Fundamental II

O Ensino Fundamental II é um período de grande transição física, emocional e também acadêmica. Os alunos saem do mundo mais concreto do Lower School e passam a vivenciar um currículo voltado ao desenvolvimento da capacidade de abstração e aplicação, assim como do protagonismo, colaboração, responsabilidade e ética. Sabemos da importância desse momento na formação dos nossos alunos e estamos atentos para dar os estímulos e suporte necessário a cada etapa dessa transição, brevemente descritas a seguir:

O 6º ano é um período de novidades. Visando à construção da autonomia, nesse momento os alunos assumem a responsabilidade pelas informações e pela resolução de questões do seu cotidiano. O aumento do número de disciplinas e a profundidade acadêmica são desafios iniciais que aos poucos entram na rotina com apoio da Coordenação e dos professores. Aprender como estudar e quando pedir ajuda faz parte desse processo de crescimento, e é tão importante quanto o que se aprende.

No 7º ano, os alunos já dominam o dia a dia das disciplinas e do segmento. Os conteúdos acadêmicos tornam-se mais complexos e interdisciplinares, demandando maior dedicação. A exigência dos professores e o volume de tarefas cresce progressivamente e os alunos necessitam desenvolver habilidades como as de organização e de resiliência. As questões disciplinares passam a ser um tema importante nessa fase. Escola e famílias devem estar empenhadas no desenvolvimento do Respeito e na prevenção do bullying.

O 8º ano é o início do segundo ciclo do Fundamental II. Meninos e meninas estão mais próximos e questões socioemocionais são centrais nesta série. O volume de tarefas e profundidade acadêmica tornam-se ainda mais visíveis, com o Ensino Médio cada vez mais próximo. Essa é uma série em que grandes amizades são nutridas, e juntos, escola e família são responsáveis por fomentar um ambiente em que o valor Bondade seja a base dessas amizades.

No 9º ano, os valores Excelência e Responsabilidade são elevados ao máximo nessa série. Os alunos iniciam as disciplinas de Física e Química, passam a exercer mais escolhas curriculares, debatem temas mais complexos nas Assemblies e começam a ter contato com temas relacionados à carreira profissional e a universidades. A autonomia dos alunos está mais desenvolvida e é explorada pelos professores em projetos acadêmicos cada vez mais complexos.

Dessa forma, o currículo do Ensino Fundamental II se apoia em parâmetros nacionais e internacionais de qualidade, em estratégias de ensino e aprendizagem centradas no aluno, e em recursos tecnológicos que nos permitem diferentes formas de acessar o conhecimento. Buscamos formar alunos mais confiantes e preparados para um Ensino Médio - e para vida! -, capazes de fazer escolhas com consciência, responsabilidade, autonomia e entusiasmo.


Nesta seção, você encontrará informações sobre a rotina escolar e nossos principais processos no Ensino Fundamental II!