Propostas para o Reitorado 2021/2025
Propostas para o apoio e valorização da vida estudantil
1. Discutir de forma ampla com a comunidade universitária e aprovar no Conselho Universitário, a Política Institucional de Apoio e Valorização da Vida Estudantil, com previsão orçamentária anual dedicada às suas ações.
2. Implementar um aplicativo de celular aos estudantes, com serviços integrados para apoio à permanência na Universidade, ao aprendizado ativo e à administração da vida acadêmica.
3. Garantir a presença de professores de apoio e professores intérpretes junto aos discentes que necessitem.
4. Reorganizar e fortalecer o Programa de Bolsas de Licenciatura, incentivando o desenvolvimento de projetos na área de ensino, valorizando e engajamento acadêmico, os cursos de Licenciatura e a interação da UEG com as redes de educação básica municipal e estadual de Goiás.
5. Aprovar no Conselho Universitário e implementar o Programa de Bolsas de Residência Tecnológica e Inovadora, incentivando discentes e valorizando os cursos de bacharelado e superiores de tecnologia, para interação acadêmica e experiência de preparação para a vida e o trabalho, junto a organizações da sociedade civil, empresas e órgãos públicos.
6. Manter a Bolsa Conectividade como instrumento de suporte à permanência e ao sucesso acadêmico na UEG.
7. Fortalecer e ampliar os recursos e estratégias de atendimento e acompanhamento psicológico, psicossocial e de apoio pedagógico e vocacional da UEG aos discentes, de forma descentralizada e colaborativa.
8. Assegurar a disponibilidade de equipamentos e materiais esportivos, artísticos e culturais para atividades desta natureza nos Câmpus e Unidades Universitárias, tais como quadras poliesportivas e vestiários, ambientes para valorização cultural, produções e apresentações artísticas.
9. Promover uma agenda prioritária de fomento a projetos culturais, ambientais e de voluntariado, assim como ligas desportivas, com incentivo à participação discente em eventos e campeonatos internos, assim como externos regionais e nacionais.
10. Assegurar espaços institucionais de diálogo e consulta, com incentivo à participação e ao protagonismo de estudantes nas discussões e decisões da UEG.
Propostas para o ensino e a aprendizagem
1. Promover a Cultura da Paz, a Valorização da Diversidade e os Direitos Humanos como pilares da vida, da convivência e da formação acadêmica na UEG.
2. Discutir de forma ampla com a comunidade universitária e atualizar o Projeto Político Pedagógico Institucional (PPI) da UEG.
3. Constituir um Grupo de Trabalho de Apoio, fortalecer os NDE’s e estimular a atualização do Projeto Pedagógico dos Cursos de Graduação e Pós-graduação, considerando as novas Diretrizes Curriculares Nacionais, as necessidades dos estudantes, o pós-pandemia e a dinâmica do mundo do trabalho, contemplando a inovação, o empreendedorismo, a sustentabilidade e os direitos humanos.
4. Discutir de forma ampla com a comunidade universitária e aprovar no Conselho Universitário, o Plano Estratégico de Fortalecimento Institucional, Parcerias e Investimentos na Infraestrutura aos Cursos de Graduação da UEG[1], como desdobramento do PDI, com a e previsão orçamentária anual e indicação de prioridades de alta urgência, tais como o caso da Medicina, assim como das licenciaturas, bacharelados e superiores de tecnologia.
5. Trazer para o Conselho Universitário, o amadurecimento e o encaminhamento decisório sobre as medidas a serem implementadas em relação ao vestibular e aos cursos de graduação que não atendam aos critérios do Estatuto da UEG, em conjunto com a definição de critérios para a migração de docentes.
6. Assegurar aos Institutos Acadêmicos, as condições de infraestrutura, pessoal e material para o seu funcionamento e interação colaborativa com os Câmpus, Unidades Universitárias e a agenda acadêmica por eles implementada.
7. Fortalecer e ampliar o alcance do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) junto às regiões de Goiás, vislumbrando expandir o conhecimento e o acesso da sociedade às iniciativas e resultados da Universidade.
8. Investir na formação de competências e em indicadores internos de Avaliação Institucional contínua da gestão universitária, assim como dos processos de ensino-aprendizagem em todas as modalidades, visando elevar a posição da UEG nos ranking’s de instituições e cursos (Índice Geral de Cursos – IGC e os Conceitos Preliminares de Cursos CPC's da UEG).
9. Ampliar e Fortalecer o Programa Institucional de Bolsas de Monitoria, PIBID e Residência Pedagógica nos cursos, estimulando experiências entre orientadores e bolsistas/voluntários entre os Câmpus e Unidades Universitárias.
10. Articular políticas educacionais (programas de bolsas, monitoria, relacionamento com egressos, apoio discente, aplicativo de celular, programação de eventos acadêmicos, etc.) em um Plano de Permanência e Sucesso Acadêmico, que promova o vínculo de estudantes e assegure condições preventivas à evasão.
11. Consolidar o CEAR como órgão estratégico de ensino-aprendizagem da UEG, pactuando com a Comunidade Universitária suas estratégias de serviço e seu portfólio diante da natureza multicampi da UEG, da sua configuração Institucional advinda das reformas recentes e dos desafios do pós-pandemia e dos modelos de ensino-aprendizagem à distância e híbrido.
12. Implementar um Grupo Permanente de Estudos e Metodologias para Apoio e Formação dos Docente e, a partir da indicação de demandas da Comunidade Acadêmica e das estratégias da UEG, processos formação continuada de docentes: ciclos de palestras, fóruns de discussão, capacitação em metodologias ativas e geração de conteúdo didático, com possibilidade de participação presencial ou à distância.
13. Modernizar e equipar os laboratórios de ensino, de informática e de aplicações da UEG com mobiliário, hardware e softwares de apoio à aprendizagem e pesquisa, de acordo com as características dos cursos.
14. Implantar a Biblioteca Central Digital da UEG com portal integrado para acesso a coleções contratadas, base de dados de obras físicas, acervo próprio digitalizado e catalogado de periódicos da Instituição, assegurando infraestrutura e demais recursos de acesso e uso nos Câmpus e Unidades Universitárias.
15. Promover melhorias e a integração entre os Sistemas de Informação dos Cursos de Graduação (Fênix) e da Pós-graduação.
16. Intensificar e consolidar o fomento às ações de inclusão e diversidade, por meio do Núcleo Estudos e Pesquisas de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas e diversidade.
17. Promover a oferta de cursos de Licenciatura para os professores bacharéis que tiverem interesse.
18. Fortalecer o Núcleo de Seleção, a TV/Rádio UEG e a Editora UEG e valorizá-los como órgãos fundamentais de apoio ao ensino-aprendizagem.
Propostas para a pesquisa e pós-graduação, a iniciação científica e a inovação
1. Discutir de forma ampla com a comunidade universitária e aprovar no Conselho Universitário, o Plano Estratégico de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG como desdobramento do PDI, com a revisão dos instrumentos normativos e previsão orçamentária anual dedicada às suas ações.
2. Definir e implementar uma estratégia institucional de presença e incidência da UEG no Conselho e nos editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), de forma a expandir o fomento a projetos da Universidade.
3. Pactuar com os atuais Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UEG, um Plano de Ação e Recursos para assegurar as condições de elevação do Conceito CAPES, incluindo a adequação às novas diretrizes e sua internacionalização.
4. Incentivar a formação de Grupos de Pesquisa, apoiar os já existentes e estruturá-los com vistas à sua vinculação a atuais e novos laboratórios, cursos e programas de pós-graduação, bem como desenvolvimento de projetos de iniciação científica e de pesquisa aplicada, oferta de serviços, produção científico-tecnológica e inovação patenteável com visão regionalizada.
5. Fortalecer o Programa de Iniciação Científica da UEG, com ênfase no incentivo à descentralização de projetos e sua integração com demandas prioritárias da sociedade.
6. Fomentar a pesquisa básica e aplicada e a produção científica e tecnológica inovadora, retomando o auxílio a publicações, o apoio à criação e manutenção de periódicos, a promoção e participação em eventos, geração e o registro de patentes.
7. Pactuar com os atuais coordenadores de Laboratórios e Centros de Pesquisa da UEG, um Plano de Ação, Estratégia Administrativa e Recursos para assegurar as condições de estruturação institucional, oferta de técnicos, equipagem, manutenção e serviço.
8. Fomentar a criação de no mínimo cinco novos Programas de Pós-Graduação em nível de Mestrado e três de Doutorado.
9. Fortalecer a Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação, reestruturar a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia e o Programa de Incubadoras da UEG, com vistas à sua integração às políticas de ensino, pesquisa e extensão e ao fomento das relações de pesquisa e inovação da Universidade com o setor empresarial.
Propostas para a extensão universitária e o relacionamento com egressos
1. Discutir de forma ampla com a comunidade universitária e aprovar no Conselho Universitário, o Plano Estratégico de Extensão, Assuntos Estudantis e Relacionamento com Egressos da UEG, como desdobramento do PDI, com a revisão dos instrumentos normativos e previsão orçamentária anual dedicada às suas ações.
2. Discutir de forma ampla com a comunidade universitária e aprovar no Conselho Universitário, o Regimento Discente da UEG.
3. Fomentar a extensão inovadora, com incentivo a realização e participação em eventos, publicações extensionistas, apoio à criação e manutenção de linhas de serviço à sociedade com caráter pedagógico (Núcleo de Práticas Jurídicas, Assessoria Empresarial-Escola, Laboratórios/Centros de Aplicação, Atenção à Saúde e Qualidade de Vida, TV e Rádio UEG).
4. Viabilizar infraestrutura e materiais de apoio à extensão, assuntos estudantis e relacionamento com egressos e sociedade.
5. Revisar o Sistema de Informações Pegasus, tornando-o mais ágil para a apresentação, acompanhamento e avaliação de iniciativas de extensão.
6. Realizar um Ciclo de Seminários de Alunos Egressos nos Câmpus e Unidades Universitárias da UEG, promovendo sua reaproximação com a Universidade, seu relacionamento com atuais discentes e pactuando estratégias de engajamento na vida acadêmica.
7. Implantação de estratégias de acompanhamento e apoio à inclusão, presença e participação acadêmica dos discentes de forma descentralizada em cada Câmpus e Unidades Universitárias, especialmente em relação à saúde, geração de trabalho e renda e efetividade da formação ofertada pela UEG.
8. Ampliar o Programa de Bolsas de Extensão, com ênfase na implantação das diretrizes curriculares da extensão e na geração de experiências aplicadas de aprendizagem e relacionamento acadêmico junto à sociedade, de forma descentralizada junto aos Câmpus e Unidades Universitárias e contextualizada à realidade dos territórios de sua atuação.
9. Fortalecer a Câmara de Extensão e o Centro de Idiomas da UEG, assim como estruturar uma agenda permanente de ações culturais, ambientais e desportivas integrada com o ensino e a pesquisa, promovida como instrumento de indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa e de relacionamento com comunidade acadêmica, egressos e sociedade.
[1] Vislumbra-se que este Plano Estratégico contemple a estruturação laboratórios de ensino; climatização, mobiliário e equipamentos multimídia em salas de aula; estúdios de geração de conteúdo didático nos Câmpus e Unidades Universitárias.