"O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu e o DigCompOrg. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.
(...)
A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá considerar que a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação
terá um papel determinante no alicerçar da integração transversal das tecnologias de informação e comunicação. Com esta integração pretende-se potenciar os processos de inovação através do digital, nas escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade. Nesse sentido, deverão ser definidas metas e planeadas ações para concretizar o Plano, bem como mecanismos de monitorização que possam aferir o progresso e verificar os resultados, como fatores fundamentais para o sucesso da Escola."
Como instrumento estratégico que reúne informações sobre os meios tecnológicos existentes, o grau de competências digitais da comunidade educativa, este documento identifica, também, uma visão e ações estratégicas orientadas para uma melhor gestão e aproveitamento dos recursos tecnológicos. No AE AAL a aposta da Equipa PADDE passa por:
gestão de novos recursos;
projetos orientados para a transição digital,
atividades de capacitação para docentes, assistentes operacionais, discentes e encarregados de educação.
Tratando-se de um documento aberto e em permanente atualização, nesta página irão encontrar-se os documentos que presidem ao trabalho realizado pela Equipa PADDE.