Revista de iniciação científica

2016


Revista de Iniciação Científica: Região Sul

V.1, n. 1, janeiro/dezembro 2016

Acessar a Revista

ARTIGOS: REGIÃO SUL

A IMPORTÂNCIA DOS FLUXOS INFORMACIONAIS NA GESTÃO POR PROCESSOS NO SETOR PÚBLICO

Autor(es): Naouroski, Jane; ZANETTI Elizabeth Macuco


RESUMO:O presente artigo busca comprovar a importância do fluxo informacional na gestão por processo, específica ao setor público. A escolha justifica-se porque a informação certa, na hora certa e principalmente no tempo certo impõe qualidade na prestação dos serviços públicos, sendo a gestão o mecanismo ideal para produzir eficiência, eficácia e resultados à dinâmica organizacional. A gestão por processos é a ferramenta apropriada das organizações privadas para setor público. As demandas públicas são as mesmas desde a criação do Estado de Direito, garantir os direitos básicos constitucionais preceituados na Carta Magna de 1988. A máquina pública necessitou modernizar-se nas últimas três décadas para corresponder aos anseios sociais. O objetivo geral é demonstrar a eficiência impressa à máquina administrativa pública, por meio do uso da gestão por processos, tendo a informação como protagonista. Especificamente, a intenção é mapear como a informação favorece a gestão por processos e como a gestão por processos favorece a informação, resultando no alcance do bem-estar social mais eficientemente. A importância da escolha do tema reside na possibilidade de observar o quanto os trâmites engessados e atrasados do setor público renovaram-se simplesmente pela adoção dos novos modelos de gestão. O método de pesquisa é o levantamento de referencial teórico, o método é o indutivo, por meio da consulta de materiais atualizados, inclusive de meio eletrônico. O resultado esperado é conseguir demonstrar a importância da informação na gestão por processos e por consequência na Administração Pública como um todo.

Palavras-chave: Gestão por processos. Serviços públicos. Informação. Eficiência. Eficácia.

Confira o artigo na íntegra clique aqui

GESTÃO PÚBLICA: CRIATIVIDADE

Autor(es): BRESSAM, Claudio; SANTOS, Margarete T. F. de Oliveira


RESUMO: O estudo trata das noções de administração, retratando sua história e relevância mundial. São abordados os clássicos da teoria da administração, em seguida são relatados a administração pública nas instituições. A gestão pública diferencia-se da gestão privada. A gestão pública integra o Estado e a sociedade, demonstrando a transparência. Na gestão pública também ocorre à inovação na forma de administrar, sendo dinâmica pois as transformações ocorrem mediante a criatividade de gestores. A metodologia utilizada no presente estudo foi à pesquisa bibliográfica realizada em sites tais como o Google acadêmicos e livros que abordam o tema.

Palavras-chave: Gestão pública e inovação. Criatividade no ambiente empresarial. Administração pública.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(es): MACHADO CATARINO, Sidnara; BOLFE, Juliana


RESUMO: O presente trabalho tem como temática a importância do lúdico na educação infantil ressaltando a possibilidade de utilizar o lúdico como uma importante ferramenta pedagógica, na qual os professores podem proporcionar em sala de aula. Este trabalho tem como objetivo analisar as técnicas lúdicas no processo de ensino-aprendizagem, identificando e descobrindo a importância que os professores dão ao lúdico como ferramenta pedagógica. A escolha da temática surgiu do interesse da forma que os jogos e brincadeiras são apresentados às crianças de maneira insatisfatória. Os objetivos e os conteúdos devem estar presentes nas atividades propostas, demonstrando por meio do lúdico que este contribuiu no desenvolvimento da criança, pois é através do brincar que ela inventa, ensina, aprende e desenvolve habilidades.

Palavras-chave: Educação Infantil, lúdico, professor, ensino-aprendizagem.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


MUSICALIZAÇÂO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(es): REPPLINGER, Ediane; TORRES, Dulce de Almeida


RESUMO: Através do presente trabalho procurou-se conhecer melhor e diminuir dúvidas frequentes com relação ao tema “musicalização na educação infantil”, com a elaboração do trabalho focado principalmente na atualidade das escolas de educação infantil brasileiras, foram pesquisados quais os efeitos positivos ou negativos da música no aprendizado e desenvolvimento dos alunos da educação infantil. Os objetivos da pesquisa também foram observar os efeitos da utilização de músicas no contexto educacional e pessoal de crianças. Ao longo do trabalho, pode-se afirmar que a musicalização pode favorecer o desenvolvimento integral da criança, além de tornar os processos de ensino e aprendizagem mais divertidos e agradáveis tanto pra alunos como professores. Pois através da música as crianças podem se comunicar, se expressar, se desenvolver e aprender coisas novas, muitas como maior facilidade do que com o simples fato de conversar com os colegas, professores ou pais em casa.

Palavras-chave: Educação Infantil; Musicalização; Aprendizado.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


A APLICAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO BANCO DO BRASIL: AGÊNCIAS DIGITAIS

Autor(es): GRAEFF, Clarissa Melim Saiva; Orientador: GUASTI, Profª Susana Pitol


RESUMO: Este estudo objetivou descrever as agências digitais do Banco do Brasil. Inicialmente dissertamos brevemente sobre inovação, descrevendo o que os principais autores da área entendem sobre o assunto, demonstrando a importância de inovar em todos os setores da sociedade. Falou-se também da inovação especificamente no setor bancário, exprimindo suas características e exemplificando sobre a sua importância no setor. Sobre as agências no modelo digital, foi conceituado este novo modelo de atendimento utilizado pelo Banco do Brasil como forma de inovar o atendimento ao público. Também foram identificadas as características dessas agências, destacando suas vantagens e desvantagens. Como forma de demonstrar a importância das agências digitais para o Banco e para o cliente, foram utilizados dados de outras instituições financeiras contextualizando o setor e como forma de comparação. Para tanto, como método de coleta de dados, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, através do estudo de autores renomados na área da gestão da inovação e administração, bem como nomes conhecidos do setor bancário. A partir da leitura pode-se entender o conceito de inovação, compreender como a inovação tecnológica é trabalhada no setor bancário bem como perceber sua importância para as instituições brasileiras. Enfim, por meio do estudo realizado e da pesquisa qualitativa foi possível confirmar que este novo modelo de atendimento bancário foi criado como forma de inovar todo o setor bancário no Brasil e será utilizado tanto para manter seus clientes quanto para angariar novos, e deve ser entendido como um avanço no setor tanto pelos funcionários quanto pelos clientes bancários.

Palavras-chave: Banco, instituição financeira, tecnologia, agências digitais

Confira o artigo na íntegra clique aqui



Revista de Iniciação Científica: Região Norte

V.1, n. 1, janeiro/dezembro 2016

Acessar a Revista

ARTIGOS: REGIÃO NORTE

UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA GOOGLE FORMS NO PROCESSO DE ANÁLISE DO PERFIL DOS PROFESSORES AMAPAENSES FRENTE AS NOVAS TECNOLOGIAS DE ACORDO COM PRENSKY (2001)

Autor(es): FERREIRA, Roger Leomar da Silva; BOLFE, Juliana Simões


RESUMO: O termo nativo digital foi descrito pelo educador e pesquisador Marc Prensky (2001) para descrever uma geração nascida a partir da disponibilidade da Web e outras tecnologias. O presente artigo objetivou apresentar a complexidade de entender a classificação dos professores do estado do Amapá frente as novas tecnologias descritas por Prensky (2001) que em plena a era digital apresentam restrições aos recursos tecnológicos em sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida a partir de dados coletados online no googleforms com 10 perguntas, sendo 7 objetivas e 3 discursivas entre os meses de dezembro/2016 a março/2017, totalizando assim 96 participantes, sendo explicado ao início do questionário que somente professores do estado do Amapá poderiam responder. A análise dos dados focou principalmente no conceito para classificação frente as novas tecnologias como idade, tempo de docência, avaliação da metodologia utilizada em sala de aula, frequência de recursos tecnológicos, avaliação, autorreflexão e relação aluno-professor. Os resultados revelaram que73% se classificaram como imigrantes digitais e 27% como nativos digitais e os que se pronunciam com os nativos digitais com receio de não pertencer a meio técnico científico informacional. Faz-se necessário mais pesquisas como essa para promover melhoramento e novas práticas pedagógicas para o contexto social do estado do Amapá.

Palavras-chave: Classificação, Docência, Ensino-aprendizagem, Formação.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIFESSPA O PROGRAMA DE APOIO À PERMANÊNCIA (PROAP) DOS ESTUDANTES

Autor(es): CARVALHO, Matos Cristina Carolina; ZANETTI, Elizabeth


RESUMO: Este artigo traçou um breve estudo sobre o Programa de Apoio à Permanência (PROAP) dos estudantes na Unifesspa, no período de 2014 a 2015. Para tanto, procurou problematizar como está se desenvolvendo o trabalho da assistência estudantil na Unifesspa, qual o perfil do discente que o programa atende e qual tem sido o papel desempenhado pelo Assistente Social na instituição. Tais questões visaram identificar se o programa contribui para a permanência dos estudantes na universidade. Estar atuando na referida instituição foi o que motivou a escolha sobre o tema, que teve por objetivos situar o contexto histórico e legal da assistência estudantil no Brasil, investigar o trabalho do Assistente Social no espaço de trabalho e apresentar o programa, descrevendo suas ações, atividades e o processo seletivo de auxílios que são regidos por editais. No intuito de alcançar os objetivos elencados, utilizou-se como procedimentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica, sendo que o estudo discutiu autores da tradição marxista, como Marilda Iamamoto, dentre outros; e a pesquisa documental, como relatórios de gestão anuais, de 2014 a 2015, e sites eletrônicos, via Sistema de Assistência Estudantil (SAE), que contém questionários socioeconômicos e pareceres sociais, que auxiliaram na coleta de dados para traçar o perfil do aluno no programa. Como resultado constatou-se que, embora a assistência estudantil na Unifesspa esteja, por meio do PROAP, garantindo auxílios financeiros para custear despesas com alimentação, transporte, moradia, creche e material didático-pedagógico, a política ainda precisa avançar no sentido de universalizar o acesso ao direito de receber tais auxílios, já que atende apenas o perfil exigido pelo programa e, principalmente, aos discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Palavras-chave: Classificação, Docência, Ensino-aprendizagem, Formação.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


O IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE DE VEÍCULO AUTOMOTOR – IPVA – EVIDENCIAÇÃO DO TRIBUTO COMO OBJETO DA RESPONSABILIDADE FISCAL NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

Autor(es): SOUZA, Pedro Augusto Soares De; ASSAD Ricardo


RESUMO: Este artigo teve como tema os reflexos da transferência do IPVA, cuja limitação foi o planejamento orçamentário do município de Rolim de Moura. O problema da pesquisa consistiu na investigação sobre o destino dos recursos dessa transferência e, a hipótese levantada consiste na ideia de que os valores recebidos não são aplicados segundo o que espera a sociedade. O interesse pela abordagem se justifica no que estuda a contabilidade pública, cujas técnicas auxiliam no registro dos atos e fatos orçamentários. O IPVA ocupa espaço no texto, como tributo previsto no art. 155, inciso III da Constituição Federal (CF) de 1988, pela sua natureza e alcance econômico. O fato gerador do imposto é a propriedade de veículo automotor, com regime de competência anual e base de cálculo no valor do veículo. O planejamento orçamentário municipal é abordado sob o aspecto da previsão de receitas e fixação de despesas relativas às ações governamentais descritas no Plano Plurianual e aplicadas conforme a orientação da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Nesse sentido, o objetivo geral é analisar a destinação do repasse do Estado ao município, no ano de 2015. A metodologia aplicada, sob o método dedutivo, com pesquisa documental e bibliográfica contribuiu para a visão sistemática dos resultados. Auxiliaram na abordagem teóricos como Carvalho (2010), Gama Junior (2009), Jund (2006), Mota (2004) dentre outros, bem como a legislação pertinente ao tema. Os resultados alcançados evidenciaram que o valor da transferência da cota-parte do IPVA reflete à sociedade como recursos para a educação básica, de forma vinculada, e aos demais projetos, planos e programas, de forma livre e indireta.

Palavras-chave: Contabilidade Pública. IPVA. Planejamento Orçamentário Municipal.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR- ALUNO NO PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DO DEFICIENTE AUDITIVO NA ESCOLA MUNICIPAL MENINO DE JESUS DE PRAGA- RR

Autor(es): Francisca Janes Tavares da Silva; Juliana Bolfe


RESUMO: Este artigo teve como objetivo investigar a importância da relação professor – aluno no processo de ensino e aprendizagem do deficiente auditivo em uma escola municipal da Rede pública de Boa vista/RR. Foram entrevistados 16 professores que trabalham no ensino fundamental do segundo ao quinto ano, no qual se pode verificar se os professores possuíam formação para o atendimento de alunos com deficiência auditiva e, se na formação inicial, tiveram disciplinas que os preparassem para o atendimento de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEES). A metodologia utilizada foi a aplicação de um questionário. Os resultados mostram que 70% dos professores responderam que não possuíam formação para trabalhar com alunos com NEE. Já 30% responderam que tinham qualificação para trabalhar com alunos com NEE. Sobre a formação inicial, 60% dos entrevistados responderam que não tinham cursado disciplinas em sua formação inicial que os preparassem para o atendimento de alunos com NEE. O que podemos notar, através deste trabalho, é que, tanto na formação inicial como na formação continuada, são ferramentas muito importante para amenizar as dificuldades que os professores encontram na educação inclusiva.

Palavras-chave: Educação Inclusiva, Aprendizagem, Deficiente Auditivo.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


O PODER E O SABER DISCIPLINAR: CONTROLE POR MEIO DA EDUCAÇÃO

Autor(es): SANTOS, Francisco Aélio Pinheiro dos; SOEK, Ana Maria


RESUMO: Este trabalho apresenta um diagnóstico crítico e filosófico sobre a sociedade moderna e a educação a partir da obra de Michael Foucault, no qual sintetizamos considerações quanto à construção histórica do poder e do saber, e como estas convergem em uma sistematização disciplinar dirigida à construção do sujeito. A reflexão situa-se nos ambientes regulados por instituições disciplinares e suas representações instituídas (escolas, prisões etc.). Nesta análise sobre as sociedades controladas pelo poder institucionalizado, mostraremos como as técnicas e as táticas estratégicas alcançam todas as relações sociais e discretamente valorizam seus sistemas de rituais. Rituais em forma de verdades, saberes demarcados nos campos da educação “disciplinar”, “científica” e “cultural”. Assim, sociedades disciplinares se configuram em exercício metódico de poder e saber, gerente da realidade que é controlada por sistemas de representação. Em suma, por meio dessa reflexão se verá que a sociedade moderna se configura como reprodutora do poder disciplinar e do saber enquanto construtor do presente controle social.

Palavras-chave: História. Saber. Poder. Disciplina. Normatização. Educação. Subjetividade.

Confira o artigo na íntegra clique aqui



Revista de Iniciação Científica: Região Nordeste

V.1, n. 1, janeiro/dezembro 2016

Acessar a Revista

ARTIGOS: REGIÃO NORDESTE

AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO DISPONÍVEIS NAS ESCOLAS

Autor(es): SILVA, Antonia da; LUZ, Sônia da; Profa. Dra. Veridiana


RESUMO: Esse artigo trata das tecnologias da comunicação e da informação na sociedade pós-moderna e em especial no espaço escolar. Aborda as questões relacionadas ao uso da informativa como ferramenta, como recurso para o professor no processo ensino-aprendizagem, o teletrabalho como nova forma de trabalhar, bem como, o uso da internet no acesso rápido e eficiente a informação, e ainda o seu uso no incremento da escrita e da leitura. Na questão do uso da informática busca-se mostrar que a tecnologia da informação em especial a informática na sua face mais visível que a internet, deve ser uma ferramenta de auxílio ao professor no processo ensino-aprendizagem e não um fim em si mesmo. Que se deve buscar a inclusão digital tanto dos alunos como dos professores e que o aparelhamento das escolas e a capacitação dos professores deve ser uma meta de todas as escolas em especial dos governos. Que a tecnologias da comunicação e da informação permite que existam novas formas de trabalhar, em especial o teletrabalho que leva o trabalho até o trabalhador quebrando paradigma de que o trabalhador deve sempre ir ao encontro do trabalho.

Palavras-chave: Tecnologia da Informação e da Comunicação; Educação; Escola, Inclusão Digital; Internet.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


FORMAS DE ENSINAR ÀS CRIANÇAS CEGAS NOS DIAS DE HOJE NO BRASIL

Autor(es): SANTANA, Betânia Maria; ASSAD, Ricardo


RESUMO: Este artigo relata algumas formas de ensinar às crianças cegas nos dias de hoje, no Brasil. Descreve as várias formas em que o professor, no convívio escolar, possa ensinar às crianças cegas para incluí-las de uma forma igualitária e integral na sociedade. Assim, como um desafio pedagógico para cumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) como um direito à Educação Especial. O problema da pesquisa é mostrar quais as formas ou meios que existem em que o professor, ao trabalhar com crianças cegas, seja capaz de ensiná-las a ler e escrever. A hipótese da pesquisa é que existem formas em que o professor, ao trabalhar com crianças cegas, possa ajudá-las a aprenderem a interpretação das letras do alfabeto com exatidão de uma forma lúdica e, com isso, ensiná-las a ler e a escrever palavras ou textos, garantindo sua aprendizagem no contexto escolar. Pois, é de grande importância aos professores saber transmitir conhecimentos às crianças cegas; que queiram trabalhar com elas, poder incluí-las na sociedade de uma forma igualitária e com ensino de qualidade. Aprender as formas de ensiná-las a ler, escrever, sentir e ouvir através de métodos lúdicos gustativo, tátil, olfativo e auricular. Compreender que, para se ter um aluno cego na sala de aula, é preciso que haja maneiras de incluí-lo na aprendizagem. Que o professor seja ativo nas decisões de ensino, oferecendo atividades, com técnicas indispensáveis para que possibilite conhecimentos e aprendizagem à criança cega, em meio às crianças videntes. Portanto, o objetivo geral é estudar as formas e as técnicas de ensino para crianças cegas, analisar as práticas educativas e mostrar a importância do ensino para elas. Nele, o objetivo específico é mostrar a forma de como um professor pode ampliar o conhecimento sobre como lidar com crianças cegas, conhecer alguns métodos utilizados na prática educativa e identificar as técnicas de ensino para elas. A metodologia da pesquisa foi concretizada através de artigos, livros da internet e livros de bibliotecas, por meio dos quais houve o levantamento de informações e resultados, nos quais foi possível analisar e compreender algumas formas de ensinar às crianças cegas. Tendo por autores pesquisados, José Antônio dos Santos Borges, que mostra o uso do Sistema Dosvox como tecnologia da internet como recurso pedagógico para a criança cega. José Luiz Mazzaro, Edileine Vieira Machado, Ivete de Masi e Tomázia Dirce Peres Lora que exibem os meios de como orientar a criança cega a se locomover no espaço escolar, a percepção auricular, olfativa, gustativa e tátil. Elisabet Dias de Sá indica que a alfabetização da criança cega é alcançada pelo o uso do Sistema Braille. Marilda Moraes Garcia Bruno indica que o uso da máquina de escrever o código Braille é o método de escrita mais rápido para os cegos e o uso do soroban como um meio de ensinar o cálculo. A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – 9394/96 – como base nacional na educação infantil e no ensino fundamental estabelece como componente curricular obrigatório a música e o teatro como forma para promover o desenvolvimento cultural dos alunos. Autores nos quais foi possível obter resultados de que existem, sim, formas em que o professor possa trabalhar para o ensino com as crianças cegas, para poder ajudá-las a aprenderem a ler, escrever e se desenvolverem de uma forma igualitária na sociedade.

Palavras-chave: Educação, comprometimento visual, criança cega, formas e ensino.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


MATEMÁTICA E SEUS RAMOS

Autor: Emerson Rosa Miranda


RESUMO: A necessidade de descobrir os verdadeiros motivos de alunos chegarem ao determinado ano de estudo sem suas competências básicas de matemática, levou o professor a fazer um projeto interdisciplinar na escola Rosimiro de Abreu, aplicando diversas etapas com o objetivo central de descobrir as causas e procurar soluções para os baixos rendimentos dos estudantes.

Palavras-chave: Desempenho escolar, indisciplina, matemática.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


ANÁLISE DA SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE FORTALEZA

Autor(es): TIMBÓ, Maria da Conceição de Melo; ASSAD, Ricardo


RESUMO: O presente trabalho se propõe a fazer uma análise da satisfação e motivação dos servidores públicos de Fortaleza, sendo delimitado aos servidores públicos efetivos do Instituto de Pesos e Medidas de Fortaleza - Ipem, órgão vinculado à Prefeitura Municipal de Fortaleza. O problema da pesquisa é: Quais os fatores organizacionais que influenciam a satisfação e motivação no trabalho dos servidores do Instituto de Pesos e Medidas de Fortaleza – IPEM? A hipótese da pesquisa é que, devido as possibilidades de movimentação e desenvolvimento dos servidores públicos efetivos contratados pelo regime estatutário serem bastante limitadas, temos nos órgãos públicos servidores acomodados e desmotivados para a inovação no trabalho e crescimento profissional. Sabe-se que a desmotivação pode levar ao comprometimento das metas de eficiência e produtividade das empresas. Por esse motivo, é importante saber o grau de satisfação dos servidores em relação às políticas aplicadas pelo mesmo. Este estudo tem como objetivo geral analisar quais os fatores organizacionais que mais influenciam a satisfação e motivação no trabalho dos servidores públicos do Instituto objeto desta pesquisa. A metodologia de pesquisa tem características de estudo de caso, de caráter quantitativo e exploratório-descritiva. Foi aplicado um questionário com 39 perguntas a 18 servidores públicos do referido Instituto. Para a interpretação dos dados, foi adotado, basicamente, o modelo dos “Dois Fatores de Herzberg”. Esta pesquisa é fundamentada nos principais autores que tratam de assuntos relacionados à gestão de pessoas, administração pública, recursos humanos, motivação nas organizações, clima organizacional, etc. Dentre eles, temos: Cecília Whitaker BERGAMINI, Idalberto CHIAVENATO, Frederick HERZBERG, Sylvia Constant VERGARA, Antônio Carlos GIL, César Augusto de Albuquerque ARAÚJO, Tomas Vilanova Monteiro LOPES, etc. Os resultados obtidos apontam que na motivação para o trabalho, o fator que mais contribuiu é “gostar do que faz”. Dentre os fatores higiênicos, os fatores que mais influenciam positivamente o servidor são “relação com os colegas”, “estabilidade no emprego”, “integração da equipe de trabalho”, enquanto os que menos aparecem, gerando mais insatisfação no trabalho são “salário somado a benefícios”, “instalações físicas” e “relação com a liderança da equipe”.

Palavras-chave: Satisfação. Motivação. Serviço Público.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO

Autor(es): SANTOS, Juciene Malaquias dos; BOLFE, Juliana


RESUMO: O presente trabalho traz, como linha de pesquisa, a prática docente no âmbito da docência, com a finalidade de investigar as dificuldades do professor docente de língua portuguesa na comunicação com o aluno surdo, em turma dos anos finais do ensino fundamental. A metodologia utilizada é a de cunho bibliográfico. Busca-se tomar, como referência, aportes teóricos com base na pesquisa de Damázio (2007), Passos, Bastos e Gomes (2011), Albano (2012), Haiduke (2012), Pimentel (2012), dentre outros. Assim, os resultados, aqui, encontrados permitem uma discussão sobre a prática educativa, em torno das dificuldades que um professor regente de língua portuguesa tem com relação a não dominar a LIBRAS no processo ensino e aprendizagem do aluno surdo da turma dos anos finais do ensino fundamental.

Palavras-chave: Professor. Aluno Surdo. Língua Portuguesa. Dificuldades

Confira o artigo na íntegra clique aqui



Revista de Iniciação Científica: Região Sudeste

V.1, n. 1, janeiro/dezembro 2016

Acessar a Revista

ARTIGOS: REGIÃO SUDESTE

PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGOGICAS NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA MAIS INCLUSIVA

Autora: PIMENTA, Marilene Aparecida Monteiro


RESUMO: Este dado estudo buscou analisar, os desafios e possibilidades de desenvolvimento de um sistema de ensino-aprendizagem onde possa ter o auxílio de um profissional do campo da psicopedagogia em uma escola. Essa escola de uma maneira geral com um processo mais inclusivo em face de demanda por uma educação de natureza comprometida na atualidade com a inclusão social em geral. Para a realização destes, foi feita uma revisão retrospectiva da educação especial, das questões de minorias discriminadas dentro de nossa sociedade e posteriormente reflexões acerca do tema, apoiando em estudos de pesquisadores da área da educação, pedagogia, psicologia e jurídicos que estudam e/ou estudaram projetos educacionais com intenção de valorizar a inclusão de pessoas especiais na escola regular, como também uma inclusão de acordo com as necessidades de cada sujeito. O estudo buscou verificar a eficácia de um profissional da psicopedagogia na gestão de problemas e soluções técnicos e interpessoais no dia a dia da escola usando dos ideais pedagógicos de compromisso político - social com a qualidade do ensino para todos, considerando as diferentes realidades sociais, culturais e humanas dos alunos com necessidades educacionais especiais, com déficits de aprendizagem, com carências múltiplas em geral e também o atendimento aos outros envolvidos diretamente nesse processo, como por exemplo, professores, direção e familiares dos alunos. Esses profissionais então apresentam um papel de intervenção, sempre que necessário, de maneira a ser como ponte de comunicação entre a comunidade escolar atuando em questões como disciplina, orientação e conscientização da diversidade dentro da escola de seu sistema como um todo, apresentando assim uma escola que seria claramente mais tolerante e inclusiva.

Palavras-chave: Psicopedagogia, Escola inclusiva; Orientação, Inclusão e Intervenção.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO DESAFIO AO GESTOR ESCOLAR

Autora: ERTHAL, Ieda Maria Rodrigues


RESUMO: O principal objetivo desta pesquisa de cunho bibliográfico é o de promover reflexões sobre a importância da gestão participativa, na busca da realização de uma liderança eficaz, já que as reflexões advindas do mesmo serão importantes, para que este referencial sirva de suporte aos gestores/ líderes escolares, para o entendimento de que é preciso que se mobilizem recursos existentes na escola, visando à promoção da melhoria do desempenho dos alunos, diante da prática pedagógica, oferecendo-lhes maior qualidade e condições reais de aprendizagem.

Palavras-chave: Gestão participativa; prática pedagógica; qualidade de ensino.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


GOVERNANÇA CORPORATIVA NO CONTEXTO DO NOVO MERCADO DA BOVESPA

Autor(es): RIZZO, Marlene Fernandes; GUASTI, Susana Pitol


RESUMO: O presente trabalho teve por objetivo a analise da Governança Corporativa em seus aspectos conceituais e históricos; bem como a sua correlação com as regras e exigências do segmento de listagem da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) denominado Novo Mercado e como este segmento se tornou, a partir do ano 2000, em incentivador à adesão de alto padrão de governança para as empresas brasileiras, para isso, mostrou-se o impacto da adoção das praticas de Governança Corporativa na credibilidade e no valor das empresas como fator determinante dos motivos de sua implementação. A partir da leitura de livros, artigos científicos e revistas especializadas foi possível, através da análise dos dados encontrados, apresentar os princípios e objetivos da Governança Corporativa e mostrar a importância da disseminação das suas melhores práticas, bem como, o estudo proporcionou a comparação das regras do Novo Mercado da Bovespa e como este, ao aperfeiçoar a Governança Corporativa, se tornou instrumento capaz de aumentar a credibilidade dos investidores nas corporações brasileiras e com isso, fortalecer o mercado de capitais e propiciar desenvolvimento econômico para o Brasil. Este conhecimento é valioso aos que se relacionam com as empresas, mas, é especialmente valioso aos acionistas minoritários que não têm influência direta nas decisões tomadas pelos dirigentes das empresas nem nas estratégias adotadas pelos acionistas controladores. Enfim, a adesão pelas corporações brasileiras às avançadas técnicas de Governança Corporativa contempladas nas regras do Novo Mercado da Bovespa resulta na valorização de suas ações negociadas nesse segmento, pois, são influenciadas positivamente pelo grau de segurança que este proporciona aos investidores.

Palavras-chave: Governança Corporativa; Novo Mercado; Bovespa.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


A INCLUSÃO DO SURDO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA

Autor(es): SILVA, Cícero Tavares da; BOLFE, Juliana


RESUMO: Tendo em vista uma multidão de pessoas que necessita de um ensino bilíngue que traga conhecimentos necessários para a comunicação, com a inclusão da comunidade surda na sociedade, abordamos, nesse trabalho, os conceitos necessários para alcançar esta meta de inclusão, presentes na Língua de Sinais Brasileira (LIBRAS). Tais conceitos presentes na comunidade surda tornarão uma sociedade ativa para a comunicação desta comunidade, quando se atingir estas metas desejadas. Nestes conceitos, encontram-se presentes os seguintes conteúdos que devem ser inerentes a uma existência de uma comunidade que tem uma língua espaço-visual: família que é onde se iniciam os primeiros aprendizados; educação que é responsável pelo desenvolvimento tanto intelectual como profissional; atendimento que é um dos problemas encontrados na sociedade a respeito do atendimento em LIBRAS e, por fim, o mercado de trabalho, outro ponto problemático para o surdo. Com estes objetivos que buscamos apresentar a todos uma língua capaz de conduzir a sociedade contemporânea a uma verdadeira inclusão do surdo, levando em conta a importância do entendimento e a compreensão da LIBRAS para os dias atuais, reconhecendo a utilidade que nos transmite cada juízo apresentado por ela. Diante do exposto, buscamos mostrar a todos que é possível encontrar no ensino bilíngue conhecimentos que nos fortifiquem para um verdadeiro campo de inclusão. Com isso, nos tornarão seres mais sociais e menos preconceituosos.

Palavras-chave: LIBRAS, família, educação e atendimento.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


A GESTÃO DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO BÁSICA: UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO

Autor(es): BENTO, Ana Paula; ZANETTI, Elizabeth


RESUMO: Neste artigo, foi realizada uma revisão de literatura sobre a produção de cuidados de saúde no âmbito da família. O objetivo é analisar e discutir a gestão do Enfermeiro na Atenção Básica. Verificou-se que existem poucos estudos sobre o tema e alguns se referem a ele de modo apenas tangencial. Privilegiei os seguintes eixos de compreensão: tipos de metodologia empregada, perspectiva teórica, conceito de “saúde família”, papel do enfermeiro na equipe, gestão do enfermeiro, consensos e lacunas dos estudos. Os resultados apontam que grande parte dos estudos assume uma metodologia qualitativa e mostram referenciais de caráter compreensivista explorando sentidos e significados. Os dados serão analisados através das informações encontradas no material pesquisado que abordam o tema em questão, e serão posteriormente separados e analisados, sendo apresentados de acordo com objetivo proposto.

Palavras-chave: Cuidados em saúde, Família e saúde, Saúde, gestão em Enfermagem, Conceito de cuidado.

Confira o artigo na íntegra clique aqui



Revista de Iniciação Científica: Região Centro - Oeste

V.1, n. 1, janeiro/dezembro 2016

Acessar a Revista

ARTIGOS: REGIÃO CENTRO-OESTE

A CIDADANIA NAS PRÁTICAS AÇÕES DE GESTÃO:ATITUDES PRÁTICAS DA DIRETORA DA ESCOLA MUNICIPAL “JAIR LEBRE DE MIRANDA”

Autor(es): SILVA, Ana Paula; ESPER STIVAL, Maria Cristina Elias


RESUMO: Este artigo tem por objetivo analisar as questões políticas e pedagógicas que norteiam as relações sociais entre escola, educandos, pais, funcionários e gestores na Escola Municipal “Jair Lebre de Miranda” da cidade de Curvelândia. Com o intuito de entender de que forma essas relações interferem na efetivação da implementação da gestão democrática, vista como fundamental para o desenvolvimento dos educandos rumo à formação cidadã. Pretende refletir sobre o papel da gestora no sentido de permitir a participação de todos os membros envolvidos na escola, nas tomadas de decisões de âmbito pedagógico, financeiro e administrativo, trazendo mecanismos que colaborem para esta participação. Os instrumentos utilizados foram entrevistas semiestruturadas que foram feitas com 4 (quatro) professoras, 2 (funcionarias), e a diretora da escola. Os resultados das entrevistas ressaltam que a gestão democrática é importante para a qualidade do ensino, e mesmo com todos os avanços dos sistemas educacionais ainda existe uma grande necessidade de aprofundamentos relativos a está compreensão, a fim de unir esforços na luta para que a gestão democrática realmente se efetive. Enfim, a gestão democrática é uma postura ética que desafia os educadores de todo país, onde o diálogo e a comunicação devem ser os instrumentos do processo coletivo de busca de um conhecimento profundo.

Palavras-chave: Escola, Gestão Democrática, Participação.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


A ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA COMO FONTE REDUTORA DE GASTOS

Autor(es): Pimentel, Severino do Ramo; Guasti, Susana Pitol


RESUMO: O presente trabalho teve como objetivo mostrar que o uso da energia solar e sua tecnologia fotovoltaica seria uma alternativa na redução de gastos das Empresa Companhia Brasileira de Trens Urbanos / Sistema de Transporte Urbano Recife-CBTU. Para tanto buscou-se a partir da leitura de livros, artigos científicos, sites que trata sobre essa tecnologia, apresentar teorias sobre o tema e formas de captação de energia, bem como seus equipamentos necessários para sua conversão em eletricidade. Buscou-se mostrar que essa tecnologia se torna cada vez mais acessível e seu investimento torna-se menor a cada ano. Através da análise de documentos junto a referida empresa buscou-se formas adequadas para sua instalação adaptando-se as condições físicas da mesma, objetivando mostrar os benefícios que essa tecnologia traria na promoção de redução de seus gastos com energia elétrica. Este estudo é de fundamental importância também na promoção de uso de uma energia renovável e menos poluente que trará, além dos benefícios econômicos à empresa, proveitos para o meio ambiente, tendo em vista à redução na emissão de gases poluentes como o CO2. E ainda que essa economia adquirida pela empresa poderia trazer benefícios e melhorias para o sistema metroviário, beneficiando os milhões de usuário que precisam desse transporte todos os dias.

Palavras-chave: Energia Solar. Tecnologia Fotovoltaica. Energia Elétrica.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


AVALIAÇÃO DOS BENEFÍCIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS NO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE UM ÓRGÃO PÚBLICO

Autor(es): LÉLIS, Murilo Borges de; ZANETTI, Elizabeth


RESUMO: A falta de uma metodologia organizacional eficiente para gerenciar obras e serviços de engenharia em alguns órgão públicos gera atrasos, prejuízos à população e desperdício de recursos públicos, o que motiva, portanto, a necessidade de desenvolver trabalhos que agreguem valor aos profissionais desse setor. O presente artigo busca avaliar os benefícios que poderiam ser alcançados através da implementação de uma metodologia de gerenciamento de projetos no departamento de engenharia de um órgão público, apresentando técnicas e instrumentos práticos de gerenciamento e propondo uma estratégia simples de execução. Busca-se dessa forma, demonstrar que é possível melhorar a eficiência de projetos e obras no que diz respeito ao prazo, custos, qualidade do produto final, e melhorar o aproveitamento dos recursos disponíveis através da utilização de uma metodologia consolidada de trabalho. Em função do problema proposto, foi utilizada uma abordagem de pesquisa teórica qualitativa com base em revisões bibliográficas de cunho explicativo, que privilegiou os dados qualitativos das informações disponibilizadas por diferentes autores e trabalho acadêmicos. Como fontes, foram utilizadas diversas publicações reconhecidas no ramo de gerenciamento de projetos, em especial o Project Management Body of Knowledge - PMBOK, publicação do Project Management Institute – PMI e uma das principais referências metodológicas da área.

Palavras-chave: Órgão público; engenharia; gerenciamento; projetos.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


O PIPELINE DA LIDERANÇA NO BANCO DO BRASIL S/A

Autor(es): GOMES, Diogo Lopes de Souza; GUASTI, Susana Pitol

RESUMO: Este artigo objetivou compreender o pipeline de liderança – o desenvolvimento de líderes como um diferencial competitivo, bem como enumerar os principais estilos de liderança corporativa e por fim abordar o pipeline de liderança aplicado no Banco do Brasil S/A. Com o advento da globalização, vivemos em um mundo onde as mudanças e transformações fazem parte do cotidiano das pessoas e das organizações. Fatores estes que levam as organizações se tornarem cada vez mais complexas. Assim, o protagonismo dos líderes torna-se mais evidente e necessário. A liderança vem apresentando como um ponto fundamental para as organizações alcançarem seus objetivos, em um novo cenário corporativo marcado pela alta competitividade e inovações, por isso a necessidade de uma releitura no modo de gerir pessoas. Para elaboração deste artigo, utilizou-se a metodologia conhecida como pesquisa bibliográfica, em fontes como artigos, livros, sites e a Universidade Corporativa do Banco do Brasil S/A, por meio da leitura dos livros, artigos e cursos internos do Banco, percebe-se as vantagens do pipeline de liderança na organização. Ao final do estudo foi possível concluir que a liderança tem grande impacto no resultado da instituição, e ainda a pertinência da aplicação do Pipeline de Liderança no Banco do Brasil S/A, fazendo com que os líderes desta renomada instituição financeira tenham sempre uma formação continuada, comprovando assim que o desenvolvimento de líderes é um diferencial competitivo.

Palavras-chave: Líder. Liderança. Pipeline de Liderança.

Confira o artigo na íntegra clique aqui


A IMPORTANCIA DA DISCIPLINA DE ARTES NA ESCOLA

Autor(es): RODRIGUES DA SILVA, Alan Kardec; ORTENCIO DE ABREU PASSOS, Marileni


RESUMO: Este Trabalho de Conclusão do Curso aborda uma pesquisa elaborada a partir de uma investigação de campo com alguns professores do ensino fundamental e também com alguns alunos da 3a, 4a, 5a e 6a anos, com o objetivo de promover uma analise sobre a disciplina de Artes no processo da educação escolar, pois o mesmo é utilizado de uma forma não produtiva , porém com a devida atenção que deveria ter, seria de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem , além de vários fatores importantes para a criança como , a dança , o teatro, a musica e artes visuais, essa investigação foi elaborada com educadores e alunos da Escola Rodrigo Damasceno do Município de Sinop – MT, que atende cerca de 1000 alunos nos períodos Matutino e Vespertino. No desenvolvimento desta pesquisa foram selecionadas aleatoriamente (4) quatro professores (a) que trabalham com crianças do 3a aos 6a anos e com (2) duas crianças e alunos de cada ano, do 3a ao 6a anos, a mesma pesquisa foi utilizada para a coleta de algumas informações e questões abordadas. Tendo como resultado uma pesquisa que aponta que o modo de pensar dos educadores (a) e dos alunos abordados sobre a disciplina de artes na escola é de uma grande importância, pois através da Arte a criança desenvolve com mais prazer e facilidade, a aprendizagem, suas expressões, desenvolve sua inibição, ou seja, tem oportunidade de se descobrir de formas variadas, tanto na arte visual, no teatro, na musica como também na dança, além de desenvolver cada vez mais sua cultura artística e popular.

Palavras-chave: Artes Visuais, Teatro, Dança e Música.

Confira o artigo na íntegra clique aqui