Bibliotecas AEPA                                                  Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Pedro Alexandrino

“Toda a biblioteca é uma viagem. Todo o livro é um passaporte sem data de caducidade.” 

                                                 Irene Vallejo, O infinito num junco


13 junho 2024

O Sermão de Santo António é uma alegoria em que os peixes simbolizam os vícios e as virtudes humanas. Foi pregado em S. Luís do Maranhão, no Brasil, a 13 de junho dia de Santo António de 1654, na sequência dos litígios entre os colonos brasileiros e os jesuítas que contestavam a escravidão dos povos indígenas. Este sermão é considerado uma obra-prima da oratória e da retórica em língua portuguesa, revelando a extraordinária imaginação e a capacidade satírica do Padre António Vieira.

Saiba mais AQUI.

12 junho 2024

Anne Frank nasceu a 12 de junho de 1929, há precisamente 95 anos. Aos 13 anos, iniciou o Diário de Anne Frank.

A 4 de agosto de 1944, há 80 anos, Anne foi presa e deportada, primeiro para o campo de concentração de Auschwitz e depois para o de Bergen-Belsen, onde adoeceu com febre tifoide e morreu em fevereiro de 1945, com 15 anos. 

Durante os terríveis dias da Segunda Guerra Mundial, esta adolescente judia, confinada no anexo secreto − atualmente, um museu localizado em Amsterdão, nos Países Baixos −, escreveu, no seu diário, sobre o seu limitado quotidiano. De 12 de junho de 1942 a 1 de agosto de 1944, o diário fez-lhe companhia durante os dias mais difíceis do conflito sangrento. 

Saiba mais AQUI.

11 junho 2024

A biblioteca da ESPA acolheu uma exposição com trabalhos dos alunos do 12.º AV sobre o conto "George".

Na disciplina de Desenho A, os alunos foram desafiados a ilustrar capas de DVD e respetivo disco compacto a partir do conto “George” de Maria Judite de Carvalho, obra estudada na disciplina de Português. Os trabalhos deveriam apoiar-se no texto e transmitir visualmente uma ligação temática à história narrada. 

Além do caráter lúdico-pedagógico, esta atividade assumiu também uma vertente prática devido à noção de design associada a um produto para venda ou divulgação, levando os alunos a refletir sobre os elementos que devem utilizar na concretização visual para a sua promoção.

Mais informação e fotos AQUI.

08 junho 2024

Aproveitamos o aniversário de 1984, de George Orwell, um dos livros fundamentais da literatura universal do século XX, para iniciar uma nova rubrica no nosso 𝑠𝑖𝑡𝑒: Os Livros Fazem Anos. Encontra esta página no separador Novidades.

As datas de aniversário dos livros também se podem transformar numa celebração da leitura: talvez alguém se entusiasme para ler a obra ou aproveite a efeméride para fazer uma atividade com os alunos. 

Afinal, todas as razões são boas para ler.

Ir para a página Os Livros Fazem Anos.

07 junho 2024

Na Escola Básica Carlos Paredes, o projeto Paredes À Escuta lançou o seu 18.º programa do ano letivo 2023-2024.  O último será no dia 13 de junho.

Coordenado pelo professor Luís Petisca, Paredes À Escuta integra alunos dos 5.º e 6.º anos, que organizam e apresentam cada uma das emissões, desenvolvendo assim competências multidisciplinares. 

Paredes À Escuta pode ser ouvido no Spotify e na Zeno FM, tendo divulgação em vários países. 

Saiba mais AQUI.

06 junho 2024

6 de junho de 1944: cerca de 160 mil soldados do Reino Unido, dos Estados Unidos e do Canadá invadiram o litoral da Normandia, no norte da França. No final do Dia D, os aliados firmaram a sua posição, iniciando-se a derrota da Alemanha nazi. 

Houve muitos mortos porque a liberdade tem um custo. Muito elevado, dirão alguns; necessário, dirão outros. A verdade é que este foi o início do fim da Segunda Guerra Mundial, que terminaria onze meses depois.

Apresentamos informação clara e concisa sobre este acontecimento europeu e mundial do século XX, além de vários vídeos pedagógicos. Saiba mais AQUI.

Também o Destaque do Mês incide sobre a mesma temática, recorrendo a livros do nosso catálogo adequados a diferentes faixas etárias. Confira AQUI.

31 maio 2024

Dia Mundial sem Tabaco

Segundo um relatório da OMS divulgado este mês, até 2030, mais de oito milhões de pessoas morrerão anualmente se as atuais tendências de consumo de tabaco se mantiverem. Os adolescentes entre os 13 e os 15 anos são o público-alvo e as táticas para os captar passam por produtos com grande diversidade de sabores. A dependência do tabaco é projetada através de fórmulas cuidadosamente calculadas através “de mais de mil produtos químicos e outros ingredientes”.

Na EB Carlos Paredes, esta efeméride foi assinalada com várias atividades. 

Saiba mais AQUI.

30 maio 2024

Feira do Livro de Lisboa

Entre os dias 29 de maio a 16 de junho, todos os caminhos vão dar ao Parque Eduardo VII, em Lisboa. É lá que decorre a 94.ª Feira do Livro. Além de ser a maior de sempre até à data, com 350 pavilhões, duas novas praças, horário alargado e melhor acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, continua a receber simpaticamente os amigos de quatro patas. Além disso, as atividades culturais e lúdicas diversificaram-se. Por exemplo, música ao vivo às sextas-feiras, "Acampar com Histórias | Noites Happy Readers", para crianças dos 8 aos 10 anos, pavilhão de doação de livros, onde os visitantes podem doar, a crianças apoiadas por instituições, os livros que já não precisam, dando continuidade à promoção da leitura entre os mais jovens, serviço de bengaleiro que permite guardar os casacos, as compras na Feira, malas e carrinhos de bebé, carregar telemóveis e expedir livros por correio.

Este ano, resolvemos criar o nosso próprio cartaz para divulgar a Feira do Livro. Não fomos muito originais, utilizámos uma fotografia em circulação nas redes sociais, traduzimos a sua mensagem para português e compusemos graficamente o aspeto geral. Desconhecemos a origem da frase "Armo-me de livros, livro-me de armas!", mas consideramos que transmite uma mensagem forte visto que os livros alargam o conhecimento intelectual e, em consequência, os valores morais humanos, enquanto as armas representam o contrário: o retrocesso, a falta de empatia, o declínio e a degradação do ser humano. 

Mal foi publicada no nosso Facebook, a fotografia teve muito sucesso, com muitos "gostos" e partilhas. A todos agradecemos a gentileza.

23 maio 2024

De 23 a 26 de maio, decorrem em Lagoa e em Portimão os Campeonatos Nacionais Escolares de Juvenis do Desporto Escolar, envolvendo mais de 1500 alunos e cerca de 250 professores de todo o país nas competições de 12 modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, boccia, BTT-XCO, canoagem, futsal, natação, hóquei em patins e velocidade, surf, ténis de mesa e voleibol. 

O AEPA participa com quatro alunas que são as campeãs regionais em velocidade e em hóquei em patins. Felicidades para as nossas participantes! 

Saiba mais AQUI.

22 maio 2024

No Dia do Autor Português são celebrados todos os criadores lusitanos. Muitas vezes, os autores − produtores de ideias − não recebem o reconhecimento que merecem. Por isso, desde 1982, assinala-se a 22 de maio este dia com o objetivo de homenagear o autor português e destacar a sua importância no desenvolvimento da cultura e do bem-estar da comunidade.

Esta data foi instituída pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e coincide com o seu aniversário. A SPA tem por missão gerir os direitos de autor bem como representar todos os autores portugueses das áreas literárias e artísticas que nela estejam inscritos. 

Veja AQUI o que preparámos para si.

21 maio 2024

Celebrámos o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento com duas atividades. 

De manhã, decorreu o debate "Diálogo Entre Culturas" com alunos do 12.º ano de diferentes origens, e moderado por uma antiga aluna de origem ucraniana e atualmente professora de Português no AEPA. De tarde, a biblioteca encheu-se para o Sarau de Poesia com 27 alunos participantes, declamações em seis línguas e muita animação. Saiba mais AQUI.

Também na EB Carlos Paredes houve atividades relacionadas com esta efeméride. Saiba mais AQUI.

20 maio 2024

A Semana da Confiança decorreu na EB Carlos Paredes de 13 a 17 de maio de 2024. Cada dia correspondeu a uma sessão do programa “Eu confiante”, de segunda a sexta-feira, que foi implementado em diversas turmas. 

Assim, os temas foram distribuídos desta forma:

A turma que esteve na organização e na concretização desta atividade foi o 5.º 8.ª. Esta turma ainda escreveu frases que foram colocadas nas escadas do Pavilhão B.

Todos os alunos, docentes e não docentes que trouxeram roupa da cor do dia vestida receberam uma pulseira na portaria. A adesão foi muito grande, ao ponto de em alguns dias se esgotarem as pulseiras.

Veja fotos e um vídeo desta atividade AQUI.

16 maio 2024

Ofertas de livros à Biblioteca Escolar do AEPA

Ao longo do ano letivo, fomos recebendo generosas ofertas para a nossa biblioteca. Em alguns casos, coleções inteiras de livros infanto-juvenis e de bandas desenhadas, mais ou menos infantis. Algumas dessas obras que nos foram oferecidas integraram-se na Campanha de angariação de livros desenvolvida durante a Semana da Leitura.

Tanto na página das Novidades como na página da Semana da Leitura publicamos fotografias das obras oferecidas, bem como o nome dos seus doadores, quando desejam que os identifiquemos (porque há quem queira permanecer anónimo).

A todos agradecemos as generosas doações, muito valiosas para nós e para todos os nossos jovens leitores. 

15 maio 2024

A curiosidade das crianças não tem limites. Na Biblioteca Escolar de 1.º Ciclo da Escola Básica Barbosa du Bocage foi-lhes contada a história Pai, os Animais também dão Puns?, de Ilan Brenman, um livro divertido e com ilustrações de Ionit Zilberman ricas em cor e graça. Neste história, o pai da pequena Laura bem tenta responder a todas as questões da filha, mas não é uma tarefa nada fácil! 

Após a leitura e exploração do livro, os alunos desenvolveram uma atividade de pesquisa sobre a flatulência dos bichinhos: "Que animais dão puns?". Poderá parecer algo fútil, mas é um assunto tão pertinente como qualquer outro. E há imensas curiosidades no que respeita aos animais que dão − ou não! − punzinhos. 

De acordo com as pesquisas feitas pelos alunos, foi feita uma exposição dos trabalhos e dos resultados obtidos. E algumas informações recolhidas são verdadeiramente surpreendentes. Veja e saiba mais AQUI.

09 maio 2024

A 9 de maio de 1950 − há 74 anos −, Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas. Conhecida como "Declaração Schuman", considera-se esta proposta o começo da criação do que é hoje a União Europeia (UE). Atualmente, o Dia da Europa tornou-se um símbolo europeu que, juntamente com a bandeira, o hino e a moeda única (o euro), identifica a identidade política da UE.

Em 2016, a Comissão Europeia lançou a publicação "Dez prioridades para a Europa" que procurava estabelecer dez metas a serem atingidas perante os novos desafios que a UE enfrentava: elevado desemprego, lento crescimento económico, incertezas económicas e falta de investimento, pressão migratória, desafios ambientais e de segurança e instabilidade dos seus países vizinhos. Muitos cidadãos perderam a confiança na capacidade de as instituições políticas, a todos os níveis, conseguirem lidar com estes desafios. O aumento do populismo e do nacionalismo pôs em causa alguns dos resultados conseguidos em matéria de integração europeia, como a livre circulação de pessoas e as fronteiras internas abertas. 

Atualmente, que Europa pretendemos? Qual será o futuro da comunidade europeia?

05 maio 2024

"Minha pátria é a língua portuguesa." (Fernando Pessoa)

Falada por mais de 260 milhões de pessoas, a Língua Portuguesa é a língua oficial dos nove países-membros da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Macau. Viva a Língua Portuguesa! 

Hoje, 5 de maio, Dia da Mãe e Dia Mundial da Língua Portuguesa, não ofereça apenas flores ou bombons à sua mãe. Ofereça palavras. Ela vai gostar de ouvi-las. 

Veja mais AQUI.

03 maio 2024

No dia 3 de maio, decorreu na Escola Secundária Pedro Alexandrino,  entre as 10h e as 20h, o 1.º Dia do Agrupamento do AEPA. A comunidade educativa veio visitar-nos e divertir-se connosco. Quem aceitou o nosso convite, passou um dia diferente e conheceu melhor o nosso agrupamento de escolas. 

Alunos, professores, encarregados de educação, assistentes operacionais e outros atores da comunidade educativa contactaram com muitas atividades. A Biblioteca Escolar esteve muito ativa com exposições diversas, teatro, leitura de contos e muito mais.

Saiba mais AQUI.

02 maio 2024

No dia 2 de maio, na Biblioteca Municipal de Odivelas, decorreu a final do Concurso de Leitura “Sentir a LER”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Odivelas que contou com a participação de todos os agrupamentos do concelho. 

Os alunos do Agrupamento de Escolas Pedro Alexandrino revelaram-se muito motivados, conquistando distinções em todos os escalões em que participaram: ver AQUI.

As professoras bibliotecárias agradecem a participação de todos os alunos envolvidos. Foi um gosto dinamizar esta iniciativa!

29 abril 2024

Nuno Júdice celebraria 75 anos a 29 de abril. Deixou-nos o mês passado,  a 17 de março.

Poeta, ficcionista, ensaísta e académico, nasceu no Algarve. Formado em Filologia Românica pela Universidade Clássica de Lisboa. Foi professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo participado na sua fundação. A excelência da sua poesia fez com que, na última década, fosse incluído no estudo dos poetas contemporâneos no 12.º ano da disciplina de Português. Honremos a sua memória lendo os seus versos.  

Mais informação AQUI.

26 abril 2024

Celebramos os 460 anos de Shakespeare

No Reino Unido, o Shakespeare’s Day celebra-se a 23 de abril, data do falecimento de William Shakespeare em 1616. Não se sabe o dia exato em que nasceu. Todavia, recebeu o batismo a 26 de abril de 1564, sendo assim certo que se comemoram este mês os 460 anos do início da sua existência.  

Este poeta e dramaturgo genial deixou-nos inesquecíveis obras literárias, entre as quais o «Soneto 98», cujo início aqui registamos, na tradução de Mário Cesariny: "De ti me separei na primavera: / Quando o risonho abril, ao sol voando, / em cor e luz, a plenas mãos, gritando, /nova alegria entorna pela esfera…"

Pesquise as obras de Shakespeare no nosso catálogo.

25 abril 2024

"Eu vi Abril por fora e Abril por dentro / vi o Abril que foi e o Abril de agora / eu vi Abril em festa e Abril lamento / Abril como quem ri como quem chora.

Eu vi chorar Abril e Abril partir / vi o Abril de sim e Abril de não / Abril que já não é Abril por vir / e como tudo o mais contradição.

Vi o Abril que ganha e Abril que perde / Abril que foi Abril e o que não foi / eu vi Abril de ser e de não ser.

Abril de Abril vestido (Abril tão verde) / Abril de Abril despido (Abril que dói) / Abril já feito. E ainda por fazer."

Manuel Alegre, "Abril de sim abril de não" in Chegar aqui, 1984

Cartaz: © Gémeo Luís (Luís Mendonça).

23 abril 2024

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

No ano em que se assinalam os 500 anos do nascimento de Camões, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) homenageia o poeta através do seu cartaz comemorativo do Dia Mundial do Livro 2024. 

Luís de Camões foi uma figura singular no universo das letras portuguesas e um dos poetas mais proeminentes da literatura mundial. O seu legado literário exerce uma influência duradoura sobre as culturas de língua portuguesa em todo o mundo. Consulte o nosso catálogo e escolha uma obra: 

Não quer ler Camões ou sobre Camões? Então sugerimos que consulte a nossa secção das Novidades, que se subdivide em Destaque do Mês e Novidades do Mês. Vá lá espreitar: pode estar certo que as nossas sugestões mensais são bastante diversificadas, abrangendo públicos e gostos literários distintos. 

22 abril 2024

Celebra-se hoje, dia 22 de abril, o Dia Mundial da Terra, iniciativa que destaca a importância do nosso planeta e da conservação global dos seus ecossistemas. 

O tema de 2024 é Planeta vs. Plásticos, uma luta desigual, estando ainda longe o dia em que será proclamada a vitória do ser humano... sobre o desleixo do Homem. Este tema visa alertar para o facto de apenas se reciclarem 9% dos 380 milhões de toneladas de plástico que são produzidas anualmente. O objetivo é reduzir 60% da utilização desse material até 2040 para ajudar a solucionar as mudanças climáticas. 

Sugerimos o visionamento de dois vídeos de sensibilização e esclarecimento sobre o assunto, que também apresentam atitudes de mudança ao alcance de todos nós.

Seja ecológico: pense no planeta Terra.

16 abril 2024

"Nasce" Alberto Caeiro, heterónimo pessoano

Fernando Pessoa escolheu o dia 15 ou 16 abril de 1889 (não se tem a certeza) para data de nascimento do seu bucólico heterónimo sensacionista. Foi há 135 anos. Alberto Caeiro alcança naturalmente a felicidade, por isso é o "Mestre". Aprendamos com ele:

Sei a verdade e sou feliz."

Pesquise Alberto Caeiro no nosso catálogo.

15 abril 2024

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Arte. Para homenagear a criatividade e a expressão artística em todas as suas formas, foi escolhida a data de nascimento de Leonardo da Vinci (15 de abril de 1452), um dos maiores génios artísticos de todos os tempos. 

Quizz: identifique os 28 artistas ou obras de arte que aparecem na imagem. Quantos consegue reconhecer? 

10 abril 2024

Centenário 

Celebramos o nascimento de Sebastião da Gama cuja obra se encontra intrinsecamente associada à serra da Arrábida desde o seu primeiro livro de poemas, Serra-Mãe (1945). 

Breve e intensa foi a vida de Sebastião da Gama. Começou a fazer poesia ainda estudante. Defendia uma relação de proximidade entre aluno e professor, dizia que "ensinar é amar". Jovem poeta e professor, abraçou a causa ambientalista durante a sua curta existência. Faleceu em 1952, aos 27 anos, devido à tuberculose.

Mais informação AQUI.

09 abril 2024

Numa perspetiva interdisciplinar, a turma 2.º 1.ª da desenvolveu a atividade “Os animais” enquanto os alunos do 3.º ano trabalharam no projeto "Matemática em Ação". Foi uma forma divertida de aprender fazendo, envolvendo também as famílias.

Veja os VÍDEOS com os trabalhos destas atividades.

25 março 2024

Dia dos Autores Europeus

O Dia dos Autores Europeus assinala-se na última segunda-feira do mês de março. Esta iniciativa da Comissão Europeia tem como objetivo reaproximar as gerações mais jovens da leitura de livros e ajudar a descobrir a diversidade linguística e cultural da literatura europeia enquanto instrumento de capacitação individual. 

Na Biblioteca Escolar do AEPA, fomentamos a leitura de autores nacionais e estrangeiros, inclusive em língua inglesa, dado que muitos dos nossos alunos adolescentes gostam de ler obras nesse idioma. Sugerimos a leitura de um autor europeu:

Pesquise no nosso catálogo.

21 março 2024

"Podemos ter religiões diferentes, línguas diferentes, cores de pele diferentes, mas todos pertencemos a uma raça humana." (Kofi Annan, antigo secretário-geral das Nações Unidas)

Num agrupamento multicultural como o nosso, em que convivemos diariamente com cerca de quarenta nacionalidades diferentes, é impossível escamotear esta realidade. 

Por isso, a educação é fundamental para criar um ambiente promotor do diálogo intercultural e da diversidade, para estimular a reflexão, a formação de mentes abertas, para fomentar a compreensão mútua entre alunos de diferentes origens e culturas, em que cada indivíduo é valorizado, independentemente da sua origem, identidade, cultura, religião ou cor da pele.

Este ano, o nosso foco de abordagem incide sobre uma área específica o desporto. 

Veja AQUI os documentos e vídeos que escolhemos sobre este assunto. 

21 março 2024

As florestas têm um papel importante na redução da pobreza e no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Preservar a sua sustentabilidade contribui para o equilíbrio dos diversos ecossistemas que nela coexistem. A ONU celebra a Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas, a decorrer até 2030, num apelo à proteção e revitalização de todos os ecossistemas. 

Propomos o visionamento de dois pequenos vídeos, um mais dirigido a um público mais jovem, e outro, da FAO, visando um auditório mais adolescente. 

21 março 2024

Dia Mundial da Poesia

Para celebrar este dia, propomos a leitura de um breve poema de Rosa Morena, poetisa e escritora brasileira:

  Em nome da poesia

Se um poema

Cruzar o seu caminho

Pare

Olhe

Escute.

Veja também este pequeno vídeo com o poema "Livres", já a piscar o olho às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.

20 março 2024

Integrado na Semana da Leitura e antecipando o Dia Mundial da Poesia, que se celebra a 21 de março realizou-se o Sarau de Poesia.

Esta atividade, aberta à comunidade e coordenada pela professora Isabel Mendes, apostou na:

Veja AQUI fotos deste espetáculo.

20 março 2024

Chegou a primavera...

Estávamos todos a dormir. Ela chegou, às 03h06, de mansinho. Silenciosamente, sorriu. E o mundo floriu. Bem-vinda, primavera!

O equinócio de março assinala o primeiro dia da primavera, que ocorre todos os anos entre os dias 20 e 21 deste mês. "Equinócio" vem do latim e associa dois termos diferentes: "aequus" significa "igual" e "nox" significa "noite". O termo quer dizer literalmente "noites iguais", isto porque nessa altura a noite e o dia têm sensivelmente a mesma duração, 12 horas.

Na EB Carlos Paredes, o Clube Eco.Cri@rte deu as boas-vindas à nova estação do ano com uma pequena e ecológica exposição. Clique nas imagens para as expandir.

"A primavera / Que bela estação /

Chegam os passarinhos / Da sua migração!


É a boa época / Em que tudo cresce /

Nesta estação / Tudo floresce!


É uma alegria / Ver flores a nascer /

É felicidade / Ver crianças a correr!"

19 março 2024

Aproveite as ideias do Plano Nacional de Leitura para o Dia do Pai: são sugeridos livros para ler com o pai e livros para oferecer ao pai, músicas para ouvir com o pai, filmes para assistir ao lado do pai, ideias divertidas para celebrar o Dia do Pai e brincadeiras para pais e filhos, etc. Há até a sugestão de livros para aprender a ser um pai porreiro.

Os alunos do 2.º ano da Escola Básica Carlos Paredes ouviram a história Pai, Querido Pai! Como é o teu?, de Luísa Ducla Soares. Em seguida, conversaram sobre os diferentes tipos de família e depois realizaram diversas atividades plásticas para homenagear o pai ou outro familiar. Veja AQUI as fotos das atividades.

18 março 2024

A Semana da Leitura está em movimento em todas as escolas do AEPA. Este ano, coincide com o início da primavera e com o Dia Mundial da Poesia.

Para celebrar e incentivar o prazer de ler, foram criadas diversas atividades festivas com o intuito de promover a leitura e o encontro entre os livros e os seus leitores, em contexto de sala de aula, nas bibliotecas escolares e em outros espaços. 

Tal como sucedeu no ano passado, o programa é variado e as atividades são diversificadas e adaptadas para todas as idades. Consulte AQUI a programação específica para cada escola do AEPA. Vamos ler na primavera! 

08 março 2024

Se bem que com algum atraso, não queremos deixar de assinalar esta atividade que foi desenvolvida na EB Carlos Paredes pela altura do Carnaval. 

Em família, os alunos da turma 2.º 1.ª fizeram trabalhos alusivos ao cubismo, que valoriza as formas geométricas, tendo como base as obras de Pablo Picasso (1881-1973), que foi um dos seus fundadores. Se, por um lado, as obras criadas captam muito bem os traços fundamentais do cubismo, por outro revelam uma grande criatividade dos alunos e dos seus familiares.

A atividade "Picasso e o cubismo em família" teve como objetivos isso mesmo: promover a articulação entre a escola e a família, e desenvolver o gosto pela arte. Parabéns aos nossos pequenos artistas! Veja AQUI muitas mais fotos da atividade.

08 março 2024

Tema de 2024 «Investir nas mulheres: acelerar o progresso»

O Dia Internacional da Mulher realça a importância da igualdade de género, da capacitação das mulheres e raparigas, e dos seus direitos a vidas mais saudáveis. Est a efeméride pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até ao dia de hoje, relembrando o caminho para a igualdade. Defender causas como o direito ao voto, a igualdade salarial, a maior representação em cargos de liderança, a proteção em situações de violência física e/ou psicológica ou o acesso à educação continuam atuais porque, em vários pontos do planeta, esses direitos continuam por cumprir. 

Como proposta cinematográfica, sugerimos Mustang, um filme de Deniz Gamze Ergüven que, em 2015, concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, representando a França.

Este ano, para assinalar o Dia Internacional da Mulher, escolhemos Sara Tavares como símbolo de talento e coragem. A jovem cantora conquistou notoriedade como concorrente do programa de talentos “Chuva de Estrelas”, em 1994, quando imitou Whitney Houston e acabou por vencer a primeira edição daquela produção da SIC. Um ano depois, ganhou o Festival da Canção, com Chamar a Música e representou Portugal na Eurovisão. A artista juntou uma permanente consciência social à sua voz criativa e inspiradora. Interrompeu a carreira quando a doença, que durou dez anos, a impediu de cantar. Mais informação AQUI.

01 março 2024

O Dia da Discriminação Zero pretende sensibilizar para a salvaguarda dos direitos de todas as pessoas, recusando que sejam discriminadas com base no seu género, idade, religião, orientação sexual, doença, deficiência, etnia e/ou nacionalidade. Por isso, este ano o tema é «Para proteger a saúde de todas as pessoas é preciso proteger os direitos de cada pessoa». Assim, o Dia da Discriminação Zero procura destacar a necessidade de revogar leis que prejudicam os direitos das pessoas e de promulgar leis que defendam os direitos de cada pessoa.

Nas bibliotecas da ESPA e da EB Carlos Paredes estão patentes exposições com livros que abordam estas temáticas. A borboleta é o símbolo deste dia e representa a transformação.

Apresentamos ainda dois vídeos, muito diferentes, mas que se complementam. Pode vê-los  AQUI.

29 fevereiro 2024

Fevereiro é, por excelência, o mês de celebração dos afetos e, com ele, a BE trouxe momentos recheados de amor, afeto, amizade, carinho e muitas mais manifestações de gestos, sentimentos e emoções positivas, tão importantes para o nosso bem-estar. 

Nas escolas de 1.º Ciclo, contámos a história O que é o Amor?, do autor Davide Cali, e realizámos atividades cheias de mensagens positivas. Quer saber mais?

Veja fotos das atividades AQUI.

28 fevereiro 2024

Numa parceria com a MONSTRA | Festival de Animação de Lisboa, que já vai na sua 23.ª edição, recebemos nas nossas bibliotecas a Monstrinha vai à escola, secção infantil deste evento. 

Ver um filme de animação é ser sensibilizado, emocionado, educado pelas imagens e narrativas que um filme de animação contém e transmite. Assistir a uma sessão de filmes de animação na sala escura de um cinema ou de um auditório é uma experiência única, que remete para uma relação individual de emoção, aprendizagem e criatividade entre o espetador e a magia das imagens em movimento que evoluem no ecrã.

A biblioteca da EB Carlos Paredes cativou os alunos da turma dos 6.º 6.ª anos com um conjunto de curtas-metragens de excelente qualidade. E o mesmo sucedeu na biblioteca da ESPA com a turma 7.º 1.ª, num DAC (Domínio de Autonomia Curricular) organizado pelas professoras de Inglês e de Português.

Fotos da atividade AQUI.

26 fevereiro 2024

Está patente na biblioteca da ESPA uma exposição dos trabalhos da turma 11.º AV que fez uma leitura visual e interpretativa do texto do Padre António Vieira, Sermão de Santo António (aos peixes), pregado na cidade de S. Luís do Maranhão, no ano de 1654. Os trabalhos elaborados pelos alunos evidenciam essa abordagem, simultaneamente técnica e imaginativa, no cuidado com que os "diferentes peixes e moluscos" são tratados.

Esta atividade advém de um DAC (Domínio de Autonomia Curricular) entre as disciplinas de Desenho A, Português e a Biblioteca. Veja AQUI mais fotos destes fantásticos trabalhos.

Ainda a propósito deste sermão de Vieira, o Museu de Lisboa - Santo António promove, a partir de 6 de março, uma exposição e atividades destinadas a alunos. Mais informação AQUI.

23 fevereiro 2024

Pelo interesse da sua temática, as professoras bibliotecárias do AEPA selecionaram esta história como uma das leituras a trabalhar ao longo deste ano, em todas as escolas do agrupamento, nas diferentes turmas do 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo. 

O livro foi adquirido para todas as escolas do agrupamento e incluído no respetivo catálogo. A simplicidade e inocência das crianças é transposta para um texto que torna fácil a compreensão de um tema tão complexo e atual como a questão dos migrantes.

Podem observar algumas das atividades desenvolvidas AQUI.


21 fevereiro 2024

A língua materna nunca foi, como erradamente se ensinava, “a língua do país onde se nasceu”. Pelo contrário, é a língua que aprendemos desde o berço, a de quem nos ensinou a falar, seja a nossa mãe, os nossos pais ou quem nos criou. Por isso, há crianças que nasceram em Paris e que têm pronúncia nortenha e outras que nasceram em Lisboa e falam com pronúncia africana. 

Devido ao crescente multiculturalismo na sociedade atual, alunos de várias nacionalidades e com diferentes línguas maternas frequentam a escola. É uma prioridade educar para a tolerância, para a integração e acolhimento de alunos de outras etnias. 

Nas diversas escolas do AEPA, os alunos celebraram o Dia Internacional da Língua Materna fazendo trabalhos que depois foram expostos. Veja fotos dessas atividades AQUI.

20 fevereiro 2024

No âmbito da comemoração do centenário do nascimento de Mário Cesariny, está patente na Biblioteca da ESPA a exposição "O cadáver esquisito − um projeto surrealista entre a literatura e a arte". Esta mostra de trabalhos advém da atividade "Um dia com Cesariny" (ver Atividades e Dias Comemorativos de novembro).

As obras foram realizadas pelos alunos do 11.º AV e do 12.º AV a partir da audição/leitura de poemas de Mário Cesariny e segundo a técnica surrealista colaborativa do "cadáver esquisito". 

Mais fotos das atividades AQUI.

14 fevereiro 2024

No Agrupamento de Escolas Pedro Alexandrino, o Dia dos Namorados motivou os alunos para diversas atividades:

Mais fotos das atividades AQUI.

14 fevereiro 2024

As Olimpíadas da Língua Portuguesa são um projeto iniciado na Direção-Geral da Educação (DGE) no ano letivo de 2012/2013. Tem como parceiros o Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa (AE Aurélia de Sousa) e a Associação de Professores de Português (APP). 

Este concurso tem como objetivo incentivar o bom uso da língua portuguesa pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. 

A partir deste ano, a organização da iniciativa é liderada pela Associação de Professores de Português (APP), mantendo-se as restantes parcerias do concurso.

Mais informação AQUI.

08 fevereiro 2024

Foi com imenso prazer que recebemos na biblioteca da ESPA, no dia 8 de fevereiro, o professor doutor José Pacheco Pereira, ex-deputado, figura insigne da política portuguesa e comentador frequente nos meios de comunicação. 

A sua conferência subordinou-se ao tema A Revolução do 25 de Abril de 1974. O orador conseguiu sabiamente captar-nos a atenção e todos saímos enriquecidos. 

Este foi mais um evento organizado em parceria entre a Biblioteca Escolar e o projeto Comemoração dos 50 anos do 25 de Abril.

Veja AQUI fotos e vídeos desta conferência.

06 fevereiro 2024

A Câmara Municipal de Odivelas leva a cabo o projeto municipal “Sentir a LER”. Este concurso tem duas fases: 

As inscrições para a prova escolar, que se realiza a 13 de março, decorrem até 16 de fevereiro na Biblioteca da ESPA e da EBCP. Saiba AQUI quais os livros a ler para os respetivos ciclos.

05 fevereiro 2024

500 anos do nascimento de Camões

Atividade para 14 de fevereiro, Dia dos Namorados

Embora não se saiba exatamente quando Camões nasceu (1524? 1525?), sabemos que celebrou intensamente o amor. Tanto assim foi que dois escritores de épocas diferentes escreveram sobre o assunto: Os amores de Camões, de Teófilo Braga (séculos XIX-XX), e Até que o amor me mate – as mulheres de Camões, de Maria João Lopo de Carvalho (séculos XX-XXI).

O primeiro verso do soneto “Amor é (um) fogo que arde sem se ver” é amplamente conhecido. Por essa razão, associámos as comemorações do seu nascimento ao Dia de São Valentim ou Dia dos Namorados. Clique no cartaz para expandir e... participe!

02 fevereiro 2024

Na EB Carlos Paredes, os alunos do 6.º ano realizaram um trabalho de pesquisa sobre terramotos, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal (HGP) e coordenado com a matéria que estava a ser lecionada sobre a governação do Marquês de Pombal e o acontecimento que marcou Lisboa nessa época o terramoto de 1755. 

Além de História e Geografia de Portugal, as disciplinas de Português e de Estudos Sociais também colaboraram neste projeto. 

Veja AQUI os trabalhos dos alunos do 6.º 6.ª  e de um grupo de alunas do 6.º 5.ª.

30 janeiro 2024

Este ano, começámos mais cedo e dedicámos janeiro inteiro à celebração do Mês Escolar da Não Violência e da Paz. Nas BE do 1.⁰ Ciclo, contámos a história Orelhas de borboleta, de Luisa Aguilar, com ilustrações de André Neves. Após a leitura, desenvolvemos duas atividades com os alunos, "Nas Orelhas do Outro" e "Sou Todo Orelhas". Seguindo a história narrada, valorizámos o que nos diferencia uns dos outros e o que nos torna seres especiais e únicos. 

Hoje, Dia Escolar da Não Violência e da Paz, para efetuar uma reflexão sobre o bullying, propomos o visionamento do filme Recreio, de Laura Wandel, uma atividade em parceria com o Plano Nacional de Cinema AEPA

Visite a página PNC AEPA deste site e consulte as propostas de atividades que sugerimos para realizar com os alunos do 3.º ciclo e ensino secundário aquando da projeção do filme Recreio.

15 janeiro 2024

Na disciplina Cidadania e Desenvolvimento, no âmbito do Domínio da Saúde, os alunos das turmas 6.º 7.ª e 6.º 8.ª desenvolveram uma atividade denominada "Hábitos saudáveis, vida longa!". 

Nem de propósito, na biblioteca da EB Carlos Paredes, em colaboração com a Câmara Municipal de Odivelas, está patente uma exposição sobre Dieta Mediterrânica e a Roda da Alimentação Mediterrânica.

Veja AQUI os trabalhos dos alunos.

Veja AQUI a exposição sobre Dieta Mediterrânica.

janeiro 2024

Encontra-se a decorrer, nas Escolas de 1.⁰ Ciclo, o Mês Escolar da Não Violência e da Paz que passa por sensibilizar os alunos para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência. 

Nas BE, contamos a história Orelhas de borboleta, de Luisa Aguilar, com ilustrações de André Neves. "Nas Orelhas do Outro" e "Sou Todo Orelhas" são duas atividades desenvolvidas com os alunos do 1.⁰ Ciclo, de forma a demonstrar que se devem valorizar as características que nos diferenciam uns dos outros por nos distinguirem como seres especiais e únicos. 

Saiba mais AQUI.

08 janeiro 2024

Destaque do Mês: uma nova rubrica de leitura na ESPA

A partir de janeiro, iniciamos uma nova rubrica de leitura na ESPA: o Destaque do Mês. Mensalmente, escolheremos um livro que ficará em local de grande visibilidade, logo à entrada da biblioteca. A intenção é salientar autores e obras que consideramos importantes, do nosso acervo documental, e que nos últimos tempos têm tido menor notoriedade entre os nossos leitores.

Para janeiro, a escolha recaiu em Marco Polo, uma vez que no dia 8 deste mês celebram-se os 700 passados sobre a sua morte. Tanto a sua vida como o livro «As viagens de Marco Polo» influenciaram a expansão marítima e a era das grandes navegações da Europa em direção ao Oriente. 

20 dezembro 2023

Este ano, para além das tradicionais decorações natalícias, contámos com uma exposição do Clube Europeu e dos alunos do 8.º 2.ª, o que trouxe mais diversidade e multiculturalidade à biblioteca.

Durante o mês de dezembro, a biblioteca esteve decorada com a árvore natalícia de leituras, colocada em lugar visível, perto da porta, para receber aqueles que nos visitaram. Uma outra, a árvore dos escritores, esteve afixada na grande janela central da biblioteca, convidando todos a visitarem-nos.

E em colaboração com a BE, o Clube Europeu e os alunos do 8.º 2.ª criaram uma exposição para desejar a todos Feliz Natal nas diversas línguas europeias expostas em faixas. Além disso, completaram os votos com bonitos desenhos natalícios.

Veja AQUI fotos das árvores e da exposição.

19 dezembro 2023

As turmas 3.º 1.ª e 3.º 2.ª foram à biblioteca da EB Carlos Paredes para ouvirem a história A Lista de Natal, escrita por Alexandra Monteiro e ilustrada por Sónia Machado. 

Ana era uma menina que, tal como outras, esperava ansiosamente pelo Natal. Naquele ano, decidiu que iria escrever a sua primeira lista e, quando chegou o dia de Natal, não podia conter a euforia. Mas qual não foi o seu espanto quando nenhum dos embrulhos revolvidos correspondia ao que havia escrito na sua lista… Alguma coisa acontecera. Será que o Pai Natal se teria enganado?

A professora bibliotecária Lina Ferreira leu esta história que prendeu a atenção dos meninos nesta época natalícia. E o caso não era para menos porque se a protagonista do livro não recebeu o que tinha pedido, será que o mesmo poderia acontecer com eles?

Veja AQUI fotos dos pequenos ouvintes.

19 dezembro 2023

A sala esteve cheia com alunos do 12.º ano interessados em assistirem à conferência A circularidade na obra de José Saramago

A palestrante Paula Oleiro, adequando a apresentação ao público presente, cativou a audiência com uma abordagem diferente da obra saramaguiana, recorrendo à passagem de projeções de trechos de obras de Saramago, de imagens e também a excertos de vídeos.

Paula Oleiro, mestre em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea pela Faculdade de Letras de Lisboa, pertence ao quadro docente do AEPA há bastantes anos. 

Atualmente, é professora de PLA (Português Língua de Acolhimento), no ensino pós-laboral. Além disso, é frequentemente requisitada para proferir palestras e conferências por todo o país.

Veja AQUI fotografias desta atividade.

19 dezembro 2023

A equipa do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) da EB Carlos Paredes desenvolveu, com os diretores de turma, a atividade “E se fosse contigo…”. Os objetivos inerentes foram, entre outros, dar a conhecer as dificuldades de diferentes cidadãos com deficiência, no dia a dia, e sensibilizar os alunos para a diferença. Foram produzidos trabalhos interessantes e muito bonitos.

E no dia 19 de dezembro, os alunos do CAA da CP realizaram uma visita de estudo à "Forbrain Snoezelen Room", uma sala de estimulação multissensorial e a primeira aberta ao público em Portugal, que captou o interesse de todos. 

Veja AQUI fotografias destas atividades.

18-20 dezembro 2023

"Um serão natalício em 1977"

O projeto Paixão pelo Palco, coordenado pelas professoras Catarina Granja e Clara Fidalgo, inclui alunos do 5.º ao 9.º anos da Escola Básica Carlos Paredes e da Escola Secundária Pedro Alexandrino. Este ano, o espetáculo de Natal, elaborado e apresentado pelos membros deste projeto, foi "Um serão natalício em 1977".

O espetáculo foi apresentado na EB Carlos Paredes, no dia 18 de dezembro, e na biblioteca da ESPA, no dia 20.

Um dos benefícios mais importantes do ensino de teatro na escola é a possibilidade das crianças se conhecerem e expressarem melhor. Ao interpretarem uma peça de teatro, os alunos podem desenvolver competências e capacidades de comunicação verbal e corporal,  imprescindíveis para lidar com os outros e trabalhar em equipa.

Veja as fotos AQUI.

14 dezembro 2023

Antecipando o Dia Internacional dos Migrantes (18 de dezembro), os formandos e os formadores do regime noturno de Português Língua de Acolhimento (PLA), de RVCC (ensino básico) e de Formação Modular de Inglês cozinharam pratos dos seus países de origem e realizaram um grande jantar intercultural. A participação foi intensa e a quantidade de comida tradicional ultrapassou as expetativas de todos.

O Agrupamento de Escolas Pedro Alexandrino sempre foi multicultural e nesta atividade participaram formandos adultos oriundos dos seguintes países: Afeganistão; Argélia; Bangladesh; Índia; Colômbia; China; Nigéria; Paquistão; Portugal; Rússia; Ucrânia.

A atividade foi dinamizada pelos professores Felicidade Costa, Francisco Faustino, Paula Oleiro, Rosário Velez e Sandra Lourenço e teve os seguintes objetivos: conhecer e partilhar a gastronomia de vários países; valorizar as diferentes nacionalidades e culturas; propiciar a troca de experiências e o enriquecimento mútuo; preservar as identidades culturais; promover a interculturalidade e a inclusão.

A comida estava deliciosa e em seguida formandos e formadores partilharam danças tradicionais! Veja AQUI fotografias desta atividade.

10-15 dezembro 2023

O Dia Internacional dos Direitos Humanos 2023 é uma ocasião especial porque se comemora o 75.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Numa altura em que o mundo é devastado por crises, este dia deve suscitar uma reflexão simples, mas profunda: todos os seres humanos são iguais e todas as vidas humanas têm o mesmo valor.

Para celebrar esta efeméride, a BE e o Plano Nacional de Cinema AEPA  propõem que esta semana os alunos visionem três filmes distintos: Belle, Selma: A Marcha da Liberdade e Eu, Malala. São três dramas com caráter biográfico sobre a luta pela conquista de direitos humanos. Mais informação AQUI.

06 dezembro 2023

«Era um homem bom, generoso e combativo e um grande escritor que deixou uma obra de referência que é preciso reler sempre com entusiasmo e gosto.» (José Jorge Letria)

Ficcionista, investigador e crítico literário, Urbano Tavares Rodrigues foi um dos mais prestigiados escritores da segunda metade do século XX português. Traduzida em diversas línguas, a sua obra atinge várias dezenas de títulos, entre conto, romance, crónica e ensaio. A BE da ESPA elaborou uma pequena exposição com algumas das suas obras. Mais informação AQUI.

29 novembro 2023

Mário Cesariny de Vasconcelos (9 agosto 1923 | 26 novembro 2006) nasceu em Lisboa. Poeta, pintor e tradutor, é considerado um dos grandes mestres do surrealismo português. 

A 19 de setembro, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Mário Cesariny, publicámos informações e atividades esta figura incontornável do século XX em Portugal. Agora, na semana em que passam 17 anos sobre a sua morte, sobre a BE preparou "Um dia com Cesariny". 

Saiba mais AQUI.

IMAGEM: "Figuras de sopro", 1947; Centro de Arte Moderna, Gulbenkian.

27 novembro 2023

O teto da basílica de Nossa Senhora dos Mártires, na Rua Garrett, ao Chiado, em Lisboa, foi pintado pelo patrono do nosso agrupamento.

Apesar de ter nascido em Lisboa, Pedro Alexandrino de Carvalho viveu quase toda a sua vida na Quinta do Pintor, na Póvoa de Santo Adrião. Ficou conhecido como o "pintor dos frades" devido aos numerosos trabalhos realizados em igrejas e outros edifícios religiosos durante a reconstrução de Lisboa, após o terramoto de 1755. Todavia, a sua arte está disseminada por Portugal inteiro. Além disso, empenhou-se na defesa dos interesses dos artistas, bem como na sua formação. 

Hoje, 27 de novembro, celebra-se o seu 294.º aniversário. 

Mais informação AQUI.

23 novembro 2023

Uma floresta autóctone possui árvores originárias do próprio território. A floresta autóctone portuguesa é formada por carvalhos, medronheiros, castanheiros, loureiros, azinheiras, sobreiros, etc. Está mais adaptada às condições locais do solo e do clima, por isso é mais resistente a pragas, doenças, longos períodos de seca ou de chuva intensa. 

A floresta autóctone ajuda a manter a fertilidade do espaço rural, o equilíbrio biológico das paisagens, a diversidade dos recursos genéticos e faz parte do nosso ecossistema. Já pensou em plantar uma árvore autóctone? Faça como os nossos alunos do Eco-Escolas.

Mais informação AQUI.

19 novembro 2023

A Câmara Municipal de Odivelas celebrou 25 anos de existência. Como vem sendo habitual, a CMO distinguiu com o Prémio de Mérito Educativo, no valor de 300 euros, os alunos que terminaram o ensino secundário nas escolas do concelho e que, ao longo do seu percurso escolar, obtiveram a melhor classificação ou desenvolveram atitudes de superação de dificuldades, iniciativas ou ações exemplares em benefício da comunidade. 

No AEPA, o prémio foi atribuído aos alunos Dinis da Silva Marques e Pedro Oliveira Inês, da Escola Secundária Pedro Alexandrino.

Veja as fotos AQUI.

18-26 novembro 2023

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

A utilização de embalagens facilita o transporte e a conservação de alimentos, mas a sua quantidade tornou-se num problema ambiental. Estas embalagens já representam 40% dos plásticos e 50% do papel utilizado na União Europeia. Este problema ambiental tem de ser combatido quanto antes. Como?

Mais informação AQUI.

16 novembro 2023

A Filosofia e o Plano Nacional de Cinema do AEPA uniram-se para a celebração do Dia Mundial da Filosofia. As propostas para esta comemoração são duas

11 novembro 2023

Fim da Primeira Guerra Mundial

O Armistício, assinado a 11 de novembro de 1918 entre os Aliados e a Alemanha, dentro de um vagão-restaurante na floresta de Compiègne, França, pôs fim à Primeira Guerra Mundial.

Na disciplina de História, os alunos do 9.º ano da professora Vera Oliveira celebraram este dia com a realização de cartas trocadas entre os soldados em combate e os seus familiares. A exposição «Carta de um soldado português na Guerra das Trincheiras» esteve patente nas salas de aula de cada turma e agora uma parte dessa produção pode ser vista na biblioteca da ESPA.

Ver AQUI fotos da exposição.

07 novembro 2023

O Dia Internacional das Eco-Escolas, conhecido em inglês como World Days of Action, visa dar visibilidade internacional ao trabalho que diariamente as Eco-Escolas fazem em prol da comunidade. 

Nos países de língua inglesa, as comemorações abrangem uma semana inteira, dando a conhecer os vários projetos e ações que as Eco-Escolas realizam no seu dia a dia, em especial os que têm mais intervenção na comunidade escolar e/ou envolvente.

Sempre ativo, o projeto Eco-Escolas do AEPA tem patente a exposição “Reduzir é a Solução” na Biblioteca da Escola Secundária Pedro Alexandrino. Tem como base cinco placares sobre a temática da redução de resíduos, mas também inclui diversos trabalhos feitos pelos alunos. 

Não perca tempo, esta exposição merece uma visita!

Mais informação AQUI.  

05 novembro 2023

Cinéfilos, este é o nosso dia! E vamos aproveitá-lo para iniciar uma nova página do site: o Plano Nacional de Cinema (PNC) do AEPA.

O PNC pretende criar junto do público escolar as condições para que possa desenvolver-se o gosto pelo cinema, valorizando-o enquanto forma de arte, e promover um programa de literacia para o cinema e de divulgação de obras cinematográficas nacionais.

Como primeira sugestão, o PNC propõe a visualização de três grandes filmes, disponíveis na plataforma streaming do PNC: 

Mais informação na página Plano Nacional de Cinema. 

31 outubro 2023

O Halloween surgiu na Irlanda a partir de um festival celta chamado Samhain e este ano a Biblioteca da ESPA celebra este dia com as seguintes atividades:

Quer ver fotos das nossas atividades? Clique AQUI.

Quer ver professores da ESPA vestidos a rigor para o Halloween? Clique AQUI.

31 outubro 2023

Reduzir, reutilizar, reciclar é o lema deste dia na ESPA. Para celebrar o Dia Mundial da Poupança, foi montada na biblioteca uma exposição minimalista a partir de materiais reutilizados, sem desperdício! É uma forma inteligente de poupar. Com o enquadramento certo, fizemos igualmente um cartaz cheio de poupança.

Também sabemos que «De pequenino se torce o pepino» e que «Grão a grão enche a galinha o papo». Por isso, apresentamos cinco ideias para os pais ajudarem os nossos alunos mais novos a adquirirem estratégias para poupar e construir um futuro melhor: 1) Dar uma semanada ou mesada; 2) Ensinar o valor do dinheiro; 3) Permitir que os miúdos aprendam a gerir o seu próprio dinheiro; 4) Ter um mealheiro transparente; 5) Ser um exemplo de boas práticas de poupança para a criança.

Quer saber como pôr em prática estas ideias? Veja AQUI

Veja também os vídeos sobre o Dia Mundial da Poupança que selecionámos para si.

30 outubro 2023

Os alunos das escolas básicas do agrupamento Barbosa du Bocage, Carlos Paredes, Olival Basto e Quinta de S. José estiveram muito atarefados (e também muito divertidos!) a produzirem magníficos trabalhos a partir dos desafios para o MIBE 2023 que a Biblioteca Escolar lhes propôs. 

Veja mais fotografias dos trabalhos dos alunos das diversas escolas básicas e dos alunos da unidade da EB Carlos Paredes AQUI.

27 outubro 2023

No âmbito do MIBE, cujo tema deste ano é “Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar”, o "brincador de histórias" Pedro Tomaz visitou a biblioteca da EB Carlos Paredes. 

A biblioteca encheu-se com os alunos do 1.º ciclo para ouvir Pedro Tomaz contar histórias incríveis e apresentar livros fantásticos da Editora The Poets and Dragons Society.

Veja AQUI fotos desta sessão e saiba que histórias foram contadas e que livros foram adquiridos para a biblioteca.

23 outubro 2023

O Dia da Biblioteca Escolar comemora-se na quarta segunda-feira de outubro e insere-se na celebração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) com o objetivo de destacar o papel fundamental das bibliotecas escolares em cada comunidade educativa. 

O tema do MIBE 2023 é “Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar.” Foi escolhido visando o papel atual das bibliotecas escolares como espaços para inventar, compartilhar capacidades e talentos, consolidar competências transversais, questionar, criar e pensar.

Veja as nossas propostas de atividades na página do MIBE deste site. 

20 outubro 2023

Este dia assume-se como um alerta para o problema do bullying vivido por muitas crianças e jovens. Segundo a UNICEF, uma em cada três crianças do mundo, entre os 13 e os 15 anos, é vítima de bullying na escola, regularmente. 

Bullying é um anglicanismo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por uma ou mais pessoas no contexto de uma relação desigual de poder, causando dor e angústia na(s) vítima(s). A sua vertente virtual chama-se ciberbullying.

Devemos consciencializar todos para esta forma de violência, apoiar e incentivar as vítimas a denunciarem estas graves situações e encontrar formas de as prevenir.

Quando uma criança ou um jovem faz bullying, está com a sua empatia “bloqueada”, o que a leva a ser indiferente para com o sofrimento do outro. As consequências para o próprio e para o outro são negativas e podem ser graves.

Como podem alunos, encarregados de educação, professores e escolas combater o bullying e o ciberbullying? Siga o conselho dos especialistas nesta matéria. 

Mais informação AQUI. 

16 outubro 2023

A ação coletiva organizada em 150 países de todo o mundo é o que torna o Dia Mundial da Alimentação um dos mais celebrados dos que são promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Este ano, o tema é "Água é vida, água é alimento. Não deixar ninguém para trás." Trata-se de uma sensibilização à escala mundial porque a água é uma força motriz para muitas pessoas, economias e também para a própria natureza, a base de nossa alimentação. 

Quer saber o que fizemos no AEPA? Veja AQUI.

12 outubro 2022

No Dia da Hispanidade, Festa Nacional em Espanha e em todos os países de língua oficial espanhola, as turmas do 1.º e 2.º anos dos Cursos Profissionais de Técnico Comercial e de Técnico de Turismo da ESPA visitaram, durante a manhã, o Instituto Cervantes, em Lisboa.

Os alunos foram acompanhados pelas professoras de Comunicar em Espanhol, Margarida Couto e Rosário Azevedo, e ainda pelos docentes das turmas Sandra Fortunato, João Canena e Cátia Fernandes. 

A "Jefa de Biblioteca do Instituto Cervantes Lisboa" enviou uma simpática mensagem para ser divulgada. Leia-a AQUI.

Veja AQUI fotografias da visita ao Instituto Cervantes.

10 outubro 2023

Esta efeméride pretende destacar os desafios no combate às doenças do foro mental, bem como desmontar alguns mitos que lhes estão associadas. Destaca-se a necessidade de reconhecer os sinais deste tipo de doenças e de procurar ajuda especializada. 

A equipa de saúde escolar da UCC Saúde a Seu Lado, de Odivelas, não poderia deixar de promover junto da comunidade escolar esta temática tão pertinente e atual. Procurando dar voz aos jovens, desafiou o grupo de Teatro Experimental de Odivelas um grupo de teatro amador e com uma forte preocupação na inclusão e na defesa de grandes causas –, tendo sido elaborado o filme denominado “Saúde Mental”, que foi projetado hoje, 10 de outubro, durante todo o dia, na biblioteca da ESPA. 

A equipa de saúde escolar, em articulação com a equipa do PES do AEPA, está disponível para intervir nas turmas em que for considerada mais pertinente uma ação mais focal. Saiba mais AQUI.

02 outubro 2023

Em outubro, celebra-se o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma efeméride anual criada pela International Association of School Librarianship (IASL).

Em 2023, o tema é "Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar". Com este mote, a IASL pretende promover e divulgar o papel das bibliotecas escolares no século XXI como espaços para inventar, compartilhar habilidades, consolidar competências transversais, questionar, criar e pensar. As bibliotecas escolares devem ser locais onde as crianças e os jovens tenham acesso e utilizem diversas tecnologias e ferramentas, o que exige criatividade, comunicação, colaboração, imaginação e espírito crítico.

As Bibliotecas AEPA propõem uma série de atividades diferenciadas mas desenvolvendo sempre a criatividade dos nossos alunos para todos os ciclos de ensino. 

Quer saber quais são? Veja AQUI.

21 setembro 2023

Mensagem de António Guterres, secretário-geral da ONU: «Celebramos hoje o Dia Internacional da Paz num momento de crise para as pessoas e para o nosso planeta. Os conflitos expulsam um número recorde de pessoas das suas casas. Incêndios mortais, cheias destruidoras e temperaturas escaldantes. Pobreza, desigualdades e injustiças. Desconfiança, divisão e preconceito. O tema deste ano relembra-nos que a paz não é automática. A paz é o resultado da ação.» 

O Dia Internacional da Paz é celebrado anualmente em todo o mundo a 21 de setembro desde que foi estabelecido, em 1981. Tem como objetivo ​incentivar os jovens a serem agentes sociais positivos e construtivos, para todos alcançarmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e contribuirmos para a construção de uma paz que se deseja permanente. Juntos, podemos conduzir o mundo para um futuro mais verde, equitativo, justo e seguro para todos.

Saiba AQUI o que fez (e continua a fazer) a BE para comemorar este dia.

19 setembro 2023

Mário Cesariny de Vasconcelos (9 agosto 1923 | 26 novembro 2006) nasceu em Lisboa. Poeta, pintor e tradutor, é considerado um dos grandes mestres do surrealismo português. Com o passar dos anos, revelou-se uma figura incontornável do século XX em Portugal, tanto na poesia como na arte.

A Fundação Cupertino de Miranda | Centro Português do Surrealismo é detentora de grande parte do acervo pessoal de Mário Cesariny, o qual é constituído por mais de duzentas de obras de arte, objetos de sua casa, e pelo seu arquivo e biblioteca pessoal. As iniciativas da celebração do centenário do nascimento de Mário Cesariny são, em certa medida, conduzidas por esta fundação. Porém, a influência artística de Cesariny faz com que também seja homenageado por outras organizações e associações.

No AEPA, sugerimos duas atividades de inspiração surrealista: a criação de uma soprofigura e de uma colagem. Saiba mais AQUI.

13 setembro 2023

Natália Correia (1923-1993), escritora e poetisa, foi também deputada. Durante toda a sua vida, lutou pela defesa da cultura, dos direitos humanos e dos direitos das mulheres, legando-nos obras como Mátria e A Madona.

Aos 22 anos, já publicava obras. Trabalhou na rádio e nos jornais. Teve diversos conflitos com a PIDE. Fundou o bar Botequim, que durante anos foi o local de encontro da intelectualidade portuguesa, tanto de esquerda como de direita. Era amada, odiada e temida. Era "a mulher da língua de fogo".

Saiba mais AQUI.

🔼 ANO LETIVO 2023-2024        ANO LETIVO 2022-2023 🔽

11 julho 2023

Atualmente, somos mais de 8 biliões de seres humanos. Metade são mulheres, marginalizadas em muitas partes do mundo. A United Nations Populations Fund (UNFPA) tem como tema para 2023 «O que as mulheres e as meninas querem, tem importância». Por isso, o secretário-geral da ONU, António Guterres, proferiu:

«A nossa família humana está maior do que nunca. Este ano, o Dia Mundial da População centra-se em desbloquear o poder da igualdade de género. Investir nas mulheres traz benefícios para todas as pessoas, comunidades e países. Vamos apoiar as mulheres e as meninas que lutam pelos seus direitos. E vamos intensificar os nossos esforços para tornar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável uma realidade para todas as 8 mil milhões de pessoas.»

Saiba mais AQUI.

07 julho 2023

O chocolate, produto derivado do cacau, já era consumido regularmente como bebida em 1500 a. C. Os maias e os astecas consideravam-no um produto sagrado. A palavra parece vir de "chocolatl", termo utilizado pelos Nauatles (povos indígenas mesoamericanos). Foi depois adaptado pelos espanhóis, chegando à Europa no início do século XVI.

Quer saber mais sobre a história do chocolate? Sabe quais são os benefícios do chocolate? Veja AQUI.

Livros sobre chocolate? Consulte o nosso catálogo. Há deliciosas propostas de leitura para todas as idades, prontas a serem devoradas. 

05 julho 2023

«O escritor não é o que escreve bem, mas aquele sujeito que tem histórias e faz o leitor viajar dentro dele. É, de certa forma, um contrabandista de almas.»

Nascido António Emílio Leite Couto, a 5 de julho de 1955 (ver biografia), Mia Couto faz hoje 68 anos. Considera-se "biólogo a tempo inteiro e escritor nos intervalos."

Catálogo da Biblioteca.

01 julho 2023

A celebração do Dia Mundial das Bibliotecas visa enaltecer a importância da leitura na educação e na formação das pessoas. O Manifesto da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para as Bibliotecas Públicas refere-se a estes espaços como uma porta de acesso local ao conhecimento, essencial para o desenvolvimento cultural do indivíduo e dos grupos sociais. 

Em vários países do mundo realizam-se atividades que promovem a leitura na população e o desenvolvimento cultural. Entre estas iniciativas destacam-se as bibliotecas itinerantes que possibilitam o livre acesso a livros, revistas e jornais em locais públicos, as sessões de leituras e os encontros de autores e leitores. 

Mais informação AQUI.

30 junho 2023

Celebrado a 30 de junho, este dia traz-nos dados de 2023 sobre as redes sociais mais utilizadas no mundo: 

1.º lugar – Facebook; 

2.º lugar – YouTube; 

3.º lugar – WhatsApp; 

4.º lugar – Instagram. 

O TikTok só aparece em 6.º lugar, com um terço dos utilizadores do Facebook, logo seguido pelo FB Messenger em 7.º lugar. O Twitter surge apenas em 14.º lugar.

Redes sociais, férias e miúdos – leia este folheto da SeguraNet.

22 junho 2023

Na noite de 22 de junho, foi apresentado o espetáculo “Já não passamos sem isto!”, nome da representação final deste ano do clube de teatro Paixão Pelo Palco. Este projeto é coordenado pelas professoras Catarina Granja e Clara Fidalgo. 

Familiares e colegas de turma encheram a sala da EB Carlos Paredes para verem os jovens atores amadores. As atuações foram muito apreciadas e também muito aplaudidas. Parabéns a todos!

Ver AQUI fotos do espetáculo.

21 junho 2023

No entardecer dos dias de verão, às vezes,

Ainda que não haja brisa nenhuma, parece

Que passa, um momento, uma leve brisa...

Poema XLI (excerto) de "O Guardador de Rebanhos" 

in Poemas de Alberto Caeiro, Fernando Pessoa

Em 2023, no hemisfério norte, o verão começa na quarta-feira, 21 de junho, exatamente às 15:57, hora de Portugal continental e Madeira (às 14:57 nos Açores).

Mais informação AQUI.

17 junho 2023

Os projetos PES (Promoção e Educação para a Saúde) e Património Cultural e Cidadania Local organizaram uma caminhada pelo território que enquadra o nosso agrupamento com passagem, entre outros pontos, por Parque das Rolas, Igreja Matriz da Póvoa de Santo Adrião, Chafariz D'El-Rei e Padrão do Senhor Roubado.

Apesar de ser sábado, um grupo entusiasta aderiu ao convite lançado pelos organizadores – Isabel Calvo, Isaura Antunes e José Hipólito.

Mais fotos da caminhada AQUI.

15 junho 2023

Os alunos do 11.º AV realizaram o DAC (Domínio de Autonomia Curricular) "Reduzir e reutilizar faz cada garrafa contar" com a participação das disciplinas de Desenho A, Inglês e PAM (Projeto de Atividades Multidisciplinar). Decoraram caixotes de cartão que foram colocados nos vários pavilhões da escola para recolherem garrafas de plástico. Nos próximos dias, irão depositá-las no "MAFRA Reciclar a Valer +".

Este projeto teve ainda a participação de dois alunos do CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem) e motivou a turma a participar no projeto de solidariedade "Todos Juntos pela Maria", uma campanha de recolha de tampas para ajudar uma menina tetraplégica.

Mais informação AQUI.

14 junho 2023

Foi com renovado prazer que a biblioteca da Escola Básica do Olival Basto acolheu, uma vez mais, a escritora Manuela Ribeiro para uma sessão de histórias. Os nosso alunos estavam ansiosos por conhecê-la.

Manuela Ribeiro conversou animadamente com os alunos e em seguida contou uma história com muita expressividade. 

No final, a escritora deu autógrafos e levou para casa um livro de caricaturas que os alunos fizeram expressamente para lhe oferecer. 

Ver AQUI fotos do encontro.

13 junho 2023

O dia 13 de junho conjuga quatro efemérides muito relevantes para a cultura portuguesa:

"Não sei quantas almas tenho. / Cada momento mudei. / Continuamente me estranho. / Nunca me vi nem achei."