2020

Revista_Regional_2020_S_1aCapa_3aProva.pdf

Sul

V.5, n. 1, janeiro/dezembro 2020

Acessar a Revista

Artigos: Região Sul

A Autonomia da Educação a Distância: o

Perfil do Aluno Junto às Limitações

FRIESEN, Paulo Henrique

RESUMO

Este artigo propõe-se a analisar e a acarear as metodologias praticadas na modalidade de Educação a Distância, bem como a definir os conceitos entre: aluno e professor/tutor; conceitos os quais devem ser reestabelecidos para ela. Inicia-se com uma breve apresentação histórica dos primeiros indícios de inovações na Metodologia de Ensino, através da qual se contemplam as informações registradas há cerca de duzentos anos, no primeiro curso em modalidade EaD, quando registrou o perfil do aluno, naquele momento, também traz as limitações impostas a ele e os respectivos diferenciais. Corroborando-se a linha do eixo central que se pretende explorar, citam-se autores históricos e especialistas contemporâneos ao tema, com enfoque nas peculiaridades que tornam a modalidade EaD competitiva, porém, ao mesmo tempo, inapta aos olhos dos seus críticos. Desse modo, fundamentam-se os argumentos a favor do tempo em que a modalidade já existe, considerando-se os benefícios e os papéis sociais oferecidos à sociedade, como um todo, a partir da oferta dos benefícios. São eles: flexibilidade, autonomia e preço; tendo em vista a autonomia como eixo central, sendo ela o benefício mal usado, portanto a responsável pela evasão e/ou não aderência de uma porcentagem significativa de alunos.

Palavras-chave: Autonomia; EaD; Perfil do aluno; Limitações do EaD.

Confira o artigo na íntegra. Clique aqui.

BNCC na Atualidade: um Estudo sobre a Competência

da Cultura Digital em Época de Pandemia

MASCARELLO, Camila

BOLFE, Juliana

RESUMO

A educação é um agente transformador da sociedade, por isso merece respeito, valorização e políticas públicas que as reconheçam como tal. A BNCC ganhou um nobre objetivo ao ser criada e, posteriormente, ao ser implementada, tendo em vista levar uma educação mais igualitária ou equitativa para toda a população. As Dez Competências Gerais propostas pela BNCC versam sobre várias habilidades e atitudes que se planejam desenvolver no estudante, para isso deverão ser estimuladas durante todo o período da Educação Básica. Nesse estudo observou-se, de forma mais aprofundada, a Competência Geral Número 5, que aqui chamaremos de Competência de Cultura Digital, para fins de simplificação de terminologia, assim como a relação dela com o período de ensino remoto ocasionado pelo atual momento pandêmico. Optou-se pela revisão bibliográfica baseada em documentos oficiais que norteiam a educação pública, por exemplo: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de autores que abordam a temática. Constatou-se a importância da Base, caso seja efetivamente implementada na realidade educacional, porém, compreende-se que não será a única a transformar as vidas dos alunos e dos professores, visto que a desigualdade educacional estrutural existente no nosso país também carece de enfoque. Vale evidenciar que esse breve estudo não conclui o tema, pois as temáticas “BNCC e ensino remoto” ainda necessitam de atenção, estudo e observação detalhada. Estes assuntos são capacitados a fornecerem materiais às diversas pesquisas ou às análises, coletadas e realizadas por indivíduos instigados com a situação explanada no decorrer do artigo.

Palavras-chave: Educação Pública; BNCC; Ensino Remoto.

Confira o artigo na íntegra. Clique aqui.

Como Educar para os Direitos Humanos?

Análise das Diretrizes Curriculares Nacionais

para Educação em Direitos Humanos

HORNUNG, Josiane

ANDRADE, Elizane

DE GOSS, Bianca

STARON, Sandra

RESUMO

O presente estudo tem por pergunta norteadora: “Como educar para os Direitos Humanos?” Pergunta a qual será respondida por meio do objetivo principal, sendo ele apresentar e compreender as Diretrizes Curriculares da Educação em Direitos Humanos de 2013. Utilizou-se para análise fontes teóricas, dentre as quais: Joaquín Herrera Flores (2009) e Boaventura de Souza Santos (2019), tratando-se, portanto, de uma pesquisa com caráter qualitativo e de cunho bibliográfico. Os resultados constataram que o documento das Diretrizes Curriculares da Educação em Direitos Humanos veio para construir, dentro das escolas, práticas pedagógicas voltadas à não violência, sendo estas confirmadas pelos autores citados, e essenciais para uma sociedade mais justa e humana. Por meio das leituras, a pesquisa ratifica a importância de construir-se uma educação firmada nos Direitos Humanos e, também, em seus componentes, para a desconstrução de uma cultura de violência.

Palavras-chave: Direitos Humanos; Diretrizes Curriculares Nacionais; Educação em Direitos Humanos.

Confira o artigo na íntegra. Clique aqui.

Gestão Escolar: Desafios e Possibilidades

que Envolvam a Comunidade Escolar

AMARAL, Gisele Mazon do

ROMANÓ, Rosana Schwansee

RESUMO

A educação é um direito social garantido a todos os brasileiros por meio da Constituição Federal e por meio da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), também é a gestão educacional de uma das instâncias que compõem a gestão governamental. O artigo possui por tema a gestão escolar no contexto dos desafios e das possibilidades que envolvam a comunidade escolar. Propõe um estudo sobre o cenário atual da gestão escolar e sobre o envolvimento da comunidade escolar neste espaço, assim, analisa a gestão escolar, a comunidade escolar, os desafios e as possibilidades exigidos atualmente. A finalidade do artigo é examinar o envolvimento da comunidade escolar na gestão escolar dentro dos objetivos seguintes: verificar a educação; discorrer brevemente sobre gestão escolar; a comunidade e sua participação e, também, sobre as possibilidades trazidas por tal parceria. O embasamento teórico utilizou-se da revisão bibliográfica de caráter qualitativo, concluindo que a gestão escolar quando recebe a participação da comunidade escolar desenvolve-se eficazmente, porém, para o alcance do seu sucesso deve contar com o comprometimento de todas as instâncias da comunidade escolar.

Palavras-chave: Gestão; Educação; Comunidade escolar; Participação; Importância.

Confira o artigo na íntegra. Clique aqui.

Metodologias Ativas para o Ensino de Química: uma Revisão

dessas Abordagens no Periódico “Química Nova Na Escola”

FERRONATO, Marcia da Fontoura Machado

SOEK, Ana Maria

RESUMO

O objetivo desse trabalho é compreender como o emprego das Metodologias Ativas pode auxiliar no ensino--aprendizagem de Química para o Ensino Médio. Como modalidade de pesquisa utilizou-se a pesquisa exploratória baseada em um levantamento bibliográfico que aplica as palavras-chaves: Metodologias Ativas; Ensino de Química; Aprendizagem; Ensino Médio. A metodologia de coleta de dados ocorreu junto ao periódico “Revista Química Nova na Escola”. A busca resultou-se em trinta e cinco artigos, dentre os quais doze abordavam unicamente o Ensino Médio. A revisão bibliográfica fundamentou-se em autores tais como: Lima (2012), Zenorin, Santos e Monteiro (2011), Paulo Freire (1987; 2011), Berbel (2011), entre outros autores que discutem sobre as dificuldades recorrentes nos cotidianos das escolas e, também, argumentam sobre alternativas que possam produzir uma alteração no quadro atual. Necessária é a busca por metodologias que favoreçam a qualidade do ensino-aprendizagem de conceitos químicos no Ensino Médio, tendo em vista a quantidade e a complexidade. Assim, a pesquisa forneceu indicativos de melhorias no ensino-aprendizagem dos conceitos químicos no Ensino Médio, sendo estes os resultados da participação ativo-reflexiva do educando e mediadora do educador, também abordou aspectos relevantes, por exemplo: a necessidade de encontrar-se um equilíbrio entre as novas metodologias e as metodologias tradicionais.

Palavras-chave: Metodologias Ativas; Ensino Médio; Mediação.

Confira o artigo na íntegra. Clique aqui.

Revista_Regional_2020_N_1aCapa_3aProva.pdf

Norte

V.5, n. 1, janeiro/dezembro 2020

Acessar a Revista

Artigos: Região Norte


A Comunicação Indígena da Fase Marajoara por

meio da Cerâmica, em Cachoeira do Arari, Pará

ROCHA, Zuziane Ferreira da

BOLFE, Juliana

RESUMO

Um dos mais importantes centros de produção de cerâmica foi o da Ilha de Marajó, no Estado do Pará. A herança deixada pelos antigos índios de Marajó levou artistas e intelectuais à construção de fascinantes significações e/ou ressignificações a seu respeito. Em função da magnitude alcançada por este legado cerâmico indígena marajoara, o presente estudo cursa os caminhos do entendimento acerca da cerâmica marajoara, meditando sobre as considerações de Lilian Bayma de Amorim (2010), Giovanni Gallo (2005), Denise Paul Schaan (1997, 1999) e Anna Maria Alves Linhares (2009), além de análise visual das peças contidas no Museu do Marajó. A pesquisa foi viável em razão do município de Cachoeira do Arari situar o Museu do Marajó, com seu acervo e história até os dias atuais. Por meio da pesquisa realizada, foi possível constatar a riqueza do material, tanto em termos qualitativos quanto quantitativos, além de identificar como forte característica das peças a técnica de alinho harmônico e singular das formas e desenhos em uma cerâmica policrômica. Além disso, muitas são as informações obtidas através dos traços da arte indígena marajoara, informações essas que vão muito além do trabalho artístico visual. A análise das peças e as pesquisas em torno da cultura marajoara revelam a função social e utilitária dos materiais arqueológicos.

Palavras-chave: Cerâmica Marajoara; Giovanni Gallo; Museu do Marajó; Cachoeira do Arari.

Confira o artigo na íntegra. Clique aqui.

A Importância da Literatura Infantil nas

Séries Iniciais do Ensino Fundamental

SOARES, Lucas Guilherme Araujo

PASQUAL, Camila Marcelina

RESUMO

Diante de tal importância da leitura infantil, objetivou-se analisar a importância deste hábito em relação ao desempenho nas séries consecutivas, bem como a vida destes indivíduos. Observou-se que o contato com a literatura infantil deve ser o mais breve possível, pois muitos alunos, em séries mais avançadas, têm dificuldades a respeito da leitura, chegando, muitas das vezes, nas séries subsequentes sem o domínio da leitura, com dificuldades de interpretação e nas mais diversas áreas do conhecimento. Desta forma, a falta de leitura é considerada uma das causas do baixo rendimento escolar. Mais que a detenção do domínio da linguagem materna, necessita-se de familiaridade com os livros, a qual poderá ser proporcionada com o contato intenso com esses. Dentre os fatores que influenciam o baixo índice de leitores, destaca-se a questão cultural, haja vista que, no Brasil, pouco se cultiva o hábito da leitura; por isso, dificilmente há o incentivo familiar, o que seria de relevante interesse para o país, para formar cidadãos críticos.

Palavras-chave: Literatura infantil; Educação; Escola; Crianças.

Confira o artigo na íntegra. Clique aqui.

Desafios e Possibilidades para o Ensino da Matemática

no Ensino Fundamental, em Tempo de Aulas Remotas

MOURA, Jonilson Galucio de

PEREIRA, Caroline Subirá

RESUMO

Este artigo teve como objetivo investigar como os professores vem lidando com os desafios e possibilidades de ensino da matemática no Ensino Fundamental, em tempo de aulas remotas. Para fundamentar as discussões a respeito do tema, optou-se por uma pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e de abordagem qualitativa. Fez-se um levantamento bibliográfico a partir das palavras-chave: desafios, possibilidades, matemática e aulas remotas, no qual foram encontrados diversos estudos realizados por teóricos da área da educação matemática e que fazem parte desse processo de ensino. Nessa perspectiva, construiu-se o embasamento teórico através da leitura de artigos e monografias publicados em revistas e sites acadêmicos, livros e outras publicações de estudiosos que pesquisam nessa área de ensino da matemática. Os resultados obtidos na pesquisa evidenciaram o quanto professores e alunos tiveram de se adaptar às mudanças na maneira de ensinar e aprender, principalmente pelo fato de que o ensino passou a ser oferecido através de aulas remotas, videoaulas e plataformas digitais, além de material impresso oferecido pela escola aos alunos que tiveram pouco acesso à Internet. Muitos desafios se transformaram em novas possibilidades de ensino e mostraram que a tecnologia continuará tendo um papel fundamental no ensino-aprendizagem, mesmo nas aulas presenciais.

Palavras-chave: Desafios; Ensino; Matemática; Aulas remotas.

Confira o artigo na íntegra. Clique aqui.

Intervenção Psicopedagógica: Apoio para Alfabetização e

Letramento de Alunos Surdos por meio de Atividades Lúdicas

SOUZA, Rosilene Galdino de

DIAS, Gilmar

RESUMO

Essa pesquisa se debruçou sobre o estudo da resolução de problemas de ensino-aprendizagem na alfabetização e letramento de alunos surdos nos primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental. Para isso, realizamos uma pesquisa do tipo bibliográfica, de cunho qualitativo, com revisão da bibliografia. Foram pesquisados, especialmente, autores como Minetto (2010), Oliveira (2009), Piletti (2013), Serra (2012) e Smith, (2007), que tratam da prevenção e solução de problemas com intervenções psicopedagógicas. Também, fez-se uma sólida fundamentação com leis, normas e documentos que trazem a solução de problemas de ensino-aprendizagem com visão abrangente e integrativa. O objetivo principal foi o de buscar alternativas para o ensino na alfabetização e letramento de alunos surdos. Essa pesquisa mostrou que é possível ao professor regente das séries iniciais do Ensino Fundamental, através de atividades lúdicas, resolver problemas no processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais prazeroso para o aluno. A prática de intervenção psicopedagógica, junto ao professor regente, por meio do uso da ludicidade na alfabetização e no letramento de alunos surdos, tem se mostrado, segundo literatura pesquisada, uma excelente ferramenta de auxílio na resolução de problemas no processo de ensino-aprendizagem das séries iniciais do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Intervenção psicopedagógica; Atividades lúdicas; Alfabetização; Letramento.

Confira o artigo na íntegra. Clique aqui.

Reflexões sobre a Experiência de Ensino Remoto

nos Cursos de Formação em Arquitetura e

Urbanismo: Contribuições para o Debate

NASCIMENTO, Claudia Helena Campos

BOLFE, Juliana

RESUMO

O artigo visa avaliar o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de formação em Arquitetura e Urbanismo, durante o período pandêmico do COVID-19, em Boa Vista-RR. Para tanto, foi estabelecido o cenário do EaD, para cursos de formação de arquitetos e urbanistas no Brasil, a partir da posição dos órgãos reguladores da profissão e a constituição da experiência desenvolvida diante da necessidade de prevenção e isolamento social. Para a coleta de dados do universo da pesquisa utilizou-se formulários eletrônicos para três públicos-alvo: coordenações de curso, docentes e discentes. Buscou-se verificar a efetividade dos processos de ensino-aprendizagem aplicados no período, visando apontar caminhos e estratégias didáticas para estes cursos. Como metodologia, temos uma pesquisa exploratória quali-quantitativa, a partir do recorte mínimo para análise de cinco profissionais docentes e dez por cento do corpo discente de cada Instituição de Ensino Superior (IES) pesquisada, através da aplicação de formulários de questionários semiestruturados on-line. Esses dados foram confrontados com o contexto dos cursos, em três níveis: profissional (através do posicionamento dos órgãos de representação), pedagógico (PPCs) e docente (avaliando as condições inerentes das IESs). Como resultado, identificamos a necessidade de capacitação para o enfrentamento das novas modalidades de ensino com maior eficiência, contudo, indicando que a práxis do profissional arquiteto e urbanista, devido à vivência do espaço, não deve prescindir deste aspecto, mas que as metodologias de ensino aplicadas no âmbito desse período pandêmico aportam contribuições importantes, sobre as quais deve-se imprimir um novo olhar.

Palavras-chave: Graduação em Arquitetura e Urbanismo; Ensino-aprendizagem; EaD; COVID-19.

Confira o artigo na íntegra. Clique aqui.

Revista_Regional_2020_NE_1aCapa_3aProva.pdf

Nordeste

V.5, n. 1, janeiro/dezembro 2020

Acessar a Revista

Artigos: Região Nordeste


Análise Comparativa dos Processos Seletivos para os

Cargos de Docentes e Técnico-Administrativos de

uma Instituição Pública Federal de Ensino Superior

SOUZA, Alexsandro Tributino de

ROMANÓ, Rosana Schwansee

RESUMO

Dada a relevância das pessoas para as organizações, independentemente do setor de atuação, a pesquisa buscou responder se a forma como os processos seletivos vêm sendo conduzidos assegura a agregação dos talentos com os perfis almejados pela organização pública de ensino superior analisada. Com o propósito principal de identificar as possíveis diferenças e semelhanças nos processos seletivos para os cargos de docentes e técnico-administrativos, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: descrever os processos seletivos para ambos os cargos da organização; elencar as principais possíveis diferenças e semelhanças identificadas no processo seletivo; e, por fim, propor recomendações para manter ou melhorar a eficiência e eficácia do processo seletivo. Para atingir o objetivo, realizou-se o levantamento bibliográfico, apresentando os conceitos principais de estrutura de cargos, recrutamento e seleção, seguindo o apoio da pesquisa documental. Quanto à metodologia, optou-se pela abordagem qualitativa, de característica descritiva, constituindo um estudo de caso. Após análise dos dados, constatou-se que, na organização, predominam as seleções para os cargos de docentes voltadas para as habilidades técnicas inerentes ao cargo em questão, desconsiderando fatores comuns a todos os outros cargos, como, por exemplo: avaliar os candidatos a docentes quanto ao conhecimento da legislação básica do funcionalismo público.

Palavras-chave: Recrutamento; Seleção; Serviço público.

Confira o artigo na íntegra. Clique aqui.

O Método Dialógico Aplicado à EJA: Estudo sobre

suas Contribuições para o Processo de Ensino-

Aprendizagem no Primeiro Segmento

MONTEIRO, Glória Louise Damasceno

DIAS, Gilmar

RESUMO

A presente pesquisa apresenta um estudo acerca do método dialógico, objetivando identificar quais são as contribuições desse método para as vivências escolares no primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tal, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa do tipo bibliográfica, com enfoque qualitativo, com base em autores que abordam a empregabilidade e a importância do método para a prática pedagógica, além de retratar o que consta no âmbito da legislação educativa do país acerca do objeto investigado. Como objetivo da pesquisa, definiu-se compreender como o método dialógico pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos educandos no referido segmento da EJA. Como resultados do estudo, foi possível notar que o método é importante para impulsionar o pensamento crítico-reflexivo dos alunos, bem como para o relacionamento entre educador e educando, em especial na modalidade da educação especificada. Com isso, concluiu-se que a modalidade ainda precisa ser vista em sua relevância e valor em relação aos demais níveis educativos, além de que deve adequar suas metodologias ao seu alunado.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Método Dialógico; Primeiro Segmento.

Confira o artigo na íntegra. Clique aqui.

O Uso dos Jogos Lúdicos no Processo de Ensino-

Aprendizagem de Geografia: Práticas e Desafios no Ensino

OLIVEIRA, Eden da Silva

SOEK, Ana Maria

RESUMO

O presente estudo tem como proposta central a análise sobre o uso dos jogos lúdicos no ensino-aprendizagem de Geografia, considerando a importância da sua utilização na prática de ensino dessa disciplina. Buscou-se também meios eficazes para a implementação de jogos lúdicos como ferramenta didática eficaz para tornar o ensino de Geografia mais prazeroso e menos enfadonho e repetitivo. Optou-se pela realização da pesquisa de campo com abordagem qualitativa e com revisão bibliográfica do tema em foco, tendo também como base a coleta de dados por meio de entrevistas com os professores de Geografia que atuam no CEM Ver, na cidade de Macaíba (RN). A revisão da literatura foi baseada em Santos (1997), Bastos (2011), Castellar e Vilhena (2010), entre outros autores renomados que abordam a temática aqui trabalhada. Constatou-se a importância em planejar e aplicar os jogos lúdicos em sala de aula, tendo em vista que as atividades lúdicas que envolvem jogos e brincadeiras representam o meio/método eficaz para a aprendizagem do aluno, devendo ser utilizadas em sala de aula. Mesmo observando que o professor cada vez mais faz uso dos jogos lúdicos nas suas aulas, considera-se importante a prática do planejar e da constante atualização por parte do professor, para que ele possa se valer sempre de aulas mais interessantes e apoiadas também em atividades lúdicas para melhorar a sua prática de ensino.

Palavras-chave: Ensino; Aprendizagem; Ludicidade; Práticas Pedagógicas.

Confira o artigo na íntegra. Clique aqui.

Teletrabalho no Serviço Público: o Aperfeiçoamento

da Gestão Pública no Brasil

CARVALHO, Caio Lucas Rocha de

ROMANÓ, Rosana Schwansee

RESUMO

O objetivo do presente estudo é analisar a viabilidade da implantação do teletrabalho no serviço público brasileiro, com base nos pontos positivos e negativos, além dos casos bem-sucedidos, apresentados neste regime laboral. Entende-se que a gestão pública deve caminhar para uma melhoria contínua na prestação do seu serviço, prezando sempre pela eficiência e economicidade de recursos públicos. Para alcançar os resultados, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre o tema, buscando artigos e estudos estatísticos que embasassem uma opinião final sobre a proposta inicial. O estudo afirma que há muitas vantagens no modelo do teletrabalho, podendo contribuir para o aprimoramento da prestação de serviços na administração pública, mas que todas as peculiaridades devem ser consideradas, ainda na fase de planejamento, para que não haja prejuízo no desempenho funcional.

Palavras-chave: Teletrabalho; Home office; Serviço público; Produtividade.

Confira o artigo na íntegra. Clique aqui.

Um Diálogo entre a Interdisciplinaridade

e a Coordenação Pedagógica

NUNES, Paula S. Rodrigues

BOLFE, Juliana

RESUMO

O presente artigo busca desvelar a necessidade de um diálogo entre a interdisciplinaridade e a coordenação pedagógica, através de trocas significativas entre docentes, alunado e a gestão escolar. A ideia é tornar o ambiente escolar um local construtivo e interativo, que visa à produção de conhecimento de forma lúdica, cultural e social, na perspectiva que devemos ir para além das limitações impostas pelo modelo tradicional, visto que interdisciplinaridade significa romper com o saber fragmentado, de migalhas, em que os especialistas se fecham para negar o verdadeiro conhecimento, em que haja a união entre a interdisciplinaridade e a coordenação pedagógica, que essa possa trazer às instituições a possibilidade de inovar e tornar o processo de ensino engajado, por meio das práticas colaborativas entre disciplinas. Para o desenvolvimento desta pesquisa, por meio do método da revisão bibliográfica de natureza qualitativa, busca-se contextualizar os diferentes estudos teóricos, para assim explanar sobre a atuação em conjunto da coordenação pedagógica e do incentivo às práticas interdisciplinares entre as diferentes áreas de conhecimento, tornando o processo significativo para o ambiente escolar, favorecendo as interações sociais. Embora as conclusões do presente trabalho sejam parciais, foi demonstrado que alguns autores corroboram para uma gestão da coordenação pedagógica, que dinamize e integralize as práticas interdisciplinares no ambiente escolar. Existe um sentimento de que a Coordenação Pedagógica deva trilhar caminhos que favoreçam a interdisciplinaridade na educação.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Coordenação Pedagógica; Diálogo.

Confira o artigo na íntegra. Clique aqui.

Revista_Regional_2020_SE_1aCapa_3aProva.pdf

Sudeste

V.5, n. 1, janeiro/dezembro 2020

Acessar a Revista

Artigos: Região Sudeste


A Indústria 4.0 e a Necessidade da Implementação

de Novos Modelos de Gestão da Inovação

SOUZA, Silvia Moreira de

ROMANÓ, Rosana Schwansee

RESUMO

Tratando do tema da Indústria 4.0 e da necessidade de novos modelos de gestão e da inovação, esse estudo bibliográfico objetivou compreender como a gestão da inovação pode se associar às mudanças requeridas pela Indústria 4.0, possibilitando a sua aplicação prática. Para tanto, cada uma das três sessões do presente artigo seguiu um dos objetivos específicos: a primeira sessão procurou compreender o conceito de Indústria 4.0, descrevendo suas principais características e ferramentas; já em um segundo momento, buscou-se descrever brevemente as diferentes noções administrativas e de gestão da história, passando pelos modelos de gestão autocráticos do início da era industrial até os modelos mais modernos, democráticos e inovadores da atualidade; por fim, a terceira sessão buscou compreender especificamente o modelo de gestão da inovação e como ele pode ajudar na aplicação prática das mudanças requeridas pela Indústria 4.0. Como metodologia, este estudo seguiu o modelo de revisão bibliográfica, em que livros, artigos científicos e trabalhos acadêmicos das áreas administrativas e de gestão foram utilizados para tentar responder aos objetivos propostos.

Palavras-chave: Indústria 4.0; Modelos de Gestão; Gestão da Inovação.

Confira o artigo na íntegra. Clique aqui.

Contação de História na Educação Infantil:

Viajando com a Ludicidade

NUNES, Fernanda Carolina Ferreira do Nascimento

MARTINS, Edson

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo verificar a importância da ludicidade durante a contação de histórias e constatar as contribuições que a contação de histórias traz no processo ensino-aprendizagem das crianças na Educação Infantil. A metodologia utilizada na pesquisa foi a bibliográfica com revisão de literatura em livros, artigos, vídeos e documentos. Os resultados obtidos foram positivos tendo em vista que a contação de história é uma ferramenta didática que auxilia o educando a se tornar um cidadão crítico e autônomo nas suas tomadas de decisões e, através da ludicidade, esse processo torna-se mais prazeroso e significativo. Constatou-se que há uma grande dificuldade na forma com que a contação é transmitida. Muitos professores fazem apenas leitura do texto, sem vivenciar, através da emoção e dramatização, o que está sendo contado. Nesse sentido, é perceptível que deve haver investimento em formação continuada dos professores.

Palavras-chave: Contação de histórias; Ludicidade, Ensino-Aprendizagem; Educação Infantil.

Confira o artigo na íntegra. Clique aqui.

Liderança, Planejamento, Gestão e Controle Social:

o Papel do Estadista e de sua Equipe na Atual Conjuntura

Política, Social, Econômica e Financeira diante do Controle

Social que Exige o Bom Desempenho Administrativo

COSTA, Vânia Maria Ferreira

ZANETTI, Elizabeth

RESUMO

Este estudo surgiu da necessidade de orientar gestores públicos sobre o cenário econômico, social e político atual, trazendo fatos históricos para alertar sobre o controle social e a importância da liderança em momentos de crise, visando assegurar o bom desempenho administrativo. A pesquisa realizada revela a posição assertiva da maioria da população em sentido a ela buscar por líderes que assegurem o bom desempenho administrativo. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica para subsidiar o estudo e apresentar possíveis soluções para que o Gestor Público assegure uma boa gestão e tenha chances de reeleição. O Município escolhido para estudo foi Chapada do Norte − MG, no qual se buscam dados importantes sobre a municipalidade e indica-se o caminho para que outros Municípios, através dos seus gestores, possam diagnosticar a situação atual e planejarem o futuro.

Palavras-chave: Crise econômica; Liderança; Desempenho Administrativo; Brasil; Estado de Minas Gerais; Município.

Confira o artigo na íntegra. Clique aqui.

Os Desafios da Educação Infantil do Campo

SOUZA, Reginaldo José Rodrigues de

PIENTA, Ana Cristina Gipiela

RESUMO

O presente trabalho procura analisar a importância da adoção de currículos, metodologias e práticas educativas que respeitem as especificidades e singularidades das crianças do campo. Embora garantida por leis e resoluções a Educação Infantil, especialmente do campo, enfrenta inúmeros desafios. Razoável número de crianças deixa de estudar porque não encontra vagas nas creches e, quando encontra, obriga-se ao deslocamento bastante longínquo, muito além de sua casa. Este fator vem de encontro à necessidade de utilizar os transportes públicos, os quais muitas vezes não oferecem nenhuma segurança às crianças. Outro caso refere-se ao das crianças da Educação Infantil que estudam em classes multisseriadas do Ensino Fundamental, quando a LDB preconiza o direito a uma educação plena e de qualidade a estes escolares, em consonância com os seus estágios de desenvolvimentos.

Palavras-chave: Criança; Campo; Diretrizes; Comunidade; Diversidade.

Confira o artigo na íntegra. Clique aqui.

Revista_Regional_2020_CO_1aCapa_3aProva.pdf

Centro-Oeste

V.5, n. 1, janeiro/dezembro 2020

Acessar a Revista

Artigos: Região Centro-Oeste


A Escrita em Exames em Larga Escala:

uma Análise da Redação do ENEM

SILVA, Claudia Candido da

KOEHLER, Jaqueline

RESUMO

Tendo em vista que a redação do Exame Nacional do Ensino Médio é um desafio a ser enfrentado pelos alunos concluintes do Ensino Médio que almejam ingressar em cursos superiores, este artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica acerca dos estudos sobre a redação do Exame Nacional do Ensino Médio à luz da teoria dos gêneros do discurso. Para tanto, utilizamos como embasamento teórico a Análise Dialógica do Discurso. Os resultados indicam que a redação do Exame Nacional do Ensino Médio configura-se como um gênero do discurso da esfera exame apresentando as três dimensões: o conteúdo temático, o estilo e a construção composicional.

Palavras-chave: Redação do ENEM; Gêneros do discurso; Exames em larga escala.

Confira o artigo na íntegra. Clique aqui.


Coordenação Pedagógica: Trabalhando com os

Professores no Processo Ensino-Aprendizagem

e na Inclusão de Alunos com Dislexia

NERES, Edugirves Maria dos Santos

DIAS, Gilmar

RESUMO

Esta pesquisa se debruçou sobre o estudo do papel do coordenador pedagógico no apoio aos professores com alunos com diagnóstico de dislexia. Para isso, realizamos uma pesquisa do tipo bibliográfica, de cunho qualitativo e descritiva. A revisão da bibliografia se ateve especialmente a autores que tratam da atuação do coordenador pedagógico em apoio aos professores e a novas metodologias de ensino e de inclusão de alunos disléxicos. O objetivo principal foi o de apresentar formas de apoio do coordenador pedagógico aos professores no processo ensino-aprendizagem, objetivando a melhoria do rendimento escolar e da inclusão de alunos com diagnóstico de dislexia nas escolas regulares. Foi dada uma atenção especial à fundamentação legal, com leis, normas e documentos referentes à inclusão de alunos na rede regular de ensino. Esse objetivo se coaduna com a Nova LDB no que tange à exigência de inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino e atendimento diferenciado a alunos com deficiência. Esta pesquisa mostrou que é possível ao coordenador pedagógico trabalhar juntamente dos professores para adotar novas metodologias de ensino, promovendo, assim, uma melhora significativa no rendimento escolar e na inclusão de alunos com diagnóstico de dislexia. Essas novas metodologias aqui apresentadas têm se mostrado, segundo a literatura pesquisada, uma excelente ferramenta para a melhoria do ensino e da inclusão de alunos disléxicos no ensino regular.

Palavras-chave: Educação Básica; Dislexia; Coordenador Pedagógico; Inclusão.

Confira o artigo na íntegra. Clique aqui.


Ensino de Sociologia: Movimentos Sociais

e a Construção da Cidadania

PAULA, Renato Pires de

CUSTÓDIO, Douglas Oliveira

WARSZAWIAK, Ana Cristina Zadra Valadares

RESUMO

O objetivo deste artigo é estabelecer os elementos e conceitos para a compreensão das dinâmicas dos movimentos sociais contemporâneos para estudantes do ensino médio e articular esses conhecimentos com direitos e exercício da cidadania. Os estudos sobre movimentos sociais compõem a disciplina de sociologia, e essa exposição prévia e a delimitação desse conteúdo servirão para o desenvolvimento de atividades que possam estabelecer a capacidade de articulação entre os conceitos apresentados e situações do cotidiano em relação aos movimentos sociais que serão analisados pelos estudantes enquanto prática guiada pelos referenciais curriculares. Em um primeiro momento, são discutidos os conceitos e as correntes contemporâneos referentes aos movimentos sociais para, a seguir, analisar os livros didáticos de sociologia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e como seus conceitos de movimentos sociais são analisados, bem como a apresentação do referencial curricular do ensino médio do Estado de Mato Grosso do Sul e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É discutida também a articulação dos conteúdos e competências com os conceitos apresentados sobre movimentos sociais contemporâneos. Por fim, são delimitadas as atividades a serem desenvolvidas com os estudantes para articular os conceitos referentes aos movimentos sociais contemporâneos e as competências e os conteúdos apresentados pelos referenciais curriculares e pela BNCC.

Palavras-chave: Movimentos Sociais; Ensino de Sociologia; Cidadania.

Confira o artigo na íntegra. Clique aqui.


Processo Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa:

o Uso de Conteúdos Virtuais para a Produção de

Textos nos Anos Finais do Ensino Fundamental

SILVA, Reginaldo Alexandre da

DIAS, Gilmar

RESUMO

O presente trabalho versa sobre questões relacionadas às estratégias de ensino utilizadas pelo professor da disciplina de Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental para desenvolver o ensino da produção textual. O estudo foi motivado pela intenção de investigar e descrever as diversas possibilidades do uso dos conteúdos disponíveis na internet que podem ser utilizados como recursos pedagógicos, visto que as tecnologias têm se tornado cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas e, consequentemente, no cotidiano escolar por meio de metodologias de ensino e recursos didáticos que proporcionam o acesso de professores e estudantes aos diversos conteúdos virtuais. Para tanto, a metodologia utilizada foi de uma pesquisa do tipo bibliográfica. Por fim, a discussão ficou em torno da apresentação dos resultados da pesquisa que apontam para a necessidade de o professor mudar suas estratégias e práticas de ensino, as quais perpassam organização e planejamento da produção de texto na disciplina de Língua Portuguesa como elemento estratégico fundamental para a escrita crítica, além de apresentar proposições de ações de dinâmica, criatividade e criticidade.

Palavras-chave: Tecnologias pedagógicas; Conteúdos virtuais; Produção de texto; Língua Portuguesa; Estratégias de ensino.

Confira o artigo na íntegra. Clique aqui.


Teletrabalho: uma Realidade Atual e um

Desafio para o Gestor Público

FARIAS, Bruna Possamai

ROMANÓ, Rosana Schwansee

RESUMO

Pretende-se, com o presente trabalho, demonstrar a necessidade de adequação dos órgãos públicos a uma inovadora forma de labor denominada teletrabalho. A referida ferramenta ganhou novos contornos diante do cenário atual em que a humanidade se encontra, notadamente em decorrência do distanciamento social causado pela pandemia (COVID-19). Dessa forma, objetiva-se abordar e analisar técnicas de implementação do teletrabalho por meio da participação ativa tanto de gestores, responsáveis pelo acompanhamento, quanto de teletrabalhadores, tudo com a finalidade maior de proporcionar um incremento na produtividade e na qualidade do trabalho, sem desconsiderar o necessário monitoramento da saúde física e mental do colaborador em trabalho remoto.

Palavras-chave: Teletrabalho; Implementação; Gestão; Desafios.

Confira o artigo na íntegra. Clique aqui.