Estratégia, planejamento e orçamento
1. Elaborar o planejamento estratégico da UEG para cinco anos com ampla participação e protagonismo da comunidade acadêmica, consolidando-o na forma do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), integrando as dimensões acadêmico-pedagógica e gerencial.
2. Assegurar que as características locais quanto ao território, as condições e o potencial dos Câmpus e Unidades Universitárias, sejam critérios efetivos de planejamento e gestão da UEG, visando reduzir desigualdades internas e promover o amadurecimento e a qualidade acadêmica.
3. Implantar um modelo de Gestão Intensiva de Processos e Projetos Prioritários da UEG entre Administração Central, Institutos Acadêmicos, Câmpus e Unidades Universitárias, em sintonia com os órgãos estratégicos à UEG no Governo Estadual.
4. Fomentar o pensamento estratégico na UEG e adotar o modelo de melhoria contínua e qualidade na gestão universitária, com indicadores de desempenho e resultado alimentados e acompanhados de maneira participativa.
5. Articular junto à Assembleia Legislativa e ao Governo Estadual, a ampliação do orçamento de custeio e de investimentos da UEG, assim como um mecanismo de reserva financeira entre exercícios anuais e recebimento de recursos de royalties, doações e serviços prestados.
6. Retomar as estratégias e boas práticas de captação de recursos, celebração e execução de convênios e parcerias da UEG, em sintonia com a Superintendência Central de Captação de Recursos do Governo Estadual.
7. Vincular uma Fundação de Apoio à UEG a partir dos instrumentos normativos de credenciamento já disponíveis e de condições de viabilidade complementares, em apoio à Administração Central e à ação descentralizada da UEG nos Câmpus e Unidades Universitárias.
8. Amadurecer os fluxos de funcionamento da UEG, assim como a definição de funções e competências dos órgãos da estrutura básica, complementar e suplementar da UEG pós-novo Estatuto, promovendo a atuação complementar entre Administração Central, Institutos Acadêmicos, Câmpus e Unidades Universitárias.
9. Articular a implantação de gerências nas Pró-Reitorias de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação e Extensão, visando dotá-las de maiores e melhores condições para atuação de técnico-administrativos nas atividades meio que viabilizam as atividades fins da UEG.
10. Fortalecer as boas práticas já disponíveis e implementar estratégias de agilidade, participação local, economicidade e qualidade nas compras públicas da UEG.