Propostas para a pesquisa e pós-graduação, a iniciação científica e a inovação

1. Discutir de forma ampla com a comunidade universitária e aprovar no Conselho Universitário, o Plano Estratégico de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG como desdobramento do PDI, com a revisão dos instrumentos normativos e previsão orçamentária anual dedicada às suas ações.

2. Definir e implementar uma estratégia institucional de presença e incidência da UEG no Conselho e nos editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), de forma a expandir o fomento a projetos da Universidade.

3. Pactuar com os atuais Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UEG, um Plano de Ação e Recursos para assegurar as condições de elevação do Conceito CAPES, incluindo a adequação às novas diretrizes e sua internacionalização.

4. Incentivar a formação de Grupos de Pesquisa, apoiar os já existentes e estruturá-los com vistas à sua vinculação a atuais e novos laboratórios, cursos e programas de pós-graduação, bem como desenvolvimento de projetos de iniciação científica e de pesquisa aplicada, oferta de serviços, produção científico-tecnológica e inovação patenteável com visão regionalizada.

5. Fortalecer o Programa de Iniciação Científica da UEG, com ênfase no incentivo à descentralização de projetos e sua integração com demandas prioritárias da sociedade.

6. Fomentar a pesquisa básica e aplicada e a produção científica e tecnológica inovadora, retomando o auxílio a publicações, o apoio à criação e manutenção de periódicos, a promoção e participação em eventos, geração e o registro de patentes.

7. Pactuar com os atuais coordenadores de Laboratórios e Centros de Pesquisa da UEG, um Plano de Ação, Estratégia Administrativa e Recursos para assegurar as condições de estruturação institucional, oferta de técnicos, equipagem, manutenção e serviço.

8. Fomentar a criação de no mínimo cinco novos Programas de Pós-Graduação em nível de Mestrado e três de Doutorado.

9. Fortalecer a Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação, reestruturar a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia e o Programa de Incubadoras da UEG, com vistas à sua integração às políticas de ensino, pesquisa e extensão e ao fomento das relações de pesquisa e inovação da Universidade com o setor empresarial.