Ensino

Metodologia Ativa no Ensino Fundamental I

Metodologia Ativa é um conjunto de estratégias pedagógicas que visam a tornar o aluno ativo na sua aprendizagem. As aulas são majoritariamente participativas, em que o aluno produz e o professor media na maior parte do tempo. Por isso, também usamos o nome Student-Centered Methodology.

Na Escola Eleva, diversas ferramentas da Metodologia Ativa foram incorporadas e adaptadas ao nosso currículo e às nossas práticas de sala de aula, e são características marcantes do nosso ensino. Elas estão presentes na configuração das salas de aula e dos demais espaços da escola, na nossa sequência didática, na política de Avaliação e em diversas estratégias pedagógicas. Abaixo, listamos alguns exemplos de práticas pedagógicas, dentro da perspectiva trazida pela Metodologia Ativa, presentes na nossa escola:


  • Salas de aula: Em uma aula típica, nossos alunos estão sentados em pequenos grupos para facilitar as discussões e trocas de aprendizagem.

  • Learning objectives: objetivos de aprendizagem são compartilhados com os alunos para estabelecer o foco do dia e permitir que as crianças monitorem seu progresso. Eles também são explicitados nas nossas avaliações.

  • Class Debate: investigação e discussão em grupo, incentivando a geração de perguntas e a apresentação em público.

  • Mini Lessons: momento de sistematizar e estruturar o conhecimento dentro da sequência didática, liderado pelo professor.

  • Independent Study: tempo individual de leitura, pesquisa ou resolução de problemas. O professor orienta o aluno a exercitar ou explorar o que aprendeu.

  • Peer Conferences: troca entre pares, em que alunos, de posse de critérios de correção definidos pelo professor, comentam e corrigem o trabalho de colegas.

  • Exit Ticket: momento em que o aluno demonstra se atingiu os objetivos de aprendizagem, de preferência com feedback. Acreditamos em feedback constante e específico ao longo de todo o processo de aprendizagem.

  • Projetos: situações que instigam a curiosidade do aluno, exploram suas ideias e hipóteses e o auxiliam a encontrar respostas criativas.

Alfabetização no Ensino Fundamental I

Os primeiros anos do Ensino Fundamental I são muito importantes para a consolidação da escrita alfabética (aluno lendo e escrevendo, ainda que com incorreções de ortografia), iniciada na Educação Infantil. Até o final do 1° ano as crianças consolidam a aprendizagem da escrita em Língua Portuguesa, e até o final do 2° ano, em Língua Inglesa. A partir de então, começamos um trabalho de produção textual e aprimoramento contínuo das competências de leitura e escrita.

A tabela a seguir ilustra as principais etapas e conquistas que os nossos alunos vivenciam na sua trajetória de apropriação do sistema da escrita e formação de leitor e escritor.

Conquistas importantes no processo de Alfabetização e Letramento que se concretizam nos primeiros anos do Fundamental I

Conforme mostra a figura acima, uma etapa começa antes da anterior estar totalmente sistematizada (momento em que a professora apresenta o conteúdo estruturado sobre aquele objetivo de aprendizagem), e consolidada (quando a criança exercita o conteúdo em novas situações de diferentes complexidade). As reflexões mais sofisticadas da etapa seguinte ajudam a sistematizar as etapas anteriores.

Bilinguismo no Ensino Fundamental I
Para apoiar o desenvolvimento do Bilinguismo no segmento, adotamos o IPC (International Primary Curriculum), um currículo internacional e interdisciplinar, que propicia o desenvolvimento de habilidades pessoais e acadêmicas. Baseado na Metodologia de Projetos, ele estimula o levantamento de hipóteses sobre os temas apresentados e promove comparações de um mesmo saber a partir de diferentes óticas disciplinares, desenvolvendo o pensamento crítico, a capacidade investigativa e o prazer pela aprendizagem em nossos alunos. Além disso, a vivência na língua inglesa no infantil também acontece nos momentos de: Welcome time, Music, Visual Arts, Language Arts e Physical Education.

Além disso, os alunos têm aproximadamente 50% de seus tempos de aulas lecionados em inglês, e 50% em português, distribuídos da seguinte forma:

Creative Technology no Ensino Fundamental I
A disciplina de Creative Technology possui um currículo próprio, guiado por diretrizes internacionais, que engloba quatro grandes eixos temáticos: Media, Maker, Coding e Digital Literacy. O currículo é aplicado de maneira a desenvolver um repertório de habilidades e conhecimentos em tecnologia, engenharia, design de produto, pensamento computacional e criatividade.

No Fundamental I, os alunos se envolvem em processos criativos, explorando ferramentas manuais e digitais com segurança e responsabilidade, para desenvolver protótipos e produtos que reconhecem seus desejos e necessidades. As aulas são ministradas em inglês e estruturadas a partir da Metodologia Baseada em Projetos (Project Based Learning - PBL).

Do 1º ao 3º ano, os alunos têm em média um tempo de Creative Tech por semana e, no 4º ao 5º ano, eles passam a ter dois tempos por semana. As aulas ocorrem em diferentes espaços de acordo com os objetivos propostos. Além da disciplina no horário regular, os alunos têm outras oportunidades para diversificar ou aprofundar seu aprendizado com atividades no Flex.

Encontre mais informações sobre a disciplina de Creative Technology, seu currículo, eixos etc. no site http://tech.escolaeleva.com.br.


LIV no Ensino Fundamental I
O Laboratório de Inteligência de Vida é o nosso programa de desenvolvimento socioemocional. No Fundamental I, os alunos já são capazes de reconhecer e nomear sentimentos mais complexos que foram explorados ao longo do Ensino Infantil, como: ciúme, frustração, animação e arrependimento. Nesse segmento, damos mais um passo em direção ao autoconhecimento, e trabalhamos três outros importantes pilares da teoria do psicólogo Daniel Goleman: autorregulação, relacionamento e empatia.


Arts & Expression no Ensino Fundamental I
O currículo de Artes da Escola Eleva parte do princípio de que cada aluno é um artista. Entendemos que o processo de produção artística é essencial para o desenvolvimento da capacidade de expressão e da criatividade, os grandes objetivos do programa. No Ensino Fundamental I, as aulas de Artes são destinadas à experimentação e à manipulação de diversas técnicas e métodos artísticos utilizando o IPC de forma transversal aos outros programas.


Physical Education (PE) no Ensino Fundamental I
Na Escola Eleva, além do conhecimento dos benefícios da atividade física e bem-estar dos indivíduos, propomos a diversificação de experiências motoras, que abrangem os principais conteúdos da Educação Física Escolar, tais como os esportes olímpicos e paralímpicos, jogos e brincadeiras, dança, lutas e ginástica. Adotamos uma proposta pedagógica inclusiva e global, de forma a permitir que os alunos reconheçam em seu corpo mais uma ferramenta de troca com o mundo.


Global Citizenship no Ensino Fundamental I
Global Citizenship é trabalhado no Fundamental I por meio do currículo de IPC, que tem uma forte ênfase em International Mindedness, isto é, na habilidade de se perceber parte de um mundo maior, reconhecendo e celebrando as diversidades, e agindo por si e pelo outro. Nos temas trabalhados no IPC, nossos alunos debatem e refletem, informando-se, dentro das possibilidades da série, sobre as questões da atualidade ao redor do mundo. Além disso, nos Eleva Action Days (eventos promovidos internamente pela Escola) complementa-se o trabalho feito em sala de aula, e os alunos são engajados em causas reais, promovendo desde cedo a cidadania consciente e fortalecendo os nossos valores: Responsabilidade, Respeito e Bondade.


Student Support Services (SSS) no Ensino Fundamental I

Na Escola Eleva, levamos a sério o tema inclusão: acreditamos que todas as crianças e jovens têm o direito de aprender todos os dias em que vão à escola. Por isso, nos dedicamos a promover a aprendizagem de todos os nossos alunos, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, emocionais, linguísticas ou outras, identificando e removendo barreiras. O departamento de Student Support Services (SSS), ou Serviço de Suporte ao Aluno, é responsável por desenvolver esse trabalho e conta com uma equipe de profissionais de psicopedagogos e mediadores, além da Coordenação da área.

Uma vez identificado que o aluno precisa ser atendido pela equipe de SSS, é feita uma avaliação mais detalhada. De acordo com essa avaliação, a equipe de psicopedagogos define um Programa Educacional Individual (PEI), no qual são apontados os objetivos específicos e as estratégias sugeridas para cada aluno. Periodicamente, o PEI é revisado para melhor adequação ao progresso do aluno.


Como encaminhar o aluno para o time de SSS?

O encaminhamento do aluno deve ser feito pelos seus responsáveis, professores ou outros profissionais da escola em reunião com a Coordenação de Atendimento. As informações coletadas são encaminhadas e analisadas pelo time de SSS. Uma vez identificada a necessidade, inicia-se um processo que envolve o SSS e a família do aluno, durante o qual são discutidas as possibilidades de atendimento.