Fortalecimento institucional e autonomia universitária

1. Cultivar o relacionamento institucional proativo e de qualidade, o diálogo diplomático e a atuação de parceria da UEG com a Assembleia Legislativa, a Bancada Parlamentar Federal, o Governo do Estado de Goiás, o Governo Federal e dos municípios goianos, as organizações pares da Universidade e de articulação acadêmica, da sociedade civil, de representação dos servidores e discentes, em favor da autonomia e da valorização da UEG.

2. Conduzir a UEG como órgão de Estado a serviço da sociedade, disponível ao debate de interesse socioeconômico, político e ambiental da população como ambiente do conhecimento e da ciência.

3. Pactuar no Conselho Universitário com ampla discussão junto à comunidade acadêmica, adequações do Estatuto, Regimento, PDI, PPI, planejamento da UEG e portfólio de cursos, assim como das políticas e estratégias de ensino-aprendizagem, pesquisa e extensão considerando o contexto pós-pandemia.

4. Revisar os marcos normativos que regem a UEG, com prioridade para a estruturação de um regramento orgânico e integrado de base ao planejamento, à gestão e à qualidade acadêmica.

5. Definir e implementar uma estratégia institucional de presença e incidência da UEG no Conselho Estadual de Educação, na Associação de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, nos Fóruns Nacionais de Graduação, Pós-graduação e Extensão, de forma a assegurar as condições institucionais de funcionamento e expandir as oportunidades de fortalecimento da autonomia da Universidade.

6. Fortalecer a comunicação institucional e de interesse público da Universidade junto ao Estado e à sociedade, a partir da TV e da Rádio UEG.

7. Promover o protagonismo e a presença planejada da UEG em Conselhos Temáticos e agendas prioritárias à sociedade e ao setor empresarial, tais como formação de pessoas e promoção de negócios, preservação/conservação da biodiversidade, água, Cerrado, Indústria 4.0, população, desenvolvimento local e regional e políticas públicas nos municípios em que a UEG se faz presente.

8. Fortalecer a presença e a incidência da UEG nos municípios de Goiás, por meio dos Câmpus, Unidades Universitárias e das ações por eles desenvolvidas, como órgão estratégico para a promoção do desenvolvimento local e regional.