Ensino

Metodologia Ativa no Ensino Fundamental II
Metodologia Ativa é um conjunto de estratégias pedagógicas que visam a tornar o aluno ativo na sua aprendizagem. As aulas são majoritariamente participativas, em que o aluno produz e o professor media na maior parte do tempo. Por isso, também usamos o nome Student-Centered Methodology.

Na Escola Eleva, diversas ferramentas da Metodologia Ativa foram incorporadas e adaptadas ao nosso currículo e às nossas práticas de sala de aula, e são características marcantes do nosso ensino. Elas estão presentes na configuração das salas de aula e dos demais espaços da escola, na nossa sequência didática, na política de Avaliação e em diversas estratégias pedagógicas. Abaixo, listamos alguns exemplos de práticas pedagógicas, dentro da perspectiva trazida pela Metodologia Ativa, presentes na nossa escola:


  • Salas de aula: Em uma aula típica, nossos alunos estão sentados em pequenos grupos para facilitar a colaboração no processo de aprendizagem.

  • Learning Objectives: objetivos de aprendizagem são compartilhados com os alunos para estabelecer o foco do dia e permitir que o aluno monitore seu progresso. Eles também são explicitados nas nossas avaliações.

  • Class Debate: investigação e discussão em grupo, incentivando a geração de perguntas e a apresentação em público.

  • Independent Study: tempo individual de leitura, pesquisa ou resolução de problemas. O professor orienta o aluno a exercitar ou explorar o que aprendeu.

  • Peer Conferences: troca entre pares, em que alunos, de posse de critérios de correção definidos pelo professor, comentam e corrigem o trabalho de colegas.

  • Exit ticket: momento em que o aluno demonstra seu nível de proficiência no objetivo de aprendizagem da aula ao final da sessão. Isso permite ao aluno receber um feedback específico do professor e, assim, fazer os ajustes necessários no seu processo de aprendizagem.

  • Projetos: situações que instigam em nossos alunos a curiosidade, colaboração, criatividade, resolução de problemas e a aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula no mundo à sua volta.

Bilinguismo no Ensino Fundamental II
Durante o Upper School, que compreende o Ensino Fundamental II e o Médio, nosso principal objetivo é desenvolver em nossos alunos a proficiência na Língua Inglesa em diferentes contextos (sociais e acadêmicos) e habilidades (listening, speaking, reading e writing), ampliando, assim, suas fontes de pesquisa e a capacidade de produção. Trabalhamos o Inglês a partir da abordagem de Aprendizado Integrado de Conteúdo e Idioma, de forma que as habilidades de conteúdo e de linguagem sejam desenvolvidas nas disciplinas lecionadas em Inglês, e utilizamos padrões internacionais de qualidade para definir os objetivos de linguagem.


Por isso, no Ensino Fundamental II, além das aulas de Language Arts que aprimoram a leitura e escrita fluente na Língua Inglesa, oferecemos outras disciplinas em Inglês para expor, progressivamente, os alunos à linguagem acadêmica mais avançada. Essa metodologia é denominada de scaffolding e atualmente aplicamos em Arts & Expression, Physical Education e Creative Tech além da possibilidade de disciplinas como World History, Science e Math.

Assim, os alunos têm cerca de 40% das aulas lecionadas em Inglês e 60%, em Português, distribuídas de forma diferenciada em cada ano conforme mostra a tabela abaixo (última edição em 11/05/2022):

LIV no Ensino Fundamental II
O Laboratório de Inteligência de Vida (LIV) é o nosso programa de desenvolvimento socioemocional. No Fundamental II, além da maior cobrança em relação ao estudo formal, os alunos vivenciam um momento repleto de transformações físicas e emocionais, característico da adolescência. Por isso, nessa fase, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais se torna ainda mais indispensável.

O currículo para essa faixa etária é pautado em seis habilidades pessoais e interpessoais principais, são elas: perseverança, criatividade, pensamento crítico, proatividade, comunicação, e colaboração. Para engajar nossos alunos e alunas no desenvolvimento dessas habilidades, passamos a ter um professor especialista da disciplina e trabalhamos com temáticas e ferramentas conectadas com a linguagem dos alunos como jogos, projetos e os seriados audiovisuais produzidos para cada ano.


Physical Education (PE) no Ensino Fundamental II
A Educação Física na Escola Eleva tem como objetivo promover aos alunos a oportunidade de conhecer o seu potencial físico, e entendê-lo como mais um instrumento de fortalecimento, desenvolvimento e intercâmbio com o mundo.

Nosso currículo de PE contempla cinco grandes disciplinas: esportes, jogos, dança, artes marciais e ginástica. A partir do 7º ano, além dessas disciplinas, começamos também os times esportivos da escola, com os quais nossos alunos têm a oportunidade de representar sua turma e criar vínculos, além de se tornarem pessoas capazes de superar adversidades dentro e fora de campo.

Para alunos que tenham interesse em participar das nossas equipes, solicitamos a leitura do Eleva Sports Policy (disponibilizado no 2° semestre).


Arts & Expression no Ensino Fundamental II

O currículo de Arts & Expression do Fundamental II engloba 5 disciplinas: Music Band, Musical Production, Visual Arts, Drama e Digital Arts, sendo esta última oferecida nos dois primeiros anos. Durante o 6º ano, os alunos têm a oportunidade de vivenciar todas as matérias do currículo, que variam a cada bimestre. A partir do 7º ano, eles passam a escolher uma disciplina do currículo para se dedicar durante o ano.


Creative Technology no Ensino Fundamental II
A disciplina de Creative Technology possui um currículo próprio, guiado por diretrizes internacionais, que engloba quatro grandes eixos temáticos: Media, Maker, Coding e Digital Literacy. O currículo é aplicado de maneira a desenvolver um repertório de habilidades e conhecimentos em tecnologia, engenharia, design de produto, pensamento computacional e criatividade.


No Ensino Fundamental II, as aulas seguem sendo estruturadas a partir da metodologia baseada em projetos (PBL - Project Based Learning) e dos princípios do Design Thinking. Os alunos trabalham na construção de soluções para resolver problemas reais que afetam suas comunidades, além de definir metas pessoais de aprendizagem. As aulas acontecem duas vezes por semana, em diferentes espaços como na sala de aula, no Makerspace, no Media Lab ou no estúdio, de acordo com os objetivos propostos. Além da disciplina no horário regular, os alunos têm a possibilidade de diversificar ou aprofundar seu aprendizado nas Eletivas.


Encontre mais informações sobre a disciplina de Creative Technology, seu currículo, eixos etc. no site http://tech.escolaeleva.com.br.


Student Support Services (SSS) no Ensino Fundamental II

Na Escola Eleva, levamos a sério o tema inclusão: acreditamos que todas as crianças e jovens têm o direito de aprender todos os dias em que vão à escola. Por isso, nos dedicamos a promover a aprendizagem de todos os nossos alunos, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, emocionais, linguísticas ou outras, identificando e removendo barreiras. O departamento de Student Support Services (SSS), ou Serviço de Suporte ao Aluno, é responsável por desenvolver esse trabalho e conta com uma equipe de profissionais de psicopedagogos e mediadores, além da Coordenação da área.

Uma vez identificado que o aluno precisa ser atendido pela equipe de SSS, é feita uma avaliação mais detalhada. De acordo com essa avaliação, a equipe de psicopedagogos define um Programa Educacional Individual (PEI), no qual são apontados os objetivos específicos e as estratégias sugeridas para cada aluno. Periodicamente, o PEI é revisado para melhor adequação ao progresso do aluno.


Como encaminhar o aluno para o time de SSS?

O encaminhamento do aluno deve ser feito pelos seus responsáveis, professores ou outros profissionais da escola em reunião com a Coordenação de Atendimento. As informações coletadas são encaminhadas e analisadas pelo time de SSS. Uma vez identificada a necessidade, inicia-se um processo que envolve o SSS e a família do aluno, durante o qual são discutidas as possibilidades de atendimento.