Filie-se à CBSky gratuitamente em 2025
O Skyrunning já existe há algum tempo. Centenas, até milhares de anos atrás, montanhas eram negociadas por necessidade: guerra, perseguição religiosa, caça, contrabando ou apenas por pura curiosidade. O conceito de correr para cima e para baixo em montanhas por diversão é muito mais novo. Veja, por exemplo, a Ben Nevis Race, que remonta a 1895, ou a Pikes Peak Marathon, que começou como uma aposta em 1954 entre fumantes e não fumantes.
A ideia de criar uma disciplina esportiva, no entanto, foi ideia do montanhista italiano Marino Giacometti, que, com um punhado de colegas escaladores, foi pioneiro em recordes e corridas no Mont Blanc e Monte Rosa nos Alpes italianos no início dos anos 90. Em 1993, com o apoio da multinacional Fila como patrocinadora, o skyrunning decolou pelas cadeias de montanhas do mundo com um circuito de corridas inspiradoras que se estendia do Himalaia às Montanhas Rochosas, do Monte Quênia aos vulcões mexicanos. Afinal, o termo skyrunning de Giacometti, como o nome sugere, é onde a terra e o céu se encontram.
A visão de Giacometti não parou por aí e em 1995 ele fundou a Federação de Esporte em Altitude para atender à necessidade de regras para governar o esporte e gerenciar de forma geral esta disciplina de rápido crescimento que atualmente conta com cerca de 2.000 corridas em todo o mundo, com mais de 450.000 participantes de 90 países.
Hoje, o esporte é governado pela Federação Internacional de Skyrunning, que substituiu a FSA em 2008. Os principais objetivos da ISF são a direção, regulamentação, promoção e desenvolvimento do skyrunning em nível mundial.
A CBSky foi fundada em 31 de janeiro de 2025, porém suas atividades se iniciaram em 2017 com Ricardo Tourinho Beraldi (Paraná) e o Clube TRC Brasil como membro aspirante da ISF.
Em 2018, o Brasil participou do Campeonato Mundial Juvenil na Itália e do Campeonato Mundial na Escócia, e no ano seguinte sediou a primeira edição do Campeonato Sul-Americano no Paraná. Também em 2019, o Brasil participou pela segunda vez do Campeonato Mundial Juvenil de Skyrunning, sediado na Itália.
Em 2020, o Brasil tornou-se membro pleno da ISF através da Skyrunning Brazil, tendo Rafael Aquino Leal (Pará) como presidente. Mesmo durante a pandemia do Covid-19, a Skyrunning Brazil conseguiu elevar o status do Brasil no skyrunning, garantindo direito a voto na Assembleia Geral da ISF.
Finalmente em 2022, os atletas brasileiros foram autorizados novamente a viajar à Europa para participar do Campeonato Mundial de Skyrunning na Itália e do Campeonato Mundial Juvenil sediado em Andorra, como um Time Oficial e com uma Comissão Técnica que futuramente se tornaria o Conselho Técnico da CBSky, responsável pela gestão da seleção brasileira.
Em Andorra, Fernando Felipe (São Paulo) formou-se Árbitro Internacional da ISF, o primeiro das Américas, o que contribui para a instauração da arbitragem oficial nos eventos de skyrunning no Brasil e na formação dos atuais 24 árbitros nacionais que compõem o Comitê de Arbitragem e Regras da CBSky.
Ainda em 2022 o Brasil sediou uma etapa do VK OPEN Championships na Insanity Mountain Mestre Álvaro Vertical Kilometer® no Espírito Santo, realizando pela primeira vez a disciplina VERTICAL no Brasil de forma oficial, reconhecido tambem como o primeiro VK das Américas.
Desde então o Brasil sediou o VK OPEN anualmente, em 2023, 2024 e 2025, com destaque para a Final Sul-Americana 2023 que aconteceu na Insanity Mountain Forno Grande VK no Espírito Santo, e destaque para 2025 que teve recorde de participantes, com mais de 100 skyrunners na largada, incluindo a vinda de atletas estrangeiros do Japão, França e Equador na Base Catolés Vertical.
Em seguida, o Brasil sediou pela segunda vez o Campeonato Sul-americano de Skyrunning, desta vez no Espírito Santo, na Insanity Mountain Mestre Álvaro 2023, com as três disciplinas principais, VERTICAL, SKY e SKYULTRA, incluindo o título COMBINADO. Times Oficiais da Bolívia, Chile, Equador e Peru estiveram presentes na disputa e o Brasil conquistou o bicampeonato sul-americano.
2023 foi também um ano marcante do skyrunning no país com a realização dos Campeonatos Nacionais, cumprindo mais uma obrigatoriedade de membro pleno ISF, os Campeonatos Brasileiros foram sediados pela primeira vez em Santa Catarina, e desde então são sancionados anualmente, com um formato igualitário e a premissa essencial de ser itinerante interregional, ou seja, em cada ano o CBS prestigia cada Grande Região do Brasil onde o skyrunning está presente com todas suas três disciplinas, VERTICAL, SKY e SKYULTRA, acontecendo no Sudeste em 2024 e Nordeste 2025, conforme candidaturas enviadas por organizações filiadas.
Desde 2023 o Brasil também é sede do único circuito oficial de skyrunning das Américas, o Skyrunner® Brazil Series, com o objetivo de estabelecer quem é o melhor Skyrunner do Brasil — um Skyrunner capaz de enfrentar qualquer montanha do país com técnica, velocidade e intensidade, consolidando o país internacionalmente como um dos maiores expoentes do skyrunning, com eventos acirrados e emocionantes, e com a participação dos principais corredores de elite do país competindo pelo título geral.
Em 2024, os atletas da seleção brasileira master conquistaram medalhas inéditas individuais no Campeonato Mundial Master em Portugal, totalizando oito medalhas (2023 e 2024), sendo dois ouros, duas pratas, quatro bronzes. As medalhas individuais foram um feito histórico, logo após o título mundial master do Brasil em 2023 no ranking de países na Itália na primeira edição do Mundial Master.
Neste mesmo ano os Campeonatos Nacionais ganharam mais força com o lançamento dos Campeonatos Estaduais e o Campeonato Brasileiro de Stairclimbing, a disciplina indoor do skyrunning, realizada em um arranha-céu em Chapecó, Santa Catarina. Os Campeonatos Estaduais cresceram para fortalecer o desenvolvimento das Federações Estaduais de Skyrunning em 2025 e possuem ligação direta com o Campeonato Brasileiro.
A temporada 2024 se concluiu com chave de ouro com a realização do mega evento SKY DAY, de abrangência nacional, realizado em 20 cidades brasileiras mais um polo virtual, uma comemoração ao Dia Internacional da Montanha, com o objetivo de conscientização para proteção e restauração dos ecossistemas montanhosos. O evento contou com mais de 50 profissionais de Educação Física voluntários, trabalhando em prol do desenvolvimento do skyrunning no país.
A fundação da CBSky em 2025 também foi acompanhada do formação dos Conselhos Regionais, Comitê de Atletas (CA), Comitê de Saúde e Antidopagem (CSA), Comitê de Arbitragem e Regras (CAR), o Comitê de Meio Ambiente (CMA) e o Comitê de Ética e Disciplinar (CED).
Atualmente a seleção brasileira de skyrunning é composta por 43 atletas e a CBSky possui mais de 700 atletas vinculados que em breve poderão tornar-se federados.
Fernanda Maciel (Minas Gerais) é uma das maiores respresentantes brasileiras do esporte no mundo, ela detém inúmeros recordes mundiais de montanhismo oficiais e validados pela ISF, como Aconcagua em 2016, Kilimanjaro em 2017, Gran Paradiso em 2020, Mount Vinson em 2023 e o mais recente na Pirâmide Carstensz em 2024.