Os Embaixadores da BE é um projeto desenvolvido pela Biblioteca Escolar que tem em vista a promoção de atividades de caráter cívico e de participação democrática, de empreendedorismo e de voluntariado. Todos os anos, a BE convida uma turma para desempenhar esse cargo.
Os objetivos principais deste projeto são fomentar o trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e a turma – através das áreas curriculares Cidadania e Desenvolvimento (CD) ou Projeto de Atividades Multidisciplinar (PAM) –, promover atividades de pesquisa utilizando recursos digitais e dinamizar novas formas e oportunidades de aprendizagem. Os alunos passam a ter as aulas CD ou PAM na biblioteca (com exceção de aulas sobre assuntos da direção de turma).
Na hora em que estão na biblioteca como Embaixadores da BE, os alunos podem assumir as seguintes funções (ou outras), previamente negociadas entre a BE, a turma e o diretor de turma: 1) desempenhar o papel de agentes de ligação entre a Biblioteca Escolar e os alunos que precisem de assistência; 2) fornecer ajuda na organização de exposições, contribuir com ideias para atividades, elaborar cartazes, etc.; 3) ir às salas de aula (cerca de 10 min) para divulgar o acesso físico à BE, o site, o Facebook da BE e projetos da BE. No desempenho destas funções, os alunos devem usar o crachá de identificação de Embaixador da BE.
Neste ano letivo, foram convidados para serem Embaixadores da BE os alunos da turma 12.º CT2.
A tarefa inicial que lhes foi atribuída foi a conceção de um dístico ou crachá que os identificasse como Embaixadores da BE. O desenho deveria conter, obrigatoriamente, o logotipo da Biblioteca Escolar.
Os alunos trabalharam nos computadores da BE e elaboraram várias propostas. Após votação, escolheram para crachá o desenho que aqui se apresenta, o qual foi plastificado e colocado numa fita para ser usada ao pescoço.
No primeiro semestre, no início do mês de outubro, a BE AEPA propôs a atividade "Figuras que contribuíram para a paz no mundo", inserida no Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE).
Os Embaixadores da BE trabalharam ativamente, elaborando cartazes que foram impressos e afixados, mas que também foram colocados num padlet relativo a esta atividade.
Em novembro, os Embaixadores da BE procederam à criação e à montagem do lettering para a celebração do centenário do nascimento de José Saramago – Saramago 100. Também recortaram e montaram o boneco em papel representando o autor.
Em dezembro, os Embaixadores da BE participaram na atividade "O meu olhar sobre Saramago". Os alunos aderiram de forma total, ultrapassando largamente as expetativas relativas aos trabalhos realizados. As ilustrações para as capas dos livros foram expostas na biblioteca e colocadas num padlet da BE.
Para celebrar o centenário do nascimento de Eugénio de Andrade, os Embaixadores da BE, previamente, leram a sua biografia e selecionaram alguns poemas do autor. No dia 19 de janeiro, treinaram a declamação e, em pequenos grupos, surpreenderam algumas turmas do 9.º ano e dos cursos profissionais, durante as aulas, apresentando uma breve biografia do poeta e a declamação de dois dos seus poemas.
No começo do segundo semestre, os Embaixadores da BE celebraram o Dia dos Namorados com a produção de uma série de cartazes que tiveram como tema "Violência não é amor".
Esta temática foi proposta pela Câmara Municipal de Odivelas, que solicitou que neste dia fosse abordada a violência no namoro nas escolas.
Foi efetuada a seleção de alguns destes cartazes para serem impressos e afixados nas diversas escolas do AEPA, de modo a veicular esta mensagem tão importante.
No sentido de assinalar o Dia Mundial da Poesia, no dia 21 de março, os Embaixadores da BE produziram trabalhos de criação artística digital relativos ao lettering. De seguida, colaboraram ativamente na montagem e organização da exposição. Por fim, aproveitaram para relaxar, lendo alguns poemas.
A partir do final de março, os Embaixadores da BE cooperaram dinamicamente com o Projeto de Comemoração dos 50 Anos do 25 de Abril.
Este projeto, em parceria com a BE, convidou o jornalista Pedro Caldeira Rodrigues para uma palestra sobre "Jornalismo e Censura", que ocorreu a 28 de março. Foi expressamente solicitada a presença dos Embaixadores da BE para este evento.
Para a atividade "Cantar e Declamar Abril", que decorreu no dia 5 de maio, foi pedida aos Embaixadores da BE a elaboração de cartazes com biografias e letras/poemas de cantores e poetas associados ao 25 de Abril, os quais foram impressos e afixados como parte do evento. Além disso, os alunos desta turma também participaram no espetáculo, declamando e cantando, ou assistindo a este convívio.