Num momento em que as aulas deixaram de ser presenciais e passaram a ser realizadas a distância, várias plataformas e serviços da Internet estão a ser usados por professores e alunos como um meio educacional valioso, para que todos continuem conectados e a interagir. Ciente de que, atualmente, parte do nosso dia é passado online, a Direção-Geral da Educação, alerta para a importância de cuidados a ter na utilização de ferramentas e serviços de Internet, sugerindo um conjunto de iniciativas e recursos de sensibilização de Educação para a Cidadania Digital. Disponibiliza ainda um conjunto de recomendações e de orientações, a ter em conta na utilização das tecnologias de suporte ao ensino a distância e destaca serviços de apoio essenciais na prevenção de situações de risco online, que crianças e jovens podem enfrentar.
A partir das histórias divulgadas durante as duas temporadas do Podcast ZigZaga na Net, que integra a programação da Rádio ZigZag, foram desenvolvidos dois livros de aventuras: o livro ZigZaga na Net, uma das recomendações de leitura do Plano Nacional de Leitura (PNL 2027); e o ZigZaga na Net Novas Aventuras, ambos da autoria de Fátima Effé (o primeiro, com ilustrações de Ana Seixas e o segundo ilustrado por João Rodrigues).
Recorde-se que estão também disponíveis online os 60 episódios do Podcast ZigZaga na Net, integrando um programa de rádio juvenil, direcionado a alunos com idades compreendidas entre os 5 e os 9 anos, e que podem ser utilizados como recursos de sensibilização para abordar várias questões relacionadas com a promoção da Cidadania Digital.
Dirigidos às crianças do pré-escolar e aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB), estes recursos foram desenvolvidos no âmbito de uma parceria entre o Centro Internet Segura (Centro Nacional de Cibersegurança) e SeguraNet (Direção-Geral da Educação) — Centros de Sensibilização do Consórcio Centro Internet Segura — e a Rádio ZigZag (RTP). Devido à pertinência das temáticas abordadas, sugere-se a sua divulgação junto dos docentes da educação pré-escolar e do 1.º CEB, da comunidade educativa, em geral, através dos diretores de turma ou outros docentes que contactam, de forma mais direta com os pais e encarregados de educação. De notar que poderão também ser do interesse de outras entidades, nomeadamente autarquias, associações juvenis, entre outros.
Embaixador Digital"O projeto SeguraNet, da Direção-Geral da Educação, acaba de lançar uma coleção de cartazes que, sob o título “5 Dicas”, apresentam sugestões de comportamento em ambiente digital para o exercício de uma cidadania saudável.
Esta iniciativa tem como objetivo sensibilizar os alunos para as temáticas da cidadania digital, tais como cuidados a ter com os dados pessoais, respeito pelos direitos de autor, conhecimento das regras de Netiqueta, dependência na Internet, cuidados com a segurança do computador e importância das cópias de segurança.
Oportunamente, estes recursos em formato impresso serão enviados a todos os estabelecimentos de ensino público com 2.º Ciclo."
In https://www.dge.mec.pt/noticias/tic-na-educacao/seguranet-lanca-cartazes-5-dicas-destinados-aos-alunos-do-2o-ciclo-ebA Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, encontra-se a promover a campanha informativa "O que Pais e Educadores precisam de saber sobre as Aplicações Suportadas por IA".
João Martins, Engenheiro Informático e Embaixador Europeu Better Internet for Kids, faz algumas recomendações dirigidas aos alunos, sobre a utilização destas aplicações
Marco Neves, professor de Informática e formador, faz algumas recomendações dirigidas aos pais e educadores, sobre a utilização destas aplicações.
Pode consultar outra documentação de referência sobre Inteligência Artificial e a Educação em:
ONU
Secretary-General's Press Briefing on Policy Brief on Information Integrity on Digital Platforms
Supporting global cooperation on artificial intelligence
Conselho da Europa
Artificial Intelligence and Education
Comissão Europeia
Orientações Éticas para Educadores sobre a utilização de Inteligência Artificial (IA) e de Dados no Ensino e na Aprendizagem (disponível em PT)
Artificial Intelligence and the future of education
UNESCO
Beijing Consensus on Artificial Intelligence and Education
In https://www.seguranet.pt/pt/campanha-aplicacoes-suportadas-ia