REVISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

2017


Revista de Iniciação Científica: Região Sul

V.2, n. 1, janeiro/dezembro 2017

Acessar a Revista

ARTIGOS: REGIÃO SUL

INCLUSÃO REALIZADA DE FORMA EFETIVA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autor(es):SCHEMBERGER, Felipe; ASSAD, Ricardo

RESUMO: O presente artigo tem como tema a prática docente, na qual o professor de educação física da atualidade tem mais do que a função de ensinar fundamentos, regras, jogos, brincadeiras e táticas dos mais diversos esportes, também deve proporcionar a inclusão de todos, não importando sua condição física, mental ou motora. O problema da pesquisa é “Podemos incluir de forma participativa, nas aulas de educação física, alunos com deficiências físicas, visuais, auditivas e intelectuais?”. As principais causas da falta da inclusão efetiva dos alunos com deficiências diversas nas aulas de educação física, são ocasionadas pelos próprios professores da área, que não buscam conhecimentos teóricos e práticos para a inserção dos educandos nas atividades físicas, além de não propiciarem atividades e exercícios que despertem nestes a vontade de aprender e aceitar as diferenças, e limitações e/ou deficiências do outro. Considerando o contexto atual, observamos que a prática educacional está imersa em diversas dificuldades, e na educação física não é diferente. Mas, essas dificuldades devem ser vistas como desafios que devam ser superados, principalmente no caso dos estudantes com algum tipo de deficiência. O objetivo deste artigo é iniciar um estudo sobre a compreensão de como o professor de educação física pode promover a inclusão de alunos portadores de deficiências em suas aulas. A metodologia utilizada baseia-se em uma pesquisa de cunho teórica e reflexiva. Com essas reflexões, esperamos provocar o diálogo entre os temas correlacionados, tais como educação especial, inclusão, participação e deficiência.

Palavras-chave: Educação física, deficiência, inclusão, efetiva.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


A IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA WMS PARA GESTÃO DE ESTOQUES

Autor(es): RUFINO, Emerson Travinski; ROMANO, Rosana Schwansee

RESUMO: Nas indústrias os controles de estoques estão ligados a gestão de recursos materiais que ajudam a empresa a gerar receitas. Algumas empresas necessitam de muito mais controles em seus estoques que outras, como o caso de montadoras de veículos, fabricantes do ramo alimentício e de produtos de cosméticos e higiene pessoal, entre tantas outras voltadas para a produção de bens. Este estudo tem como objetivo apresentar os benefícios que a implantação de um sistema Warehouse Management System (comumente denominado Sistema WMS) pode oferecer à empresa para a gestão do estoque. Para desenvolver o estudo foram realizadas pesquisas bibliográficas, pesquisa exploratória e acompanhamento de processos na empresa Leclair Indústria e Comércio de Perfumes e Cosméticos Ltda., situada na cidade de São José dos Pinhais, Paraná, grupo empresarial que conta com três unidades de trabalho e atua no ramo de fabricação, logística e armazenamento, além de envase e retrabalhos. Considerando que o controle e gestão de estoques são fatores que influenciam diretamente nos custos da empresa e na qualidade de atendimento aos clientes, a implementação do sistema WMS vem garantir a qualidades dos serviços prestados e a melhoria contínua dos processos internos, evitando desperdícios e custos indevidos para a empresa, além de falhas e erros que os controles manuais ocasionam.

Palavras-chave: Estoques. Gestão de Estoques. Armazenagem. Sistema WMS.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NOS PARECERES DESCRITIVOS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Autor(es): AZEVEDO, Ana Paula de; ASSAD, Ricardo

RESUMO: O presente trabalho trata sobre os pareceres descritivos da avaliação da aprendizagem e como as inteligências múltiplas, de acordo com Gardner, aparecem nos pareceres descritivos da avaliação da aprendizagem de alunos do terceiro ano, no segundo trimestre, de uma escola da rede municipal de ensino de São Leopoldo / RS. O problema da pesquisa é Como aparecem as inteligências múltiplas nos pareceres descritivos sobre a avaliação da aprendizagem? A hipótese da pesquisa é que os componentes curriculares português e matemática são os que dizem se o aluno tem ou não dificuldade de aprendizagem, além de que, de forma recorrente, o professor associa a aprendizagem à indisciplina dos alunos como algo importante no processo de ensino e aprendizagem. Estamos passando por questionamentos por parte da sociedade de forma geral que vai ao sentido de se perguntar para que serve a escola. Falta espaço para discussões que de fato desnaturalizem o que está sendo aceito como única alternativa de se pensar educação, a escola, a aprendizagem. Nesse sentido, pensar na teoria das inteligências múltiplas, de Gardner (1994), desvela a possibilidade de se pensar as aprendizagens, desafia a pensar em diferentes maneiras de avaliar esse sujeito que é múltiplo. O objetivo geral é analisar os pareceres descritivos avaliativos, os quais, ao narrar as aprendizagens dos alunos, os constitui de determinadas formas. Consiste na análise de cinquenta e três pareceres descritivos sobre a avaliação da aprendizagem, de duas turmas do Ensino Fundamental de 3o ano, de uma escola da rede municipal de uma cidade da região do Vale dos Sinos. Apoiei-me em alguns autores que se debruçam sobre questões educacionais, como e Gardner, para formular a seguinte questão de pesquisa: Como aparecem as inteligências múltiplas nos pareceres descritivos sobre a avaliação da aprendizagem? Como resultado de pesquisa, foi possível observar nos pareceres descritivos uma ênfase em relação ao tempo de aprendizagem do aluno e a que conhecimentos este apresenta mais dificuldades, quais sejam, língua portuguesa e matemática. Além disso, constatou-se que as atitudes e comportamentos dos alunos são avaliados pelos professores com base em critérios subjetivos.

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem, parecer descritivo, escola.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


O ENSINO DE LIBRAS PARA CRIANÇAS OUVINTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PODERÁ ATRAPALHAR NA ALFABETIZAÇÃO DESSAS CRIANÇAS?

Autor(es): MALESSA, Adão; BOLFE, Juliana Simões

RESUMO: O tema do presente artigo surgiu como dúvida na prática docente de uma turma do primeiro ano do ensino fundamental. Diante de uma fase em que a criança está sendo alfabetizada, e que por isso está aprendendo tantas coisas novas, enfrentando desafios, como o uso de “p” ou “B”, entre outras coisas; enfrentar um outro tipo de letramento não irá confundi-la? E se a base que a criança irá construir nesta fase não for bem firme? Por esse motivo, nos empenhamos em procurar respostas que esclarecessem, se não haveria problemas o trabalho com a língua de sinais nos anos iniciais do ensino comum. Como orientação, focamos em três questões: a importância, as diferenças e as experiências com o bilinguismo para crianças ouvintes. Com uma metodologia voltada a pesquisa bibliográfica, encontramos trabalhos direcionados ao tema, em livros e artigos, no entanto, nada que tratasse diretamente de efeitos provenientes do aprendizado do duplo letramento. Apesar disso, foi possível obter alguns resultados através dos textos estudados, principalmente, na questão cognitiva, que revelaram ser, o ensino de duas línguas de modalidade diferentes, um ótimo exercício para o cérebro. Além, do fator inclusivo que o ensino da língua de sinais provoca em uma sala de aula em que há inserção de estudantes ouvintes e surdos, expandindo o conhecimento e a comunicação.

Palavras-chave: Letramento. Inclusão. Libras. Crianças ouvintes.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


O PAPEL DO LÍDER NO DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO: A INFLUÊNCIA DO LÍDER SOBRE EQUIPES OPERACIONAIS EM EMPRESA GAÚCHA DO RAMO FINANCEIRO.

Autor(es): PADUA, Daniela Cardoso; ASSAD, Ricardo

RESUMO: O presente trabalho buscou analisar o papel do líder no desenvolvimento de equipes de alto desempenho. Foi realizada pesquisa de campo em empresa gaúcha do ramo financeiro após a primeira década do segundo milênio. Realizou-se estudo do papel que o líder exerce nas equipes buscando a excelência no desempenho das mesmas e o atingimento dos objetivos organizacionais. O problema da pesquisa foi: será possível ao líder atingir o resultado esperado, promover o desenvolvimento dos colaboradores e buscar um alto desempenho da equipe? A hipótese da pesquisa foi demonstrar que é possível desenvolver equipes com alto desempenho, perfil empreendedor, engajadas e auto gerenciáveis, sendo também desafiador para o líder e para os colaboradores, pois estarão em um ambiente com linhas de pensamento diferentes, estilos de trabalho variados e comportamentos diversos. No mundo atual, onde se busca retorno rápido em todas as demandas, é preciso identificar opções que levem ao atingimento desses objetivos ao mesmo tempo que se preserva o lado humano das pessoas. Assim, procurou-se pesquisar sobre a importância e o papel do líder de equipe no desenvolvimento de equipes de alto desempenho, atingindo resultados para todos os envolvidos, desde o colaborador como pessoa e profissional, passando por toda a hierarquia corporativa. O objetivo geral foi analisar a atuação do líder no desenvolvimento de equipes operacionais de forma a obter um alto desempenho das mesmas. Foi utilizada a pesquisa explicativa, com método hipotético-dedutivo. Os principais autores consultados foram Peter Drucker, James Hunter, Stephen Covey e Richard Barrett, entre outros, onde, através da análise de suas obras, foi possível identificar a importância do papel do líder no desenvolvimento de equipes.

Palavras-chave: Desenvolvimento, desempenho, líder, equipes.

Confira o artigo na íntegra clique aqui



Revista de Iniciação Científica: Região Norte

V.2, n. 1, janeiro/dezembro 2017

Acessar a Revista

ARTIGOS: REGIÃO NORTE

A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICO

Autor(es): LUCAS, Cleanderson do Nascimento; ASSAD, Ricardo

RESUMO: Este artigo tem por tema a Tecnologia da Informação e Comunicação e sua delimitação está concentrada em: a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas Instituições de Ensino Público. O problema da pesquisa por sua vez é: Qual a importância que as instituições de ensino público têm dado a Tecnologia da Informação e comunicação em suas práticas pedagógicas? A hipótese da pesquisa é: Com o avanço da TIC, é possível afirmar que as instituições de ensino público têm se sensibilizado para a importância da utilização da TIC em suas práticas pedagógicas. A justificativa desta pesquisa é: A inserção da TIC na escola, sem dúvida, torna-se indispensável, diante da influência que tais tecnologias podem contribuir com a educação, com perspectivas transformadoras, motivadoras e com enorme potencial educativo sobressalente. O Objetivo geral da pesquisa é: A Importância que as Instituições de Ensino Público têm dado a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nas suas práticas pedagógicas. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, seguindo o método indutivo, quanto à natureza, concentrou-se em uma pesquisa aplicada; quanto aos objetivos concentrou se na pesquisa exploratória; já os procedimentos deste trabalho foram bibliográficos, pois utilizou artigos científicos, dissertação, tese e livros. Os autores fundamentais para este trabalho foram: BORGES, M. A. F; BOHN, C.S; CASTILHO, L. B; GIL, A.C; MARQUES, M. O; MORAN, J. M. O artigo apresenta os resultados da pesquisa bibliográfica, onde se ressalta a importância do uso das TIC nas práticas pedagógicas no ensino público, motivação dos alunos, o ensino- aprendizagem, e aulas mais dinâmicas. Evidencia-se também, a necessidade da formação e o aperfeiçoamento dos docentes quanto ao uso da TIC para que os professores sejam capacitados para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento. Conclui-se que, o uso das tecnologias é importante nas práticas pedagógicas, possibilitando aulas mais atraentes e inovadoras no ensino pedagógico.

Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comunicação. Práticas pedagógicas.

Confira o artigo na íntegra clique aqui

A AUDITORIA TRABALHISTA COMO ESTRATÉGIA PARA O BOM DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

Autor(es): PINHEIRO, Ana Paula dos Santos; ZANETTI, Elizabeth Macuco

RESUMO: O presente artigo tem o objetivo de analisar a importância da auditoria nas relações trabalhistas como uma ferramenta de estratégia para bom desempenho organizacional, buscando entender o conceito e os tipos de auditoria, além de verificar a importância de um controle interno dentro de uma empresa e conhecer os documentos do departamento de pessoal utilizados na auditoria trabalhista. A auditoria é uma técnica contábil que analisa o controle interno e as demonstrações contábeis, financeiras e administrativas, bem como os demais processos realizados pela empresa, com o intuito de emitir relatórios para auxiliar nas tomadas de decisões e garantir o controle patrimonial. A auditoria trabalhista é uma ramificação da auditoria que fiscaliza as relações de trabalho, mas principalmente empenha-se na prevenção de irregularidades por parte do departamento de pessoal e evita punições por parte do órgão competente pela fiscalização do trabalho, além de proteger contra futuras demandas judiciais trabalhistas. Dessa forma, a auditoria trabalhista torna-se um instrumento de estratégia empresarial, levando a organização a obter um bom desempenho e se destacando no ambiente mercadológico.

Palavras-chave: Auditoria. Controle Interno. Auditoria Trabalhista. Estratégia Empresarial.

Confira o artigo na íntegra clique aqui

OS NOVOS DESAFIOS DO PROFESSOR NA PERSPECTIVA EAD: O PAPEL DO TUTOR

Autor(es): RAMALHO, Laís Laura da Silva; ANDRADE, Valter Zotto de

RESUMO: A modalidade de ensino a distância tem ampliado o acesso ao ensino superior aumentando a demanda por profissionais dispostos a desenvolver habilidades e competências com foco na educação e tecnologia, nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo evidenciar a importância da atualização e capacitação docente bem como identificar o papel do professor diante das novas tecnologias e metodologias aplicadas à educação, pretende-se ainda esclarecer o papel de um dos principais atores educacionais no cenário EAD: o tutor, que apesar de tratar-se de uma nova figura no campo educacional tem-se destacado como peça principal na mediação do processo de ensino e aprendizagem dos alunos da educação a distância.

Palavras-chave: Educação a distância; Professor; Tutor.

Confira o artigo na íntegra clique aqui

O TEXTO LITERÁRIO E SUA FUNÇÃO SOCIAL: DA FICÇÃO À REALIDADE

Autor(es): ALVES, Letícia Beltrame; ASSAD, Ricardo

RESUMO: O presente trabalho busca investigar a contribuição do texto literário na formação do leitor. Neste sentido, objetiva-se através dos contos Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault (1697) e Bicho Papão, de Paulo Sesar Pimentel (2010) ultrapassar as fronteiras da ficção e conduzir o leitor literário a percorrer os caminhos da ficção à realidade dialogando com situações sociais reais através de atividades capazes de promover o letramento literário em sala de aula. O problema da pesquisa pauta-se na importância da literatura infanto-juvenil como ferramenta capaz de contribuir na formação do leitor literário. A hipótese da pesquisa é investigar a contribuição de textos literários na formação do leitor. Assim justifica-se a escolha dos contos, acima apresentados, para percorrermos caminhos que envolvem o “clássico” e o “contemporâneo” com intuito de oferecer aos alunos, jovens leitores, textos que de alguma forma dialogam com temas que circundam a realidade íntima ou social dos nossos discentes. Desta forma, o objetivo geral deste artigo é propor possíveis atividades para o letramento literário a partir de ambos os contos a partir das orientações presentes no livro “Letramento Literário”, de Rildo Cosson (2016). Neste sentido realizou-se uma pesquisa bibliográfica que oportunizou a construção de possíveis reflexões a respeito deste tema. Assim sendo, as contribuições teóricas desta pesquisa fundamentaram em autores que destacam a literatura como um importante aliado no processo de formação humana e cultural de seus leitores como instrumento do letramento literário entre eles destacam-se Cosson (2016), Zilberman (2003), Candido (2002) e Coelho (2000).

Palavras-chave: Literatura, leitor em formação, letramento literário.

Confira o artigo na íntegra clique aqui

GESTÃO SOCIAL: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE SUA PRÁTICA.

Autor(es): SILVA, Camila; Sc. M ZANETTI, Elizabeth

RESUMO: O presente artigo tem com propósito abordar a temática gestão social, fazendo uma análise sobre sua efetivação e implantação nos dias atuais. Muito se ouve dizer sobre Gestão Social mas, o que pode-se observar é que existe um conflito de compreensão epistemológica, em relação aos termo gestão social. A gestão social é um modelo de gestão que a cada dia torna-se mais imprescindível ser implantada nos planos e projetos de governos e ações governamentais, todavia para isso ocorrer é preciso compreender o que é o termo Gestão social e como atuar na implementação da mesma. O artigo se configura como uma pesquisa bibliografia, baseando-se em grandes autores e pesquisadores da área de Gestão Social.

Palavras-chave: Gestão Social. Conceito. Prática efetiva.

Confira o artigo na íntegra clique aqui



Revista de Iniciação Científica: Região Sudeste

V.2, n. 1, janeiro/dezembro 2017

Acessar a Revista

ARTIGOS: REGIÃO SUDESTE

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO FRENTE AS NOVAS TECNOLOGIAS

Autor(es): CARVALHO, Adriana de Oliveira; WARSZAWIAK, Ana Cristina Zadra Valadares

RESUMO: Um dos maiores desafios da escola contemporânea é saber lidar com a tecnologia e transformá-la em uma parceira na educação. Já não é mais plausível negar que as atuais tecnologias estão dominando o mundo, uma revolução imensurável, e incontestável, sendo assim, está cada vez mais complexo utilizá-la em sala de aula. Conseguir inseri-las no dia-a-dia das escolas é um dos principais desafios, dentre tantos enfrentados pelos atuais educadores. Esse presente trabalho buscou entendimento de quais seriam os principais desafios da educação, frente as novas tecnologias, e como levá-las até a sala de aula. Conseguindo atrair a atenção dos seus discentes, sem interferir na qualidade do ensino, e muito menos deixar de lado o método digamos tradicional de ensino. Outro desafio que vale ressaltar, é que as instituições de ensino se deparam neste momento; e a ausência de conhecimento, material e treinamento principalmente em mídias digitais. A agilidade da circulação das informações estão cada dia mais aceleradas, provocando instabilidades constantes. Esse pode ser um dos motivos que têm colaborado para a não utilização apropriada das novas tecnologias ou até mesmo o despreparo e/ou a falta de qualificação dos atuais profissionais na área, pois alguns ainda tem certa resistência em aceitar o mundo globalizado em que estamos vivendo atualmente. Sendo que os alunos perdem o interesse na sala de aula se houver somente o método tradicional de ensino, que para muitos são considerados antiquados.

Palavras-chave: Tecnologia, Professor, Escola, Desafios.

Confira o artigo na íntegra clique aqui

ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS – O DESENVOLVIMENTO DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS NO BRASIL ENTRE 1889 A 1965

Autor(es): MAX. Ednaldo; ASSAD. Ricardo

RESUMO: A área de Recursos Humanos no Brasil sofreu diversas mudanças ao longo dos últimos séculos. Por meio de uma pesquisa descritiva foi possível identificar e analisar as transformações que ocorreram durante as revoluções industriais. Assimilando o contexto histórico e o conteúdo de estudo, munido de informações obtidas por meio de pesquisas é possível afirmar que o envolvimento da industrialização no país provocou grande evolução nas organizações empresariais. A economia, que antes era baseada no café, passou a ficar mais diversificada. Houve grande transição dos trabalhadores do campo para os centros urbanos. O objetivo desse estudo é executar uma revisão descritiva sobre a literatura base para fornecer uma visão clara e objetiva sobre os principais eventos que desencadearam a evolução da Gestão de Recursos Humanos no país. O estudo apresenta quais foram as principais contribuições que as 3 primeiras fases da área de Recursos Humanos possibilitaram. As grandes companhias executavam as atividades relacionados aos Recursos Humanos pela Seção de Pessoal, que assumia os trâmites legais. O acompanhamento das leis trabalhistas foi possível graças ao aparecimento do Chefe de Pessoal, profissional que detinha conhecimento sobre as normas jurídicas exigidas pela CLT. A entrada de empresas multinacionais no país possibilitou a implantação do modelo americano de gestão de pessoal. Os Gerentes de Relações Industriais estimularam a modernização de diversos métodos de pesquisa, além de estabelecerem melhorias na administração de pessoal.

Palavras-chave: Desenvolvimento de RH no Brasil; papel da industrialização no RH; valoração da mão de obra; papel estratégico das leis trabalhistas.

Confira o artigo na íntegra clique aqui

BIBLIOTECA INCLUSIVA: ADAPTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autor(es): D’ASSUMPÇÃO, Leôncio; WARSZAWIAK, Ana Cristina Z. V.

RESUMO: O presente artigo discute a adequação de bibliotecas escolares para atender os alunos com deficiência visual. A deficiência visual pode ser compreendida como limitação parcial ou total da visão, e espera-se que o aluno que apresenta tal deficiência receba a mesma educação, serviços e atendimentos, tais quais os alunos que não precisam de cuidados especiais. Para que isso seja possível, todos os ambientes e serviços da escola devem ser acessíveis, logo, a biblioteca. Este estudo percorreu a literatura da área de educação especial, como ela foi amadurecendo e como é vista hoje, assim como definiu-se a importância da biblioteca na formação dos alunos e as medidas que podem ser adotadas para que o estudante com deficiência visual seja bem atendido. Essas medidas que elegemos como “recomendações básicas”, foram baseadas no que preconiza o Ministério da Educação e a Associação Brasileira de Normas Técnicas, em pesquisas e estudos de casos existentes, que de alguma maneira, definiram diretrizes para essas adaptações. Contudo, a literatura sobre acessibilidade do portador de deficiência visual é bastante voltada para a tecnologia, tentou-se aqui, portanto, revelar outras dimensões da acessibilidade para além dos equipamentos e tecnologias, por exemplo, o espaço físico e o treinamento de funcionários. Concluiu-se que existem várias ferramentas, possibilidades e adequações possíveis de aplicação nas bibliotecas escolares que desejam ser acessíveis, incluindo programas de financiamento do governo para que tais medidas sejam adotadas.

Palavras-chave: Biblioteca escolar; Inclusão; Acessibilidade; Deficiência visual; Biblioteca inclusiva.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


PERFIL DOS ALUNOS DO CEEJA BOTUCATU

Autora: Sulei Dionisio de Barros

RESUMO: No campo da Educação não podemos nos esquecer da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Médio e também da Educação de Jovens e Adultos. Esta última, desde sua implantação e com várias mudanças, tem se preocupado com os alunos que trabalham e ou não puderam frequentar a Escola na idade devida. O currículo deve contemplar todos os conteúdos a serem desenvolvidos com metodologias e estratégias de ensino adequadas ao curso que tem presença flexível. O Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos- CEEJA do Estado de São Paulo foi criado com a intenção de atender a um alunado que muitas vezes não tinha ou não tem tempo de ir à escola no período noturno, dispondo assim um número maior de horas para o atendimento diferenciado ao público adulto. Os profissionais da educação devem estabelecer a aprendizagem, o acolhimento, e respeito, para um bom relacionamento com os alunos, e expectativa quanto ao desenvolvimento da aprendizagem de todos. Para isso deve-se conhecer a clientela do CEEJA Botucatu através de questionário individual, tabular os dados. Com o perfil analisado, deve-se estabelecer as estratégias de acolhida, relacionar as diferentes abordagens para o aprendizado individual para adequar o material adotado para cada necessidade desses alunos, e que realmente aprendam a estudar sozinhos e aproveitarem esse conhecimento na sua vida pessoal e do trabalho, fornecer estrutura para que ele consiga realizar seus estudos satisfatoriamente, uma equipe gestora e professores preparados para enfrentar os desafios de poder modificar os métodos de aprendizagem adequados à cada um.

Palavras-chave: Aprendizagem. CEEJA. Jovens e Adultos. Perfil.

Confira o artigo na íntegra clique aqui

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

Autor(es): COSTA, Thales; BOLFE, Juliana

RESUMO: Professor e aluno são os protagonistas do processo de ensino aprendizagem, assim, o tipo de relação estabelecida entre eles pode propiciar na melhoria ou no fracasso deste. O aluno para estar aberto e preparado para a aprendizagem precisa sentir-se bem no ambiente da sala de aula, necessita ser acolhido e motivado à matéria. Professor e aluno precisam estar em constante diálogo e parceria, numa relação afetiva para que o processo de ensino aprendizagem se torne mais eficiente e prazeroso. Este artigo teve como finalidade mostrar a importância da afetividade na relação entre professor e aluno, para a melhoria da prática docente e revelar nessa relação uma oportunidade para a melhoria na qualidade do ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa qualitativa voltada para uma revisão de literatura de autores renomados e significantes para o tema em questão. Um bom relacionamento entre professores e alunos gera uma melhor aprendizagem. Relações afetivas, positivas e dialéticas, contribuem para uma melhoria significativa no processo de ensino-aprendizagem. Por outro lado, más relações colaboram para o seu fracasso. Diante de tantos desafios enfrentados pelo professor em sala de aula e perante as constantes mudanças do mundo e do perfil do aluno moderno, a afetividade na relação entre professor e aluno se torna uma grande aliada na superação desses desafios e para a melhoria do processo educativo.

Palavras-chave: Professor; aluno; relação; afetividade.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


Revista de Iniciação Científica: Região Centro-Oeste

V.2, n. 1, janeiro/dezembro 2017

Acessar a Revista

ARTIGOS: REGIÃO CENTRO-OESTE

O LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autora: Gláucia Alves Barbosa

RESUMO: A presente pesquisa buscou compreender o processo de aquisição da escrita na vida do indivíduo desde o seu nascimento, levando em consideração o meio letrado em que o mesmo está inserido. Esse processo natural e espontâneo de apropriação da escrita chama-se letramento. O letramento é o primeiro processo pelo qual a criança perpassa nos seus primeiros anos de vida, pois ele é o caminho mais eficaz para conduzir o sujeito a um futuro de maior qualidade nos requisitos criticidade e autonomia. Para tanto, cabe a nós profissionais da educação infantil saber trabalhar esse processo com maior qualidade priorizando-o em nossas práticas pedagógicas. O objetivo geral da pesquisa foi averiguar a forma que o educador compreende o processo de aquisição da leitura e da escrita pela criança e investigar a maneira como os professores da Educação Infantil compreendem a aquisição da linguagem escrita pelas crianças no início da escolarização.

Palavras-chave: Letramento escrita, professor, educação infantil.

Confira o artigo na íntegra clique aqui

GESTÃO DA INOVAÇÃO: PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR E IMPLICAÇÕES QUANTO À FORMAÇÃO DE SEUS GESTORES

Autor(es): SANTOS, Kelly Cristina de Moura; BOLFE, Juliana

RESUMO: O artigo analisa questões fundamentais e os novos desafios acerca da gestão escolar em face das novas necessidades enfrentadas pela escola no contexto de uma sociedade que se transforma rapidamente. Inicia com considerações gerais sobre o tema, passando, em seguida, para a análise das práticas didáticas do gestor no ambiente escolar, bem como dos métodos de gestão considerando a demanda social a que se insere. Para responder ao seguinte questionamento: Qual o lugar do gestor educacional para que este promova a gestão escolar numa perspectiva inovadora? Entendendo que os referenciais teóricos são de extrema importância para o exercício de uma gestão inovadora, o trabalho fundamentou-se em Afonso (2010), Bergamini (1994), Luck (2006), Bologna (2005), entre outros. Conclui levantando as tarefas do gestor como um líder, mostrando a necessidade do estabelecimento de referenciais para que se possa realizar a atividade na perspectiva inovadora.

Palavras-chave: Inovação. Planejamento. Corporativismo.

Confira o artigo na íntegra clique aqui

BALANCED SCORECARD: APLICAÇÃO DA FERRAMENTA EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - CAMPUS VÁRZEA GRANDE

Autor(es): ELIAS Laís Garcez Rocha; ASSAD Ricardo

RESUMO: O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de Gestão Estratégica bastante utilizada no meio privado, que está ganhando espaço no setor público, pois possibilita a visualização de objetivos em quatro perspectivas: Finanças, Clientes, Processos Internos, e Aprendizagem e Crescimento. Assim, analisou-se a aplicação da ferramenta em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). Delimitou-se o estudo da aplicação da ferramenta no Campus Várzea Grande da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso (FUFMT). O problema da pesquisa é como pode ser aplicada a ferramenta BSC no Campus Várzea Grande da FUFMT? Nesse sentido, a hipótese da pesquisa é que o conceito da ferramenta BSC é utilizado no Campus Várzea Grande de forma não intencional, pois não está implantada na Instituição, mas é verificada a existência de objetivos que se relacionam por entre as quatro perspectivas do BSC. A relevância da pesquisa é justificada na carência de estudos acadêmicos regionais voltados ao assunto em relação à órgãos públicos, em especial IFES. O objetivo geral deste artigo é investigar como pode ser aplicado o BSC na FUFMT Campus Várzea Grande. Quanto aos métodos utilizou-se a pesquisa bibliográfica para embasamento do referencial teórico, empregou-se a abordagem qualitativa para maior aprofundamento no assunto, a entrevista não estruturada foi utilizada para coletar dados e informações. Por fim, após análise das informações obtidas junto aos Gestores do Campus, verificou-se que o BSC não é utilizado explicitamente, mas o conceito da ferramenta pode ser aplicado na IFES, pois a Missão e Visão já estão definidas, bem como, objetivos que se enquadram nas quatro perspectivas do BSC, Sociedade/Clientes, Processos Internos, Aprendizagem e Crescimento, e Orçamento/Finanças, possibilitando a construção do Mapa Estratégico do Campus.

Palavras-chave: Instituição Federal de Ensino Superior. Gestão Estratégica. Balanced Scorecard.

Confira o artigo na íntegra clique aqui

AUDITORIA EM RECURSOS HUMANOS PROCESSOS DE CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS AOS EMPREGADOS

Autor(es): BATISTA, André Ribeiro;ZANETTI, Elizabeth

RESUMO: O presente artigo visa mostrar a importância da auditoria nos processos da área de recursos humanos em uma empresa, objetivando corrigir e prevenir que a empresa ou o empregado sofram algum tipo de prejuízo por falha ou premeditação. Para tanto, se aborda aqui sobre a relevância da administração dos recursos humanos, área responsável pela contratação e manutenção dos empregados, e faz-se em seguida uma apresentação inicial dos conceitos oportunos à auditoria correlacionada aos recursos humanos. Posteriormente, expõe-se a análise dos dados coletados no estudo de caso, exibindo o entendimento apreendido da documentação analisada e das entrevistas realizadas no que diz respeito ao incentivo intelectual e à gratificação por dupla função. Por fim, na conclusão, infere-se sobre os benefícios vindouros de uma auditoria periódica e de um sistema de dados eficiente.

Palavras-chave: Auditoria. Recursos Humanos. Incentivo Intelectual. Gratificação por Dupla Função. Prejuízo. Sistema de Dados. Documentação.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


DIVERSIDADE E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA DENTRO DO ESPAÇO ESCOLAR

Autor(es): PEREIRA, Marcilene Marques; SOEK, Ana Maria

RESUMO: O presente trabalho mostra os resultados de uma pesquisa sobre a questão da diversidade e da intolerância religiosa dentro do espaço escolar de uma escola pública de ensino fundamental que leciono desde 2016. Subsídios teóricos foram utilizados para abordar os conceitos importantes da pesquisa. A pesquisa foi realizada na EMEB Honorato Pedroso de Barros, localizada na cidade de Várzea Grande- MT. Para a realização do trabalho, algumas questões fundamentais foram formuladas com o objetivo de conhecer, investigar e analisar a questão da diversidade e da intolerância dentro do espaço escolar e de como elas são tratadas? Como os estudantes e a comunidade escolar reagem diante desse tratamento? De que forma a diversidade religiosa e a intolerância é discutida nos documentos oficiais? Com base na pesquisa realizada foi possível observar casos de intolerância religiosa dentro do espaço escolar e das convergências e divergências entre o discurso oficial e de algumas práticas pedagógicas realizadas na escola.

Palavras-chave: Educação; Diversidade e Intolerância Religiosa.

Confira o artigo na íntegra clique aqui



Revista de Iniciação Científica: Região Nordeste

V.2, n. 1, janeiro/dezembro 2017

Acessar a Revista

ARTIGOS: REGIÃO NORDESTE

A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, PROJETOS PEDAGÓGICOS E AS VIVÊNCIAS COM CRIANÇAS DO INFANTIL 2 EM UM CEI DE MARANGUAPE

Autor(es): SARAIVA Rosiane Sousa; ANDRADE Valter Zotto de

RESUMO: Este trabalho teve como objetivos: identificar de que maneira projetos pedagógicos de intervenção podem influenciar a interação entre as crianças por meio da prática de brincadeiras e a utilização de brinquedos; compreender a importância da ludicidade na formação social das crianças de 2 e 3 anos, e por fim; observar como os brinquedos e brincadeiras contribuem com o desenvolvimento das crianças. Fundamentamos esta pesquisa nas contribuições teóricas de Luckesi (2005), Kishimoto (2000), Carneiro e Dodge (2007), Barbosa e Horn (2008), Minayo (2007), bem como ensinamentos de Vygotsky (1998). O percurso metodológico envolveu a aplicação de um questionário, contendo em sua totalidade, quatro questões que procuraram abordar todo o tema. Para a realização desta pesquisa, contamos com a colaboração de três professoras de uma escola da rede municipal de ensino de Maranguape que participaram do “Projeto Brincadeira de Criança”. Como resultados da pesquisa, identificamos que a ludicidade é importante para formação social das crianças pequenas e que os projetos pedagógicos podem influenciar na interação entre as crianças e o que é ensinado. Com relação aos brinquedos e brincadeiras, eles podem influenciar positivamente o desenvolvimento da criança e as professoras falaram sobre o uso de brinquedos adequados pelas crianças para que elas possam ser estimuladas de maneira correta. Por fim, as professoras concordaram quanto a questão do tempo de aplicação dos projetos, em que acham que eles têm pouca duração o que não permitem uma abordagem mais ampla de alguns conteúdos, o que acaba fazendo com que muitos aspectos não sejam explorados.

Palavras-chave: Ludicidade. Projetos pedagógicos. Desenvolvimento.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


O PERFIL DO PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS NOS TEMPOS ATUAIS

Autor(es): LIMA, Eliane Francisca; ASSAD, Ricardo

RESUMO: O presente artigo relata o perfil do profissional de recursos humanos nos tempos atuais. Demonstrando a disparidade existente entre os profissionais com e sem qualificação. O recorte temporal é estabelecido nos últimos cinco anos, enfatizando os reflexos da crise econômica que o país vem enfrentando. Esta pesquisa é delimitada às organizações brasileiras. O problema de pesquisa é a não qualificação do profissional de RH, que impacta negativamente a organização como um todo. A hipótese da pesquisa é a falta de qualificação do profissional de recursos humanos que tende a deixar toda a corporação insatisfeita. Do mesmo modo que, um profissional de recursos humanos qualificado ajuda a aumentar o bem-estar dos colaboradores, que consequentemente melhoram seu desempenho, gerando melhores resultados para a organização. Diversos autores relatam que o papel do profissional de recursos humanos é determinante para o sucesso ou insucesso da organização, desde a seleção e recrutamento até a identificação e retenção de talentos. O objetivo geral é estudar as mudanças do profissional de recursos humanos frente à crise econômica do país nos últimos anos, bem como, a discrepância entre o profissional com e sem qualificação. A metodologia utilizada é baseada em uma pesquisa bibliográfica, junto a autores renomados e estudiosos do assunto como Gil, Chiavenato e Marras.

Palavras-chave: Recursos Humanos. Qualificação Contínua. Organizações Brasileiras. Treinamento e Desenvolvimento.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


O ENSINO DE PROBLEMAS COM AS 4 OPERAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO


Autor(es): Louise de França e Silva Couto; Robson Luiz Santiago

RESUMO: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa experimental sobre o ensino de problemas que teve como objetivo avaliar os efeitos do uso de jogos como ferramenta de ensino para auxiliar ao aluno na resolução de problemas envolvendo as quatro operações com números naturais. Para que pudéssemos ter dados para nossa pesquisa, realizamos uma proposta didática na forma de um jogo que auxiliaria aos alunos na tradução dos dados dos problemas para a linguagem simbólica. O jogo foi aplicado com dois alunos do ensino fundamental I, de uma escola particular do município de Belém, na qual um era do 5o ano e outro do 4º ano. Utilizamos um pré-teste e um pós-teste, além da aplicação do jogo como instrumento de coleta de dados. A pesquisa se decompôs em quatro etapas distintas. A primeira foi o levantamento de informações com análise do pré-teste geral que se subdividiu em: pré-teste geral – problemas aditivos e pré-teste geral problemas multiplicativos, seguida das etapas de construção do jogo para o desenvolvimento e superação das dificuldades dos alunos. A terceira etapa foi a aplicação do jogo, seguido das etapas comparativas do pré-teste geral e pós-teste aditivo, multiplicativo. O diagnóstico dos resultados se fundamentou na categorização de problemas do campo aditivo e multiplicativo, bem como de problemas aritméticos e algébricos e de critérios de análise propostos por teóricos que apresentamos em nossa pesquisa. Os resultados indicaram que o ensino dos problemas verbais por meio de jogos é uma ferramenta que muito auxilia aos alunos na evolução do cálculo mental e na capacidade de interpretação de problemas desse tipo. Porém, indicaram que as capacidades dos alunos poderiam ser ainda mais aprimoradas, se as atividades estiverem associadas a incentivos para o domínio da tabuada.

Palavras-chave: Educação Matemática. Ensino por atividades. Ensino de Problemas envolvendo as 4 operações.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


TECNOLOGIA ASSISTIVA: INSTRUMENTO PARA A INCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autora: Maria Luísa O. Reis dos Santos

RESUMO: A tecnologia tem sido um apoio para o homem desde os primórdios de sua existência. O seu desenvolvimento, cada vez mais rápido, tem proporcionado grandes conquistas em todas as áreas. Em se tratando das pessoas com deficiência visual, o atendimento no sentido da acessibilidade e da usabilidade tem se tornado cada vez mais possível desde o advento das Tecnologias Assistivas. Esse tipo de tecnologia atende as necessidades humanas das pessoas com deficiência que, ao utilizá-la, passa a ter maior independência, qualidade de vida, passando a ser um indivíduo ativo e participante da sociedade que, por sua vez, precisa aprender a conviver e aceitar as diferenças. As Leis brasileiras como o Decreto 3.298, a Resolução CNE/CEB no 2 e a Lei 7.853/89 legislam sobre o acesso das pessoas com deficiência às escolas públicas e às turmas de educação especial, garantindo a matrícula compulsória escolas públicas e particulares. As pessoas com deficiência visual inseridas nesse contexto tem nos dias atuais a ajuda de vários tipos de Tecnologias Assistivas, entre as quais estão as tecnologias da Informação, cujo acesso é facilitado aos deficientes visuais através de programas e softwares leitores de tela e sintetizadores de voz, como é o caso do DOXVOX, Virtual Vision, JAWS, NDVA, ORCA e EYES. Esses recursos facilitam a inclusão e a interação do deficiente visual com o computador e com o mundo digital/virtual, possibilitando a inclusão social.

Palavras-chave: Deficiência visual; Inclusão Social; Tecnologia Assistiva.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


A CONTRIBUIÇÃO AFRODESCENDENTE AO PORTUGUÊS BRASILEIRO E O PAPEL DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DIANTE DOS PRECONCEITOS ETNICO - RACIAIS

Autor(es): NUNES, Adriana de Jesus Costa; BOLFE, Juliana

RESUMO: Este documento apresenta um intenso debate sobre a Contribuição Afrodescendente ao Português Brasileiro com foco no papel do professor de Língua Portuguesa diante dos preconceitos étnico-raciais. Com intuito de destacar a relevância cultural e linguística do povo afro e de suscitar nos educadores e educadoras um maior comprometimento em ações antirracistas e antidiscriminatórias utilizou-se no decorrer dos textos de uma escrita baseada em documentos oficias como a Constituição Federal, a LDB - Lei no 9.394/96, o RCNEI Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil), os PCNs do Ensino Fundamental I e II, e os PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio) no volume que trata da área de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias. Estes documentos, foram aqui assinalados para que se conhecesse o que diz cada um deles sobre as obrigações de cada etapa da educação básica e do ensino superior no que concerne o respeito às diferenças. Além desses importantes textos, a análise bibliográfica tomou como base a Lei no 10.639/2003 que estabelece a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica. O resultado obtido após o apanhado bibliográfico buscou demonstrar de forma clara e objetiva o legado deixado pelos africanos desde a chegada destes ao território brasileiro e orientar educadores e educadoras da contemporaneidade, em especial os professores de Língua Portuguesa e Literatura para as ações de conservação e reconhecimento da africanidade.

Palavras-chave: Afrodescendente; Contribuição; Português brasileiro; Professor.

Confira o artigo na íntegra clique aqui