Ensino

Metodologia Ativa no Infantil

Metodologia Ativa é um conjunto de estratégias pedagógicas que visam a tornar o aluno ativo na sua aprendizagem. As aulas são majoritariamente participativas, em que o aluno produz e o professor media na maior parte do tempo. Por isso, também usamos o nome Student-Centered Methodology.

Na Escola Eleva, diversas ferramentas da Metodologia Ativa foram incorporadas e adaptadas ao nosso currículo e às nossas práticas de sala de aula, e são características marcantes do nosso ensino. Elas estão presentes na configuração das salas de aula e dos demais espaços da escola, na nossa sequência didática, na política de Avaliação e em diversas estratégias pedagógicas. Abaixo, listamos alguns exemplos de práticas pedagógicas, dentro da perspectiva trazida pela Metodologia Ativa, presentes na nossa escola:


  • Salas de aula: Em uma aula típica, nossos alunos estão sentados em pequenos grupos para facilitar as discussões e trocas de aprendizagem.

  • Learning Objectives: objetivos de aprendizagem são compartilhados com os alunos para estabelecer o foco do dia e permitir que as crianças monitorem seu progresso.

  • Class Debate: investigação e discussão em grupo, incentivando a geração de perguntas e a apresentação em público.

  • Mini Lessons: momento de sistematizar e estruturar o conhecimento dentro da sequência didática, liderado pelo professor.

  • Exit Ticket: momento em que o aluno demonstra se atingiu os objetivos de aprendizagem, de preferência com feedback. Acreditamos em feedback constante e específico ao longo de todo o processo de aprendizagem.

  • Projetos: situações que instigam a curiosidade infantil, exploram suas ideias e hipóteses e auxiliam a criança a encontrar respostas criativas.


Alfabetização no Infantil
Durante a Educação Infantil construímos as
bases do processo de alfabetização. Começamos com o desenvolvimento da consciência fonológica e o conhecimento das letras do próprio nome aos 3 anos, enquanto fazemos registros coletivos de todas as ideias das crianças. Nesse período, também acontece a imersão da criança na literatura, iniciada e complementada com a contação de histórias e as leituras em casa, visando a ampliar o seu repertório cultural e linguístico. O trabalho evolui para a conscientização da relação existente entre os sons que a criança escuta com os desenhos das letras, estes sempre expostos nas paredes da sala de aula.


No final da Educação Infantil, as crianças avançam para a escrita alfabética (i.e., aluno lendo e escrevendo, ainda que com incorreções de ortografia) e a grafia das palavras, antes feita majoritariamente em letra bastão, começa a ser feita também com a letra script (letra de imprensa minúscula). Só a partir do Fundamental I, passamos a priorizar a reflexão ortográfica, que progride de acordo com objetivos de aprendizagem definidos para cada série, e iniciamos e consolidamos a escrita em letra cursiva.


Bilinguismo no Infantil
No Ensino Infantil, nossas crianças são muito expostas ao Inglês para que possam se
acostumar à língua, à pronúncia e ampliar o repertório sócio-cultural no idioma. Por isso, nosso currículo foi desenhado de forma que tenhamos cerca de 70% dos tempos de aula em Língua Inglesa e 30% em Língua Portuguesa, no Infantil 3 e 4, e 60% dos tempos de aula em Língua Inglesa e 40% em Língua Portuguesa, no Infantil 5 - quando começamos a ter maior foco na alfabetização na Língua Portuguesa.


Para apoiar o desenvolvimento do Bilinguismo no segmento, adotamos o IPC (International Primary Curriculum), um currículo internacional e interdisciplinar, que propicia o desenvolvimento de habilidades pessoais e acadêmicas. Baseado na Metodologia de Projetos, ele estimula o levantamento de hipóteses sobre os temas apresentados e promove comparações de um mesmo saber a partir de diferentes óticas disciplinares, desenvolvendo o pensamento crítico, a capacidade investigativa e o prazer pela aprendizagem em nossos alunos. Além disso, a vivência na língua inglesa no infantil também acontece nos momentos de: Welcome time, Music, Visual Arts, Language Arts e Physical Education.


LIV no Infantil
O Laboratório de Inteligência de Vida é o nosso programa de desenvolvimento socioemocional. Na Educação Infantil, o LIV ajuda as crianças a
aprender a nomear e reconhecer suas emoções básicas: medo, alegria, tristeza e raiva e adicionamos o amor, que acreditamos ser fundamental quando pensamos no vínculo familiar.

As crianças são apresentadas a situações vividas em seu dia a dia por meio de histórias desenvolvidas pela autora Mirna Portella e ilustradas pelo premiado Laurent Cardon. Ao longo da leitura, a utilização de fantoches abre o caminho da conversa, deixando as crianças mais à vontade para compartilhar suas experiências. Também trabalhamos com canções que conectam as emoções com os mais diversos ritmos, por meio de canções como: Valsa da Tristeza, Axé do Amor, Baião da Raiva, dentre outras.


Arts & Expression e o Mini Maker no Infantil
Durante o Infantil, o currículo de
Arts and Expression foca no desenvolvimento da coordenação motora e das habilidades sensoriais e emocionais necessárias para a interação na música, sempre em alinhamento com os projetos interdisciplinares.


Physical Education (PE) no Infantil
A Educação Física visa a dar oportunidade à criança de conhecer seu corpo e aprender a se expressar por meio do movimento. Oferecemos
diversas experiências motoras e lúdicas que a permite entender suas possibilidades e limites, respeitar seu corpo e o corpo do outro, respeitar regras básicas e, sobretudo, adquirir o gosto e prazer em se movimentar.


Student Support Services (SSS) no Infantil

Na Escola Eleva, levamos a sério o tema inclusão: acreditamos que todas as crianças e jovens têm o direito de aprender todos os dias em que vão à escola. Por isso, nos dedicamos a promover a aprendizagem de todos os nossos alunos, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, emocionais, linguísticas ou outras, identificando e removendo barreiras. O departamento de Student Support Services (SSS), ou Serviço de Suporte ao Aluno, é responsável por desenvolver esse trabalho e conta com uma equipe profissional de psicopedagogos e de mediadores, além da Coordenação da área.

Uma vez identificado que o aluno precisa ser atendido pela equipe de SSS, é feita uma avaliação mais detalhada. De acordo com essa avaliação, a equipe de psicopedagogos define um Programa Educacional Individual (PEI), no qual são apontados os objetivos específicos e as estratégias sugeridas para cada aluno. Periodicamente, o PEI é revisado para melhor adequação ao progresso do aluno.


Como encaminhar o aluno para o time de SSS?

O encaminhamento do aluno deve ser feito pelos seus responsáveis, professores ou outros profissionais da escola em reunião com a Coordenação de Atendimento. As informações coletadas são encaminhadas e analisadas pelo time de SSS. Uma vez identificada a necessidade de suporte, inicia-se um processo que envolve o SSS e a família do aluno, durante o qual são discutidas as possibilidades de atendimento.