O concurso Olimpíadas da Língua Portuguesa é um projeto da Direção-Geral da Educação (DGE), em vigor desde 2012-2013. Contudo, só no ano letivo de 2014/2015 é que a iniciativa passou a ser de âmbito nacional. A partir de 2023-2024, a organização deste concurso ficou a cargo da Associação de Professores de Português (APP).
O concurso dirige-se aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário e pretende incentivar o bom uso da língua portuguesa, aumentar o interesse dos alunos pelo conhecimento da norma-padrão do Português Europeu e promover a educação linguística e literária, bem como valorizar o espírito de rigor e de excelência.
Existem dois escalões a concurso: Escalão A (3.º ciclo) Escalão B (secundário). Esta iniciativa decorre em duas fases, sendo a primeira a nível regional e a seguinte a nível nacional. Todas as provas são da responsabilidade da DGE.
Os prémios são estimulantes, mas as perguntas apresentam um grau de dificuldade elevado. Além disso, só passa para a fase nacional quem obtiver 90% das respostas corretas. Por isso, a Biblioteca recomenda a consulta das provas dos anos anteriores antes da inscrição neste concurso.
A Associação de Professores de Português (APP) organiza as XIII Olimpíadas da Língua Portuguesa. Conheça o regulamento, o calendário das provas e outros documentos necessários para participar (por exemplo, autorização de participação e direitos de imagem para alunos menores). Se preferir, pode aceder AQUI diretamente à página da APP sobre este concurso.
No nosso agrupamento, os alunos podem inscrever-se:
presencialmente nas bibliotecas da Escola Básica Carlos Paredes e Escola Secundária Pedro Alexandrino;
online: enviar um e-mail com os seus dados para a Biblioteca (o link está no final desta página).
As provas são bastante exigentes, sendo poucos os alunos que passam para a 2.ª fase. Por isso, a Biblioteca recomenda a consulta das provas realizadas anteriormente antes da inscrição neste concurso. Aceda AQUI às provas de 2024-2025 e AQUI às provas dos anos anteriores.
A Associação de Professores de Português (APP) organiza novamente as XII Olimpíadas da Língua Portuguesa. Conheça o regulamento, o calendário das provas e outros documentos necessários para participar (por exemplo, autorização de participação e direitos de imagem para alunos menores). Se preferir, pode aceder AQUI diretamente à página da APP sobre este concurso.
No nosso agrupamento, os alunos podem inscrever-se:
presencialmente nas bibliotecas da Escola Básica Carlos Paredes e Escola Secundária Pedro Alexandrino;
online: enviar um e-mail com os seus dados para a Biblioteca (o link está no final desta página).
As provas são bastante exigentes, sendo poucos os alunos que passam para a 2.ª fase. Por isso, a Biblioteca recomenda a consulta das provas dos anos anteriores antes da inscrição neste concurso.
A partir deste ano, a organização das Olimpíadas da Língua Portuguesa é liderada pela Associação de Professores de Português (APP). Para concorrer a esta iniciativa é preciso saber como se inscrever e o Regulamento. Veja também o calendário das provas, que decorrem de fevereiro a maio.
No nosso agrupamento, pode inscrever-se presencialmente nas bibliotecas da EB Carlos Paredes e ES Pedro Alexandrino ou então enviar um e-mail com os seus dados para a Biblioteca (o link está no final desta página).
As provas não são fáceis, por isso a Biblioteca recomenda a consulta das provas dos anos anteriores antes da inscrição neste concurso.
ATUALIZAÇÃO: Parabéns ao aluno João Bernardino, do 12.º CT3, que foi apurado, no Escalão B (ensino secundário), para a 2.ª fase destas Olimpíadas, a 19 de março. A Biblioteca deseja-lhe felicidades.
A par da celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, no dia 5 de maio, também neste dia decorrem, na Biblioteca da Escola Secundária Pedro Alexandrino, as provas das Olimpíadas da Língua Portuguesa.
Para concorrer às Olimpíadas da Língua Portuguesa é preciso saber o Regulamento. Os prémios são aliciantes, mas as provas não são fáceis. A Biblioteca recomenda a consulta das provas dos anos anteriores antes da inscrição neste concurso.
ATUALIZAÇÃO: Parabéns ao aluno Filipe Guedes, do 8.º 6.ª, que foi apurado, no Escalão A (ensino básico), para a final destas Olimpíadas. A Biblioteca deseja-lhe felicidades e boa sorte para a final, no dia 31 de maio.
ATUALIZAÇÃO (18 outubro 2022): Parabéns ao Filipe de Almeida Guedes, agora aluno do 9.º 6.ª. Recebeu uma Menção Honrosa ao classificar-se em sexto lugar a nível nacional neste escalão, tendo ficado em segundo lugar ex aequo entre os alunos do 8.º ano.