito embutido na mente da sociedade em geral, e, ainda, destacar o papel da gestão escolar diante da responsabilidade de implantar tais medidas, levando em consideração a legislação e a construção da personalidade humana, assim respeitando as diferenças de cada um dentro da sociedade.

Palavras-chave: Inclusão. Escola. Leis. Processo Ensino-aprendizagem.

Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.

A arte no Atendimento Escolar Especializado: reflexões e possibilidades

SILVA, Daiane Marcelino Cabral da

DIAS, Gilmar

RESUMO

É na Educação Infantil em que acontecem os primeiros contatos com a rotina escolar. Na pré-escola, por meio do relacionamento interpessoal das crianças, principalmente durante as brincadeiras, já é possível identificar se a criança apresenta necessidades educacionais especiais. Nesse sentido, o aluno precisará de um apoio mais específico. Para tal, o objetivo deste trabalho é fomentar a participação do especialista da sala de Atendimento Escolar Especializado, em apoio ao professor regente, na solução de problemas no processo de ensino-aprendizagem por meio da arte. Apesar da notória discriminação e consequente exclusão social, existem pessoas que lutam por direitos iguais. E foi a partir dessa luta que surgiram as primeiras políticas públicas em favor dos deficientes. Ao se acreditar na possibilidade de educação, novos projetos surgiram e foram aperfeiçoados ao longo dos anos. Entretanto, a arte-educação ainda não é bem difundida em nosso país. Neste trabalho, a arte é, então, apresentada como uma opção valiosa na superação de dificuldades, principalmente em relação a conceitos abstratos. Algumas leis e documentos que servem como suporte para a Educação Inclusiva são apresentados e discutidos, visando esclarecer os direitos de acesso e permanência desses alunos nas instituições de Educação Básica no Brasil. Tendo o educador um papel fundamental na formação do cidadão, fica clara a necessidade de mais pesquisas que garantam uma educação igualitária e de qualidade para todos.

Palavras-chave: AEE. Educação Infantil. Educação Inclusiva. Artes.

Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.

Principais causas de obras públicas inacabadas

SANTOS, Malu Carmo Dos

ROMANÓ, Rosana Schwansee

RESUMO

As obras públicas são necessárias para o atendimento adequado do cidadão, proporcionando seu bem-estar. Por outro lado, a construção de um empreendimento público requer cautela e uma boa administração por parte dos gestores, visando garantir a transparência dos recursos públicos e o adequado andamento da construção, evitando sua paralisação. A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre os principais fatores que ocasionam obras públicas inacabadas na cidade de Cuiabá-MT, com o objetivo de examinar e identificar as causas mais relevantes, e auxiliar a Administração na resolução e minimização dos problemas apontados. A metodologia utilizada foi do tipo bibliográfica e exploratória, de caráter quantitativo e qualitativo, baseada em um questionário com profissionais ligados à área, quais sejam, engenheiros civis, engenheiros eletricistas e arquitetos, que atuam ou atuaram com obras públicas no estado de Mato Grosso. Ressalta-se que a enquete foi elaborada por meio da ferramenta Google Formulários e encaminhada para construtoras, bem como para especialistas que atuam ou atuaram com obras públicas. Após o levantamento dos dados, foi realizada uma análise dos resultados com demonstrativos gráficos. Entende-se pelos resultados obtidos que os principais fatores que geram obras públicas inacabadas estão atrelados à fase inicial do planejamento, quais sejam, projetos básicos defeituosos, falta de experiência dos projetistas, erros no levantamento quantitativo, entre outros. Por fim, constata-se, entre outras informações, que um bom planejamento dos Gestores administrativos e um projeto básico/executivo realizado com excelência por profissionais habilitados e eficazes é fundamental para o sucesso da obra. Palavras-chave: Obras públicas inacabadas; Principais causas; Planejamento; Gestores públicos.

Leia o artigo na íntegra. Clique aqui.