10 Minutos a Ler é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL), em vigor desde 2021-2022, dirigida às escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, do ensino secundário e do ensino profissional para que instituam no seu quotidiano a atividade diária da leitura por prazer.
O contacto com o livro e a prática regular da leitura são indispensáveis para o desenvolvimento do gosto de ler, a consolidação dos hábitos leitores e o aumento das competências de literacia. Quem lê, lerá sempre mais e melhor, e ficará mais bem preparado para a vida. É por isso que ler todos os dias é tão importante.
Para estimular a criação de uma rotina de leitura na família, nas creches, nos jardins de infância, nas escolas, na academia, no trabalho e no lazer, o Plano Nacional de Leitura lançou o repto: "Ler sempre. Em qualquer lugar."
No AEPA, esta iniciativa foi implementada, com caráter obrigatório, nas turmas do ensino básico das escolas Carlos Paredes e Pedro Alexandrino (decisão do Conselho Pedagógico de 07-09-21) e nos ensinos secundários e profissional (decisão do Conselho Pedagógico de 23-07-2024).
Neste ano letivo 2025-2026, todas as turmas do 3.º ciclo, do ensino secundário e do ensino profissional estão abrangidas pelo projeto 10 Minutos a Ler. Poucos são os alunos que desconhecem as suas regras de funcionamento. Durante o mês de outubro, as professoras bibliotecárias organizaram a receção dessas turmas, preparando uma breve introdução sobre o funcionamento da biblioteca e sobre como os alunos devem utilizar as diversas áreas deste espaço. Fizeram também uma seleção de obras para estes estudantes, adequada ao nível de ensino de cada turma, em que os livros foram dispostos em mesas para facilitar o seu manuseamento.
Assim que a biblioteca abriu ao público, a 1 de outubro, começaram as visitas das turmas, acompanhadas pelo seu diretor de turma ou pelo professor de português, com o objetivo de escolher o que cada estudante deseja ler durante os dez minutos desta atividade, três vezes por semana, num regime de rotatividade entre todas as disciplinas. Apesar de os alunos poderem trazer livros seus para este projeto, e muitos fazem-no, é com imenso orgulho que registámos a requisição de 182 livros para empréstimo domiciliário em três dias.
No final do ano letivo 2023-2024, após análise do relatório do 10 Minutos a Ler, o Conselho Pedagógico decidiu alargar este projeto a todas as turmas do ensino secundário e do ensino profissional em regime de obrigatoriedade.
Assim, seguindo o planeamento dos anos anteriores relativo ao ensino básico, professoras bibliotecárias, este ano, organizaram também a receção das turmas dos ensinos secundário e profissional, preparando uma seleção de obras para estes alunos.
Depois de dois dias de aulas, começaram as visitas das turmas à biblioteca, acompanhadas pelo seu diretor de turma, com o objetivo de escolher o que cada estudante quer ler durante os dez minutos desta atividade, três vezes por semana, num regime de rotatividade entre todas as disciplinas.
Relatório 2023/2024 - ESPA
Relatório 2023/2024 - EB Carlos Paredes
Raramente publicamos fotografias do que se passa nas salas de aulas durante os 10 Minutos a Ler. Tentamos não perturbar os alunos no momento em que desfrutam do seu livro.
Mas, desta vez, os alunos do 9.º 2.ª estavam tão concentrados na sua leitura que a professora não resistiu em tirar-lhes algumas fotografias. Segundo ela, o empenho na leitura era tal que os 10 Minutos a Ler poderiam ser perfeitamente prolongados para 20 ou 30 minutos.
Além da requisição na biblioteca, os alunos também podem trazer os seus próprios livros. É o que se passa nesta turma, em que alguns destes estudantes têm o hábito de comprar e ler livros, preferindo utilizar o tempo do projeto 10 Minutos a Ler para continuarem as suas leituras pessoais. Além disso, leitura atrai leitura e leitores atraem leitores, por isso é habitual a troca de livros entre colegas de turma.
A Biblioteca AEPA deseja boas leituras a todos estes jovens leitores − bem como a todos os outros do projeto 10 Minutos a Ler.
No âmbito do projeto 10 Minutos a Ler, no início do ano letivo (entre as duas semanas finais de setembro e as duas do princípio de outubro), as turmas do ensino básico foram recebidas na Biblioteca Escolar e orientadas para a escolha e requisição de um livro ou de uma revista.
A adesão ao projeto 10 Minutos a Ler tem sido um sucesso no nosso agrupamento. Assim, no início de outubro, praticamente todas as turmas já tinham efetuado a referida visita. Daí se depreende que o projeto está devidamente implantado no AEPA. Tal procura originou um calendário apertado para a receção de todas as turmas e um desdobramento da presença das professoras bibliotecárias nas duas bibliotecas escolares do agrupamento para satisfazerem esse interesse.
De modo a orientar os alunos para obras e revistas − mais apelativas para a sua idade ou para lhes mostrar a variedade de leituras possíveis à sua disposição −, foi montada, este ano, uma banca de exposição, a qual teve de ser sistematicamente renovada devido à voraz procura.
O Projeto 10 Minutos a Ler, que teve grande aceitação por parte dos alunos ano passado, tem agora a sua continuação.
As imagens reportam-se a uma visita da turma 9.º 2.ª à biblioteca da ESPA, dinamizada pela professora Isabel Mendes. A professora bibliotecária Aura Figueira procedeu a uma visita guiada pelas diversas áreas ou zonas em que se divide o espaço da biblioteca da ESPA.
De seguida, a professora bibliotecária desenvolveu uma agradável conversa com estes alunos, nomeadamente sobre processos relativos à escolha dos livros para os 10 Minutos a Ler.
No final, os alunos puderam ainda conhecer os trabalhos expostos relacionados com as três exposições atualmente patentes na biblioteca: uma sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, no âmbito do Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro), outra sobre Arte na Imprensa Cor-de-rosa e a exposição Saramago 100, patente desde 16 de novembro.