Perspectivas para os próximos anos da UEG
Perspectivas para os próximos anos da UEG
Dentro do período 2021/2025 de mandato de reitor, a UEG celebrará seus 25 anos: Jubileu de Prata. Este é um marco histórico para o projeto de Universidade Pública Estadual forte, significativa e de qualidade dos próximos anos.
Por isso, neste período, se eleito for minha atuação como reitor será concentrada em superar as dificuldades institucionais e orçamentárias atuais e promover um amplo processo de repactuação do enfoque e das prioridades da UEG para o futuro.
Proponho e considero necessário agir nessa direção, tendo em vista os complexos desafios a que a Educação Superior Pública enfrenta neste momento em todo o país, somados às incertezas e influências que o momento atual da pandemia de COVID-19 e o período pós-pandemia exercem sobre a vida em sociedade.
Assim, como coluna vertebral das propostas que apresento neste momento à Comunidade Universitária da UEG e à sociedade, promoverei a valorização e o respeito às pessoas que formam a UEG (discentes, docentes e técnicos). Somente exercendo o sentido de serviço na reitoria e promovendo o sentido de pertença e a vontade de participar das pessoas, será possível aproveitar o potencial que as ferramentas de planejamento e gestão, assim como os recursos e a estrutura disponíveis oferecem, para promover o reencontro da UEG consigo mesma.
Com este espírito, também creio que possamos reanimar os espaços colegiados de discussão e participação democrática na UEG, repactuando os objetivos e resultados que nos propomos a alcançar enquanto Universidade Pública e que afirmamos colaborar com o povo goiano para o seu desenvolvimento local e regional com dignidade.
Para operar estas perspectivas, submeto à análise da Comunidade Universitária um conjunto de propostas mínimas para o mandato de reitor, organizando-as em dez categorias:
I. Apoio e valorização da vida estudantil
II. Ensino e a aprendizagem
III. Pesquisa e pós-graduação, a iniciação científica e a inovação
IV. Extensão universitária e o relacionamento com egressos
V. Gestão e a governança
VI. Fortalecimento institucional e autonomia universitária
VII. Estratégia, planejamento e orçamento
VIII. Valorização dos servidores e gestão de pessoas
IX. Gestão democrática e transparência
X. Infraestrutura e logística de apoio acadêmico
A seguir, apresento o rol de propostas detalhadas para cada uma delas.