Propostas para o ensino e a aprendizagem


1. Promover a Cultura da Paz, a Valorização da Diversidade e os Direitos Humanos como pilares da vida, da convivência e da formação acadêmica na UEG.

2. Discutir de forma ampla com a comunidade universitária e atualizar o Projeto Político Pedagógico Institucional (PPI) da UEG.

3. Constituir um Grupo de Trabalho de Apoio, fortalecer os NDE’s e estimular a atualização do Projeto Pedagógico dos Cursos de Graduação e Pós-graduação, considerando as novas Diretrizes Curriculares Nacionais, as necessidades dos estudantes, o pós-pandemia e a dinâmica do mundo do trabalho, contemplando a inovação, o empreendedorismo, a sustentabilidade e os direitos humanos.

4. Discutir de forma ampla com a comunidade universitária e aprovar no Conselho Universitário, o Plano Estratégico de Fortalecimento Institucional, Parcerias e Investimentos na Infraestrutura aos Cursos de Graduação da UEG[1], como desdobramento do PDI, com a e previsão orçamentária anual e indicação de prioridades de alta urgência, tais como o caso da Medicina, assim como das licenciaturas, bacharelados e superiores de tecnologia.

5. Trazer para o Conselho Universitário, o amadurecimento e o encaminhamento decisório sobre as medidas a serem implementadas em relação ao vestibular e aos cursos de graduação que não atendam aos critérios do Estatuto da UEG, em conjunto com a definição de critérios para a migração de docentes.

6. Assegurar aos Institutos Acadêmicos, as condições de infraestrutura, pessoal e material para o seu funcionamento e interação colaborativa com os Câmpus, Unidades Universitárias e a agenda acadêmica por eles implementada.

7. Fortalecer e ampliar o alcance do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) junto às regiões de Goiás, vislumbrando expandir o conhecimento e o acesso da sociedade às iniciativas e resultados da Universidade.

8. Investir na formação de competências e em indicadores internos de Avaliação Institucional contínua da gestão universitária, assim como dos processos de ensino-aprendizagem em todas as modalidades, visando elevar a posição da UEG nos ranking’s de instituições e cursos (Índice Geral de Cursos – IGC e os Conceitos Preliminares de Cursos CPC's da UEG).

9. Ampliar e Fortalecer o Programa Institucional de Bolsas de Monitoria, PIBID e Residência Pedagógica nos cursos, estimulando experiências entre orientadores e bolsistas/voluntários entre os Câmpus e Unidades Universitárias.

10. Articular políticas educacionais (programas de bolsas, monitoria, relacionamento com egressos, apoio discente, aplicativo de celular, programação de eventos acadêmicos, etc.) em um Plano de Permanência e Sucesso Acadêmico, que promova o vínculo de estudantes e assegure condições preventivas à evasão.

11. Consolidar o CEAR como órgão estratégico de ensino-aprendizagem da UEG, pactuando com a Comunidade Universitária suas estratégias de serviço e seu portfólio diante da natureza multicampi da UEG, da sua configuração Institucional advinda das reformas recentes e dos desafios do pós-pandemia e dos modelos de ensino-aprendizagem à distância e híbrido.

12. Implementar um Grupo Permanente de Estudos e Metodologias para Apoio e Formação dos Docente e, a partir da indicação de demandas da Comunidade Acadêmica e das estratégias da UEG, processos formação continuada de docentes: ciclos de palestras, fóruns de discussão, capacitação em metodologias ativas e geração de conteúdo didático, com possibilidade de participação presencial ou à distância.

13. Modernizar e equipar os laboratórios de ensino, de informática e de aplicações da UEG com mobiliário, hardware e softwares de apoio à aprendizagem e pesquisa, de acordo com as características dos cursos.

14. Implantar a Biblioteca Central Digital da UEG com portal integrado para acesso a coleções contratadas, base de dados de obras físicas, acervo próprio digitalizado e catalogado de periódicos da Instituição, assegurando infraestrutura e demais recursos de acesso e uso nos Câmpus e Unidades Universitárias.

15. Promover melhorias e a integração entre os Sistemas de Informação dos Cursos de Graduação (Fênix) e da Pós-graduação.

16. Intensificar e consolidar o fomento às ações de inclusão e diversidade, por meio do Núcleo Estudos e Pesquisas de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas e diversidade.

17. Promover a oferta de cursos de Licenciatura para os professores bacharéis que tiverem interesse.

18. Fortalecer o Núcleo de Seleção, a TV/Rádio UEG e a Editora UEG e valorizá-los como órgãos fundamentais de apoio ao ensino-aprendizagem.



[1] Vislumbra-se que este Plano Estratégico contemple a estruturação laboratórios de ensino; climatização, mobiliário e equipamentos multimídia em salas de aula; estúdios de geração de conteúdo didático nos Câmpus e Unidades Universitárias.