Conhecido no mundo das artes apenas como Pedro Alexandrino, nasceu em Lisboa, na freguesia dos Anjos, no dia 27 de novembro de 1729. Era filho de Lázaro de Carvalho e de Maria Antónia de Matos. Casou com Teresa Rosa, de quem não teve filhos, e viveu nos reinados de D. João V (principalmente) e de D. José I.
João de Mesquita e Berardo Pereira Pegado foram os seus mestres. Também ele foi professor da arte de pintar na Academia, que antecedeu a Academia de Belas-Artes (fundada em 1836). Segundo o pintor Cirilo Volkmar Machado, considerado o primeiro historiador da arte portuguesa, Pedro Alexandrino pintava "com admirável facilidade a óleo, a têmpera, a fresco, em grande, e em pequeno, por estampas, por natural, e de prática".
Foi proprietário de uma quinta na Póvoa de Santo Adrião, junto à localização antiga do Chafariz d’El-Rei, que ficou conhecida como a Quinta do Pintor, e também por ter pintado quadros da igreja matriz desta localidade, nomeadamente o retábulo "A Última Ceia" e "Os Quatro Doutores da Igreja".
É conhecido como "pintor dos frades" devido aos numerosos trabalhos realizados em igrejas e outros edifícios religiosos durante a reconstrução de Lisboa, após o terramoto de 1755. Todavia, a sua arte está disseminada por Portugal inteiro.
Pedro Alexandrino faleceu em Lisboa, aos 80 anos, no dia 27 de janeiro de 1810, tendo sido sepultado na igreja de S. José desta cidade.
Página da Wikipédia sobre Pedro Alexandrino – AQUI.
Página da Infopédia sobre Pedro Alexandrino – AQUI.
Algumas obras de Pedro Alexandrino – AQUI.
Lista de obras de Pedro Alexandrino – AQUI.
Igreja matriz da Póvoa de Santo Adrião – AQUI.
Rua de Lisboa chamada Travessa do Pintor – AQUI.
Desenhos de Pedro Alexandrino no Museu Nacional de Arte Antiga – AQUI.
Obra deste pintor no MNAA – AQUI.
"Visitação", obra no Museu de Lamego – AQUI.
Berlinda de D. Maria I, Museu Nacional dos Coches – AQUI (clique no número 1).
"Nossa Senhora da Conceição", Casa do Cabido, Elvas – AQUI.
"Nossa Senhora do Livramento e D. José", Igreja da Memória, Lisboa – AQUI; estudo da obra AQUI.