BIBLIOTECA

O ano letivo 2023/2024 foi mais um ano desafiante e enriquecedor na biblioteca escolar Brotero, que procurou assumir a sua missão de centro de recursos da escola, como um espaço físico e digital onde a leitura, pesquisa, investigação, reflexão, lazer e pensamento crítico se desenvolvem, mas também um ambiente dinâmico, versátil, acolhedor, inclusivo, onde todos e todas têm lugar. Assim, ao longo do presente ano letivo, a Biblioteca Brotero dinamizou com dedicação e empenho um conjunto de atividades e projetos que procuraram articular com as diferentes áreas curriculares e contribuir para a formação integral dos alunos e alunas.

OS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL NA BIBLIOTECA BROTERO

No âmbito das comemorações do cinquentenário do 25 de abril foram desenvolvidas três atividades muito acarinhadas.

Ao longo do mês de Fevereiro, a biblioteca Brotero recebeu a exposição itinerante da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) «Livros Proibidos durante o Estado Novo». A partir desta realizou sessões de exploração, com o objetivo de dar a conhecer a história social e política do país, através de obras censuradas. No dia 1 de fevereiro - Dia Mundial da Leitura em Voz Alta, em articulação com o Projeto Cultural da Escola e a colaboração de alguns alunos/as e professoras, a biblioteca dinamizou nas salas de aula momentos de leitura em voz alta de excertos de livros censurados integrantes da exposição.

No mês de abril a biblioteca Brotero apresentou à comunidade escolar um momento cultural - quadros poéticos - designado «Esta é a madrugada que eu esperava», protagonizado por sete alunos/as da nossa escola. Tratou-se de uma atividade de interpretação poética e representação bastante apreciada e elogiada, que conduziu os espectadores numa viagem ao tempo da ditadura e da revolução. Para além das sessões proporcionadas a diversas turmas em horário escolar, foi também realizada no dia 30 de abril, às 21:00h, no auditório da escola, uma apresentação aberta à comunidade e divulgada online, em direto pela Brotero TV. Ainda com início em abril, a biblioteca preparou a exposição interativa «Quem a tem Chama-lhe sua: Liberdade, tendo como referência a obra A vida social das coisas escrita por Alberto Muñoz e Mundos por Dentro e ilustrado por Tiago Albuquerque.


Daniela Oliveira

Professora Bibliotecária

LITERACIA DA INFORMAÇÃO NA BIBLIOTECA BROTERO

Sendo a literacia da informação e dos media uma área cada vez mais relevante, a biblioteca Brotero reforçou as suas ações neste domínio, dando continuidade ao projeto WEIWE(R)BE iniciado na nossa escola no ano letivo 2021-2022, cumprindo os objetivos a que se propôs: envolver um maior número de turmas, nomeadamente de 10º ano e do Ensino Profissional. Para além disso, a biblioteca escolar promoveu uma sessão sobre desinformação com a jornalista Dina Margato e participou novamente no Oeiras Internet Challenge - OIC, um concurso para o desenvolvimento de competências digitais e de literacia da informação. Este conjunto de iniciativas permitiu à  nossa escola ver reconhecido, pelo segundo ano consecutivo, o seu trabalho desenvolvido neste âmbito, através da atribuição do Selo WEIWE(R)BE 2023-2024.


Daniela Oliveira

Professora Bibliotecária

LEITURAS NA BIBLIOTECA

Este ano letivo, em articulação com os/as professores/as do grupo disciplinar de Português, foram dinamizadas sessões do Projeto de Leitura, desenvolvido com o objetivo de proporcionar um contacto sensorial com os livros, de temáticas e géneros literários diversificados. Destaca-se também a participação no Desafio Concelhio de Leitura - Dar Voz aos alunos, no qual a nossa aluna, Catarina Oliveira, do 10.º 1F,  representou a escola, com grande mérito, na prova de palco da Fase Municipal.

 

Leituras com arte na Brotero

 

Foi dada continuidade ao projeto “Leituras com arte” iniciado no ano letivo anterior. Este ano, imbuídos nas comemorações do 25 de abril, a obra selecionada foi «À procura da manhã clara», da autoria de Ana Cristina Silva,  Os/as alunos/as das quatro turmas do 11.º e 12º anos de Artes Visuais, a partir da leitura de excertos do livro,  produziram ilustrações no âmbito da disciplina de Desenho A, trabalhos que  integraram a exposição «Quem a tem chama-lhe sua: Liberdade. Este projeto possibilitou ainda a sua participação na atividade Encontros + com arte que proporcionou um encontro com a escritora.

 

Clube de Leitura - «Amigos entre Livros»

 

A criação de um Clube de Leitura na escola, surgiu no âmbito de uma candidatura do Plano Nacional de Leitura – PNL. O Clube de leitura da biblioteca Brotero designa-se «Amigos entre livros», é aberto a toda a comunidade e visa a dinamização, partilha e criação de hábitos de leitura. Neste contexto, e com pequenos grupos, a biblioteca criou momentos/ espaços de encontro e interação dedicados à partilha e socialização da leitura. Sendo a biblioteca um espaço privilegiado e para todos, um dos grupos foi formado com os alunos e professoras do CAA, com o objetivo de promover o acolhimento, bem-estar e inclusão de alunos de Educação Especial, bem como a igualdade de oportunidades no acesso ao conhecimento  e práticas integradoras.

Estamos conscientes de que o clube «Amigos entre Livros» deu timidamente os seus primeiros passos, pelo que reiteramos o convite à comunidade escolar a participar, relembrando que a  leitura não tem de ser uma atividade solitária.


Daniela Oliveira

Professora Bibliotecária

AS LÍNGUAS MATERNAS NA BROTERO

No âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, em articulação com a Equipa de Educação Bilingue e o Centro de Apoio à Aprendizagem, a Biblioteca Escolar dinamizou uma exposição e uma tertúlia para comemorar e valorizar a multiculturalidade da nossa escola. No dia 21 de maio, Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, participaram na tertúlia 24 alunos/as e 9 professores/as que, com grande entusiasmo, partilharam numa conversa informal e de proximidade, singularidades das dezassete nacionalidades de origem. Esta atividade contou ainda com a presença de um antigo aluno da nossa escola, de nacionalidade ucraniana, para testemunhar a sua experiência de aprendizagem da língua portuguesa e a sua integração na comunidade escolar e no país.